1 de maio de 2010

MENSAGEM DO GOVERNADOR IBERÊ FERREIRA DE SOUZA AOS TRABALHADORES DO RN


O DIA DO TRABALHO DE DOIS MIL E DEZ NOS RENOVA A CERTEZA DE QUE ESTAMOS TRILHANDO O CAMINHO CERTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E DEMOCRÁTICA.

O PAÍS ESTÁ CRESCENDO E ESSE CRESCIMENTO NÃO PODE SER APENAS UM PRIVILÉGIO DE ALGUNS, AFINAL, TODOS ESTÃO PARTICIPANDO ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DESSE NOVO BRASIL.

AOS TRABALHADORES A HOMENAGEM DO GOVERNO DO ESTADO E O NOSSO COMPROMISSO DE SEMPRE AVANÇAR NA CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO AINDA MELHOR.





PREFEITURA DE CRUZETA PRESENTEIA TRABALHADORES COM SHOW DE PADRE ANTONIO MARIA E PADRE HÉLITON


Em Cruzeta, como acontece todos os anos, o prefeito José Sally organiza com a equipe da Prefeitura Municipal uma programação para comemorar o Dia do Trabalhador. Neste sábado (01), pela manhã, acontece missa na Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. Mas, o grande momento acontecerá à noite, na Praça de Eventos, a partir das 20h.

É que o padre Héliton Marconi, que trabalha em Cruzeta, vai aproveitar a data para lançar seu segundo CD. No show que terá grande estrutura, o padre Antônio Maria, que faz sucesso no país inteiro e já lançou 15 obras. De São Paulo,padre Antônio Maria ainda fará show em mais uma cidade potiguar: Serra Caiada. Nesta sexta-feira (30), o padre-cantor estava na Bahia. No próximo sábado (08), terá show no Rio Grande do Sul.


CAOS! POR FALTA DE MÉDICO 16 PESSOAS FORAM TRANSFERIDAS ONTEM PARA ATENDIMENTOS EM OUTRAS CIDADES

A falta de médicos de plantão no Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz em Jardim do Seridó, por causa do corte do repasse da prefeitura municipal, gerou uma verdadeira carreata de ambulâncias, que a toda hora saia com destino principalmente para a cidade de Acari, transportando pacientes que procuraram o único hospital para atendimento de primeiros socorros.


Até a manhã desta sábado (1º), as ambulâncias do município fizeram 16 viagens, todas com pacientes com sintomas de doenças que antes eram medicadas pelos médicos de plantão, mas que agora são obrigadas a serem transferidas para outros centros urbanos, o que mostra a deficiência da saúde do município sem o serviço que era prestado pelo HMRM.



Talvez o atual prefeito, Jocimar Dantas, e seu pai, o vereador/contraventor, Joaci Costa, acreditem em Papai Noel, Saci, e Papa-figo, entre outras fábulas, como por exemplo, o hospital da COHAB que seria inaugurado logo no primeiro ano da gestão do PMDB na cidade, e que seria chamado de Hospital Aluísio Alves, como bem disse o deputado “copa do mundo”, Henrique Alves em Jardim do Seridó.


SENADORA ROSALBA CIARLINI RELEMBRA LUTA EM FAVOR DOS TRABALHADORES NO SENADO FEDERAL


O 1º de Maio é uma data muito importante para todos os trabalhadores brasileiros: Dia do Trabalho. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) mostra que tem se dedicado no plenário e nas comissões, inclusive na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), da qual é presidente, às ações, projetos e lutas que contribuem para melhorar a vida dos trabalhadores.

Uma dessas lutas é a da licença-maternidade de seis meses para todas as trabalhadoras. Projeto de autoria da senadora Rosalba que já foi aprovado nas comissões e agora está esperando que a Mesa do Senado coloque o assunto na pauta de votações da Casa. É um projeto muito importante, porque dá às trabalhadoras mais tempo para ficar com o filho justamente numa fase em que a presença da mãe é vital para a saúde, para o desenvolvimento, para o futuro das crianças.

O Brasil já tem uma lei que dá às empresas e ao poder público a opção de conceder ou não a licença-maternidade de seis meses. “O que nós queremos, com esse meu projeto, é transformar a licença de seis meses em uma coisa obrigatória, acabando com a exclusão que hoje atinge muitas mulheres, pelas razões sociais e de saúde que eu já destaquei. É uma lei justa, necessária, que precisa ser aprovada o mais rápido possível, de forma que todas as mulheres trabalhadoras possam gozar do direito de dar aos filhos todo o carinho, toda a atenção, todo o cuidado que as crianças merecem”, disse a senadora.

