7 de março de 2023

JUSTIÇA DO RN RECEBE DENÚNCIA CONTRA 7 MEMBROS DE GRUPO ACUSADO DE LAVAR DINHEIRO EM IGREJAS

A Justiça do Rio Grande do Norte recebeu uma denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado contra sete pessoas pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. O grupo é investigado na operação Plata, deflagrada do dia 14 de fevereiro deste ano, e que investigou lavagem de dinheiro do tráfico de drogas inclusive por meio de fazendas e igrejas. 

 

A suspeita é de que o grupo criminoso tenha movimentado mais de R$ 23 milhões com a compra de imóveis, rebanhos bovinos e até com o uso de instituições religiosas. De acordo com a denúncia, os réus se associaram para lavar o dinheiro através da aquisição e transmissão de imóveis, realização de depósitos não identificáveis e distribuição de dinheiro em espécie.

 

A investigação realizada pelo MPRN revelou que indivíduos com nenhuma ou quase nenhuma renda declarada movimentaram milhões de reais, sem justificativa aparente. 

 

Provas colhidas ainda apontariam que os envolvidos, em grupos de WhatsApp, discutiam como manter um dos “negócios” ativo após a prisão de um dos investigados por uso de documento falso. 

 

Ainda segundo o MP, as operações financeiras tinham como alvo o Rio Grande do Norte, mas envolviam agentes domiciliados em mais de um terço dos estados do país. 

 

A operação Plata cumpriu sete mandados de prisão e outros 43 de busca e apreensão no Rio Grande do Norte, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Paraíba, e ainda no Distrito Federal. Ao todo, participaram nacionalmente do cumprimento dos mandados 48 promotores de Justiça, 56 servidores e ainda 248 policiais.

 

No RN, os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Natal, Jardim de Piranhas, Parnamirim, Caicó, Assu e Messias Targino. Houve ainda cumprimento de mandados nas cidades paulistas de São Paulo, Araçatuba, Itu, Sorocaba, Tremembé, Votorantim e Araçoiaba da Serra; em Brasília/DF, Fortaleza/CE, Balneário Camboriú/SC, Picuí/PB, Espinosa/MG e em Serra do Ramalho e Urandi, ambas na Bahia.

ADOLESCENTES SÃO ATACADOS POR TUBARÕES EM MENOS DE 24 HORAS NO RECIFE

Uma adolescente foi atacada por um tubarão nesta segunda (6), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A Polícia Militar a identificou como Kaylane Timóteo Freitas.

 

No domingo (5), outro adolescente também foi atacado por um tubarão na mesma praia, e teve a perna amputada.

 

Segundo o HR, uma equipe médica recebeu a vítima desta segunda às 13h20. A jovem passou por cirurgia e teve parte do braço esquerdo amputado. Ainda segundo a unidade de saúde, ela tem quadro de saúde estável, além de estar consciente e orientada, na sala de recuperação.

APÓS REUNIÃO, LULA MANTÉM ENROLADÍSSIMO JUSCELINO FILHO NO MINISTÉRIO

Como se previa, deu em nada o impressionante conjunto de denúncias contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil-MA), com acusação que vão de ocultação de patrimônio a tráfico de influência.

 

Lula prometeu na semana passada que nesta segunda-feira (6) ouviria o ministro, sem jamais haver adotado qualquer iniciativa para investigar as denúncias. Após reunião “muito positiva” com o presidente, o próprio Juscelino anunciou sua permanência no cargo

 

Com essa decisão, Lula quebra uma promessa de campanha de não manter em seu governo nenhum envolvido em irregularidades. Entretanto, Juscelino coleciona uma lista de denuncias e escândalos.

 

A última, Juscelino utilizou um jato da FAB e recebeu diárias para participar de leilões de cavalos em São Paulo, no final do mês passado. 

 

Quando era deputado, destinou verbas do orçamento para asfaltar uma estrada que passa pelas fazendas de sua família, além de ter sonegado informações à Justiça Eleitoral sobre seu patrimônio.

 

Vale ressaltar que a cabeça do ministro deve ter sido poupada, tendo em vista que o União Brasil ocupa a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados. Apoio indispensável para aprovação de pautas de interesse do Planalto. 

 

 

 

PRESIDENTE AFASTADO DE CÂMARA DE CIDADE DO RN TEM PRISÃO DECRETADA APÓS ROMPER TORNOZELEIRA ELETRÔNICA

O presidente afastado da Câmara de Vereadores de João Dias, no Oeste potiguar, Laete Jácome de Oliveira, teve um novo mandado de prisão expedido pela Justiça na última sexta-feira (3) após romper uma tornozeleira eletrônica.

 

Laete tinha sido preso no último mês de dezembro, na Operação Omertà, deflagrada pelo Ministério Público do Estado, que apurava uma extorsão contra o prefeito de João Dias. A família também é investigada por outros crimes como lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

 

O processo no qual a nova prisão foi determinada corre em segredo de Justiça. Apesar disso, o mandado aponta três tipificações de crimes aos quais ele responde, como apropriação de dinheiro ou bem em razão do cargo público que ocupa.

 

Na última sexta-feira (3), a Central de Monitoramento Eletrônico (Ceme) da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) comunicou à Justiça, que a tornozeleira eletrônica do vereador havia sido rompida na manhã de quinta-feira (2) e que, desde então, o órgão não tinha conseguido entrar em contato com o vereador.

 

Diante do fato, o juiz responsável decretou a prisão preventiva de Laete. “Tendo em vista a existência de fato novo após concessão de ordem de Habeas Corpus pelo TJRN em sede de plantão judicial, comunique-se o teor desta decisão ao relator do HC no qual foi concedida a prisão domiciliar ao requerido, remetendo-lhe, ainda, cópia da comunicação enviada pela CEME no que tange ao rompimento da tornozeleira”, determinou.

 

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...