18 de agosto de 2020

VACINA CONTRA A COVID-19 SERÁ TESTADA NO RN E MAIS 6 ESTADOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (18), testes de fase 3 de mais uma vacina contra a Covid-19 no Brasil: a Ad26.COV2.S, desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson. Esta é a quarta vacina a obter autorização de testes no país (veja detalhes mais abaixo).

 

 

 

A Anvisa não informou a data de início dos testes, que depende de aprovação no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) – órgão do Ministério da Saúde responsável pela avaliação ética de pesquisas clínicas – e da organização dos pesquisadores para recrutamento dos voluntários.

 

 

 

Está prevista a participação de 7 mil pessoas, com idade mínima de 18 anos, em 7 estados: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao todo, a empresa pretende testar 60 mil pessoas nesta etapa (a terceira e última), que avalia a segurança e a eficácia da vacinação. Não há informações sobre se os testes serão restritos a profissionais de saúde.

CURTA METRAGEM PRODUZIDO POR ESCOLA ESTADUAL DE JARDIM DO SERIDÓ CONQUISTA PREMIAÇÃO EM SEIS CATEGORIAS

Uma produção feita com muito esmero e fidedignidade às raízes históricas do Cangaço. Mais do que um estilo de vida, o curta-metragem “Sicários” retrata, de forma implacável, regado à muita criatividade dos jovens estudantes da Escola Estadual Antônio Azevedo (EEAA), de Jardim do Seridó, as marcas deixadas pelo povo corajoso que carregava a brava colocação social de quem não temia a nada, mas lutava por tudo.

 

 

 

 

A produção, que, despretensiosamente, conquistou prêmios em seis categorias no 3º Festival Curta Caicó, surgiu a partir de programas pedagógicos desenvolvidos na escola: “A hora e a vez da leitura” e o “Arquiteto do planeta”, propostos para fomentar a produção literária e cultural dos estudantes. Durante o programa, um dos grupos ficou com a temática do Cangaço e, após seis meses de pesquisa e produção, um resultado, como diz o roteiro, espetacular: uma peça teatral que, segundo ex-diretor do colégio Mário Fernandes, ganhou o público local e teve que ser apresentada 14 vezes.

 

 

 

A cerimônia de premiação trouxe muita emoção. Na ocasião, Sicários recebeu seis prêmios, sendo: “Prêmio da Crítica”, concedido pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte, além do prêmio de “Melhor Ator”, “Melhor Som”, “Melhor Fotografia”, e “Melhor Direção de Arte”. Além de tudo isso, dentro da categoria “Júri Popular” conquistou o 2° lugar.

 

 

Fonte: Gabriel Santos.

CRIANÇA QUE FOI ESTUPRADA POR TIO E PASSOU POR ABORTO GANHA PRESENTES E MÉDICOS SÃO HOMENAGEADOS NO RECIFE

A menina de 10 anos de idade que engravidou após ser estuprada pelo tio, no Espírito Santo, voltou a sorrir, depois que teve a gravidez interrompida, no Recife. De acordo com o médico Olímpio Morais, diretor do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), hospital em que a garota foi atendida, a criança só esboçou alguma felicidade depois que o procedimento foi realizado.

 

 

 

 

 

Olímpio Morais afirmou ainda, nesta terça (18), que a garota está bem e tem condições de ter alta médica, mas isso só poderá ocorrer depois que forem montados esquemas para preservar a vítima tanto em Pernambuco quanto no Espírito Santo.

 

 

A presença da criança, que fez o aborto legal, mudou a rotina do hospital. Do lado de fora, balões e cartazes de apoio à equipe médica foram colocados. Os presentes, principalmente brinquedos, não paravam de chegar para a garota, nesta terça. Um cenário bem diferente do clima de intolerância na chegada ao hospital, no domingo (16).

MEDIDA QUE FACILITA EMPRÉSTIMOS NA PANDEMIA PASSA NA CÂMARA

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) a medida provisória (MP) que obriga os bancos a reduzirem o número de exigências e documentos para conceder ou renovar empréstimos. A medida derruba barreiras nos âmbitos trabalhista, fiscal, eleitoral e tributário enquanto durar o decreto de calamidade pública. 

 

 

A proposta tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito e, com isso, minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. O texto segue, agora, para o Senado. 

 

 

Por se tratar de uma medida provisória, a proposta começou a valer no dia 27 de abril, quando foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro. Para se tornar lei em definitivo, porém, precisa ser aprovada pelo Congresso até a próxima segunda (24). 

 

 

Uma das mudanças, por exemplo, permite que o cidadão maior de 18 anos peça empréstimo mesmo sem apresentar prova de que votou, pagou a multa ou justificou a ausência nas últimas eleições. 

