21 de janeiro de 2017

PM ENTRA EM ALCAÇUZ PARA ERGUER MURO DE CONTÊINERES E SEPARAR PRESOS

A Polícia Militar entrou na Penitenciária Estadual de Alcaçuz por volta das 10h50 (horário de Brasília) deste sábado, (21) para erguer um muro de contêineres. O objetivo é separar presos de duas facções que estão rebelados e se confrontando há oito dias dentro do presídio – o maior do Rio Grande do Norte. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
 
 
 
 
  

 
 
 
 
 
Por volta das 11h30, o primeiro contêiner foi transportado para dentro da unidade, ocupada por membros do Batalhão de Choque durante a manhã. Não houve confrontos neste sábado.
 
 
 
 
 
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, equipes da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) estão no local e, após a instalação dos contêineres, vão entrar no presídio para realizar o esgotamento das fossas à procura de corpos no presídio. Três equipes de perícia e duas de medicina legal fazem uma varredura no local.
 
 
 
 
 
A barreira de contêineres, segundo o governo, é uma medida temporária até que um muro definitivo seja construído dividindo os pavilhões 1, 2 e 3 (ocupados por membros do Sindicato do RN) dos pavilhões 4 e 5 (dominados pelo PCC). Os contêineres, cada um com 12 metros, darão lugar a um muro de concreto de 90 metros de extensão. Segundo o governo, a construção do muro levará 15 dias, com blocos de seis metros de altura, a mesma dos muros do presídio.
 
 
 
 
Participaram da ação o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Choque (BPChoque) e Grupo de Operações Especiais (GOE). O helicóptero Potiguar 1, aeronave da Secretaria de Segurança Pública, também está sobrevoando Alcaçuz. No início da operação, os policiais chegaram a usar bomba de efeito moral para evitar qualquer reação dos presos.
 
 
 
 
Fonte: G1/RN - Foto: Fred Carvalho/G1.

REBELIÃO EM PRESÍDIO NO AGRESTE DE PE DEIXA 1 MORTO E 13 FERIDOS

Dententos iniciaram uma rebelião na manhã deste sábado, (21) no presídio de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. A informação foi confirmada pela Polícia Militar. Treze presos ficaram feridos e um morreu, de acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). Quatro presos foram baleados, conforme o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
 
 
 
 
Detentos fizeram uma rebelião no presídio de Santa Cruz do Capibaribe (Foto: Ney Lima/Divulgação)
 
 
 
Três presos conseguiram fugir, segundo a assessoria da Seres. Uma sindicância será aberta pelo governo do estado para investigar o caso.
 
 
 
A polícia ainda não sabe informar a causa da rebelião e disse que o motim já foi controlado. Parentes de presos fecharam parte da PE-160 em protesto. Os familiares estão na frente da unidade prisional aguardando informações sobre os detentos.
 
 
 
 
O presídio estava com 447 presos e a capacidade é para 186, segundo o Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário (Sindasp).
 
 


Três agentes penitenciários estavam de plantão e a rebelião aconteceu no pavilhão, conforme o presidente do Sindasp, João Carvalho.

AL FAZ DOAÇÃO DE 50 VIATURAS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA E SISTEMA CARCERÁRIO NO RN

Em uma iniciativa inédita do Poder Legislativo, com o objetivo de garantir maior capacidade operacional às forças de segurança pública do Estado, especialmente no enfrentamento da grave crise no sistema prisional, a Assembleia Legislativa através do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) anuncia a doação de 50 viaturas para fortalecer a Segurança Pública no Rio Grande do Norte.
 
 


A doação das 50 viaturas feita pela Assembleia conta com a aprovação dos 24 deputados estaduais e irá equipar os policiais militares, civis e agentes penitenciários do sistema de Segurança Pública em todo o Estado.
 
 


"A nossa iniciativa é uma resposta efetiva que a sociedade merece num momento de crise como estamos vivendo e mostra o nosso apoio incondicional no combate ao crime no Rio Grande do Norte", destaca o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).
 
 
 


O presidente do Legislativo destaca ainda que as novas viaturas nas ruas serão importantes para manter a segurança da população, sem desfalcar as forças policiais, especialmente nesse momento de crise no sistema prisional em Natal, Região Metropolitana ou no interior do Rio Grande do Norte.
 
 
 


Além dessa ação de ordem estrutural, o presidente da Assembleia também cria uma Comissão Especial de Segurança Pública e coordenará a autoconvocação dos deputados estaduais, ainda esta semana, para a imediata votação de projetos do sistema de Segurança Pública.

