30 de setembro de 2014

PROCON/RN EMITE NOTA SOBRE A GREVE DOS BANCÁRIOS

untitledA Coordenadoria Geral de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON- RN, diante da greve dos bancários no Rio Grande do Norte, torna público o seguinte:

1. Em momento delicado para a vida institucional da Nação, por ser véspera de eleição geral, o órgão estadual de defesa do consumidor mantém o equilíbrio e bom senso no caso da greve dos bancários e por isso não aceita insinuações de qualquer tipo, que não sejam aquelas de defesa da população, dos consumidores em geral e, inclusive, dos interesses legítimos dos próprios grevistas.

2. Por tais motivos, o órgão ao cientificar preventivamente o Sindicato dos Bancários desejou apenas cumprir o seu dever, no sentido de que os consumidores (e, sobretudo os trabalhadores) não sejam prejudicados, com os bancos não dispondo de dinheiro para saques nos caixas eletrônicos, assim como deixarem de serem oferecidos ao cliente envelopes suficientes para depósitos, transferências e pagamentos em geral.

3. Em situações semelhantes de greve em anos anteriores, alguns bancos alegaram em suas defesas, que o percentual de 30% dos serviços essenciais para manter em funcionamento os serviços essenciais de compensação não eram alcançados pela recusa de prestação de serviços. Por essa razão, o PROCON-RN, a exemplo de vários outros órgãos do país, antecipou-se e buscou o diálogo com o Sindicato e os próprios bancos.

4. O órgão reconhece em sua plenitude, o princípio constitucional do direito de greve, assegurado no artigo 9º da Lei Maior: “É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”.

5. A lei n° 7.783, de 28.06.89 que dispõe sobre o exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade e dá outras providências.

6. A citada lei n° 7.783/89 considera a “compensação bancária” serviço essencial (artigo 10, XI).

7. O percentual mínimo de 30% dos serviços essenciais paralisados pela greve, conforme leciona o jurista Julpiano Chaves Cortez (2010, apud José Cláudio Monteiro de Brito Filho, 2009) “não decorre de expressa previsão legal, sendo estabelecido, assim, a critério dos magistrados”.

8. Ao prever possíveis sanções futuras, o órgão apenas se refere às disposições coercitivas, previstas na legislação de defesa do consumidor, sem jamais desejar alcançar os trabalhadores bancários atualmente em greve. Ao contrário, a exemplo de situação semelhante no ano de 2013, o órgão fez várias autuações contra Bancos, pessoas jurídicas, e nunca bancários pessoas físicas. Cabe esclarecer que esse órgão consumerista tem várias autuações lavradas contra entidades bancárias no RN, pelo não cumprimento da lei municipal de filas.

9. O PROCON-RN agirá essencialmente de acordo com a lei e dentro dos limites legais da sua competência administrativa, sem extrapolar em nenhum momento, como sempre tem atuado.

10. O PROCON-RN, caso as ações preventivas já adotadas não alcancem o seu objetivo, reconhece, desde já, que a competência para processar e julgar litígios que envolvam o direito de greve (art. 114, II, da CF), seja de forma direta ou indireta, é da justiça do trabalho.

11. No cumprimento do seu dever constitucional e legal, o PROCON-RN desenvolverá ações em defesa do consumidor, no sentido de abastecimento dos caixas eletrônicos; possibilitar o atendimento prioritário (idosos, gestantes e pessoas com deficiências) durante este período, em especial no que diz respeito à disponibilização do auxílio necessário às pessoas que têm dificuldade em usar os terminais eletrônicos; indicar quais as melhores agências e terminais eletrônicos para utilização durante a greve; quais os meios e contatos disponibilizados para encaminhamento de casos de extrema urgência; como o consumidor poderá obter códigos de barras e outros meios para possibilitar o pagamento de contas com vencimento no período da greve pedido de reforço da segurança nas agências onde funcionarão terminais eletrônicos, para que não haja aumento do número de golpes e assaltos aos clientes e quais os meios para garantir, que não haja cobrança de acréscimos, em casos de pagamentos com vencimento ocorrido nos dias da greve e por isso não efetivados.

12. Fica, portanto, esclarecido que a interferência do PROCON-RN se limita apenas aos atendimentos à população, e não entra no mérito ao direito dos trabalhadores dos bancos de fazerem suas reivindicações, através de uma greve. Compete a este órgão, vinculado à Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, cobrar medidas emergenciais, de ambos os lados, no sentido de orientar a comunidade de como melhor agir diante das dificuldades de acesso aos serviços bancários, durante a greve.

