25 de janeiro de 2016

SUSTO! AVIÃO POUSA DE BARRIGA EM AEROPORTO DE CAMPO GRANDE

A pista do Aeroporto Internacional de Campo Grande foi liberada na tarde desta segunda-feira (25), após um avião de pequeno porte pousar de barriga. A aeronave de matrícula PR-HHA, modelo BE-58, transportava o presidente da Ordem dos Advogados, seccional do Distrito Federal (OAB-DF), Juliano Costa Couto, o ex-presidente Ibaneis Rocha e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-DF), Ricardo Peres, para a posse do presidente da OAB-MS, Mansour Karmouche.
 
Avião pousou de barriga após problema no trem de pouso (Foto: Divulgação/ OAB-DF)

 
Apesar da ação rápida, dois voos foram cancelados, um com destino para Campinas (SP) e outro para Rio de Janeiro, de acordo com o site da Infraero. Um voo que saiu da capital fluminense também foi cancelado e outro de São Paulo sofreu um atraso, e deve pousar com quase duas horas de atraso.
 
Conforme a Infraero, a aeronave particular teve problemas no trem de pouso e isso fez com que parasse de barriga na pista. Devido ao incidente, o aeroporto foi fechado para pousos e decolagens às 11h23 (de MS). O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas não foi preciso intervenção dos militares. Segundo informações da assessoria da OAB-DF, os três passam bem e deixaram a aeronave em total segurança após o susto.
 
Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que o incidente será investigado pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e que a investigação tem o objetivo de prevenir acidentes.

CONEXÃO ELEFANTE CULTURAL SE PREPARA PARA APRESENTAÇÃO EM NOVA CRUZ

Após risos, gargalhadas, literatura e dança pelas praias de Pirangi e Ponta Negra, com belas vistas para o mar, cartões postais como cenário e de ‘quebra’ a aparição da lua cheia, o Conexão Elefante Cultural arruma as malas em direção a Nova Cruz, agreste potiguar, onde faz apresentação no próximo dia 28, no Alto São Sebastião, a partir das 17h.


 
Os novacruzenses podem se preparar para receber uma ‘carga’ de cultura, arte e diversão garantida pela Trupe do Elefante. O grupo já percorreu várias cidades em sua etapa estadual com apresentações gratuitas da Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão – Gonzagando; Grock Entretenimento – Monocirco e Contação de História: Celina Arte e Educação/Trotamundos Cia de Artes – Era Uma Vez.

O Conexão Elefante Cultural chega aos locais por meio de um caminhão itinerante customizado e adaptado para a montagem de exposições de livros infantis e adultos, espaço para leitura, dança e circo. Conta com o patrocínio da Cosern, através da Lei de incentivo à cultura Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto e realização do Espaço Vivo e Natal Cultural.

DOIS IRMÃOS SÃO ASSASSINADOS A TIROS EM SÍTIO NO RN

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada deste domingo (24), no Sítio Retiro, zona rural de Janduís, na região oeste do estado do Rio Grande do Norte.
 


De acordo com a Polícia Militar, dois homens chegaram em uma moto Honda Bros, de cor preta e efetuara vários disparos de arma de fogo contra dois irmãos identificados como Antonio Jailson Fernandes Duarte e Josimar Duarte, que são filhos de Maria Ismar, muito conhecida naquele setor ruralista.

De acordo com as primeiras informações não se sabe a motivação do duplo homicídio e até o momento da publicação desta matéria, nenhum criminoso foi identificado.

Fonte: Focoelho.

FOLIÕES NÃO DEVEM DESCUIDAR DA SAÚDE DURANTE O CARNAVAL

Neste ano o carnaval ocorre oficialmente na primeira semana de fevereiro, mas os blocos já tomam conta das ruas da cidade há algumas semanas em um clima de pré-carnaval. O capricho na customização do abadá do bloco, a atenção nos detalhes finais no desfile da escola de samba, tudo isso é importante para garantir uma festa bonita e bem apresentada. Mas também é preciso tomar alguns cuidados com a saúde para que a diversão seja completa.
 
