7 de janeiro de 2016

EMPARN REGISTRA CHUVAS EM 83 MUNICÍPIOS DO RN

Chuvas acima de 50 milímetros caíram nas últimas horas em 8 cidades do interior potiguar. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o maior índice - de 76,5mm - foi registrado na cidade de Lucrécia, na região Oeste. Ainda de acordo com a Emparn, choveu em 83 municípios do estado entre as 7h da última terça (5) e as 7h desta quinta-feira (7). 
 
 
Também choveu bastante nos municípios de Coronel João Pessoa (65mm), Encanto (60mm), São Miguel (60mm), Serrinha dos Pintos (57mm), Frutuoso Gomes (55mm) e Pau dos Ferros (50mm), ambos também no Oeste do estado. Em Jaçanã, na região Agreste, choveu 55,2 milímetros.
 
O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 100 anos. Dos 167 municípios, 153 estão em estado de emergência por causa da estiagem prolongada. Atualmente, 17 cidades estão em situação de colapso no abastecimento d'água e outras 74 em sistema de rodízio.
 
Foto: Milton Oliveira/Parelhas (Face).

QUADRILHA EXPLODE BANCO NO INTERIOR DO RN

Criminosos armados invadiram uma agência do Bradesco e explodiram um caixa eletrônico na madrugada desta quinta-feira (07) em Boa Saúde, município do Agreste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, a quadrilha fugiu após o crime. Parte da agência ficou destruída.
 
 
 
Segundo o coronel Wellington Arcanjo, comandante do Policiamento do Interior (CPI), a explosão aconteceu por volta das 3h30. Os criminosos chegaram em dois veículos, invadiram a agência e explodiram o terminal. A polícia ainda não sabe quanto foi levado.
 
Na fuga, a quadrilha efetuou disparos pelas ruas da cidade.

TUBARÃO ATACA PROFESSOR EM PRAIA BRASILEIRA

O professor Antônio Zancanela do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de São Mateus foi atacado, segundo o Corpo de Bombeiros, por um tubarão que deve ser do tipo cação. Ele surfava na praia de Guriri, Litoral do município, na manhã desta quinta-feira (7). O ataque aconteceu por volta das 9h30. “Não teria outro tipo de animal para atacar desta forma”, diz bombeiro que atendeu a ocorrência.
 
 
O animal mordeu a prancha e não feriu o professor Antônio, de 25 anos. "Na hora, senti um puxão para baixo e não maldei, mas me assustei quando olhei a prancha e vi a mordida. Moro em São Mateus desde pequeno e nunca presenciei isso". Ele ainda disse que não vai voltar ao mar nos próximos dias e recomenda os surfistas façam o mesmo. "É uma pena. Apesar de muita onda, não devo entrar no mar", comentou o professor.
 
De acordo com o sargento Santos, que é do Corpo de Bombeiros de São Mateus, este foi o primeiro ataque de tubarão registrado na praia de Guriri.
 
O tubarão não foi visto, mas, supomos que foi um grande cação, pela marca da mordida e pela força que atingiu a vítima. É corriqueiro pescadores pegarem este tipo de animal na região, e muitos com mais de 1,5 metro. Com toda a mudança climática e com a lama em Pontal, pode ser que este bicho tenha se desviado da rota normal e se aproximado mais da costa”, disse.
 
O Corpo de Bombeiros afirma que não há outro animal na região que possa fazer tal estrago na prancha. “Dependendo do tipo de cação, ele ataca, sim! Não sabemos qual foi o tipo, mas não deve ser um filhote. Não imaginamos qual é o outro animal que daria uma mordida dessa senão um tipo de tubarão. Já encontramos vários cações grandes nesta região, mas nenhum havia atacado.”, comentou Santos.

OUVIDORIA DO DETRAN AMPLIA ATENDIMENTO AO USUÁRIO EM 353%

A Ouvidoria do Detran/RN divulgou nesta quinta-feira (07) o relatório estatístico com as demandas atendidas pelo setor durante o ano de 2015. O documento aponta para um crescimento dos atendimentos em 353,23% quando comparado os dados com o ano de 2014. Em números absolutos, a Ouvidoria atendeu em 2015 um número de 7.637 solicitações de usuários, contra 2.162 recebidas no ano anterior.
 
