30 de setembro de 2015

DILMA DEMITE MINISTRO DA EDUCAÇÃO, RENATO JANINE RIBEIRO

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro (Foto: Reprodução)

A presidente Dilma Rousseff comunicou na tarde desta quarta-feira, (30) ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que ele deixará a pasta na reforma ministerial do governo que deve ser anunciada nesta quinta.

Dilma deu a informação ao ministro ao recebê-lo na tarde desta quarta no Palácio do Planalto. De acordo com a assessoria do ministério, ela reconheceu e agradeceu o trabalho de Janine à frente da pasta.

Segundo informações, o atual chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, voltará para a Educação, pasta que já comandou.

Renato Janine permaneceu no cargo durante cinco meses - ele assumiu o ministério em abril deste ano, depois que o então ministro Cid Gomes pediu demissão do cargo.

Ao longo das últimas semanas, Dilma tem se reunido com conselheiros políticos, ministros e dirigentes partidários para definir a reforma ministerial. Nesse perído, tratou com eles das mudanças no primeiro escalão do governo e discutiu quem passaria a assumir cada pasta.

A ida de Mercadante para o MEC é motivada por pressões de PT e PMDB para que Dilma o removesse da Casa Civil, onde era alvo de críticas principalmente de parlamentares. O atual ministro da Defesa, Jaques Wagner, será o novo chefe da Casa Civil.

MOVIMENTO OUTUBRO ROSA SERÁ ABERTO NESTA QUINTA-FEIRA (01) EM CAICÓ

A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Sesc Seridó, da Liga Contra o Câncer e do Grupo Reviver, vai abrir oficialmente nesta quinta-feira (01/10), às 19h, na Câmara de Vereadores de Vereadores, o Movimento Outubro Rosa no Município de Caicó. A programação será desenvolvida entre os dias 01 a 30 deste mês com palestras, panfletagens, atendimentos e caminhadas pelas ruas de Caicó.

IMG-20150930-WA0009

 

 

A programação é a seguinte:

· No dia 05/10, às 19h, no Rotary Clube, palestra com mastologista;

· No dia 13/10 a Igreja Batista da Convenção, no Bairro Paraíba, vai realizar evento com palestra com mastologista;

· No dia 19/10, às 19h, no auditório do Centro Administrativo, palestra com médico ginecologista.

· No dia 20/10, na sala de espera do Instituto de radiologia acontece palestra educativa.

· No dia 27/10, ás 19h, no Sesc/Seridó, acontece palestra com mastologista.

· No dia 30/10, às 7h, o outubro rosa será encerrado com caminhada em prol da prevenção do câncer, com saída do Centro Administrativo para a Igreja de Sant'Ana.

ADOLESCENTE TENTA ENTRAR COM BOLACHAS RECHEADAS DE DROGAS CDP DO RN

Agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória da idade de Apodi, apreenderam na manhã desta quarta-feira (30) vários alimentos recheados de drogas que seriam entregue aos detentos da unidade.

 

Segundo Marcio Morais, diretor da unidade, durante revista padrão os agentes suspeitaram da alimentação e ao revistar encontrou drogas dentro de bolachas que foram trazidas por um adolescente que foi detido e disse que teria pego a droga na casa de Miquéias Pinheiro de Lima, 25 anos. Diante do flagrante a Polícia Militar foi à residencia dele e encontrou crack e maconha.


Miquéias foi preso e encaminhado à Delegacia da cidade.

ASSEMBLEIA FIRMA CONVÊNIO PARA REALIZAÇÃO DE 1.700 MAMOGRAFIAS GRATUITAS

A Assembleia Legislativa firmou nesta quarta-feira (30) convênio com o Grupo Reviver para a realização de 1.700 exames gratuitos de mamografia durante o mês de outubro. O documento foi assinado em conjunto pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), deputada Márcia Maia (PSB), deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e a diretora-presidente da entidade filantrópica, Ana Tereza Fiuza da Mota.

 


O convênio irá possibilitar o atendimento gratuito de prevenção ao câncer de mama durante o Outubro Rosa. É uma iniciativa humanitária e democrática que disponibiliza exames de mamografia às mulheres de baixa renda”, disse Ezequiel.


A primeira campanha de exames acontece nesta quinta (1) e sexta-feira (2), a partir das 7h30min, em frente à sede do Legislativo. Os atendimentos serão disponibilizados em uma unidade móvel equipada com mamógrafos e capacidade para promover 80 exames por dia. Ao longo do mês de outubro, serão realizadas cinco campanhas gratuitas, totalizando cerca de 1.700 atendimentos.


