14 de julho de 2015

CARCERAGEM DE DELEGACIA EM NATAL É INTERDITADA PELA COVISA

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) no Rio Grande do Norte voltou atrás na decisão que estabelecia um prazo de 24h para resolver a situação dos 13 homens custodiados na Delegacia de Plantão da Zona Sul de  Natal e resolveu interditar a carceragem da delegacia ainda nesta terça-feira (14). A DP, embora esteja impedida de abrigar novos detentos, funcionará normalmente.

Presos reclamam que estão em um local inadequado  (Foto: Divulgação/Sinpol/RN)

Ainda de acordo com a Covisa, foi mantido o prazo de 24h para que os detentos sejam retirados da sala onde estão ou para que o local seja adaptado com as mínimas condições de higiene.

Segundo o Sindicato dos Policiais Civís e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN), alguns dos presos já estão no local há cinco dias e degetos começam a se acumular na sala. A fiscalização foi solicitada pelo próprio sindicato.

Durante inspeção realizada pela Covisa nesta terça, fiscais atestaram a insalubridade do local. Os detentos estão trancados numa sala que não tem banheiro. Alguns deles estão no local há pelo menos cinco dias.

POLÍCIA FEDERAL APREENDE R$ 3,67 MILHÕES NA OPERAÇÃO POLITÉIA

Além de três carros de luxo, computadores e centenas de documentos, a Polícia Federal apreendeu nesta terça-feira (14) R$ 3,67 milhões em espécie na Operação Politéia, um desdobramento da Operação Lava Jato.

Dinheiro apreendido pela PF na 16ª fase da Operação Lava Jato

Segundo informado, o dinheiro foi descoberto pela manhã, em São Paulo, numa empresa alvo de um dos 56 mandados de busca e apreensão. Devido à grande quantidade de notas, o valor demorou para ser contabilizado.


A PF não confirmou o nome da empresa que é alvo da operação. As buscas aconteceram em seis Estados e no Distrito Federal.


O nome da operação (Politéia) é uma referência ao livro "A República" de Platão, que trata de uma cidade perfeita, cheia de virtudes, onde a ética prevalece sobre a corrupção.

DEPUTADO DIZ QUE OS MUNICÍPIOS ESTÃO SENDO ABANDONADOS

untitledO deputado estadual Tomba Farias (PSB) disse em pronunciamento, nesta terça-feira (14), que os municípios do Rio Grande do Norte estão sendo abandonados. O parlamentar falou sobre os recursos referentes à primeira parcela (0,5%) do aumento de um ponto percentual da alíquota do Fundo de Participação dos Municípios, que passou de 23,5% para 24,5%, conforme previsto na Emenda Constitucional nº 84/2014.


Hoje vejo os municípios sendo abandonados por tudo e por todos. Os prefeitos estão com a mão na cabeça e não vejo nenhum deputado federal ou senador fazer um pronunciamento em defesa dos municípios. A queda do mês foi de 22% em relação a 2014. Na prática os municípios não receberam nada e o aumento de 0,5% desapareceu”, disse Tomba.

Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar falou sobre a operação tapa buracos na região de Tibau do Sul. Ele ressalta que as obras eram pra ter começado há 24 dias e não foram iniciadas.


Tomba Farias fez um apelo ao General Fraxe, diretor do DER, para que os prazos sejam cumpridos.

95% DOS ASSASSINATOS REGISTRADOS EM CAICÓ SÃO DE PESSOAS ENVOLVIDAS COM O TRÁFICO DE DROGAS, GARANTE DELEGADA

wpid-wp-1426629585444A delegada de polícia de Caicó, Drª Mariana Diógenes, disse que aproximadamente 95% das pessoas assassinadas nos últimos dias em Caicó tinha algum envolvimento com o tráfico de drogas.

A conclusão da delegada se deu após um levantamento feito de todos os 19 casos de homicídios que foram registrados em 2015 na cidade.

A afirmação da delegada que mostram a centralização dos motivos dos crimes serem por envolvimento com drogas, deixa claro o crescimento do que o tráfico na cidade.

Do Blog: Então “vamos” combater o tráfico de drogas!

SESSÃO SOLENE MARCA O CENTENÁRIO DA AMÉRICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Em comemoração aos 100 anos de fundação do América Futebol Clube, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta terça-feira (14), uma sessão solene que contou com a participação dos dirigentes do clube, torcedores, autoridades do mundo esportivo e das administrações municipais e estaduais.


O América Futebol Clube foi fundado em 14 de julho de 1915. Em um cenário que prevalecia “as sequelas da primeira Guerra Mundial, qualificada pelos conterrâneos como a Grande Guerra”, como destacou Carlos Gomes, filho de José Gomes da Costa, um dos fundadores do clube alvirrubro.


Na ocasião, foi exibido um breve documentário sobre o centenário, sustentado por detalhes históricos narrados durante o discurso de Carlos Gomes. “O estado vivia um clima de pós-guerra, quando as providências remanchavam o progresso, precisamente pela dúvida da solidez da atividade produtiva e pelo estado precário das finanças públicas. Apesar disso, os jovens se divertiam com jogos triviais, entre os quais o futebol”.


O desembargador Marcelo Navarro fez uma alusão à representatividade da cor da bandeira do time com uma série de símbolos. “É a cor do sangue, da revolução, da vida. O pequeno grupo que fundou o América se tornou uma nação”, destacou. Marcelo Navarro também citou, além das vitórias e conquistas, o desempenho das equipes no futebol amador e de salão e ainda da importância dos eventos promovidos dentro da sede social do América para a formação da identidade dos potiguares.

