6 de junho de 2024

SENADO MANOBRA E APROVA TAXAÇÃO DE COMPRINHAS

No Senado, o governo ‘passou a perna’ no relator do projeto de Lei que cria o Programa de Mobilidade Verde, o Mover, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), e propôs a retomada do imposto que estabelece a taxação sobre compras internacionais no mérito da proposta. Após a manobra, o Senado aprovou o Mover com a inclusão do jabuti que termina a taxação de compras internacionais até US$50.

 

O retorno da taxa ao texto foi por meio de um destaque apresentado pela liderança do governo e pelas bancadas dos partidos PT, PSD e MDB. O mecanismo de taxação sobre  as vendas, que ficou conhecido como ‘taxa das blusinhas’, vai impactar sites estrangeiros como Shopee, Shein e AliExpress. 

 

Parlamentares votaram de maneira simbólica. Ou seja, a taxação não terá a impressão digital de nenhum senador. Oposição e Governo concordaram com a forma de votação para evitar desgaste político em ano eleitoral. 

 

O governo Lula, por meio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad,  é o maior entusiasta da taxação de compras internacionais. Ao excluir de seu relatório a ‘taxação das blusinhas’, o relator, Rodrigo Cunha,  insinuou que para fazer tramitar a criação de um novo imposto o governo deveria colocar ‘sua impressão digital’. Ou seja, mostrar declaradamente que está pro trás dessa medida. Como já foi aprovada pela Câmara, a taxação das blusinhas não retornará à Câmara. 

UM MORRE E DOIS SÃO PRESOS EM OPERAÇÃO EM CIDADE DO INTERIOR POTIGUAR

Um bandido morreu e dois foram presos em uma operação da Polícia Civil e Militar da cidade de Pau dos Ferros. O grupo é acusado de assaltos, os quais eram cometidos com muita violência. Com um dos presos, os policiais encontraram uma pistola de fabricação caseira e diversos artefatos utilizados para a produção de mais armas artesanais, incluindo uma máquina de solda e uma esmerilhadeira. Em operações anteriores, outras armas artesanais, produzidas pelo mesmo suspeito, já haviam sido localizadas. Além das armas, foram apreendidas 400 gramas de cocaína, crack e dinheiro fracionado.

 

Um quarto homem não foi localizado e encontra-se foragido. Todos os detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

JUIZ IMPEDE BUSCAS EM SEDE DO PT-SP E DÁ PRAZO PARA ENTREGA DA PROVA DO CRIME

O juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo, suspendeu a autorização de cumprimento de mandado de busca e apreensão na sede do PT em São Paulo, mas deu elásticas 24 horas para que o partido entregue material produzido com ataques ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

 

A Justiça foi acionada pelo MDB após jornal produzido pelo PT trazer imagens e informações falsas contra o prefeito. A defesa de Nunes alega que houve mistura de fatos reais com fantasia para atacar o prefeito.

 

O MDB ainda pede que o PT pague multa por campanha eleitoral antecipada.

STF TEM MAIORIA PARA TORNAR JANONES RÉU POR POSTAGENS CONTRA BOLSONARO

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta sexta-feira (14) para tornar réu o deputado federal André Janones (A...