29 de janeiro de 2014

TRISTEZA! PILAR DE MEDIÇÃO DO AÇUDE “ZANGARELHAS” JÁ ESTÁ TOTALMENTE DESCOBERTO

Uma cena jamais desejada, mas infelizmente temos que mostrar o bom e o ruim, para que nossos leitores possam saber da real situação do nosso sofrido Seridó, que “agoniza” pelos efeitos de umas das suas maiores estiagens.

SAM_6965

Nossa reportagem esteve na manhã desta quarta-feira, (29) no açude “Zangarelhas” em Jardim do Seridó, e constatamos que até o pilar de medição do nível da água está descoberto, possibilitando até pisarmos em sua base de concreto.

SAM_6960

Com capacidade para 7 milhões de metros cúbicos de água, o açude já abasteceu a cidade de Jardim do Seridó, mas hoje é tido como um reservatório emergencial, haja vista que a cidade é abastecida pela “Barragem Passagem das Traíras”, que também está com seu volume de água baixíssimo.

SAM_6971

Resta apenas pedir que possamos em breve poder retornar ao local, e com fé em Deus podermos encher os olhos de todos com sua exuberante sangria!

Do Blog: Vamos pedir à Deus que o inverno possa chegar, trazendo esperanças de dias melhores para o sofrido povo sertanejo!

TRAGÉDIA! 5 ADOLESCENTES MORREM AFOGADOS EM LAGO NA GRANDE SÃO PAULO

lagoCinco garotos morreram afogados nesta quarta-feira (29) em um lago localizado na Rua Espírito Santo 365, em Santo André, no ABC. Segundo o Corpo de Bombeiros, todos os mortos eram do sexo masculino, sendo um jovem de 16 anos, um de 14 anos e três de 13 anos.

Um adolescente que estava com o grupo ligou para pedir socorro por volta das 14h quando percebeu que os amigos estavam se afogando. Ao chegar ao endereço, os bombeiros encontraram os cinco corpos dos jovens dentro da água.

Inicialmente, a informação era de que o lago ficava dentro de uma usina de compostagem. A Prefeitura de Santo André disse, no entanto, que o lago fica no Parque Guaraciaba. A área de mata foi fechada justamente porque o lago é muito fundo e já houve outros casos de afogamento. A Prefeitura administra a área desde 2005 e afirma que há cercas e guardas 24 horas para evitar a entrada.

PROMOTORIA ABRE INQUÉRITO CIVIL PARA APURAR CASOS DE NEPOTISMO EM CIDADE DO RN

untitledA Promotora de Justiça da Comarca de Goianinha, instaurou inquérito civil público para apurar a prática de nepotismo naquele município.

O Ministério Público deu dez dias de prazo para que o prefeito de Goianinha informe desde quando Thyago Rocha Barbalho, Gabriela Rocha Barbalho e Denisabeth Coelho Galvão estão ocupando os cargos, respectivamente, de Diretor do Departamento de Compras, Diretora Geral do Hospital Municipal e Diretora do Departamento de Recursos Humanos. A promotora também quer saber se antes dos atuais cargos eles ocupavam outros.

Além disso, o MP recomendou ao prefeito Geraldo Rocha e Silva Junior a exoneração de todos os outros ocupantes de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada, que detenham relação de parentesco consagüíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com o Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Procurador-Geral do Município, Chefe de Gabinete, qualquer outro cargo comissionado do referido Município, Vereadores, bem como com a Governadora do Estado e Vice-Governador, Secretários Estaduais, qualquer outro servidor comissionado do Estado, Deputados, ou com Conselheiros e Auditores do TCE/RN, membros do Poder Judiciário e membros do Ministério Público, desde que, sendo de outro Poder, se caracterize o nepotismo cruzado.

Segundo a representante do MP, “a nomeação de parentes para o exercício de cargos públicos em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada, constitui uma prática nociva à Administração Pública denominada de nepotismo”.

ENQUANTO EX-PREFEITO É CONDENADO, TRÁFICO DE DROGAS, CONTRAVENÇÃO, LAVAGEM DE DINHEIRO E SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS “CORREM SOLTOS” EM JARDIM DO SERIDÓ

untitledEnquanto a justiça condena injustamente um ex-prefeito que depois é absolvido pelo TJ/RN, os crimes de contravenção, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos são praticados publicamente pela família do atual gestor público, e a justiça nada faz para coibir os crimes.

Líder político do sistema situacionista, o vereador pai do prefeito é considerado um dos maiores contraventores da região do Seridó, e mesmo com um grande império construído com dinheiro oriundo da contravenção, lavagem de dinheiro, é tido como “autoridade”, temido por todos, haja vista que já agrediu fisicamente vários cidadãos e até seus babões.

