22 de fevereiro de 2017

VEREADOR RONALTTY NERI ASSUME A PRESIDENCIA DA COMISSÃO PERMANENTE DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR

O vereador Ronaltty Neri é o novo Presidente da Comissão de Sáude, Educação e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Jardim do Seridó.
 
 
 
 
As comissões permanentes são órgãos técnicos definidos pelo Regimento Interno do Poder Legislativo, constituídos pelos membros da câmara, em caráter permanente ou transitório, destinado a proceder a estudos, realizar investigações e representar o legislativo. 
 
 
 
O vereador Ronaltty movido pelo trabalho social na cidade de Jardim do Seridó, desde sua adolescência, lutando sempre pela valorização da educação e da saúde jardinense, foi designado presidente desta importante Comissão Permanente.
 
 
Sei que posso contribuir muito para essa importantíssima comissão, pois, irei acompanhar e controlar a aplicação e eficácia das leis editadas pela Câmara junto ao Executivo, tendo em vista sempre a melhoria para atender os anseios da população jardinense”, explicou o vereador.

EXPOSTOS AO SOL, CORPOS DE VÍTIMAS DE MATANÇA NO RN SE ACUMULAM NO ITEP

A liberação dos corpos no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Natal ficou mais demorada depois da série de assassinatos cometidos em Ceará-Mirim, na Grande Natal, entre a noite da segunda-feira, (20) e a madrugada desta quarta (22). Por falta de espaço, corpos à espera de necrópsia ficam expostos ao sol no pátio dos fundos do Itep, como mostra o vídeo acima.
 
 
 
 
 
De acordo com o Itep, uma tenda e gelo foram providenciados para conservar e proteger os corpos do sol. O instituto começou a quarta-feira com 30 corpos à espera de perícia, informou a assessoria. Além desses, outros corpos ocupam o necrotério, entre eles quatro mortos não identificados do massacre de Alcaçuz. O Itep tem capacidade para até 34 corpos.
 
 
 
Fonte: G1/RN.

SECRETARIA DE SAÚDE DE JARDIM DO SERIDÓ REALIZOU TESTES RÁPIDOS DE SÍFILIS E AIDS PARA FOLIÕES

A Secretaria Municipal de Saúde, através dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família e NASF, realizou nesta segunda-feira de Carnaval, 20 de fevereiro, mais uma ação do Programa Fique Sabendo, com testes rápidos de Sífilis e Aids.
 
 
 
 
 
 
 
 
Os foliões que foram ao Ginásio de Esportes Lavoisier Maia prestigiar os jogos do Campeonato de Blocos, puderam participar dos testes totalmente gratuitos. Ao todo foram feitos 100 testes de Sífilis e Aids.
 
 
A campanha do Programa Fique Sabendo realizada em Jardim do Seridó tem uma iniciativa do Ministério da Saúde. O objetivo da Campanha foi conscientizar a população da importância de saber se possui alguma doença sexualmente transmissível ou não, e assim procurar ajuda adequada precocemente” disse a enfermeira, Coordenadora do Programa Estratégia Saúde da Família, Ivânia Raquel.

CAMPO REDONDO DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DO EX-PREFEITO MANOEL BRILHANTE

O prefeito municipal de Campo Redondo, Alessandru Alves (PROS), decretou luto oficial em todo território municipal, por três dias, pela partida do ex-prefeito Manoel Severino Brilhante. Com saúde fragilizada o falecimento de Dedinho do Sindicato, como assim também era conhecido, aconteceu na manhã desta quarta-feira (22) em Campo Redondo.
 
 
 
 
 
O ex-prefeito, Manoel Severino, administrou o município entre os anos de 1977 a 1981. Uma das suas grandes marcas foi o movimento sindical, onde por 11 mandatos consecutivos esteve à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Redondo. O prefeito Alessandru apresentou votos de pesar a toda família ilutada. “Dedinho foi um grande homem, pai de família, prefeito e amigo. Mesmo politicamente estando em lados opostos sempre nos respeitamos. Enalteço aqui sua luta sempre presente pelas causas rurais e o homem do campo. Nossa cidade está triste com a sua partida”, disse.