De acordo com o gastroenterologista do Hapvida Saúde, José Marcos Costa, um dos maiores cuidados que se deve ter está relacionado à hidratação e alimentação. “Antes de sair para um bloco, um desfile ou um baile de carnaval, onde se supõe que vamos gastar bastante energia, o ideal é estar alimentado de maneira leve, dando preferência aos legumes, verduras e carnes grelhadas. Nada de frituras ou alimentos muito gordurosos”, orienta o médico. Outra dica é ingerir bastante líquido. De preferência, água e sucos de frutas. “Especialmente se você for atrás de um bloco de carnaval ao ar livre, durante o dia. Estar bem hidratado é fundamental para seguir a folia sem complicação”, alerta o médico, que ainda destaca que negligenciar essas orientações pode resultar em complicações comuns, porém bastante desagradáveis como sensação de estofamento, enjoo e desconforto gástrico.
 
ÁLCOOL – A dica sempre é a moderação. Os medicamentos que prometem proteger da ressaca quase sempre não funcionam, pois o álcool desidrata o organismo e agride vários sistemas do corpo, em especial o digestivo e hepático. “A ressaca acontece justamente por causa da desidratação. Daí os sintomas como a dor de cabeça e a sede constante, por exemplo. Medicamentos como o paracetamol não ajudam, pois acabam agredindo mais o fígado. A melhor alternativa é a ingestão de líquido e o repouso, podendo também optar por um protetor gástrico que pode ajudar a cicatrizar as agressões no estômago causadas pelo álcool”, recomenda o médico. Outras combinações que podem ser perigosas é o consumo exagerado de energéticos e álcool, bem como o consumo de alimentos gordurosos, como sanduíches com molhos e maionese, depois da ingestão de álcool.
PROTEÇÃO – As campanhas lembrando da importância do uso da camisinha em todas as relações sexuais, como prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, sempre são reforçadas no carnaval, então não há desculpas para deixar o preservativo de lado que, geralmente, é distribuído gratuitamente durante os festejos de rua. Roupas leves, confortáveis e o protetor solar também são itens indispensáveis para garantir um carnaval com mais saúde e alegria.

NATAL VOLTA A SEDIAR ETAPA DO CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA

Natal volta a ser cenário de um grande evento esportivo. Em fevereiro a capital vai sediar mais uma vez a maior competição de vôlei de praia do Brasil, o Circuito Brasileiro Open.



A iniciativa é uma promoção da Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Banco do Brasil e o Governo do Estado.

Desde 2013, quando assumimos a secretária de esporte, o nosso objetivo foi o de colocar a cidade no calendário dos maiores eventos esportivos nacionais e nós temos conseguido”, destaca o secretário municipal de Esporte e Lazer, Eduardo Machado.
 
A última vez que a cidade recebeu o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia foi em 2014. Além dele, Natal já sediou etapas nacionais de vôlei de quadra, UFC e campeonatos brasileiros. “Ou seja, uma série de eventos que colocam Natal em evidência no circuito”, complementa o titular da SEL.
A etapa potiguar acontece entre os dias 17 e 21 de fevereiro, na praia do Forte. Estão confirmadas 32 duplas, inclusive as que representarão o Brasil nas Olimpíadas Rio 2016. Os jogos ocorrerão pela manhã e à tarde. A final do masculino acontecerá no sábado à noite e do feminino no domingo pela manhã.

Além de Natal, Niterói (RJ) e Fortaleza (CE) serão as cidades que sediarão o Circuito Brasileiro no primeiro semestre, e as melhores duplas do ranking ainda participarão do Torneio Superpraia, em João Pessoa (PB).

Os detalhes do evento começarão a ser debatidos nesta terça-feira (26) em reunião na sede da SEL. Na ocasião estarão presentes representantes das secretarias envolvidas na realização do torneio e da CBV. O encontro está marcado para 9h.
 
 
 
 

EVENTO DISCUTIRÁ POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE RURAL DO SEMIÁRIDO

No período de 28 a 31 de janeiro, será realizado o Encontro de Jovens Rurais do Semiárido, que reunirá cerca de 300 jovens oriundos de todos os estados do Semiárido brasileiro para discutir temas voltados à convivência com a região. Promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), o evento acontecerá na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB).

O objetivo central é fortalecer as pautas da juventude do Semiárido nos espaços de participação e no processo de construção das políticas de desenvolvimento territorial, além de contribuir com subsídios e diretrizes para o Plano Nacional de Juventude e o Plano de Sucessão Rural. Com essa perspectiva, o Encontro mobilizará diversas expressões juvenis do campo.