Ademais, o tráfico de drogas na cidade é praticado livremente até por crianças sem qualquer interferência da polícia que, sem o apoio e participação da justiça não pode fazer muito para combater o tráfico de drogas que está “dizimando” nossa juventude.

Por fim, vale salientar que, diante da opinião pública, a credibilidade da justiça de Jardim do Seridó é muito baixa, o que fomenta e aumenta os crimes praticados na cidade, aumentando em muito os comentários de insatisfação da população em relação ao nosso judiciário.

Do Blog: Isso são fatos, e contra fatos não existem argumentos!

ESTADO DO RN TERÁ DE DEPOSITAR QUASE 1 MILHÃO PARA CORREÇÃO DO AJUSTE FEITO EM PROL DO FUNDEB

imagesCAD0OR34O Juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal julgou procedente a Ação Civil Pública nº 0806553-78.2012.8.20.0001, ajuizada pelo Ministério Público Estadual, através da 78ª Promotoria de Justiça, com o objetivo de compelir o Estado a realizar o ajuste contábil, do exercício financeiro de 2007, creditando o valor de R$ 802.100,67 devidamente atualizado em prol do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

O Estado reconheceu o pedido formulado pelo Ministério Público Estadual, creditando o valor de R$ 802.100,67 em prol do FUNDEB, e requereu a extinção do feito por perda superveniente do interesse processual.

Contudo, o Estado não comprovou o depósito correspondente à correção monetária do valor depositado, razão pela qual o MPRN requereu o prosseguimento da ação, com a finalidade de que o Estado fosse condenado ao pagamento total do débito do FUNDEB/2007, incluindo a devida atualização monetária.

Atendendo ao pedido ministerial, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, em sentença publicada no último dia 20 de janeiro de 2014, julgou procedente a ação, condenando o Estado a realizar a transferência do valor correspondente à correção monetária sobre o montante depositado, contado da data em que deveria ter sido realizada a transferência do percentual legal das receitas em prol do FUNDEB, ano-exercício 2007, até a data da quitação da dívida.

JUSTIÇA LIBERTA ADVOGADA ACUSADA DE MATAR MARIDO NO RN

untitledO Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) concedeu alvará de soltura à advogada Cleidimar de Oliveira Dantas, acusada de ter matado o marido, o também advogado Lafaiete Dantas Júnior. Lafaiete foi assassinado com cinco tiros, no dia 18 de dezembro do ano passado, dentro do escritório do casal, em Pau dos Ferros, distante 400 km de Natal.

De acordo com o Tribunal de Justiça, a advogada não poderá se ausentar da cidade e terá que se apresentar uma vez por mês à justiça, além de ter que apresentar a cada dois meses um laudo que comprove a continuidade do seu acampamento psiquiátrico.

Ainda segundo o TJRN, as alegações feitas em primeira instância são insuficientes. Para o tribunal, a gravidade do crime e a repercussão social não são motivações suficientes para manter alguém preso.

À justiça a defesa da advogada alegou que há provas processuais que a acusada teve uma crise psicótica, causada por um grande estresse emocional, depois de uma briga do casal, resultado de supostas traições do marido.

MOTORISTA DIZ QUE NÃO VIU CAÇAMBA DE PÉ ANTES DE ACIDENTE, AFIRMA DELEGADO

44O motorista da carreta que bateu e derrubou uma passarela na Linha Amarela, na altura de Pilares, Zona Norte do Rio, deixando quatro mortos e cinco feridos na manhã desta terça-feira (28), disse à polícia que não viu a caçamba do veículo levantada. A declaração de Luis Fernando da Costa, 33 anos, que está internado no Hospital Lourenço Jorge, na Barra, Zona Oeste, foi dada em depoimento informal e confirmada pelo delegado Fábio Asty, da 44ª DP (Inhaúma). Se confirmada a culpa, ele responderá por quatro lesões corporais culposas — o quinto ferido é o próprio motorista — e quatro homicídios culposos, quando não há intenção de cometer o crime.

33

O motorista, com lesões no rim e nas costelas, teve que ficar internado por pelo menos mais um dia. Assim que receber alta, vai prestar depoimento na delegacia.

"Ele explicou de forma lúcida que pegou o caminhão em Água Santa e iria para a Rodoviária Novo Rio buscar entulho. Após a altura de Pilares, ele não percebeu que a caçamba tinha levantado. Vamos ver se aquilo foi feito de forma voluntária ou involuntária. Não vislumbramos o objetivo dele de fazer esse movimento. A perícia vai nos dizer se houve algum problema mecânico. O foco da investigação é esse, de saber se houve um acionamento involuntário", explicou o delegado, acrescentando que o laudo final ficará pronto em 30 dias.