Ana Tereza Fiuza explica que o atendimento será feito por demanda espontânea e por ordem de chegada. A diretora reforçou a importância da ação para o combate à doença. “Trata-se de um exame preventivo para uma doença que mata cerca de 200 mulheres ao ano em todo o Rio Grande do Norte, mas que quando descoberta precocemente apresenta 95% de chances de cura”, disse ela, ressaltando ainda que todos os anos surgem 800 novos casos no Estado.


As demais campanhas de atendimento obedecem à seguinte programação: de 5 a 9 na Policlínica Municipal da Zona Norte; de 12 a 16 na Unidade de Saúde de Nordelândia; de 19 a 23 na Policlínica de Cidade da Esperança; de 26 a 30 na Policlínica Zeca Passos.


Serviço:
Exames Gratuitos de Mamografia (Assembleia Legislativa e Grupo Reviver)

Locais de atendimento em outubro:


1 e 2 - em frente à sede da Assembleia Legislativa
5 a 9 - Policlínica Municipal da Zona Norte;
12 a 16 - Unidade de Saúde de Nordelândia;
19 a 23 - Policlínica de Cidade da Esperança;
26 a 30 - Policlínica Zeca Passos.

MINISTRO GARANTE RECURSOS PARA A CONCLUSÃO DA ADUTORA DE ACARI E CURRAIS NOVOS

Orçada em R$ 35 milhões, a adutora de engate rápido de Currais Novos e Acari está com recursos garantidos. Essa foi a afirmação do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, ao deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa, durante o evento "RN pela Transposição". O prefeito Vilton Cunha e o ex-prefeito Zé Lins também participaram da conversa.

adutora_curraisnovos_01 

Essa notícia deixa-nos muito esperançosos para tornarmos realidade essa necessidade e desejo do povo de Acari e Currais Novos. A obra é vital para amenizar o colapso no abastecimento das duas cidades. Desde 2013 que estamos nessa luta”, afirmou Ezequiel.

A adutora de Acari e Currais Novos quando concluída terá cerca de 80km e captará água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A água será distribuída vai beneficiar cerda de 60 mil habitantes, dos dois municípios do Seridó. A maior obra deverá ter um dos seus primeiros e principais trechos concluídos até o final do mês de outubro, são 21km entre Currais Novos e São Vicente.

CÂMARA CRIMINAL DO TJ REPUDIA NOTA DO MARCCO CONTRA DESEMBARGADORES

A sessão da Câmara Criminal do TJRN, na manhã desta terça-feira, 29, foi aberta com uma 'moção de solidariedade', da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, direcionada aos desembargadores Virgílio Macêdo Jr. e Cornélio Alves, os quais foram alvos de notas publicadas em blogs e redes sociais e pelo Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco), que teriam atingido a dignidade dos dois integrantes da Corte potiguar. A crítica, construída pela imprensa e pela entidade, foi direcionada à decisão que suspendeu os processo judiciais e procedimentos investigativos relacionados à Operação “Dama de Espadas”.

CÂMARA CRIMINAL TJRN

Segundo a desembargadora que abriu a moção e preside o órgão julgador criminal, as declarações publicadas foram além da liberdade de expressão, pois não foram feitas com responsabilidade.

Existe todo um ordenamento jurídico, para os quais os autores das notas podem recorrer, mas não fazer algo que atinge ao cidadão. Os dois desembargadores são excelente magistrados e cumpridores da lei”, reforça a desembargadora, que foi seguida pelos demais integrantes da Câmara, o desembargador Gilson Barbosa, os juízes convocados Ricardo Procópio e Virgínia Marques.

SERVIDORES DESTACAM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS SECRETARIAS DO GOVERNO

Os servidores do Estado indicados para integrar o projeto de Modernização da Gestão do Governo destacaram a importância e o ineditismo do planejamento estratégico que vem sendo desenvolvido no Rio Grande do Norte sob a coordenação da SEPLAN. Mais de 100 funcionários públicos participaram na manhã desta terça-feira (29), na Escola de Governo, de uma oficina sobre estratégia de gestão. Durante o curso, ministrado pelo consultor do Instituto Publix Caio Marini, os servidores fizeram uma auto avaliação levando em consideração o papel desempenhado pelas secretarias e órgãos aos quais estão lotados.

IMG_20150929_102028219 

O secretário de Planejamento e Finanças Gustavo Nogueira ressaltou o envolvimento dos servidores no projeto de Modernização da Gestão. “Esse é um momento fundamental do projeto e ganha ainda mais importância porque conta com o envolvimento e o comprometimento dos servidores. Mais de 100 funcionários estão emprestando seu trabalho e talento para melhorar o serviço público e, dessa forma, garantir que o Estado ofereça melhores serviços à população”, afirmou.