 
 
Os requerimentos abrangem situações referentes aos serviços prestados por todas as coordenadorias do Órgão. Nos pedidos os usuários buscam melhor entendimento sobre processos, informações a respeitos dos serviços e direcionamento para a resolução de necessidades. A Ouvidoria dispõe de três meios de contato direto do usuário, sendo o email (ouvidoriadetran@rn.gov.br), telefone (3232-0010) e pessoalmente no setor. Neste caso, as solicitações por email são as mais utilizadas, correspondendo a 95,8% do total, com 7.318 pedidos, seguida pela solicitação pessoal, com 182, e por telefone, com 136. Outro fator importante citado, foi o crescimento dos elogios aos serviços do Detran, e consequente queda nos números de denúncias e reclamações, comparando o ano de 2015 ao de 2014.
 
O processo de melhoria implantado pelo Governo do Estado no Detran foi iniciado pela sede administrativa do Órgão, situada no barro de Cidade da Esperança, em Natal. As medidas atingiram, principalmente, as áreas relativas ao atendimento ao público, tendo como foco a redução de filas e tempo de espera dos usuários. O planejamento aponta para novas iniciativas que permitam adicionar mais qualidade e eficiência nos serviço oferecido pelo Departamento à população, a exemplo do agendamento de vistoria veicular, vistoria eletrônica (que está para ser implantada) e o pagamento de taxas de licenciamento e IPVA, que pode ser realizado no banco da preferência do usuário.
 
A Ouvidoria vem desde do início deste ano aprimorando a relação com os usuários, buscando a mediação de conflitos, a ampliação do acesso a informação e a maior transparência das ações. O setor é ainda responsável por fornecer informações referentes a outros departamentos do Detran. Neste caso, são atendidas cerca de 70 ligações diárias com referência a esse tipo de demanda.

NOMEAÇÃO DE NOVOS JUÍZES DEVE OCORRER AINDA NESTE SEMESTRE, ESTIMA PRESIDÊNCIA DO TJRN

O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Claudio Santos, adiantou que a Presidência do Poder Judiciário irá manter entendimentos com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público Estadual, com o propósito de criar as condições necessárias para a contratação dos 40 juízes aprovados em concurso público, ainda no primeiro semestre deste ano. O comunicado do magistrado foi feito durante a sessão de abertura do Ano Judiciário 2016 pelo Pleno do TJRN, nesta quinta-feira (7).
 
 
 
Quero crer que ainda neste semestre, possamos fazer a nomeação e o curso de preparação para a carreira, preenchendo 35 comarcas sem juiz substituto, uma das maiores necessidades do Judiciário norte-rio-grandense, atualmente”, antevê o desembargador. “Esta é uma perspectiva para melhorar a prestação de serviço à população do Rio Grande do Norte, na área da Justiça”, complementa Santos.
 
Estamos pedindo a compreensão do TCE para a questão, em face da supremacia do interesse público que o tema requer, embora estejamos ainda acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal”, salientou o presidente do TJ.O desembargador Claudio Santos ressaltou que recebeu do procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, posição preliminar de boa vontade quanto ao assunto, pois a nomeação dos novos juízes é importante para o próprio papel desempenhado pelo MPRN como fiscal da aplicação da lei.
 
O procurador Rinaldo Reis informou que há um inquérito civil para dar encaminhamento a acordo que viabilize a contratação, estabelecendo a possibilidade dos 40 novos magistrados assumirem seus cargos dentro de uma total legalidade. “Da nossa parte, haverá toda boa vontade do MP”, enfatizou o dirigente da instituição.
 
Nova sede
 
Em relação ao futuro prédio sede do Judiciário potiguar, o presidente do TJRN afirmou que o projeto tem prosseguido em várias frentes e que o início do processo licitatório para a construção da edificação também deve ocorrer até junho. A edificação foi projetada para 20 gabinetes de desembargadores. “Será um ambiente condizente com a estrutura do Poder Judiciário e às necessidades de trabalho de magistrados e servidores”, resume o desembargador. Ele lembrou que o Judiciário estadual vem economizando recursos ao longo de vários anos, por diversas gestões na Presidência do Tribunal.

