21 de novembro de 2017

POLÍCIA ENCONTRA 130 QUILOS DE MACONHA ENTERRADOS EM TERRENO DA PETROBRAS, NO RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte desenterrou 130 quilos de maconha, nesta terça-feira (21). A droga estava escondida na área rural conhecida como Canto do Amaro, entre os municípios de Mossoró e Areia Branca.







De acordo com o delegado Renato Oliveira, titular da Divisão de Polícia do Oeste (Divipoe), o material foi encontrado após uma denúncia anônima. Traficantes teriam enterrado os entorpecentes no local para buscar em outro momento. "É uma área muito grande, que pertence à Petrobras. Passamos a manhã lá, cavando, até conseguir achar", disse o delegado. 










As informações foram colhidas pela polícia durante uma investigação para identificar responsáveis pelo tráfico de drogas na região. Ainda de acordo com o delegado, já existem suspeitos de serem donos do material apreendido, mas ninguém foi preso até o momento.





Essa foi a maior apreensão registrada pela Divipoe em 2017, até agora.

“BACURAUS NA GAIOLA”! DEPUTADOS, PICCIANI, ALBERTASSI E PAULO MELO VOLTAM PARA A PRISÃO NO RJ

Deputados Edson Albertassi, Paulo Melo e Jorge Picciani, todos do PMDB, chegaram no fim da tarde desta terça-feira (21) à Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, Zona Norte do Rio. O trio se entregou na superintendência da Polícia Federal pouco depois de o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) determinar que eles voltassem à prisão









A cadeia de Benfica é a mesma onde está o ex-governador Sérgio Cabral. Os três parlamentares haviam sido presos na quinta-feira (16), também por determinação do TRF, por crimes investigados na Operação Cadeia Velha, mas foram soltos na sexta-feira (17), após votação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), sem que houvesse notificação judicial. 





Eles são suspeitos de receber propina para defender interesses de empresários de ônibus dentro da Alerj e de lavar o dinheiro usando, por exemplo, empresas e compra e venda de gado. 





Albertassi foi o primeiro a se entregar, segundo nota de sua assessoria divulgada às 15h22. Paulo Melo chegou minutos depois e, Picciani, às 16h30. O trio foi ouvido rapidamente na superintendência da PF, depois foi levado ao IML e, de lá, para Benfica.

ATLETAS JARDINENSES APOIADOS PELA PREFEITURA SÃO MEDALHISTAS NO CIRCUITO ESTADUAL DE TAEKWONDO

A equipe jardinense, Integração Fight de Taekwondo, representou a cidade de Jardim do Seridó em mais uma etapa do circuito estadual em Lajes do Cabugi-RN, no último sábado, 18, sob as orientações dos professores Matheus Fernandes e Gerimário Nunes.









Os atletas conquistaram o quarto lugar geral por equipe, com dezessete medalhas - seis de ouro, cinco de prata e seis de bronze.



Agradecemos a todos que nos apoiaram: a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, pais e comerciantes do município”, disse o professor Matheus Fernandes.

EX- MULHER DE FABIANO “OIÃO” DÁ ENTRADA EM HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ APÓS SER BALEADA NA MÃO

A ex-mulher do perigoso bandido, Fabiano ”Oião”, morto em troca de tiros com a PM de Caicó, em agosto passado, Juliana Virgínia, moradora do João Paulo II, conhecida como a “Ceguinha”, foi baleada em uma das mãos, mas ao ser socorrida para o hospital Regional de Caicó, nesta segunda-feira, (19), preferiu a lei do silêncio.
 
 
Ao negar a autoria do crime, a mulher que tem envolvimento com o mundo das drogas, dificulta o trabalho da polícia, mas, sem sombras de dúvidas, sabe-se que, um tiro na mão é uma “advertência” por parte de algum traficante, ao chefe de facção criminosa, para quem desobedece “as leis” por eles impostas, ou até mesmo por dívida de drogas.

CRIANÇA DE 01 ANO E 8 MESES MORRE APÓS SE ENGASGAR COM PIPOCA NO INTERIOR DA PB

A cidade de Catingueira está chocada com a morte do pequeno Benício, uma criança de apenas um ano e oito meses de idade.
 
 
 
 
O menino morreu nesta segunda-feira (20) vítima de uma parada cardíaca, provocada pelo engasgo de uma pipoca. O fato aconteceu no final na tarde deste domingo (10) em Catingueira.
 
 


A criança chegou a ser socorrida em estado grave pelo SAMU. Os enfermeiros ainda conseguiram reanimá-la e levá-la as pressas para o Hospital Infantil de Patos, mas, por volta das 04h:30m desta segunda, o menino não resistiu a uma parada cardíaca e acabou falecendo.
 
 
 


Benício era filho único de uma  técnica em enfermagem e de um músico bastante conhecidos na cidade.