Funcionária do Gabinete Civil do Estado, Alice Barros ressaltou que os servidores estão empolgados e ansiosos para ver os frutos do trabalho. “A importância dessas oficinas está ligada à melhoria das condições de trabalho e ao alcance de objetivos. Acho que esse é o intuito: melhorar o processo de gestão do governo. É inédita essa preocupação do Governo em saber o que cada secretaria ou órgão está planejando. Está todo mundo empolgado e ansioso para ver o resultado final”, afirmou.

Servidor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Fernando Bezerra comentou a importância da capacitação, mas lembrou que o projeto deve envolver toda a equipe. “É um projeto complexo que envolve todo o Rio Grande do Norte. Na oficina de hoje fizemos uma auto avaliação, o que é importante, para saber como estão as secretarias e órgãos”, disse.

Outro detalhe fundamental é perceber que, embora o projeto esteja apenas começando, o modelo de gestão vem sendo adaptado aos poucos nas secretarias pelos servidores capacitados. É o caso da secretaria de Educação e Cultura. A funcionário do setor de planejamento da Educação Laísa Mendes destaca que as informações que as oficinas oferecem e as mudanças que já estão sendo promovidas. “Esse trabalho é muito importante. Percebi por exemplo que a gente pulava algumas etapas na área de planejamento da Educação sem perceber. E algumas coisas que vimos nessas oficinas já levamos para implementar na secretaria. A questão do orçamento foi um exemplo”, comentou a servidora.

Consultor do Instituto Publix e coordenador da oficina, Caio Marini ressaltou a identificação das potencialidades do Estado no processo de auto avaliação dos servidores. “Esse é um exercício de avaliação institucional que vai medir o grau de prontidão das secretarias e órgãos do ponto de vista do modelo de gestão. Através dessa auto avaliação vamos identificar possíveis potencialidades do Estado”, afirmou.

MP DIZ QUE PMS COBRAVAM PARA LIBERAR TRAFICANTES EM NATAL

Sem títuloO Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) detalhou, em coletiva à imprensa realizada no início da tarde desta terça-feira (29), as investigações que culminaram com a operação 'Novos Rumos', deflagrada na manhã desta terça, para o cumprimento de 12 mandados de prisão preventiva contra policiais militares. De acordo com o MPRN, as investigações apontaram que os militares conduziam um esquema de extorsões e cobrança de propina para liberar traficantes e criminosos.

Segundo o promotor de justiça Jorge Augusto de Macêdo Tonel, os 12 policiais que tiveram prisão preventiva decretada são praças, lotados no 9º Batalhão da Polícia Militar, localizado no bairro de Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal. Ainda segundo o promotor, os 12 mandados de prisão preventiva já foram cumpridos.

Ainda de acordo com o promotor, a operação 'Novos Rumos' surgiu a partir de um desmembramento da operação 'Citronela', cujas investigações começaram em outubro de 2014 e que foi deflagrada na sexta-feira (25), na comunidade do Mosquito, localizada no bairro das Quintas, na Zona Oeste da capital potiguar.

As provas colhidas pelo MP apontou para a pratica de extorsões e cobrança de propinas feitas pelos policiais, inclusive de traficantes de drogas, para não interferir nos negócios ilícitos. Ainda segundo a promotoria, os PMs eram pagos com dinheiro e objetos. "Foi identificada uma relação quase simbióticas entre esses militares e um cidadão preso na comunidade do Mosquito, conhecido como traficante na região", completou o promotor.

Foram constatados na investigação, recebimento de dinheiro e bens como armas, notebooks, perfumes, queijos, dentre outros, para a não realização de flagrantes contra os traficantes. Ainda de acordo com provas recolhidas pelo MP, os policiais agiam de forma sistemática. Além dos casos de corrupção e extorsão, as investigações também apontaram para o envolvimento dos PMs com esquemas de jogos clandestinos e em furtos.

De acordo com a promotoria, que também é composta pelos promotores Silvio Brito e Patrícia Antunes, as investigações apontaram que os crimes eram executados quase que de forma continua pelos policiais. Ainda de acordo com os promotores, outros desmembramentos da operação seguem em segredo de justiça na Vara da Auditoria Militar, mesma que expediu os mandados de prisão da operação.

QUATRO ADOLESCENTES SÃO APREENDIDOS POR MORTE EM PARELHAS

Quatro adolescentes, sendo duas meninas e dois meninos, foram apreendidos em Parelhas, acusado de participarem diretamente da morte de Rodrigo Tavares de Lima, vulgo, “Sete vidas”, de 22 anos, encontrado morto na manhã da última segunda-feira, (28), na zona rural daquele município.