QUASE 80 MOTORISTAS PERDEM A CNH EM APENAS UMA BLITZ NESTA MADRUGADA DE QUINTA-FEIRA, (07) NO RN

A redução no número de autuações referentes à Lei Seca não se repetiu na madrugada desta quinta-feira (07). Em blitze realizada na avenida Walter Duarte e na rotatória entre a avenida Engenheiro Roberto Freire e Rota do Sol, em Ponta Negra, 78 pessoas tiveram as carteiras de habilitação recolhidas por se recusarem a realizar o teste do bafômetro. Três pessoas foram presas.
De acordo com o subcoordenador da operação Lei Seca, capitão Isaac Oliveira, o número surpreendeu negativamente. "Nos últimos meses observamos uma diminuição, mas hoje recolhemos esse número significativo de habilitações, o que nos surpreendeu", disse o capitão.

Além das pessoas que foram abordadas, capitão Isaac também afirmou que alguns motoristas realizaram manobras arriscadas para escapar das blitze. "Alguns davam ré na via com movimento, faziam contramão, colocando em risco a vida deles e de outras pessoas que trafegam na via", lamentou

ALELUIA! BOQUEIRÃO DE PARELHAS RECEBE AS PRIMEIRAS ÁGUAS DE 2016 DO RIO SERIDÓ

Para alegria dos seridoenses, desde a noite desta quarta-feira, (06), que o Rio Seridó está levando suas águas para a barragem Boqueirão em Parelhas.
 
 
A barragem Boqueirão abastece a cidade de Parelhas, e recentemente passou a abastecer a cidade de Carnaúba dos Dantas, que sofreu com a falta d’água por quase três anos seguidos.
Do Blog: Aleluia! Obrigado Senhor!

SACANAGEM! SECRETÁRIO USA CAMINHÃO DO PAC2 EM CONSTRUÇÃO DE SUA CASA DURANTE A NOITE EM JARDIM DO SERIDÓ

Enquanto o povo sofre com os inúmeros problemas e com a falta de água, e o governo municipal atrasa até salários de servidores da educação, alguns seguem sendo beneficiados com o que deveria servir para beneficiar a coletividade, como é o caso do atual secretário de Infraestrutura, Jarbas Silva do Nascimento, que vem usando bens do povo para construir uma grande casa de morada.
 
Segundo testemunhas, o secretário foi flagrado na calada da noite da última terça-feira, (05), dirigindo um caminhão caçamba do PAC2, abastecendo de material a sua grande obra, usando do bem público como se fosse dele. “Nós vimos quando ele passou no caminhão, e eu o segui para vê aonde ele ia descarregar o material, e foi exatamente na obra de sua casa. Ele desceu, destravou e tampa da caçamba, e tranquilamente descarregou o material em sua obra”, disse uma das testemunhas.
Segundo comentários, a obra também usa água de uma das caixas que deveriam servir para a população, mesmo em todas as audiências públicas tendo sido questionado a quantidade de água que deveria ser distribuída por morador, mas para os “poderosos” não existem regras nem limites.
Recentemente, uma outra máquina da prefeitura de Jardim do Seridó foi flagrada pelo Promotor de Justiça, trabalhando para um “rico” empresário, que durante muito tempo ludibriou o povo, dizendo que era voluntário da prefeitura, mas que depois foi desmascarado com sendo funcionário remunerado.
 
 
Por fim, resta saber se nessa obra está sendo usando apenas as máquinas, pois não seria nenhuma novidade se o secretário estivesse usando outras coisas da prefeitura em sua construção.
Do Blog: Usar o dinheiro do povo em benefício próprio é, imoral, ilegal, irresponsável, vil e covarde!
Foto caminhão: Ilustração.

HOMENS INVADEM CASA E MATAM DOIS JOVENS A TIROS NO RN

Dois jovens foram mortos na madrugada desta quarta-feira (6) no quintal de uma casa em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu na  Rua Mestre Antônio do Rosário, no bairro Alameda dos Cajueiros.
 
