28 de junho de 2021

SEIS BEBÊS PREMATUROS NASCEM A CADA 10 MINUTOS NO BRASIL; ESPECIALISTA EXPLICA COMO EVITAR

No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a seis prematuros a cada 10 minutos. Os dados do Ministério da Saúde de 2020 ainda revelam que mais de 12% dos nascimentos no país acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus.

  

Sabendo disso, o médico neonatologista do Sistema Hapvida Saúde, Dr. Maiton Fredson explica o que pode ser feito para evitar a prematuridade. ''O pilar mais importante durante a gravidez é o acompanhamento pré-natal. São nesses momentos das consultas que o obstetra irá ter o conhecimento do histórico ginecológico dessa futura mamãe. Saber se tem um mioma uterino, anormalidades no útero, histórico de abortos anteriores, são alguns dos quadros clínicos necessários levantados para avaliação'', explica o especialista.

 

 

Além de precisar realizar um planejamento, é essencial que a mulher mantenha o seu especialista informado para que ele possa prevenir e atuar para evitar um parto antes do tempo ideal. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os níveis de prematuridade variam em: pré termo extremo (menos de 28 semanas); muito pré termo (28 a 32 semanas); pré termo moderado (32 a 37 semanas) e pré termo tardio (34 a 37 semanas).

 


Quando a criança não completa o desenvolvimento, na etapa gestacional, e nasce antes da hora, pode ter complicações para respirar, regular a própria temperatura e se alimentar. ''A mamãe deve cumprir todas as etapas de atendimento com o acompanhamento do profissional especializado para receber a devida assistência em casos de diabetes gestacional, hipertensão arterial própria da gravidez ou infecções urinárias, por exemplo. Nesses casos, a atuação clínica é essencial para minimizar os riscos'', enfatiza Dr. Maiton Fredson.  



COVARDIA! HOMEM MATA A COMPANHEIRA DE 15 ANOS DE IDADE E LIGA E CONTA À FAMÍLIA DELA NO INTERIOR DO RN

A jovem adolescente de 15 anos, Maria Letícia da Costa, foi morta a tiros na noite deste domingo (27), na cidade de Assú/RN. Após matar a jovem, o companheiro dela ligou para a família dela avisando que tinha cometido o crime. Letícia foi morta com tiros de pistola no quarto da casa aonde morava com o assassino confesso, que encontra-se foragido.

ACABOU! LÁZARO É BALEADO E MORTO EM GOIÁS; VEJA VÍDEO

Lázaro Barbosa foi morto após ser baleado em Águas Lindas de Goiás, nesta segunda-feira (28), no exato 20º dia de uma megaoperação que contou com mais de 270 policiais.

 

Procurado por uma força-tarefa desde o dia 9 de junho, Lázaro foi atingido após atirar diversas vezes contra policiais e tinha R$ 4,4 mil em dinheiro no bolso (leia mais sobre isso aqui), segundo Rodney Miranda, secretário de segurança pública de Goiás.

 

 


"Ele descarregou uma pistola, possivelmente 380, em cima do policiais", disse Miranda. Ainda de acordo com o secretário, Lázaro foi socorrido com vida, mas chegou morto ao hospital. Ele tinha 32 anos.

 

Lázaro também usava um casaco com um distintivo antigo da Polícia Militar do Distrito Federal quando foi encontrado, o que deve ser investigado pela Polícia Civil.

 

Condenado por assassinatos e estupros, o fugitivo da Justiça era procurado por uma série de crimes na Bahia, no Distrito Federal e em Goiás. Com conhecimento de mata, Lázaro sabia se disfarçar em vegetações e fugia por rios para não deixar rastros.

BRASIL RECEBE MAIS 936 MIL DOSES DE VACINAS DA PFIZER CONTRA A COVID-19

Chegou ao Brasil na manhã deste domingo, 27, um novo lote composto por 936 mil doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19. Os imunizantes desembarcaram no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e fazem parte da terceira e última remessa de 2,4 milhões de doses entregues pela farmacêutica na última semana.
 

“As unidades serão distruídas para todo o país nos próximos dias”, garante o Ministério da Saúde. A pasta afirma que já distribuiu mais de 129 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 e destaca que mais de 70 milhões de brasileiros já receberam pelo menos uma dose do imunizante.

 

Com a nova remessa, já são 17 lotes recebidos pelo país por esse contrato firmado entre a farmaceutica e o governo federal, que prevê mais 100 milhões de doses para o país, com previsão de chegada até dezembro de 2021, totalizando a entrega de 200 milhões de doses ao Brasil.

ALELUIA! NÚMERO DE MORTOS POR COVID-19 NO BRASIL NAS ÚLTIMAS 25 HORAS FICA EM POUCO MAIS DE 700

O Brasil registra 513.544 mortes por Covid-19 neste domingo (27), 725 nas últimas 24 horas. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.661 -- abaixo de 2 mil pelo sexto dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -16%.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...