22

"Assim que ele for liberado do hospital, o motorista será conduzido à delegacia para depor. Ele disse que passou pela Linha Amarela para cortar caminho. O caminhão estava num bom estado de conservação. Ele teve um defeito na caixa de marchas, tinha ido para revisão e foi entregue anteontem. O Luis Fernando estava nessa empresa, Terra Prometida, há seis meses e dirigia esse caminhão há 2 meses. É um motorista experiente, com a carteira de habilitação D. É possível içar a caçamba com o veículo em movimento, mas isso demanda muita força física. A alavanca fica embaixo do volante", disse.

A velocidade relatada é 5 km/h acima do limite na pista do canto da Linha Amarela, de 80 km/h. O motorista disse também que tinha conhecimento que não era permitido trafegar na via nesse horário.

DEPUTADO VIVALDO COSTA VISITA CORRELIGIONÁRIOS EM CAMPO REDONDO

Quem esteve visitando a cidade de Campo Redondo, no Trairi, nesta terça-feira (28), foi o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS). O Papa Jerimum ao longo dos meses tem feito visitas estratégicas aos seus correligionários. Na sede da prefeitura Vivaldo foi recebido pelo prefeito Alessandru Alves, vereador Zé Ronaldo, secretário Franco Anicley, funcionários e assessores.

vivaldo-alessandru-franco-camporedondo

Visitar Campo Redondo é sempre uma alegria. Como deputado tenho encampado várias lutas em defesa ao povo de camporedondensse, e destinado recursos para Alessandru ampliar, ainda mais, este trabalho grandioso que tem desempenhado no município. Vejo que Campo Redondo está bem cuidada, limpa, mais bonita, acho que o povo tem aprovado as iniciativas de Alessandru, homem sério que tenho a alegria de ser amigo”, contou Vivaldo.

O grupo do liderado por Alessandru dará apoio ao projeto de reeleição do deputado Vivaldo Costa a assembleia legislativa.

PREFEITOS DO SERIDÓ DISCUTIRAM COM EMPRESA APROVEITAMENTO DO LIXO PRODUZIDO NA REGIÃO

O Consórcio de Resíduos Sólidos do Seridó se reuniu na tarde desta terça-feira (28) no prédio da antiga prefeitura. Da reunião presidida pelo prefeito caicoense Roberto Germano, também participaram os prefeitos de Timbaúba dos Batistas,São João do Sabugi, Jucurutu,  Santana do Seridó,  Serra Negra do Norte, Ouro Branco, São Fernando, Currais Novos e Ipueira, além de representantes dos demais gestores.

Lixo5

Na oportunidade foi discutida uma parceria com a empresa especializada em produção de energia, EDBR, sobre a destinação do lixo que os municípios da nossa região produzem diariamente. Também foi assinada pelos prefeitos uma carta de intenção, e a empresa terá 60 dias para apresentar um estudo de viabilidade técnica, para depois disto os mesmos prefeitos decidirem se participam do projeto, denominado de Torre Azul.

A empresa se propõe a instalar a Torre Azul, que nós podemos dizer que é uma espécie de usina. E a conversa foi positiva, já que há um prazo para que os municípios acabem com os lixões”, disse o prefeito Roberto Germano. Uma das preocupações apresentadas na reunião foi com a permanência do projeto Coleta Seletiva, tocado em Caicó pela Associação dos Catadores, que recebe todo o apoio necessário da Prefeitura e da Diocese. O consultor da empresa, Nazareno Neri garantiu que a instalação da usina não afetará o trabalho dos integrantes da Coleta. “Esses profissionais podem ser aproveitados pelo Poder Público, já que haverá incentivo para usá-los no projeto. Não há porque se preocupar. A reciclagem vai continuar sendo feita”,ratificou.

ROBINSON FARIA VISITA FIART

O vice-governador Robinson Faria (PSD) visitou nesta terça-feira (28) a 19ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart). Na feira, Robinson recebeu atenção do coordenador geral, Neiwaldo Guedes que caminhou com o ele pelo espaço de exposição.

20140128_200459

Durante a visita, o vice-governador conversou com os artesãos sobre os desafios e o apoio que a categoria precisa.

20140128_205406

Como faz em todas as edições, o vice-governador dialogou também com os representantes dos municípios do interior que estavam expondo os produtos do artesanato potiguar.

Esse ano a Fiart conta com 385 estandes e tem programação até o próximo dia 2 de fevereiro.

BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...