Com o tema Compartilhando e construindo novos saberes sobre o Semiárido, o evento pretende ainda promover o intercâmbio entre jovens dos territórios rurais do Semiárido brasileiro.  Dessa forma, oportunizará espaços de troca de experiências e vivências coletivas de aprendizagem, buscando fortalecer a participação dos movimentos juvenis do campo nas políticas públicas de juventude voltadas para a região. 

O Procase realiza o evento em parceria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida), Insa, Programa Semear conhecimento em zonas semiáridas do Nordeste do Brasil, Procasur e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Para a mobilização dos jovens, conta com o apoio de diversas organizações sociais que atuam no Semiárido brasileiro. Acesse a programação: http://migre.me/sLxWz
 
Foto: Ilustração.

SINPEF/RN DENUNCIA MÁ GESTÃO NA PF DO ESTADO

Apesar dos absurdos índices de violência que afligem o Rio Grande do Norte, eis que a sociedade potiguar foi surpreendida pela inércia dos delegados da Polícia Federal - PF, responsáveis pelo caso.
 
 
O advogado Fernandes Braga, afirma que, há quase 20 dias, busca apresentar um cliente que tem mandado de prisão preventiva, tendo entrado em contato com dois delegados federais, que aparentemente nada fizeram.
 
O Advogado deu publicidade a sua insatisfação e sua nota tem virado vírus nas redes sociais potiguares, embaçando a imagem daquela instituição policial.   

Atenciosamente, 
Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do RN – SINPEF/RN

VIVALDO DISSE QUE CONTINUA À DISPOSIÇÃO PARA DISPUTAR A PREFEITURA DE CAICÓ OU APOIAR QUALQUER NOME QUE UNA SEU SISTEMA

Em recente entrevista o deputado Vivaldo Costa (PROS) reafirmou seu desejo de disputar a prefeitura de Caicó e unir seu sistema político. O Papa Jerimum reconheceu que também estuda outros nomes, mas garantiu que caminhará junto ao projeto político do governador Robinson e Ezequiel.
 
 
 
Sempre admiti que posso ser candidato a prefeito de Caicó. E continuo dizendo, nunca disse o contrário. Quero unir meu sistema. E se por acaso tiver outro nome, que não seja o meu, capaz de unir, estarei junto deste nome. Se eu tiver condições de fazer uma boa administração, como fiz no passado, não reluto. Meu sonho é fazer uma grande administração como fiz da outra vez, nem penso duas vezes
 
Eu tenho um projeto político com Ezequiel Ferreira de Souza e com Robinson Faria. Minha preocupação é ter um candidato capaz de ganhar a eleição e fortalecer a liderança de Robinson.

MÃE DE 29 ANOS E FILHA DE 8 SÃO ASSASSINADAS A TIROS DENTRO DE CASA NO RN

Mãe e filha, uma vendedora de roupas de 29 anos e uma menina de apenas 8, foram mortas a tiros na noite deste sábado (23) dentro de casa em Parnamirim, cidade da Grande Natal. De acordo com a Polícia Civil, o alvo dos criminosos seria a mãe. Um homem que também estava na residência, mas que ainda não se sabe se é parente das vítimas, também foi baleado. Ele levou um tiro na barriga, foi socorrido e permanece internado. Ninguém foi preso.
 
Delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Marcos Vinícius contou que o duplo homicídio aconteceu dentro da casa da família, que fica no bairro de Monte Castelo. "Havia uma comemoração no local. Quando chegamos, encontramos muitas latas de cerveja. A família fazia algum tipo de festa", relatou. "Pelo as informações que recebemos, três homens entraram na residência em busca de Rosemere Martins da Silva, que foi baleada na garagem. A filha dela, Wislla Raylla Martins Viana, tentou correr para a cozinha, mas também foi atingida pelos disparos. Foi uma atitude covarde. O tiro atravessou as costas da menina", acrescentou.
 
Ainda de acordo com o delegado, a garota morreu na hora. Rosemare ainda chegou a ser socorrida, mas também não resistiu. "Já temos a identificação de pelo menos um dos assassinos. Ainda fizemos buscas por ele durante a noite e madrugada, mas não conseguimos encontrá-lo", disse Marcos Vinícius.
 