 
 
De acordo com a Polícia Militar, os criminosos arrebentaram a porta da frente da casa com disparos de escopeta. Os rapazes ainda tentaram fugir, mas foram alcançados e mortos no quintal da residência. Segundo o perito criminal Joaquim Guimarães, foram muitos disparos em todas as partes do corpo das vítimas.
 
A polícia não sabe o que teria acontecido no local, mas acredita que os jovens foram surpreendidos pelos atiradores. A casa ficou toda revirada, com portas e janelas quebradas e paredes perfuradas à bala.
 
Ao lado da casa, mas dentro do quintal a polícia localizou uma motocicleta Bis com placa de Aracati no estado do Ceará com queixa de roubo. A polícia não sabe se o crime tem alguma coisa a ver com o roubo da motocicleta e nem se as vítimas estavam utilizando a motocicleta para assaltar.
 
O local do duplo homicídio foi isolado por militares das viaturas da área do 12º Batalhão. A equipe da Delegacia de plantão esteve no local, mas ninguém tinha informações sobre as vítimas, apenas uma moça apareceu chorando e conversou com os investigadores. Ela disse que tinha uma filha com um deles.
 
Foto: Marcelino Neto/O Câmera.

APÓS SAIR DE POSTO DE COMBUSTÍVEL EMBRIAGADO, MOTORISTA CAPOTA E ABANDONA CARRO EM NATAL

Um carro capotou na madrugada desta quinta-feira (07) na BR-101, na Zona Sul de Natal. A Polícia Rodoviária Federal ainda não sabe como aconteceu o capotamento. Bebida alcoólica foi encontrada dentro do veículo.
 
 
 
Segundo a PRF, o capotamento aconteceu por volta das 3h na BR-101, próximo à passarela de Potilândia, no sentido Centro/Zona Sul. A polícia ainda não sabe como aconteceu o acidente, mas pessoas que estavam no local informaram que o motorista estava bebendo em um posto de combustíveis pouco tempo antes de capotar.
 
Testemunhas também relataram que o motorista fez manobras arriscadas na pista. Dentro do carro foi encontrada bebida alcoólica. Depois do capotamento, o condutor fugiu do local.
 
Foto: Francisco Júnior.

LULA PRESTA DEPOIMENTO À PF SOBRE MPs INVESTIGADO NA OPERAÇÃO ZELOTES

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ouvido nesta quarta-feira (6), na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, pela força-tarefa da Operação Zelotes, que investiga a suposta venda de duas medidas provisórias na época em que ele comandou o Palácio do Planalto e uma no governo Dilma Rousseff.

 
No ínício da noite, o Instituto Lula divulgou nota na qual informou que o ex-presidente "prestou informações" ao delegado Marlon Cajado como forma de colaboração. Segundo a assessoria do instituto, Lula depôs como informante – não é investigado nem testemunha.

Mais cedo, investigadores do caso informaram que o depoimento do ex-presidente estava previsto para esta quarta (6) e que Lula responderia a questionamentos que tentam esclarecer a suspeita de negociação da MP 471, de 2009, e da MP 512, de 2010. A outra MP investigada é do governo Dilma (MP 627, de 2013).

O depoimento havia sido marcado para o final do mês passado, mas foi adiado.

O empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do ex-presidente, é investigado pela Zelotes em razão de uma de suas empresas ter sido contratada por aproximadamente R$ 2 milhões pela Marcondes & Mautoni, acusada de fazer lobby para a aprovação dessas medidas provisórias.

Os investigadores levantaram suspeitas sobre a consultoria prestada por Luís Cláudio, que, segundo perícia da PF, teria se baseado em informações disponíveis na internet e pelo fato de a empresa não ter funcionários. Os donos do escritório estão presos e, um deles, já iniciou negociação para fazer delação premiada, como adiantado.

Após pedido da defesa de Luis Cláudio, o Tribunal Regional da 1ª Região determinou sigilo dos documentos apreendidos nesta empresa do filho do ex-presidente. Responsável pela decisão, a desembargadora Neuza Maria Alves da Silva definiu a operação de busca e apreensão como "flagrante desproporcionalidade".

A nota divulgada pelo Instituto Lula afirma que, no depoimento, Lula negou que a edição das MPs tivesse relação com o contrato entre as empresas Mautoni e LFT.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...