COM MAIS 3 MORTES, CHEGA A 15 O NÚMERO DE ASSASSINATOS CEARÁ-MIRIM APÓS MORTE DE PM

Mais três pessoas foram assassinadas em Ceará-Mirim, município da Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, Paulo Henrique Josué Soares, 19 anos, Wendison Silva Ferreira, 21 anos e Wanderson Emanuel Ferreira, 22 anos foram mortos a tiros na madrugada desta quarta-feira (22). Com isso, chega a 15 o número de homicídios na cidade em apenas dois dias.
 
 
 
 
Polícia Militar registrou mais três mortes na madrugada desta quarta (22) (Foto: Divulgação/PM)
 
 
 
 
Ainda de acordo com a PM, os três assassinatos ocorreram de forma semelhante: homens encapuzados invadiram as residências das vítimas e as executaram com tiros na cabeça. Dois foram mortos dentro de uma casa. Já o terceiro, que estava em outra casa, conseguiu correr para o meio da rua, mas foi alcançado e também acabou morto com um tiro na cabeça.
 
 
 
 
Das 15 mortes registradas entre a noite da segunda-feira (24) e a madrugada desta quarta (22), 14 delas ocorreram após o assassinato de um sargento da Polícia Militar. Jackson Sidney Botelho Matos, de 42 anos, trabalhava no 11º Batalhão. Ele foi baleado pelas costas em uma lanchonete da cidade.
 
 
 
Foto: Divulgação/PM.

SENADO APROVA ALEXANDRE DE MORAES PARA VAGA DE TEORI NO STF

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (22), por 55 votos a 13, a indicação de Alexandre de Moraes para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 81 senadores, 13 não votaram.
 
 
 
Com a aprovação, Moraes assumirá a cadeira deixada por Teori Zavascki, que morreu no mês passado após o avião em que ele viajava de São Paulo para Paraty (RJ) cair no litoral do RIo de Janeiro.
 
 
 
 
 
Agora o Senado enviará um comunicado ao presidente Michel Temer, que vai assinar a nomeação do novo ministro do STF. Depois disso, o tribunal tem 30 dias para marcar uma data para a cerimônia de posse de Moraes.
 
 
 

LIBERADA EMENDA DA DEPUTADA CRISTIANE PARA COMPRA DE MAMÓGRAFO

O Governo do Estado liberou uma emenda parlamentar, da deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), que destina de R$ 150 mil reais para a compra de um mamógrafo. A aquisição será feita pelo Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, no município de Alexandria. A liberação dos recursos irá beneficiar as mulheres da região do alto oeste potiguar para a prevenção do câncer de mama.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A mamografia é o único exame capaz de detectar o câncer de mama de forma precoce. Foi muito importante o Estado liberar esse recurso para a compra do mamógrafo, porque agora as mulheres do município de Alexandria e região terão condições de fazer o exame perto de casa”, comemorou Cristiane.
 
 
 
 

Desde o início do mandato, a deputada Cristiane Dantas tem como prioridade a destinação de emendas para a saúde pública. Na semana passada, a parlamentar destinou recursos para compra de medicamentos no Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal.

EM PLENA 3ª FEIRA, MULTIDÃO LOTA CORREDOR DA FOLIA PARA CURTIR SAIA RODADA NO CARNAVAL DE JARDIM DO SERIDÓ

Nesta terça-feira (21), a cidade de Jardim do Seridó teve mais uma noite de Carnaval. No sexto dia de festa a cidade se preparou para receber a Banda Saia Rodada, uma das melhores do Nordeste, que comandou a festa no palco principal.
 
 
 
 

 
 

A folia começou com arrastão de Paredões saindo do Ginásio de Esportes, Lavoisier Maia, às 21h30min, com destino ao corredor da Folia, onde aconteceu o show da Banda Saia Rodada.
 

 
 
 
 
 
 
A programação dos 14 dias de festa é uma realização da Prefeitura Municipal e segue até o dia 01 de março com arrastões de Paredões, Orquestra de Frevo e shows no Corredor da Folia.

SOBE PARA 11 NÚMERO DE MORTOS EM CIDADE DO RN APÓS MORTE DE PM

Sobe para onze o número de mortes na cidade de Ceará-Mirim, município da Grande Natal. As mortes aconteceram após o assassinato de um sargento da Polícia Militar, que foi executado com tiros pelas costas na noite desta segunda-feira (20). Jackson Sidney Botelho Matos, de 42 anos, trabalhava no 11º Batalhão.
 
