25 de dezembro de 2023

BARROSO LIBERA CAMELI PARA FESTEJAR FIM DE ANO COM IRMÃOS DENUNCIADOS

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, acatou ontem (23) um pedido do governador do Acre, Gladson Cameli (PP), para passar as festas de Natal e Ano Novo com seus irmãos, Eládio Cameli Júnior e Gledson Cameli. A decisão flexibiliza determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que impedia contato entre os Cameli, desde março, por causa das suspeitas que levaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) a acusá-los de crimes e desvios de R$ 11,7 milhões, investigados no âmbito da Operação Ptolomeu.

 

Com parecer favorável da PGR, Barroso autorizou o governador a festejar o fim de ano ao lado de seus irmãos, até o dia 1º de janeiro. Eles e outras dez pessoas foram denunciados, no final de novembro, pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro e fraude a licitação.

 

A denúncia acusa Gladson Cameli de comandar um esquema que resultou em contratos assinados com o governo do Acre, com suspeitas de fraude ou direcionamento.

 

O vice-procurador-geral Hindenburgo Chateaubriand, em seu parecer, concluiu que as proibições de contato entre os Cameli visam assegurar a ordem pública, a instrução criminal e a aplicação da lei penal, em caso de notória e concreta complexidade. Mas ponderou pela flexibilização.

PETROBRAS INICIA PERFURAÇÃO DE POÇO EM ÁGUAS PROFUNDAS NO RN

A Petrobras iniciou uma perfuração do poço de Pitu Oeste, no RN, operação que marca o retorno da empresa na exploração à margem equatorial do Oceano Atlântico, que se estende da terra potiguar até o Amapá.  A operação tem por objetivo a busca por petróleo e gás na costa do RN.

 

O trabalho está sendo feito por meio de um navio-sonda da Petrobras, que partiu do RJ para o RN e está instalado na bacia potiguar desde domingo (17).

 

De acordo com a Petrobras, o período de perfuração levará de três a cinco meses, onde inicialmente serão extraídas amostras de óleo e de gases.

 

Os estudos na bacia potiguar começaram após a confirmação da existência de óleo no local, realizado em 2014. Porém, somente em outubro deste ano, a Petrobras recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a licença de operação para perfurar na região.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...