Sobre a motivação do crime, o delegado disse que ainda é cedo para qualquer afirmação. Contudo, ele contou que o homem com que Rosemare vivia foi morto há três meses. "Era uma pessoa envolvida com drogas. E essa é uma linha de investigação que não podemos descartar", ressaltou.
 
Por fim, Marcos Vinícius fez um apelo à população. "Para ajudar a polícia, existe o nosso Disque-Denúncia. É só ligar 181. Não precisa se identificar. Qualquer informação é muito importante", concluiu.
 
Além das mortes de mãe e filha em Parnamirim, outras 12 pessoas também foram assassinadas no Rio Grande do Norte entre o sábado (23) e a manhã deste domingo (24). Em todos os casos, ninguém foi preso até o momento.
 
 

HOMEM ENCONTRA QUASE R$ 500 MIL REAIS NO QUINTAL DE CASA NO RN

Um caso curioso aconteceu na noite deste domingo (24) na zona Norte de Natal. Um homem encontrou em seu quintal quase R$ 500 mil reais e três armas de fogo durante uma simples limpeza de domingo.


O homem, que vamos preservar a identidade, encontrou todo esse dinheiro dentro de uma caixa escondida no canto de seu quintal. Ao encontrar ele não teve dúvidas e procurou a Delegacia de Plantão da Zona Norte e entregou todo valor e as armas encontradas.

A Polícia acredita que o valor e as armas foram furtados no último dia 11 onde criminosos arrombaram a agência da Caixa Econômica, na Avenida Dr. João Medeiros Filho, no bairro do Igapó, e conseguiram fugir antes da chegada da Polícia.
Criminosos arrombaram durante a madrugada desta segunda-feira (11) o prédio da Caixa Econômica Federal. Cinco revólveres calibre 38 e dinheiro foram roubados pelos criminosos que deixaram para trás somente barras de ferro e ferramentas utilizadas no arrombamento. Os vigilantes disseram ao 190rn que a quadrilha entrou pela porta lateral do prédio e arrombaram o cofre. Câmeras de segurança registraram toda a ação e já estão com a Polícia Federal que investigará o caso.

Fonte: 190RN.

GOVERNADOR SE REUNE COM CÚPULA DA SEGURANÇA PÚBLICA E DETERMINA PROMOÇÕES PARA A PM E BOMBEIROS

Nas redes sociais, o Govenador Robinso Faria postou detalhes de uma reunião com o Vice-Govenrador,  com a secretária de Segurança, Kalina Leite, com o novo comandante da PM, Coronel Dancleiton e o Secretário da Sejuc, Cristiano Feitosa.
 
Determinei que sejam dadas as promoções da Polícia Militar e Bombeiros. Decidi também que será formada uma comissão que apresentará um plano de compensação para reduzir despesas com pessoal, para criar as condições financeiras para tanto. As promoções serão publicadas até a próxima sexta-feira, (29), cumprindo mais um compromisso nosso. Polícia e bombeiros valorizados e reconhecidos para irem para a rua motivados, para garantir a segurança da população”, disse o Governador.

MILITARES DO EXÉRCITO E AGENTES DE ENDEMIA INICIAM AÇÕES DE COMBATE À DENGUE EM CAICÓ

Militares do Exército que passaram por treinamento iniciaram as ações de prevenção e combate à dengue junto aos agentes de combate a endemias e de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó. A ação está sendo realizada em todas as zonas do município. Homens das Forças Armadas e agentes de endemias estão fazendo um trabalho de vistoria nas residências, procurando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, fazendo eliminação e remoção.
 
 
"É importante que os moradores recebam os soldados e agentes em suas casas para fazer a avaliação e dar orientações de como evitar a proliferação do mosquito", orientou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Caicó, Gustavo Solano.

LADRÕES INVADEM CEMITÉRIO, VIOLAM QUASE 50 TÚMULOS, E ROUBAM CRUZES E IMAGENS DE BRONZE EM CIDADE SERIDOENSE

O cemitério São João Batista, na cidade de Cruzeta, no Seridó Potiguar, foi invadido por bandidos neste final de semana, e quase 50 túmulos foram violados, e tiveram suas cruzes e imagens de bronze roubadas.
 
