26 de outubro de 2021

PF INVESTIGA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA E COMBATE CONTRABANDO DE CIGARROS E PRODUTOS FALSIFICADOS NO RN

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, (26), em Mossoró, a segunda fase da Operação Falsos Heróis que investiga as atividades de Organização Criminosa voltada à prática de contrabando de cigarros e produtos falsificados. 

 

Cerca de 70 policiais federais estão cumprindo 16 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal/RN, nos municípios de Apodi/RN, Areia Branca/RN, Grossos/RN, Mossoró/RN, Parnamirim/RN, Natal/RN e  São Paulo/SP.

 

Também foi determinado o sequestro judicial de 21 contas bancárias, bem como a adoção de medidas cautelares diversas da prisão com relação a 11 investigados, incluindo o afastamento da função de dois policiais civis.

 

Conforme restou apurado no inquérito policial, a organização criminosa investigada é suspeita de promover o transporte marítimo de produtos contrabandeados, vindos especialmente do Suriname, e que são internalizados de forma clandestina em pontos da costa potiguar através dos municípios de Areia Branca, Porto do Mangue e Macau/RN, na região do Polo Costa Branca, sendo depois distribuídos para outras unidades da Federação.

 

Durante a deflagração da primeira fase da Falsos Heróis, ocorrida em outubro de 2020, foram reunidos elementos que permitiram identificar outros membros da Organização Criminosa. Desde então, as investigações revelaram que alguns desses indivíduos ascenderam na estrutura hierárquica da ORCRIM, e deram continuidade às suas ações delituosas.

 

Os alvos da operação estão sendo investigados e poderão responder pelos crimes de contrabando qualificado (art. 334-A, §3º, CP) e organização criminosa armada (art. 2º, § 2º, e § 4º, incisos II e V, da Lei 12.850/2013), cujas penas, somadas, podem ultrapassar a 23 anos de prisão.

 

O título da operação "Falsos Heróis" faz referência aos nomes das embarcações (Thor, Hulk e Capitão América) utilizadas para transportar as mercadorias contrabandeadas, bem como remete ao envolvimento de policiais civis que atuavam garantindo a segurança da logística de transbordo e transporte daqueles produtos.

SESAP INVESTIGA MORTES DE 12 BEBÊS EM MENOS DE 1 MÊS NA UTI NEONATAL NO RN

Uma investigação aberta pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte apura 12 mortes de bebês recém-nascidos, em menos de um mês, na UTI neonatal do Hospital Dr. José Pedro Bezerra - mais conhecido como Hospital Santa Catarina - na Zona Norte de Natal. 

 

O trabalho de investigação da vigilância epidemiológica analisa a situação dos óbitos registrados entre os dias 18 de setembro e 16 de outubro, que teriam ocorrido por uma possível infecção hospitalar. Mães que perderam seus filhos dizem que os recém-nascidos morreram por causa de uma bactéria. 

 

Thainará Thamires da Silva conta que teve o pequeno Lorenzo no dia dia 21 de agosto. Ele nasceu prematuro, com 28 semanas. Cerca de um mês após o nascimento, o bebê pegou uma bactéria e faleceu, segundo a mãe. Ela afirma a bactéria teria sido transmitida por outras crianças que estavam internadas no local.

 

A certidão de óbito do bebê tem como causas da morte choque séptico, sepse tardia, enterocolite necrosante e prematuridade extrema.

 

Foto: Ilustração.

CPI DA COVID NO RN VAI PEDIR QUEBRA DE SIGILO DE ENVOLVIDOS EM COMPRA DE RESPIRADORES

Membros da CPI da Covid montada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte anunciaram que vão pedir a quebra de sigilo de mais pessoas envolvidas na compra de respiradores que nunca foram entregues. Os deputados da comissão também anunciaram nesta segunda-feira (25) que vão protocolar um pedido ao governo para que o estado deixe o consórcio. 

 

A compra dos respiradores será o foco das investigações da CPI nas próximas duas semanas. Como o processo que investiga a transação corre em sigilo na Justiça, a comissão vai pedir quebra de sigilo de cinco pessoas envolvidas na aquisição dos equipamentos. 

 

"Na próxima quarta-feira a gente vai apresentar uma série de pedidos de quebra de sigilo, do ex-secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, do irmão dele, bem como dos três empresários envolvidos. A gente já vai entrar com esse procedimento, porque, caso o ministro do STJ não libere o documento, a gente faz um levantamento próprio dessas informações e na próxima semana iniciamos uma série de depoimentos nesse processo", afirmou o presidente da CPI, deputado Kelps Lima (Solidariedade). 

 

Há 10 dias, a comissão aprovou um requerimento pedindo a quebra de sigilo bancário e telefônico do secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. No início do mês, ele foi convocado para prestar depoimento na comissão e ficou em silêncio durante a sessão.

 

A CPI também anunciou nesta semana que irá protocolar um pedido para que o Rio Grande do Norte deixe o consórcio do Nordeste.  

GUEDES ANUNCIA QUE BRASIL TEM RECORDE DE ARRECADAÇÃO E REGISTRA MAIS 300 MIL EMPREGOS

Durante evento com a participação do presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, adiantou dados econômicos que serão divulgados nesta terça-feira (26), antecipando que os números mostrarão arrecadação recorde de impostos em setembro, de acordo com a Receita Federal. 

 

Segundo ele, além disso, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede o saldo de empregos formais, deve vir com mais de 300 mil postos de trabalho criados no país no mês passado. 

 

“A economia está voltando com muita força. Conversava há pouco com o grupo da arrecadação da Receita Federal, novos recordes. Amanhã, possivelmente vão soltar também o Caged; mais de 300 mil empregos todo mês estamos criando”, declarou. 

 

O ministro agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro a confiança em mantê-lo no cargo. “Eu queria agradecer pela confiança do presidente. É sempre assim, eu estou morrendo afogado, ele aparece, renova a confiança e nós continuamos nessa aliança de liberais e conservadores por um futuro melhor do nosso país”, disse.

“VIVA”! RN TEM LITRO DE GASOLINA MAIS CARO DO PAÍS


O RN voltou a ter o maior preço médio do litro da gasolina entre todos os estados do país. Os dados são do último levantamento semanal feito pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

 

Natal também é a capital com o preço médio mais alto, na comparação com todas as outras. Os dados foram levantados pela agência entre 17 e 23 de outubro. 

 

O preço médio do litro do combustível encontrado pela ANP no Rio Grande do Norte foi de R$ 6,948, na semana passada. Em Natal, o valor foi ainda maior: R$ 6,983.

NÚMERO DE MORTES POR COVID NO BRASIL NAS ÚLTIMAS 24 HORAS FICA EM 202

O Brasil registrou nesta segunda-feira (25) 202 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 605.884 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 338 -- abaixo da marca de 400 pelo 14º dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -8% e aponta estabilidade.

HADDAD IMPÕE ‘LEI DA MORDAÇA’ À PRÓPRIA ASSESSORIA, NO MINISTÉRIO DA FAZENDA

Fernando Haddad baixou portaria estabelecendo uma “lei da mordaça” na própria assessoria da comunicação do Ministério da Fazenda, como se nã...