GOVERNO DO RN NÃO PODE SACAR DINHEIRO DO FUNDO PREVIDENCIÁRIO

O Instituto Previdenciário do Rio Grande do Norte (Ipern) não pode sacar os recursos do Fundo Financeiro do Estado (Funfirn) para pagar salários de aposentados e pensionistas. A informação foi repassada oficialmente pela gerência geral do Banco do Brasil aos representantes do Estado e confirmada pelo procurador-geral adjunto do Estado, João Carlos Coque. O governo queria usar o dinheiro para liberar recursos e pagar os duodécimos dos poderes estaduais, que estão atrasados.
 
 
 
 
 
De acordo com o procurador, o banco informou que os recursos não podem ser sacados até o prazo final das aplicações financeiras em que foram depositados. Elas acabarão entre 2019 e 2021. Ao todo, o fundo conta atualmente com R$ 321 milhões.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Segundo o procurador-geral adjunto, diante da negativa do banco, não há muito o que ser feito do ponto de vista judicial, e o Estado terá que buscar uma solução financeira para a falta de recursos. O procurador ressaltou que o acordo da semana passada não previa o saque, mas sim um estudo para avaliar a possibilidade de sacar.

TJRN RECEBE SELO OURO NO PRÊMIO SELO JUSTIÇA EM NÚMEROS, CONCEDIDO PELO CNJ

O Tribunal de Justiça do RN obteve a categoria Ouro, na premiação do Selo Justiça em Números, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O selo é um reconhecimento aos tribunais que se destacaram por sua excelência em gestão da informação e da qualidade da prestação jurisdicional e foi entregue durante o 11º Encontro Nacional do Poder Judiciário, iniciado hoje (20), em Brasília (DF). O TJRN alcançou a pontuação de 447 pontos na avaliação, dos 590 possíveis. Nos últimos dois anos, o TJ potiguar havia obtido o Selo na categoria Bronze.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Quero falar da minha alegria e da minha satisfação como presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte em receber essa premiação. Esse prêmio, eu dedico a todos os juízes, desembargadores e servidores do TJRN pela grande contribuição dada à Justiça do nosso estado. Nós ganhamos o Selo Ouro depois de dois anos ganhando o Bronze. Agora eu conclamo todos os magistrados e servidores para que no próximo ano nós possamos ganhar o Selo Diamante”, comemorou o presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira após receber a premiação.
 
 
 
 
 
Expedito Ferreira assumiu a Presidência do TJRN no início de 2017 pautando a sua gestão pela melhoria da produtividade jurisdicional e valorização de juízes e servidores. O objetivo é a busca pela excelência dos resultados.
 
 
 
 
 
A secretária de Gestão Estratégica do TJRN, Karine Symonir, atribuiu o resultado alcançado aos esforços dos gestores do Tribunal, com foco em uma gestão colaborativa, com integração entre a Presidência do TJRN, sua secretárias, a Corregedoria Geral de Justiça e demais unidades do Poder Judiciário potiguar; a participação dos magistrados e servidores nas ações estratégicas; o foco nas pessoas para impulsionar os processos. Questões que para a secretária influenciam direta ou indiretamente para a aquisição de uma cultura baseada na estratégia e que trouxeram o resultado alcançado pelo TJRN.
 
 
 
 
 
 
Critérios de avaliação
Ao todo, 89 tribunais brasileiros receberam a premiação - o fornecimento de informações passou a ser obrigatório este ano, conforme a Portaria nº 46/2017 do CNJ. Foram distribuídos quatro selos Diamante, 65 Ouro 16 Pratas e três Bronze.
 
 
 
 
De acordo com o CNJ, além do requisito básico de encaminhamento adequado das informações constantes no Sistema de Estatística do Poder Judiciário (SIESPJ), com atenção aos prazos de preenchimento e à consistência dos dados, também são avaliados outros itens como o nível de informatização do tribunal, uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico e cumprimento de resoluções do CNJ alinhadas à gestão da informação.
 
 
 
 
 
São considerados tribunais com nível de excelência na gestão da informação aqueles capazes de extrair dados analíticos de todas unidades judiciárias, em sistemas padronizados de acordo com as regras das Tabelas Processuais Unificadas (Resolução nº 46/2007) e nos padrões do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) do Conselho Nacional de Justiça.
 
 
 
 
 
Outra novidade importante no regulamento do ano de 2017 é que os tribunais passaram a ser avaliados também pela qualidade da prestação jurisdicional. A eficiência alcançada no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), calculado anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça e publicado no Relatório Justiça em Números, entra como novo requisito de pontuação.