 

 

As instituições financeiras também estão autorizadas, temporariamente, a realizar operações de crédito, com lastro em recursos públicos, a empresas que estejam em débito com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

REABERTURA DE CASAS DE RECEPÇÃO E BUFFETS É PAUTA DE REUNIÃO DO PRESIDENTE DO SHRBS-RN COM SECRETÁRIO E EMPRESÁRIOS

A reabertura das casas de recepção em Natal foi tema de reunião com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), Habib Chalita, o secretário de Governo da Prefeitura de Natal, Fernando Fernandes, os empresários Luciano Almeida e Daniel Duarte além do vereador Kleber Fernandes nesta terça-feira, 18.



O encontro aconteceu para debater, junto ao Poder Executivo, a respeito da retomada dos trabalhos nas casas de recepção e buffets em Natal. “É um importante segmento que está inserido dentro do setor de alimentação da capital”, disse Chalita.
 



O presidente do SHRBS-RN destacou o trabalho da Prefeitura junto ao setor de hospedagem e alimentação na retomada gradual dos serviços em Natal sempre respeitando os protocolos de saúde estabelecidos.  “Tem sido um esforço conjunto para recuperar os empreendimentos neste setor da nossa economia”, disse.
 


Ele ressaltou a atenção do secretário e do vereador junto ao Sindicato e aos empresários na busca por soluções que possam contribuir junto aos empreendimentos de recepção e buffets da capital. 

PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ MANTÉM MÉDICOS DE PLANTÃO NO HOSPITAL LOCAL

A prefeitura mantém médicos de plantão para a população no hospital de Jardim do Seridó. A instituição é administrada por uma APAMI, - Associação de Proteção a Maternidade e a Infância - mas, mesmo sem ser uma instituição pública, a prefeitura mantém médicos para plantões noturnos, e ainda paga parte dos plantões diurnos durante esse período de pandemia.

 

 

Além dos plantões pagos pela prefeitura, o município repassa um valor mensal, e ainda mantém ambulâncias exclusivas na referida casa de saúde, que também recebe outros benefícios e verbas públicas das três esferas de governos, e mantém um convênio com o SUS, que paga por todos os procedimentos lá realizados.

 

 

Por fim, apesar de ser uma instituição não governamental, o hospital de Jardim do Seridó tem tido toda a atenção do atual governo municipal, para que a população seja muito bem assistida.

 

Foto: Ilustração.

MP DEFENDE QUE FICHA SUJA CONTINUE INELEGÍVEL MESMO COM ELEIÇÃO ADIADA

O Ministério Público Eleitoral defendeu, em resposta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que os candidatos ficha suja considerados inelegíveis para as eleições 2020, pelo calendário original, continuem impedidos de disputar cargos – mesmo com o adiamento do pleito para novembro.

 

 

No parecer divulgado nesta segunda-feira (17), o vice-procurador-geral eleitoral Renato Brill de Góes disse entender que o prazo de inelegibilidade deve valer até o fim do oitavo ano da punição – e não apenas até a data da eleição.

 

 

Góes também afirma que a adoção desse entendimento, se o TSE concordar, não precisa respeitar o princípio da anualidade – que determina intervalo mínimo de um ano entre a aprovação de uma regra eleitoral e a vigência. Ou seja, se houver definição, o MP entende que ela pode valer já em 2020.

 

 

As eleições acabaram adiadas pelo Congresso para novembro por medida de segurança, em razão da pandemia do novo coronavírus.

 

 

A manifestação do Ministério Público Eleitoral foi enviada porque o TSE recebeu consulta sobre o tema. Como o calendário original previa eleições em outubro, o tribunal foi questionado sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa no calendário refeito.


MULHER MATA O PRÓPRIO PAI COM TIRO EM BRIGA POR UM LITRO DE CACHAÇA NO INTERIOR DA PB

Uma mulher de 35 anos foi presa, nesta segunda-feira (17), suspeita de matar o pai, de 58 anos, com um tiro na zona rural de Teixeira, no Sertão da Paraíba. Segundo informações da Polícia Civil, o crime aconteceu após uma disputa por uma garrafa de bebida alcoólica, no domingo (16). 

 

 

Testemunhas contaram que as brigas por bebida eram recorrentes entre suspeita e vítima. O pai chegou a ameaçar a filha com uma faca durante a discussão. Ela foi até o quarto do irmão, pegou uma espingarda artesanal e disparou contra o abdômem e vítima. 

 

 

A polícia chegou até a suspeita após receber informações de que ela gravou um áudio confessando o crime. Na delegacia, ela confirmou que matou o pai e disse que está arrependida. 

 

 

Durante a prisão, a mulher também apontou o local onde a arma que teria sido usada no homicídio estava escondida. A espingarda vai passar por uma perícia. 

 

Fonte: G1/PB - Foto: Polícia Civil.

FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS ENTRAM EM GREVE EM TODO O PAÍS

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) decidiu entrar em greve nesta segunda-feira (17). Segundo a entidade, não há prazo para o fim da paralisação na estatal, que começou às 22h. 

 

 

De acordo com a federação, os grevistas são contra a privatização da estatal, reclamam do que chamam de "negligência com a saúde dos trabalhadores" na pandemia e pedem que direitos trabalhistas sejam garantidos. 


EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...