Contribuir para e melhoria de vida dos trabalhadores é um trabalho que faço com muito prazer, porque, desde que entrei para a vida pública, como prefeita de Mossoró, fiz da geração de oportunidades de trabalho e renda, da valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras, um compromisso sagrado como política. Lembro aqui, por exemplo, a criação quando prefeita do Fundo de Geração de Emprego e Renda – o Funger – que resultou na qualificação profissional para milhares de jovens, na abertura de centenas de pequenos negócios, entre outras ações que abriram o mercado de trabalho para muitas pessoas, muitas famílias de mossoroenses”, disse Rosalba Ciarlini.

Agora, com o mandato como senadora, Rosalba disse que na Comissão de Assuntos Sociais, da qual é presidente, são votados e aprovados muitos projetos que, de alguma forma, garantem direitos a diversas categorias de trabalhadores, criam oportunidades de trabalho ou abrem caminho para a realização profissional das pessoas. Seja regulamentando profissões, o que garante direitos trabalhistas e sociais. Seja fixando pisos de remuneração, para evitar a exploração do trabalho. Seja beneficiando trabalhadores inativos – os aposentados, os pensionistas – através de mobilizações para corrigir injustiças tributárias ou garantir correções no valor das aposentadorias e das pensões. “Quem acompanha nossas conversas diárias pelo rádio, quem segue o nosso trabalho na imprensa, no nosso site na internet ou no twitter, sabe como o nosso mandato está voltado prioritariamente para questões de interesse social imediato, como é o caso das questões referentes aos trabalhadores e trabalhadoras de muitas categorias profissionais”, disse a senadora.






DUPLA É PRESA POR TRÁFICO DE DROGAS NO INTERIOR POTIGUAR


Foram presos em flagrante, na manhã desta sexta-feira (30), Horlando Vasco dos Santos, de 21 anos, e Hudiedson Ribeiro da Silva, vulgo “Pezão”, de 36 anos, (foto abaixo), acusados de porte ilegal de arma e tráfico de drogas, na cidade de Santa Cruz. Horlando dos Santos também é acusado de homicídio e já vinha sendo procurado há meses pela polícia. Ele é apontado como o autor da morte de um adolescente de 14 anos na mesma cidade, em fevereiro deste ano.

A prisão foi resultado de uma intensa investigação da Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar. Horlando dos Santos foi flagrado na calçada de casa, na rua Lourival Praxedes, bairro Paraíso, na companhia de Pezão, que estava armado, vendendo 70 pedras de crack e com R$ 400. A princípio, nada foi encontrado com Horlando, mas, ao fazer uma revista na residência, a polícia encontrou dentro do guarda-roupa duas armas calibre 38, 18 munições, uma quantia de R$ 670 em dinheiro e uma balança de precisão escondida no sofá.

Apesar do flagrante, Horlando dos Santos (foto ao lado), chegou a alegar que vendia drogas, mas havia parado. Quando questionado se havia matado o adolescente Leonardo Gomes da Silva, de 14 anos, ele confessou o crime, relatando que estava em um bar quando foi ofendido pelo adolescente. Ele teria efetuado cerca de quatro disparos, que mataram Leonardo da Silva e ainda feriram Francisco Abimael de Souza e Leandro Ferreira da Silva, no dia 7 de fevereiro, por volta das 17h. Desde esse dia, ele vinha sido procurado pela polícia. Ele já foi preso duas vezes por porte ilegal arma.


DIREÇÃO DO HOSPITAL RUY MARIZ REUNIU FUNCIONÁRIOS PARA RELATAR DIFICULDADES QUE SERÃO ENFRENTADAS SEM O REPASSE DA PREFEITURA

O diretor do Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz, Dr. Anesiano Ramos, reuniu na tarde desta sexta-feira (30), todos os funcionários da casa de saúde, no intuito de relatar as dificuldades que serão enfrentadas pelos profissionais, e traçar metas para os atendimentos que o hospital disponibilizará sem a ajuda financeira que pela primeira vez na historia da cidade, é cortada por um gestor público.


Preocupado e muito abalado com toda situação, Dr. Anesiano Ramos relatou com muita tristeza toda “luta” que vêm travando em prol da população, mostrando total indignação pela forma mesquinha e indiferente que o prefeito Jocimar Dantas está tratando a saúde da população. “Eu tenho espírito público, pois estou preocupado com a população, mas o prefeito Jocimar Dantas não tem nenhum respeito por vocês, e pela população, ele está colocando seus caprichos políticos em primeiro lugar. Eu já tentei falar com ele e com a secretária de saúde, mas ele por várias vezes negou-se a me atender, o que mostra sua falta de compromisso e respeito pela população de Jardim do Seridó”. Relatou o diretor.



