29 de julho de 2021

PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ E SENAI PROMOVEM CURSO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A Prefeitura de jardim do Serido, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o SENAI, promoveu durante os dias 22, 27 e 29 de julho, nos turnos da manhã e tarde, o Curso: Tecnologias de Cuidados com Feridas, para os profissionais da Saúde e ministrado pela Enfermeira Ivânia Raquel.


Com carga horária de 20 horas e promovido de forma gratuita, o curso teve como objetivo aperfeiçoar os profissionais da Saúde. O Governo Municipal entende que investir em capacitações para os seus servidores é pensar no futuro com ainda mais qualidade nos serviços prestados à população. 

BOLSONARO SANCIONA PROGRAMA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira, (28) o projeto de lei que cria o programa de cooperação Sinal Vermelho para combater a violência doméstica contra as mulheres. Com a medida, o governo, o Ministério Púbico e a Defensoria Pública poderão firmar parcerias com estabelecimentos privados para ajudar a encaminhar denúncias contra os agressores. 

 

A sanção, realizada durante cerimônia no Palácio do Planalto, oficializa para todo o país a medida, que foi implantada inicialmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem agressões nas farmácias. 

 

Nesses casos, os estabelecimentos são treinados para ajudar vítimas de violência. Basta mostrar um X vermelho na palma da mão, pintado com batom ou tinta de caneta, para que o atendente, ou o farmacêutico, entenda tratar-se de uma denúncia e em seguida acionar a polícia.


Durante o evento, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que o presidente Bolsonaro tem compromisso com o combate à violência contra a mulher. 

 

“É uma lei que já pegou. O Brasil inteiro está fazendo um X na mão. É uma lei que está sendo sancionada, mas que já pegou no Brasil. Eu tenho recebido embaixadores, eu tenho recebido contatos de outros países para entender o que é o X na mão. A gente está fazendo história”, afirmou. 

 

Para a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, a sanção do projeto mostra que a sociedade não tolera a violência contra a mulher e que esforços não serão poupados para ampliar a rede de conscientização. 

 

“A violência contra a mulher é um problema de toda a sociedade, e é com coragem e seriedade que a gente tem que tratar a importância dessa pauta”, disse Flávia.

SHOPPINGS, CINEMAS, TEATROS E IGREJAS FUNCIONARÃO COM ATÉ 75% DA CAPACIDADE EM NATAL

A Prefeitura de Natal autorizou que shoppings, teatros, cinemas e igrejas funcionem com 75% da capacidade máxima. A medida foi publicada em decreto na edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial do Município (DOM). 

 

De acordo com o município, essa reabertura aconteceu devido à queda da ocupação de leitos na capital. Segundo o Regula RN, na Grande Natal a ocupação é de 43% nesta quarta. 

 

Também estão autorizados a funcionar com 75% da capacidade máxima; praças de alimentação dos shoppings, parques de diversões, estações de jogos eletrônicos e playgames, circos, museus, celebrações presenciais de cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião.

 

A mesma determinação vale para realização de reuniões corporativas, como treinamentos, seminários, cursos, simpósios e palestras, em auditórios e salões, localizados em instituições públicas e privadas, inclusive empresas e hotéis, além de realização de sessões solenes de colação de grau.

 

A partir de 19 de agosto, todos esses estabelecimentos poderão funcionar com 100% da sua capacidade máxima de ocupação, segundo decreto municipal.

COVID-19: MPF INVESTIGA AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS PARA COMBATE À PANDEMIA NO RN

De janeiro de 2020 até nove de junho deste ano, 30 entes públicos do Rio Grande do Norte podem ter adquirido mais de R$ 577 mil em medicamentos vencidos, utilizando recursos federais repassados pela União. Os indícios de irregularidades serão investigados de forma aprofundada pelo Ministério Público Federal (MPF), a partir de relatório da plataforma Fiscaliza/RN, elaborado por equipe multidisciplinar do MPF, Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).


O procurador da República Fernando Rocha explica que “o objetivo do relatório é traçar hipóteses de irregularidade na aplicação de recursos públicos federais destinados ao enfrentamento da Covid-19”. Segundo ele, “as informações obtidas a partir das técnicas de inteligência digital são caminhos investigatórios para o MPF, que trazem indícios suficientes para autorizar investigações suplementares”.



O Fiscaliza/RN indicou 535 itens de compra com Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es) emitidas no mesmo dia ou após a expiração do prazo de validade. As possíveis aquisições de medicamentos vencidos ocorreram em 26 municípios potiguares, na Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte, no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e no Hospital Colônia Dr. João Machado. O relatório analisou todos os registros de Notas Fiscais Eletrônicas Públicas no período, observando a chave de emissão, seus produtos, as quantidades, os valores unitários, os valores totais, o emissor e o destinatário.



A plataforma é uma solução de tecnologia que permite a fiscalização do emprego de recursos públicos federais no combate à pandemia de covid-19, utilizando a Ciência de Dados e Inteligência de Dados, fruto de parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o MPF e o TCE/RN. Uma das principais funções do Fiscaliza/RN é a extração automática de dados brutos de fontes relevantes – como as NF-es de produtos adquiridos pelos entes da administração pública – e a centralização de suas informações.

5 CAPITAIS BRASILEIRAS TÊM MÍNIMAS ABAIXO DE 5ºC

O frio avança pelo Brasil nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30) e, segundo o Climatempo, há chance de julho terminar com novos recordes entre as temperaturas mínimas no país.

 

Ainda existe possibilidade de neve nas serras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul nos próximos dias. O centro da massa de ar polar chega aos dois estados e o frio deve aumentar ainda mais. Entre as capitais, há previsão de temperaturas abaixo de 5ºC em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Campo Grande.

 

Na quarta-feira, nevou em mais de dez cidades catarinenses. Turistas e moradores foram para as ruas brincar com os flocos que caíram no fim da tarde e durante a noite. No Rio Grande do Sul, mais de 30 cidades registraram queda de neve. Algumas delas já amanheceram com temperatura abaixo de 0ºC nesta quinta.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...