TURISTA MINEIRO MORRE AFOGADO EM PRAIA POTIGUAR

Um turista de Minas Gerais, que passava férias no Rio Grande do Norte, morreu afogado nesta segunda-feira, (20) na praia de Ponta Negra, principal cartão-postal de Natal. Equipes médicas ainda tentaram reanimá-lo, mas não conseguiram. Não havia guarda-vidas do Corpo de Bombeiros no local.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O afogamento aconteceu  em frente ao Astral Sucos. O primeiro a tentar salvar o turista foi um surfista, que o retirou da água. Socorristas de uma ambulância de suporte básico também tentaram reanimar o homem, mas em razão da gravidade chamaram uma segunda ambulância, dessa vez de suporte avançado. Uma nova tentativa de reanimação foi feita, mas também não houve sucesso.

NUTRICIONISTA EXPLICA COMO O CONSUMO DO LEITE PODE SER SUBSTITUÍDO

Em uma dieta, o consumo do leite é um assunto para muitas conversas. Quando o tema é alimentação saudável, a dúvida persiste até na hora de comprar os produtos essenciais do dia a dia.
 
 
 

‘‘O leite possui nutrientes benéficos que podem fazer parte de uma alimentação saudável. O cálcio e as proteínas são exemplos essenciais para saúde dos ossos e dentes’’, ressalta o nutricionista Igor Oliveira, do Hapvida Saúde.
 
 
 
 
 
 
O profissional explica ainda ser possível obter tudo isso de outras fontes que não sejam leites e derivados.
 
 
 
 
 
‘‘A ingestão de vegetais verdes escuros (acelga, rúcula, espinafre, couve, sementes e etc), devem ser maiores para conseguir suprir o consumo do leite. Mas, boas fontes de cálcio também, por exemplo, são peixes como a sardinha e o badejo’’, explica.
 
 
 
 
 
Tudo deve ser levado em questão, já que o consumo do leite pode estimular reações alérgicas e aumento de peso quando realizado de maneira inadequada. ‘‘ O consumo deve ser feito dentro de uma alimentação saudável e com ingestão adequada de nutrientes’’, afirma. 

LADRÕES FURTAM BOI E FOGEM COM O ANIMAL DENTRO DE CARRO EM SC

Um boi da raça nelore foi resgatado pela Polícia Militar em Tijucas, na Grande Florianópolis, na madrugada desta segunda-feira (20), de um carro Gol. O animal havia sido furtado de uma propriedade no município. Os ladrões conseguiram fugir.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A PM fez o resgate do animal depois de ter percebido, durante uma ronda, que um carro estava muito baixo e começou a perseguir o veículo. Os dois homens que estavam no Gol tentaram fugir, mas abandonaram o automóvel no Centro.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ao abrirem o carro, os policiais viram o boi no banco de trás. Os bombeiros foram chamados para ajudar na retirada do animal, que fugiu mas acabou recapturado e mantido no terreno, amarrado, até ser recuperado pelo dono.
 
 
 
Fonte: G1/SC - Foto: Divulgação/Polícia Militar.

MPF DENUNCIA EX-PREFEITO DE CIDADE DO RN POR NÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou duas denúncias e duas ações de improbidade contra o ex-prefeito de Caiçara do Rio do Vento, Francisco Edson Barbosa, “Etinho”, que não prestou contas dos recursos recebidos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), referentes aos exercícios de 2010 e 2011. Além disso, ao fim do seu mandato, encerrado em 2012, ele ocultou os documentos relativos a essas verbas e que deveriam ter sido mantidos nos arquivos da Prefeitura.
 
 
 

 
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassou ao Município de Caiçara do Rio do Vento um total de R$ 26 mil em 2010 e de R$ 16.448,60 em 2011, dentro do PDDE. A quantia deveria ser destinada à melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas e ao reforço da autogestão escolar, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.
 
 
 

Embora a prestação de contas seja uma exigência legal e rotineira - e os gestores não necessitem de qualquer “alerta extra” para cumprir essa obrigação -, o FNDE chegou a enviar ofícios ao Município. Porém, nem mesmo assim o ex-prefeito cumpriu seu dever. Etinho Barbosa sequer respondeu aos ofícios e deixou o tempo transcorrer sem dar qualquer satisfação ao Ministério da Educação, quanto à aplicação das verbas recebidas.
 
 
 

Prejuízos - Autor das ações do MPF, o procurador da República Fernando Rocha lembra que, ao deixar de prestar contas, o ex-prefeito não só descumpriu seu dever, impedindo que se saiba como foram gastos os mais de R$ 42 mil, como também “ocasionou a suspensão do repasse das sobreditas verbas ao Município de Caiçara do Rio do Vento/RN, prejudicando o ensino e o desenvolvimento do município”.
 
 
 

 
Ele poderá responder por supressão de documento (art. 305 do Código Penal), crime de responsabilidade (art. 1º, VII, do Decreto-lei n.º 201/67) e por ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública (art. 11 da Lei 8.429/92). Além da condenação penal, ele poderá receber como sanções a perda da função pública; suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa; dentre outras.
 
 
 

 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...