LELEU FONTES REALIZA "GRITO DA LIBERDADE" EM DEFESA DA CANDIDATUR​A DE ROBINSON

O vereador Leleu Fontes promove nesta quarta-feira (1º), a partir das 16h, o Arrastão Grito da Liberdade, em defesa das candidaturas de Robinson Faria (governador). A mobilização partirá da rua José Maria Gonçalves Vale, no bairro João XXIII, em direção ao bairro Paraíba.

arrastao leleu

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS SERVIDORES DA FUNDAC COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA (1º)

Logo FUNDACA partir do dia 1º de outubro será iniciado o Processo de Avaliação de Desempenho dos Servidores da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac/RN). Esta avaliação é referente ao período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014 e tem como objetivo avaliar o servidor e valorizar o seu trabalho, gerando assim, progressões salariais. O Processo segue até o dia 30 de outubro.

A Comissão Permanente de Avaliação do Servidor percorreu as sete unidades de atendimento da Fundac realizando reuniões que serviram para sensibilizar, orientar e tirar dúvidas quanto a 3ª Avaliação de Desempenho dos Servidores.

Para realizar a avaliação, o servidor e o avaliador devem acessar o link www.avaliacaodedesempenho.rn.gov.br/fundace preencher o questionário de avaliação, que estará disponível no site até o dia 30 de outubro.

É válido ressaltar que a não realização da avaliação de desempenho no prazo estabelecido, excluirá o servidor do processo de progressão.

Qualquer dúvida em relação ao preenchimento do questionário da avaliação, o servidor deve entrar em contato com a Comissão de Avaliação através do 84 3232.4504.

RN SUSTENTÁVEL DIVULGA LISTA DAS ASSOCIAÇÕES QUE PODERÃO PARTICIPAR DOS PROJETOS PILOTOS DA APICULTURA E CAJUCULTURA

untitledO Projeto RN Sustentável, dentro do componente de Desenvolvimento Regional, torna público o resultado da seleção das organizações que poderão participar dos Projetos Pilotos da Apicultura e da Cajucultura.

Esses Projetos têm o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas da apicultura e da cajucultura no sentido de viabilizar alianças estratégicas e promover o acesso a mercados para a agricultura familiar.


As organizações terão até o dia 08 de outubro de 2014 para entregarem ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (CMDS) a documentação necessária ao cadastro de participação no Projeto Piloto. A lista dos documentos necessários encontra-se no site: www.rnsustentavel.rn.gov.br

CAMELÓDROMOS RECEBEM REESTRUTURAÇÃO DA REDE ELÉTRICA

A Prefeitura do Natal tem buscado reestruturar os equipamentos públicos da cidade, pensando nisso a gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, realiza a recuperação da rede elétrica dos Camelódromos do Alecrim, Centro da Cidade e do Mercado do Peixe.

IMG-20140930-WA0019

A empresa ganhadora da licitação é a TALDI Engenharia. Com as obras serão investidos recursos da ordem de R$ 244.586,38,00 (Duzentos e quarenta e quatro mil quinhentos e oitenta e seis reais e trinta e oito centavos).

O primeiro camelódromo a receber os serviços de reestruturação foi o do Alecrim. Foram feitos trabalhos de recuperação de toda a rede elétrica, e serão iniciados os reparos na rede hidráulica e pintura interna e externa.

Agora o camelódromo a receber os serviços de manutenção será o do Centro da Cidade, os quais estão previstos a substituição de toda a rede elétrica do local, a intenção da Semsur é devolver aos ambulantes um local de trabalho seguro, sem riscos de acidentes. Durante a obra os comerciantes não serão prejudicados, devido à modalidade utilizada pela equipe de engenharia eles continuarão trabalhando normalmente.

Ainda este, ano será feita a troca da rede elétrica do Mercado do Peixe, localizado no Bairro das Rocas.

VITÓRIA DE ROBINSON EM MOSSORÓ É CONFIRMADA PELA PESQUISA CERTUS/GAZETA

Faltando cinco dias para a eleição, o instituto de pesquisa Certus divulgou uma pesquisa nesta terça-feira (30) em que aponta vitória do candidato a governador Robinson Faria (PSD) em Mossoró com 10 pontos de vantagem - 33,25%- em relação ao candidato Henrique Alves (PMDB) que tem 22,83%. Na estimulada, Robinson aparece com 33,25% contra 22,83% de Henrique.

CERTUS_29 set_WEB

O resultado da pesquisa mostra o crescimento de Robinson durante a campanha, enquanto o candidato do PMDB cai a cada semana. Na primeira pesquisa Robinson tinha 27%, uma semana depois estava com 30% e na última semana tem 33%. “Os mossoroenses já decidiram o voto no nosso 55 e com o apoio de cada um, chegaremos a vitória!”, destacou Robinson.

Os demais candidatos: Robério Paulino (PSOL) aparece com 1,74% das intenções de voto e Simone Dutra (PSTU) 1,24%. Os demais candidatos não atingiram 1% do interesse do eleitorado mossoroense. Nenhum, brancos e nulos somaram 31,76% e 8,68% não responderam.