28-corpo

Após um trabalho investigativo, a polícia conseguiu chegar ao primeiro suspeito, e consequentemente aos outros envolvidos. Os acusados foram encaminhados à delegacia de Parelhas para os procedimentos. A polícia acredita de todos são envolvidos com drogas.

TRAGÉDIA! PAI MATA O PRÓPRIO FILHO E 3 ANOS E DEPOIS SE MATA NO RN

TiroUm homem ainda não identificado matou o próprio filho a tiros, um garoto de 3 anos, e depois tirou a própria vida. Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (30) dentro de um prédio no bairro do Tirol, na Zona Leste da cidade.

Ainda de acordo com informações do 1º Batalhão da PM, o menino é filho de pais que estão em processo de separação. A mãe é quem tinha a guarda. No entanto, o pai teria ligado para a ex-mulher nesta terça (29) pedindo para que a criança passasse o dia com ele. Já por volta das 21h, a mãe ligou para o ex-marido querendo saber se ele iria ou não devolver o garoto, mas o celular do pai estava desligado.

Com o passar do tempo, a mãe ficou preocupada e acionou o plantão judiciário para pedir uma intervenção. Na ocasião, ela recebeu a informação de que um oficial de Justiça e um policial iriam ao apartamento do ex-marido dela. Às 5h desta quarta, quando a equipe chegou ao imóvel, que fica no 10º andar, encontraram a criança e o pai mortos.

EUA EXECUTAM MULHER QUE MATOU MARIDO HÁ 18 ANOS

mulherAs autoridades do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, executaram na madrugada desta quarta-feira (30) uma mulher condenada à morte pelo assassinato de seu marido há 18 anos, após recusar um pedido de clemência e apesar da solicitação do papa Francisco para que sua pena fosse comutada.

Kelly Gissendaner, de 47 anos, morreu após receber uma injeção letal na prisão de Jackson, perto de Atlanta, e, com isso, se transformou na primeira mulher executada na Geórgia desde 1945.

Várias moções apresentadas pela defesa na Suprema Corte da Geórgia e na Suprema Corte dos EUA para impedir a execução foram rechaçadas, assim como o pedido de clemência perante a Junta de Liberdade Condicional e Perdão, no qual participaram dois filhos da condenada.

O papa se uniu aos esforços para que a pena da mulher fosse comutada ao enviar uma carta às autoridades do estado com um pedido de clemência para a mulher.

Durante sua viagem pelos EUA na semana passada, Francisco pediu em seu discurso no Congresso o fim da pena de morte.

A execução de Kelly Gissendaner, que estava prevista para as 19h locais desta terça (29) (20h de Brasília), acabou se adiando para até depois da meia-noite.

Os advogados travaram uma longa batalha legal para salvar a vida da mulher após a suspensão da execução há sete meses, depois da descoberta de que o coquetel letal apresentava anomalias.

Após o anúncio da nova data de execução na semana passada, familiares e ativistas intensificaram seus esforços para conseguir que Kelly fosse perdoada da pena capital.

Os filhos de Gissendaner tinham perdoado sua mãe e intercederam a seu favor em várias ocasiões, após argumentarem que ela tinha se recuperado.

Kelly foi sentenciada à pena capital por planejar junto com seu amante, Gregory Bruce Owen, a morte de seu marido Doug Gissendaner em 1997. Owen, o autor material do assassinato, foi condenado à prisão perpétua após testemunhar contra Gissendaner no julgamento.

Kelly Gissendaner é a primeira pessoa a ser executada na Geórgia sem ter sido quem cometeu diretamente o crime desde que se restabeleceu a pena capital nos anos 1970, de acordo com o Centro de Informação sobre a Pena Capital (DPIC, sigla em inglês).

Lena Baker, eletrocutada em 1945, foi a última mulher executada no estado da Geórgia acusada de assassinato, pena da qual foi oficialmente perdoada em 2005 depois que a Justiça considerou que ela agiu em legítima defesa.

“VIVA”! PREÇO DA GASOLINA SOBE 6% E DO DIESEL 4% NAS REFINARIAS

untitledA Petrobras informou nesta terça-feira (29) que realizou reajustes nos preços de venda da gasolina e do diesel nas refinarias. O aumento anunciado para a gasolina foi de 6% e para o diesel, de 4%. Segundo a empresa, os novos valores entram em vigor a partir das 0h desta quarta-feira (30).

A alta nas refinarias deve resultar em aumento para o consumidor. O percentual, no entanto, não é necessariamente o mesmo: o valor do combustível nas bombas depende de determinação dos postos.

A empresa, endividada em dólar, já vinha sendo pressionada pelo câmbio alto nos últimos meses. Em 2015, o dólar acumula alta de 52% sobre o real.

Do Blog: Viva o PT e o PMDB!

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...