2 de abril de 2009

ENGENHEIROS DA COSERN VISITAM SANTANA DO SERIDÓ



O Prefeito Iranildo Pereira, querendo colocar um “fim” no “drama” das famílias que estão morando no conjunto das casas populares construídas pelo Governo do Estado em Santana do Seridó, requisitou da cosern a visita de engenheiros responsáveis pela elaboração do Projeto de ampliação da rede de postes que deverão beneficiar as famílias que ali moram.

Por voltas das 10 horas da manhã desta quarta-feira (1º), os engenheiros chegaram a cidade, onde foram recebidos pelo prefeito Iranildo Pereira no prédio da prefeitura Municipal, em seguida foram fazer visitas em diversas ruas da cidade onde necessita de ampliação de rede.

O Prefeito levou os engenheiros ao conjunto habitacional construído no município através do Governo do Estado, todos os dados necessários foram apanhados pelos engenheiros. Um dos engenheiros destacou: "logo que chegarmos a Natal vamos de imediato dar inicio a elaboração do projeto e ficar cobrando da Cosern medidas para que essas famílias tenha logo sua energia" , em nota o Prefeito Iranildo declarou: "estou ciente que vou fazer meu trabalho, que é zelar pelo povo deste município, assim de imediato estamos cobrando da Cosern todas as medidas necessárias para que esse problema se resolva", destacou.





VEREADOR ZECA MELO É CONTRA O PREFEITO, E A FAVOR DO REPASSE PARA O HMRM

Na sessão ordinária da câmara municipal de Jardim do Seridó desta quarta-feira (1º), o vereador da situação, Francisco José, “Zeca Melo” (PMDB), declarou que é totalmente a favor do Prefeito fazer o repasse dos R$ 12.000,00 (Doze mil Reais), garantidos através de uma liminar concedida pela justiça para o Hospital e Maternidade Dr. Ruy Mariz.

O Vereador Zeca Melo, declarou que é favorável ao repasse, após ouvir o colega Iron Júnior relatar que a vereadora Geralda Sampaio (PMDB), havia confidenciado ao mesmo que em conversa com o Prefeito Jocimar Dantas, ele teria garantido que iria repassar o dinheiro da liminar, sem recorrer, o que não aconteceu.

Desde que Jocimar Dantas assumiu a Prefeitura Municipal, que o único hospital da cidade ficou sem a ajuda financeira que sempre foi repassada pelo executivo para a casa de saúde, e na Câmara municipal, o vereador e contraventor do jogo de bicho, que é pai do Prefeito, Joacir Costa, declarou que o repasse não seria feito. “Eu já disse ao (minino), não é pra dá dinheiro pro hospital, o (minino) só vai dá dinheiro se o diretor for do nosso lado, o (minino) não vai dá o dinheiro e pronto", disse.

A declaração do vereador Zeca Melo, deixa o sistema político do prefeito cada vez mais sem argumentos para defender este ato de total descaso com a saúde pública do município por parte do executivo, e mostra que a insatisfação não é só por parte da oposição, além de desabonar a decisão dos outros vereadores da situação que votaram contra o repasse para o hospital Dr. Ruy Mariz.


CARNAÚBA DOS DANTAS PREPARA ESPETÁCULO A CÉU ABERTO

A cidade de Carnaúba dos Dantas se prepara para a Semana Santa, compreendida entre os dias 05 e 12 de abril. Pela 33ª vez aos pés do Monte do Galo, cartão postal do RN, será exibido a céu aberto: a Paixão de Cristo, na Praça dos Romeiros. O espetáculo comporta cerca de 120 atores, moradores do Município, atraindo um público fiel de romeiros e devotos de Nossa Senhora das Vitórias, Padroeira do Monte. É uma encenação simples, onde pessoas da própria comunidade fazem a parte técnica do espetáculo, num misto de fé e vaidade.

A Paixão de Cristo em Carnaúba, segundo a avaliação da comunidade, é tida como a mais importante representação da Via Sacra do estado norte riograndense. A encenação acontecerá em dois dias: na quinta e sexta-feira, dias 09 e 10 de abril, dias em que são lembrados a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
No entanto, nesses últimos anos o público tem diminuído, migrando para outras cidades que, hoje, já fazem o mesmo evento com uma qualidade técnica bem superior ao que tem sido visto. Cabe aos organizadores, a percepção de que há uma necessidade urgente de investimento em infra estrutura e pessoal qualificado. A cidade conta com dezenas de nomes que num grupo maior poderiam fazer a diferença, oferecendo a qualidade técnica necessária. Destacamos nomes como, Vera Dantas(Escambo de Teatro), Isabel Dantas( Professora de Artes do CEFET/RN), Alcebíades Gabriel(Escritor roteirista), Dedé Carnaúba( Grupo Sertão Vivo de Artes), Josevânia Dantas(Escambo de Teatro), Juca Dantas (Cia. Trilhas & Tralhas e Coreógrafo), Sidnei Santos(Ator, Cia. Trilhas & Tralhas), Edmilson de Abreu(Ator e Aderecista), Vagner Cortez(Ator e Professor de Teatro), entre outros.