 
 
 
Segundo a assessoria do Itep, nove corpos foram recolhidos  (Foto: Mirella Lopes/Inter TV Cabugi )
 
 
 
 
O delegado Ben-Hur Cirino de Medeiros, titular da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), confirmou que mais um corpo foi achado na tarde desta terça-feira, (21), mas disse que o caso ainda está com a delegacia de Ceará-Mirim. Esta é a 11° pessoa assassinada na cidade deste a noite da segunda.
 
 
 
 
Foto: Mirella Lopes/Inter TV Cabugi.

REUNIÃO ENTRE MINISTÉRIO PÚBLICO E PREFEITURA CONFIRMA REALIZAÇÃO DO CARNAVAL DE CAICÓ

O prefeito de Caicó, Batata Araújo, o procurador do Município, Pedro Rocha e a titular da 3ª Promotora Pública da Comarca de Caicó, promotora Uliana Mendes de Paiva, estiveram reunidos nesta terça-feira (21), na sede do Ministério Público Estadual.  Segundo a representante ministerial, o MP instaurou inquérito civil para apurar os gastos públicos do Município no carnaval 2017. Existia uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para que não fossem investidos recursos públicos nesse tipo de evento em virtude do estado de calamidade da seca e a atual crise existente no país. 
 
 
 

Alguns pontos foram acordados entre a prefeitura e o Ministério Público, dentre os quais o cancelamento de um processo seletivo para contratação temporária de pessoas para trabalhar no carnaval, bem como do pregão para contratação de estrutura de palco, som e iluminação. “Fizemos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e reduzimos os gastos do Município com a realização do carnaval de Caicó. A ajuda aos blocos foi mantida, pois havia a previsão no Orçamento e foi uma emenda dos vereadores. O Município também apresentou uma proposta para reduzir os custos dos shows musicais na Ilha de Sant’Ana”, afirmou a promotora Uliana Mendes.
 
 
 

Assinamos um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público e o Carnaval de Caicó vai ser realizado como nós planejamos e como já foi divulgada toda a programação. A Ilha de Sant’Ana com palco, bandas, camarotes, os polos culturais, os trios elétricos com o Magão e o Treme-Treme, os paredões e outras atrações. O carnaval de Caicó está garantido e estamos esperando foliões de todo país para o grande carnaval multicultural de Caicó, o maior do Rio Grande do Norte”, disse o prefeito Batata.
 
 

Pedro Rocha destacou que a reunião com a promotora Uliana Mendes foi excelente. “Comprometemos a limitar os investimentos públicos e o prefeito Batata fez um esforço para diminuir o valor de bandas e da estrutura. Houve uma negociação intensa com os fornecedores e a gente conseguiu se adequar e mostrar ao Ministério Público a boa vontade do Município de Caicó e a responsabilidade com que o prefeito Batata vem tratando o carnaval de Caicó”, ressaltou o procurador.

LADRÃO DEVOLVE CAVALO ROUBADO APÓS VER POST SOBRE SOFRIMENTO DE CRIANÇA

Uma família de Cubatão (SP) fez uma campanha nas redes sociais para tentar encontrar um cavalo que havia sido furtado de um terreno na cidade na noite da última segunda-feira (20). O crime até seria encarado com certa naturalidade, caso o cavalo "Fleche" não fosse o melhor amigo de Kaio, de cinco anos, que possui uma deficiência no sangue e um sério problema no coração que não o permite passar por "fortes emoções".
 
 
 
 
 
Kaio abraçou cavalo após animal ser devolvido (Foto: Deise Eurides/Arquivo Pessoal)
 
 
 
 
 
Após o alerta na web de que o animal era um importante aliado para minimizar os impactos da doença do pequeno, "Fleche" foi devolvido na tarde de terça-feira (21). O suspeito de furtar o cavalo, no entanto, não foi encontrado. A família acredita que a pessoa tenha se solidarizado com a história.
 
 
 
 
 
"Eu fiquei desesperada na hora e até tive que mentir para o meu filho, porque ele tem uma paixão pelo cavalo que eu nunca vi na vida. Esse é o terceiro cavalo dele. O primeiro acabou morrendo e o Kaio ficou muito mal. Isso mexeu muito com ele, que desde de pequeno tem anemia falciforme (problema sanguíneo) e miocardiopatia (problemas no bombeamento do coração)", explica Deise Eurides Gabassi, mãe de Kaio.
 