A pesquisa Certus, encomendada pelo jornal GAZETA DO OESTE, ouviu 403 pessoas acima de 16 anos entre os dias 27 e 28 de setembro de 2014. A margem de erros é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) com o número 00037/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número00902/2104.

Espontânea

Na espontânea, Robinson mantém a mesma vantagem sobre Henrique. De acordo com os números, o vice-governador tem 26,30% das intenções de votos contra 16,63% do presidente da Câmara Federal. Neste quesito, apenas Robério Paulino pontuou alcançando 1,24% do interesse dos eleitores da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

GOVERNO DO ESTADO PAGA 91% DOS SERVIDORES NESTA TERÇA (30)

imagesCAD8H8DPAs Secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) informam que o calendário de pagamento dos salários dos servidores estaduais relativo ao mês de setembro será fracionado. Nesta terça-feira (30), ao meio dia, será creditado o pagamento de todos os servidores da Segurança, Saúde e Educação, inclusive da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Os servidores do Detran, Idema, DEI, Jucern e IPEM, independente do valor do salário, também receberá na terça. No total, 60.055 funcionário recebem salário nesta terça-feira..

Também recebem os servidores ativos e inativos das demais áreas que ganham até R$ 2 mil líquidos, que somam 33.409 servidores. Na sexta-feira (10), também ao meio dia, serão creditados os salários dos servidores ativos e inativos que recebem acima de R$ 2 mil líquidos. Nesse caso, serão 9.377 servidores, que representam 9% do total.

93.464 servidores receberão o pagamento dentro do mês, o que equivale a 91% da folha do Estado.

MOTORISTA MORRE EM ACIDENTE DE CAMINHÃO PIPA NO INTERIOR DO RN

O motorista de caminhão identificado pelo pré-nome de, Josenildo, e pelo apelido de “Neném”, morreu após tombar o caminhão pipa de placas, KHD 7378 de Jaçanã. O acidente aconteceu por volta do meio-dia desta segunda-feira (29), quando o caminhão tombou na RN 093, próximo a Coronel Ezequiel.

400px-MAB13032012

Segundo informações, o motorista não resistiu e faleceu no local, o caminhão seguia para Santa Cruz.

Fotos: Notícias da Serra.

BANCÁRIOS DECIDEM ENTRAR EM GREVE A PARTIR DESTA TERÇA POR TEMPO INDETERMINADO

Bancários de bancos públicos e privados decidiram em assembleias realizadas nesta segunda-feira (29) entrar em greve a partir de terça (30), por tempo indeterminado, segundo informou em nota a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Bancários durante assembleia em São Paulo nesta quinta-feira (25) (Foto: G1)

Confirmaram adesão à greve, além do Distrito Federal: Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe.

AMAZAN VISITARÁ BAIRROS DE JARDIM DO SERIDÓ DURANTE A MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, (30)

O cantor Amazan, candidato a Deputado Estadual, intensificará sua campanha em Jardim do Seridó na manhã desta terça-feira, (30), quando o futuro deputado visitará os Bairros da cidade. Vejam agenda abaixo:

Amazan_Agenda3009

GOVERNADORA VISITA OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA MUNICÍPIOS DO OESTE

Em Rodolfo Fernandes, a Governadora Rosalba Ciarlini esteve acompanhada do Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luciano Cavalcanti, visitando o local onde é feito o bombeamento de água da adutora do Alto Oeste, obra realizada através da SEMARH, para o município. O Prefeito de Rodolfo Fernandes, Monteiro Neto, também acompanhou a Governadora.

Visita Obra Caern Rodolfo Fernandes (1)

Há uma semana foram iniciados os testes de funcionamento para levar água as casas da população. A expectativa é que em um mês o abastecimento de água em Rodolfo Fernandes seja normalizado.

O Sistema Adutor Alto Oeste é composto de dois sistemas independentes. O subsistema de Pau dos Ferros, que está finalizado, e o subsistema de Santa Cruz ainda em fase de construção.

Visita Obra Caern Rodolfo Fernandes (2)

Serão beneficiadas com água de qualidade 208 mil pessoas em 26 municípios potiguares. As obras se estendem por 300 km, a partir das barragens de Santa Cruz do Apodi e do açude de Pau dos Ferros.

Durante a tarde, a Governadora esteve em Portalegre. O município também está passando por obras de ampliação da rede de distribuição, ligações prediais, ampliação da reserva e recuperação de parte da adutora do município.

Visita Obras Caern Portalegre_Demis Roussos (3)

A ampliação prevê a troca de toda a rede fora dos padrões da Companhia, que é de tubulações entre 50mm e 100mm. Mudança necessária para o pleno funcionamento do sistema de abastecimento do município que recebe água da Barragem de Riacho da Cruz.

 

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...