A encenação da Paixão de Cristo na Semana Santa, festa cristã que acontece sempre 40 dias após as comemorações do Carnaval, é uma das representações culturais mais tradicionais e importantes do país, e será celebrada no dia 10 de abril. O município pernambucano de Brejo Madre de Deus, também conhecido como Nova Jerusalém, é famoso pela grandiosa encenação da Paixão. O espetáculo, recentemente, se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco.

Fonte: Carnaúba Verdade





SENADO ACABA COM PRISÃO ESPECIAL

O Plenário do Senado confirmou, na noite desta quarta-feira (1º), a decisão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) de acabar com a prisão especial para determinadas categorias. Se a votação do Senado for confirmada pela Câmara dos Deputados, o instituto da prisão especial continuará em vigor, mas caberá ao juiz decidir, diante de cada caso, se o preso deve ou não ser colocado em local diverso dos demais, por medida de segurança, independente de sua condição social, profissional ou de seu grau de escolaridade.

A prisão especial continuará valendo também para juízes, ministros de tribunais e membros do Ministério Público (procuradores e promotores). É que esse privilégio está consignado em leis complementares e estas, hierarquicamente, não podem ser alteradas por projetos de leis ordinárias, como é o caso do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 111/08, objeto das votações na CCJ e no Plenário. Está prevista a apresentação de projeto de lei específico para acabar com essas exceções.

O
PLC 111/2008 foi analisado pela CCJ na forma de substitutivo do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator da matéria, que fez o aproveitamento de emendas e rejeitou outras tratando da prisão especial. Ao final, optou por apresentar uma emenda de sua própria lavra, por meio da qual proíbe "a concessão de prisão especial, salvo a destinada à preservação da vida e da incolumidade física e psíquica do preso, assim reconhecida por decisão fundamentada da autoridade judicial". No caso de prisão em flagrante, essa decisão pode ser tomada pela autoridade policial encarregada do cumprimento da medida, conforme a mesma emenda.

A matéria, aprovada primeiramente no dia 20 de março pela CCJ, voltou àquela comissão para análise de emendas apresentadas anteriormente ao seu exame no Plenário. Naquela ocasião, a CCJ, ao aprovar o PLC proposto pelo Poder Executivo, já havia retirado da lista dos que poderiam ter direito à prisão especial pessoas com curso superior, padres, pastores, bispos evangélicos e pais de santo, além de cidadãos com títulos (comendas) recebidos por prestação de relevantes serviços ao país. Restaram cargos como o de senador, deputado, governador e ministro de Estado.

A proposta novamente encaminhada ao Plenário na noite desta quarta sistematiza e atualiza o texto do Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.698/41), no que se refere à prisão, às medidas cautelares e à liberdade provisória. Agora segue para exame na Câmara dos Deputados.

Fonte: Senado online


PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA PAGAMENTO DOS SERVIDORES


O pagamento dos servidores rigorosamente em dia continua sendo prioridade da administração parelhense. A Prefeitura Municipal efetuou nos dias 31 de Março e 01 de Abril, o pagamento dos salários referente ao mês de Março de todos os funcionários públicos municipais. Também será paga amanhã, dia 02 de Abril, a última parcela de precatório no valor de 50 mil reais.

“Iniciaremos agora a negociação para o pagamento de precatório, no valor de 540 mil reais, referente a dívidas adquiridas entre os anos de 1997 a 2000”, afirmou o Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, que reforçou ser prioridade o pagamento em dia.

Apesar da crise financeira mundial que afeta todos os Municípios, Francisco demonstra comprometimento. Uma das iniciativas do prefeito para controlar as dificuldades ocasionadas pela queda do repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM - é a redução do próprio salário. O decreto que autoriza a diminuição de 5% dos salários do Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários e Coordenadores já foi assinado. “A medida entrará em vigor a partir do mês de abril”, confirmou.




ZELENSKY DIZ QUE ENCONTRO ENTRE LULA E PUTIN SERIA ‘UM GRANDE ERRO’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da S...