ITEP JÁ IDENTIFICOU 22 CORPOS DE DETENTOS DE ALCAÇUZ

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) já identificou 22 dos 26 corpos recolhidos pelo órgão até o momento da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Todos foram identificados através de exame de papiloscopia, que realiza a comparação de impressões digitais. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os corpos foram identificados como, Jefferson Pedroza Cardozo, George Santos de Lima Júnior, Willian Anden Santos de Souza, Antônio Barbosa do Nascimento Neto, Carlos Clayton Paixão da Silva, Jonas Victor de Barros Nascimento, Marcos Aurélio Costa do Nascimento, Anderson Barbalho da Silva, Cícero Israel de Santana, Marlon Pietro da Silva Nascimento, Eduardo dos Reis, Jefferson Souza dos Santos, Felipe Rene Silva de Oliveira, Charmon Chagas da Silva, Diego Felipe Pereira da Silva, Anderson Mateus Félix dos Santos, Luiz Carlos da Costa, Tarcísio Bernardino da Silva, Francisco Adriano Morais dos Santos, Lenilson de Oliveira Melo Silva, Diego Melo de Ferreira e França Pereira do Nascimento.
 
 
 

O trabalho de identificação tem contado com o apoio de familiares das vítimas e o empenho intenso dos profissionais do ITEP, que também tem contado com o auxílio de uma equipe da Polícia Federal. 

PREFEITO AMAZAN CUMPRIU AGENDA ADMINISTRATIVA EM NATAL

O prefeito de Jardim do Seridó, Amazan (PSD), esteve cumprindo agenda administrativa na capital do Estado, nesta quinta-feira, (19), e sexta-feira, (20), onde visitou alguns órgãos em busca de melhorias para a cidade.
 
 
 
 
 
 
 

 
O gestor esteve na superintendência do IBAMA, com o senhor Clécio Santos, para renovar a concessão do terreno do Horto Florestal para o município. O prefeito também falou da vontade de construir no local uma pista de caminhada, equipamentos esportivos, transformando assim, aquele local, em um ambiente agradável e bonito.
 
 
 

Em seguida, o prefeito esteve no IDEMA onde foi recebido pelo diretor geral, Rondinelle Silva, onde na conversa, ficou acertado a vinda da Caravana Ecológica no mês de março para Jardim do Seridó.

 
 
 
 
Encerrando a agenda, esteve no Comando de Policiamento do Interior (CPI), pedindo aumento do policiamento para o Carnaval 2017 em Jardim do Seridó.

EM VÍDEO, PCC O EXIBE ARMAS E AMEAÇA GOVERNO DO RN

O Primeiro Comando da Capital (PCC), mandou um recado ao Governo do estado em vídeo, onde integrantes da facção exibem o vasto poder de fogo.
 
 
 
 
 
 
 


Cerca de 17 mebros da facção participam da gravação onde pelo menos 15 exibem armas de fogo, sendo um fuzil 7.62, um rifle aparentemente Winshester de calibre não identificado, várias pistolas e revólveres.
 
 
 
 
 
 


A mensagem dos integrantes, fala sobre a organização do PCC, Hierarquia e dá ultimado ao Governo, solicitando a retirada dos integrante do Sindicato do Crime de dentro de Alcaçuz.

MAJOR COSTA VOLTA AO COMANDO DO 6º BATALHÃO DA PM EM CAICÓ

Pela segunda vez, o seridoense Major Costa, assume o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar de Caicó.  A nomeação saiu no Boletim Geral da PM na tarde desta sexta-feira (20).

Vindo do 12º BMP de Mossoró, Major Costa já começa a trabalhar neste sábado, (21).
Do Blog: Boa sorte amigo!

TÚNEL É FECHADO EM CADEIA DE NATAL; NO MESMO DIA, PRESOS ABREM OUTRO

Um dia após a descoberta de um túnel, agentes penitenciários do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte de Natal, encontraram mais uma escavação na unidade. Aconteceu na tarde desta sexta-feira (20).
  
 
 
 
 
Imagem mostra túnel descoberto nesta sexta-feira (20) sob o pavilhão B  (Foto: G1/RN)
 
 
 
 
 
A Cadeia Pública de Natal, como é mais conhecida a unidade, está superlota. Apesar disso, na última quarta-feira (18), recebeu mais 116 presos que foram impedidos de entrar em Alcaçuz – maior presídio do Rio Grande do Norte – onde pelo menos 26 presos foram mortos no fim de semana.
 
 
 
 
 
O túnel encontrado nesta sexta na Cadeia Pública de Natal estava sendo escavado sob uma cela no pavilhão B. Os agentes informaram que na quinta (19) já haviam achado outra escavação, só que no pavilhão A.
 
 
 
 
Para tapar o túnel descoberto na quinta, os presos do A foram colocados no B. Com isso, 405 detentos tiveram que ficar juntos e iniciaram a nova escavação.
 
 
 
Agentes disseram que vão ter que retornar todos os presos para o pavilhão A, que teve o buraco fechado durante o dia, para que os reparos sejam feitos no pavilhão B.
 
 
 
Fonte e Foto: G1/RN.

PROCISSÃO ENCERRA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM FLORÂNIA

Na tarde desta sexta-feira (20), milhares de devotos acompanharam o Pe. Gleiber Dantas de Melo durante a grande procissão que percorreu as principais ruas de Florânia.
 
 
 

 
 
 
 
A manifestação religiosa encerrou as festividades alusivas ao padroeiro São Sebastião, que movimentaram a cidade no período de 10 a 20 de janeiro.
 
 
 
 
Um momento de devoção e fé em homenagem ao glorioso mártir.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...