 
 
Além do crime de roubo, os ladrões danificaram os túmulos, deixando a população revoltada com a falta de respeito para o os mortos. Com certeza, os larápios devem aparecer em algum comprador de recicláveis para vender o bronze. A polícia investiga o caso.
Do Blog: Cambada de ladrões “pé de chinelo” safados!

Fotos: Cessio Pereira.

NO “DIA D DE COMBATE AEDES AEGYPTI” EM NATAL, GOVERNADOR CONVERSA COM O POVO, E RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO

O Governador Robinson faria liderou neste sábado, (23), 0 “Dia D de combate ao mosquito Aedes Egypti”, no Bairro Planalto em Natal. A iniciativa tem o objetivo de erradicar o mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikugunha, febre amarela e zica, este vírus  responsável pelos casos de microcefalia no Brasil, com ênfase no Nordeste.
 
 
 
Ao lado de auxiliares, Robinson  Faria conversou a populares e comerciantes da localidade, sobre a importância da prevenção em períodos chuvosos. O governador também conversou com a população sobre do programa Ronda Cidadã, a polícia de proximidade, instalada no referido Bairro em Dezembro passado, mas que atende também Guararapes, Pitimbu, Bancários e San Van, com 9 viaturas, e 112 PM’s destacados para a ação.
 
 
É muito bom esse contato com a população, para que a gente possa ser informado qual o sentimento do povo em relação as ações do governo, que é participativo e conta com a ajuda de todos. Conversamos aqui sobre a importância do combate ao mosquito transmissor de várias doenças, obtivemos importantes informações dos moradores sobre o Ronda Cidadã, que já reduziu os delitos na região e aumentou a sensação de segurança das pessoas que moram aqui”, disse o governador.
 
 
O “Dia D de combate ao Mosquito Aedes Aegypti” conta com ação da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha, Exército, Cruz Vermelha, Defesa Civil Estadual e Municipal, Guarda Mirim Ambiental, Igreja Católica, e Evangélicas, e Associação dos Jipeiros.

ALOYSIO NUNES DIZ QUE ROGÉRIO MARINHO É NOME DO PSDB PARA DISPUTAR PREFEITURA DE NATAL

Senador pelo PSDB e ex-candidato a vice-presidente da República na chapa de Aécio Neves em 2014, Aloysio Nunes confirma a intenção do partido em ter uma candidatura própria a Prefeitura de Natal nas eleições deste ano. Para o parlamentar, uma liderança nacional entre os tucanos, o deputado federal Rogério Marinho seria o nome para representar a legenda em mais uma disputa pelo Palácio Felipe Camarão.
"Rogério Marinho foi o deputado federal mais votado aqui em Natal, em mais de uma eleição. Já foi candidato a prefeito, é um quadro político da melhor qualidade. Ele poderá disputar a eleição como candidato e vem sustentando com muito vigor nossa bandeira no Estado", disse Aloysio, que esteve em Natal recentemente e concedeu entrevista ao jornal Tribuna do Norte, publicada na edição deste domingo (24).
Aloysio confirma assim o objetivo do PSDB em ter candidatos próprios nas cidades com mais de 100 mil eleitores, meta perseguida pelo partido também no Rio Grande do Norte. No Estado, são os casos de Natal, Parnamirim e Mossoró. Rogério Marinho, presidente de honra da legenda no RN, já antecipou que até agora os tucanos contam com cerca de 50 pré-candidaturas a prefeito de cidades potiguares.
Ainda na entrevista concedida a Tribuna, Aloysio aborda também as questões em torno do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O senador acredita que a Operação Lava Jato ainda renderá muitas novidades.
O senador pelo PSDB de São Paulo avalia que a queda do Partido dos Trabalhadores é certa. “Se a presidente não sair pelo impeachment, o PT sairá pelo voto”, observa. Ao falar sobre as novas regras para o pleito de 2016, Aloysio Nunes defende o financiamento privado de campanha e, em tom de alerta, fala sobre os riscos das proibições feitas para essa modalidade: “A proibição, pura e simples, eu acho que vai nos levar a proliferação de CPFs laranjas, pessoas físicas, e outras modalidades de ocultação dos reais financiadores”.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...