Dr. Anesiano Ramos pediu que os funcionários se empenhassem em ajudar o hospital a passar mais essa fase, já que ainda aguarda uma decisão do STJ, em relação ao caso do repasse, já que o atual prefeito não quer fazer um convênio com a casa. “Quero que cada um faça o que tiver ao seu alcance para salvar vidas, mas não quero que vocês queiram fazer às vezes de médicos, pois isso é perigo... Em casos que depende de médicos, peçam as ambulâncias para mandar os pacientes para outras cidades... o prefeito gastava quase 40 mil reais com um P.A. sem nenhuma estrutura, e agora nega 12 mil para o hospital, o que mostra a falta de compromisso dele para com a população”. Reforçou Dr. Anesiano Ramos.



Além das dificuldades que o único hospital da cidade está enfrentando, ainda recai sobre o município o perigo de uma epidemia de Dengue, já que o município é o segundo colocado em todo o estado em casos da doença, ficando atrás apenas da capital do estado, Natal.


Resta saber até quando a população vai ficar a mercê apenas das “curas” anunciadas pelo atual prefeito, que apesar de suspenso das funções como sacerdote, ainda insiste em dizer que cura o povo, mas as entradas registradas no hospital local mostram ao contrário, já que diariamente a casa de saúde recebe dezenas de pessoas de todas as facções políticas de Jardim do Seridó.

MAIS 7 SÃO PRESOS NA OPERAÇÃO SENTINELA NO RN

Dando continuidade a Operação Sentinela, desencadeada na quinta-feira pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), policiais civis da Delegacia de Narcóticos (Denarc) e da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor), prenderam na manhã desta sexta-feira, em Mossoró, sete pessoas e apreenderam três quilos de cocaína, 150 papelotes de cocaína prontos para a venda, 86 pedras de crack e cerca de R$ 10 mil em espécie. Em Natal, a Polícia Militar montou uma grande operação ostensiva realizando várias blitizen e abordagens em 1.803 veículos na Zona Norte. Duas armas de fogo e dois veículos roubados foram recuperados, além de 24 veículos apreendidos. Não houve registro de ocorrência grave durante a ação.

(Maria Helena Freire Dantas - 52 anos)

Em Mossoró, a operação foi comandada pelo delegado Denis Carvalho da Ponte, da Delegacia de Narcóticos (Denarc). Ele explicou que há 15 dias passou a intensificar as investigações em torno de traficantes da cidade. Munido de provas, o delegado acionou o promotor da 14ª Promotoria de Justiça, Romero Marinho, e o juiz da 5ª Vara Criminal de Mossoró, Cornélio Alves de Azevedo Neto, que expediu as ordens de prisão e de busca.

(Jeruza Faustino Pereira - 28 anos)

Às 2 horas da madrugada, o delegado reuniu a equipe da Denarc e o reforço da Deicor e da Operação Oeste, cedidos pela Sesed. Os agentes fizeram uma reunião preparatória e ao raiar do dia deram cumprimento aos mandados. As diligências resultaram na prisão de cinco pessoas em flagrante delito e outras duas através de mandado de prisão. “Ficamos satisfeitos com o resultado. A participação do promotor e do juiz foi fundamental para o sucesso da operação”, disse o delegado.

(Sheila Michele de Melo Martins - 33 anos)

Em Mossoró foram presos Marcondes Victor de Amorim, acusado de homicídio; Maria Helena Freire Dantas, acusada de tráfico; Aline Yonara Gomes dos Santos, presa em flagrante com crack; Adeirton Carvalho de Melo Martins, detido com uma arma e em companhia de um adolescente com drogas; Jeruza Faustino Pereira, flagrada com pedras crack; além de Victor Maxwell de Moura, preso com três quilos de cocaína e 150 papelotes da droga. Também foi detida Sheila Michele de Melo Martins acusada de associação para o tráfico.

(Victor Maxwell de Moura - 21 anos)

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cristóvam Praxedes, atualizou os números da Operação Sentinela. Com as ações em Mossoró e na Zona Norte de Natal chega a 51 o número de presos na investida policial. O secretário adianta que ações como a Sentinela serão freqüentes. “Faremos ações como esta em outros locais”, garantiu.

(Marcondes Victor de Amorim)

O delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre, disse que “o resultado desta operação demonstra que as polícias Civil e Militar têm trabalhado de forma harmoniosa para combater a criminalidade no nosso Estado e assim vai continuar”.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...