 
 
 
 
Kaio fez questão de levar o amigo para passear após sumiço (Foto: Deise Eurides/Arquivo Pessoal)
 
 
 
 
"Já o Fleche está com ele há seis meses. É a alegria do meu filho esse cavalo. Eles não desgrudam e, quando houve o furto, ele começou a chorar muito. Por causa das doenças ele não pode se emocionar muito. Os médicos dizem que essa relação faz bem para ele, mas quando vai cavalgar é sempre com calma", acrescenta.
 
 
 
 
Fonte: G1/SP - Foto: Deise Eurides/Arquivo Pessoal.

PROMOTORIA EXIGE QUE PREFEITO DE ACARI REGULARIZE SITUAÇÃO DE SERVIDORES COM MAIS DE UM CARGO PÚBLICO EM ATÉ 10 DIAS

O Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça de Acari, encaminhou Recomendação ao prefeito da cidade e servidores públicos envolvidos, para que regularizem no prazo de dez dias a situação de acumulação ilícita de cargos, empregos ou funções públicas. O MPRN advertiu que a não observância das medidas sugeridas no prazo concedido poderá importar na responsabilização civil, administrativa e penal dos gestores e beneficiados.
 
 
 
 
 
 
Uma investigação em trâmite na promotoria de Justiça de Acari revelou indícios da acumulação ilícita de cargos públicos por parte de servidores da Administração do executivo municipal, em desatendimento, ao que manda a Constituição Federal.
 
 
 
 
 
 
O inciso XVI, do art. 37, da CF, veda a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, a de dois cargos de professor, a de um cargo de professor com outro de técnico ou científico, e a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. No município de Acari, vários servidores estão em desatendimento ao comando constitucional, em razão de não estarem inseridos em nenhuma das exceções permissivas da acumulação.
 
 
 
 
 
 
O município já foi provocado a promover a notificação dos servidores em acumulação ilegal para que optassem pelo cargo de preferência, sob pena de instauração de procedimento administrativo disciplinar e aplicação da penalidade de demissão. Mas, a Administração comprovou apenas a exoneração de alguns servidores, restando no tocante à maioria a apresentação de sucessivos pedidos de dilação de prazo, sem adotar ação concreta quanto a responsabilização dos faltosos.
 
 
 
 
 
 
A recomendação ao prefeito é para que o chefe do Executivo municipal ultime providências para regularizar a situação, notificando o servidor para apresentar opção no prazo de dez dias, e, no caso de omissão, instaurar procedimento administrativo.
 
 
 
 
 
A recomendação aos servidores que se encontram em acumulação ilícita é para que optem pelo cargo de preferência e solicitem o desligamento do vínculo remanescente, sob pena de responderem por improbidade administrativa na modalidade enriquecimento ilícito.

SECRETARIA DE SAÚDE DE JARDIM DO SERIDÓ RECEBE DOAÇÃO DE PRANCHA PARA ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma doação através da empresa Nacional Comércio de Representação LTDA, que comercializa produtos médico hospitalar, a doação de uma prancha (maca), para atendimentos pré-hospitalares em Jardim do Seridó.
 
 
 
 
 
 
 
 
A doação por parte da empresa Nacional dessa prancha de resgate foi de grande valia para o município, visto que, não possuía nenhuma prancha de resgate, apenas uma de adaptação de madeira pesada sem os devidos ajustes para o paciente, dificultando o momento de socorro. Essa prancha doada ao município é viável para primeiros socorros, o que facilita o condutor na hora do resgate do paciente”, disse a secretária Elda Rinaldi.

PRF MULTA CARRETEIRO POR LEVAR PARTE DE AVIÃO BOEING EM BR NO CE

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou na tarde desta terça-feira (21) uma carreta transportando parte de uma aeronave, modelo Boeing B737-53 A, de forma irregular, na BR-020, próximo à cidade de Canindé, no Ceará.
 
 
 
 
PRF flagrou transporte irregular na B-020, em Canindé (Foto: Divulgação/PRF)
 
 
 
 
Conforme a PRF, a carga tem excesso de dimensões e exige Autorização Especial de Trânsito (AET), emitida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
 
 
 
 

O veículo também está com placa de sinalização de dimensões em desacordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran).
 
 
 
 
 
O veículo e o material transportado ficarão retidos no local até a apresentação da documentação necessária.
 
 
 
 
O responsável pelo transporte disse aos policiais que a aeronave foi comprada como sucata no Ceará e seria levada para o estado de Paraná.
 
 
 
 
Foto: Divulgação/PRF.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...