HOMEM DESTRÓI CASA E CARRO DA EX-MULHER QUE NÃO QUIS REATAR

Um motorista do governo do estado teve um ataque de fúria, destruiu a casa da ex-mulher e jogou o veículo dela contra o muro da residência na Serra, na Grande Vitória. O irmão da vítima disse que o suspeito chegou ao local com um carro oficial do governo. A polícia foi chamada, mas o suspeito fugiu.

Motorista joga carro da ex contra muro, no Espírito Santo (Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta)

A família da mulher disse que o relacionamento da universitária, de  27 anos, com o motorista sempre foi conturbado e marcado por idas e vindas. Há três meses os dois estavam separados.

O homem foi ao local tentar uma reconciliação, mas a universitária não aceitou. O irmão da universitária, que não quis se identificar, relatou que o ex-cunhado ficou nervoso e começou a destruir os eletromésticos e móveis da casa.

Homem também destruiu a casa da ex, no Espírito Santo (Foto: Roberto Pratti/ TV Gazeta)

Segundo o irmão da vítima, o motorista quebrou uma mesa de mármore, jogou uma televisão e um computador do segundo andar e revirou toda a casa.

Em seguida, de acordo com a família, o suspeito destruiu os vidros do carro da ex-mulher e jogou o veículo contra o muro da casa. A Polícia Militar foi chamada, mas quando chegou ao local, o suspeito havia fugido.

A família da universitária relatou à reportagem que o suspeito é motorista do governo do estado e ficava à disposição do Palácio Anchieta. O irmão da ex-mulher disse que o ex-cunhado estava com o carro oficial.

DESMANTELO! ESTRADAS VICINAIS DE JARDIM DO SERIDÓ AINDA NÃO FORAM RECUPERADAS EM 2015

desmantelo copy_thumb[1]Quem quiser qualquer um dos serviços prestados pelas máquinas doadas pelo governo federal ao município de Jardim do Seridó tem que pagar, e por isto é que as estradas vicinais do município ainda não foram recuperadas esse ano.

Desde que chegaram à Jardim do Seridó que as referidas máquinas estão sendo “alugadas” por aqueles que deveriam serem os beneficiários, mas ninguém faz nada para coibir esse tipo de ilegalidade.

Recentemente, durante a festa do padroeiro do Povoado Currais Novos, a máquina recuperou a estrada, mas moradores da comunidade tiveram que pagar para que o serviço fosse executado, como se o executivo municipal fosse uma empresa privada.

Vários moradores da zona rural já foram procurar as secretarias de infraestrutura e de agricultura, mas a “conversa” é mesma, que o serviço das estradas só será feito se os moradores pagarem.

Por fim, resta saber aonde vai tanto dinheiro, como muito bem dizia o ex-padre Jocimar Dantas em seus comícios: “Dinheiro tem e muito, só não sabem administrar!”. E agora Jocimar?

Do Blog: Quando chegar a campanha no próximo ano, eles pegam o dinheiro do próprio povo e da contravenção e compram os “Otários” para passarem mais uns anos mamando e o povo sofrendo. Eu acho é pouco!

FORTE TEMPORAL FERE 19, DANIFICA 50 CASAS E ARRASTA VEÍCULOS NO PR

Um temporal com chuva e ventos fortes deixou pelo menos 19 pessoas feridas na noite desta segunda-feira (13), em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. A tempestade, que começou por volta das 19h, atingiu cerca de 50 casas, conforme um levantamento preliminar do Corpo de Bombeiros. Quinze dos feridos estavam em uma festa de aniversário durante o temporal.

Temporal atingiu cerca de 50 casas em Francisco Beltrão (Foto: Micheli Arenza/RPC)

De acordo com o Instituto Simepar, há a possibilidade de que o temporal tenha sido, na verdade, um tornado que atingiu a região. Contudo, ainda não é possível confirmar essa informação.

Dentre as 50 casas danificadas, pelo menos cinco foram totalmente arrancadas do lugar. Todas ficavam na área rural de Francisco Beltrão.

Nuvem se dissipou com a chegada da chuva (Foto: Vanin Aparecido/ Arquivo Pessoal)

A tempestade também arrastou carros e caminhões, derrubou árvores e postes e matou animais nas propriedades rurais. Além de Francisco Beltrão, há registros de estragos nas cidades de Barracão, Ampere, Santo Antônio do Sudoeste, Pranchita e Bom Jesus, todas próximas à fronteira com a Argentina.

Durante a madrugada, equipes dos Bombeiros, do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), da Polícia Militar e da Defesa Civil devem auxiliar os moradores. Pela manhã, está prevista uma vistoria mais detalhada em toda a cidade, para que os estragos sejam avaliados de forma mais precisa.

Fonte: G1.

CÂMARA DE CAICÓ DERRUBA VETO À EMENDA QUE RETIRAVA REFERÊNCIA À IDEOLOGIA DE GÊNERO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Diante de um plenário lotado, a Câmara Municipal de Caicó apreciou a apreciação ao veto integral do prefeito Roberto Germano à emenda supressiva, de autoria do vereador Leleu Fontes, ao projeto de lei nº 060/2015, oriundo do Poder Executivo, que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação (PME).

voto_genero

Por nove votos a cinco, os vereadores derrubaram o veto de Germano à emenda supressiva que retirava do PME referência à ideologia de gênero. “Votamos com base na formação dos nossos valores, o resultado foi o esperado e tínhamos essa responsabilidade com as famílias de Caicó”, disse o autor da emenda, Leleu Fontes.

PRESOS DEPREDAM PRESÍDIO DO RN EM PRINCÍPIO DE REBELIÃO

Um principio de rebelião foi registrado no inicio da noite desta segunda-feira (13) no presídio da cidade de Nova Cruz, no agreste potiguar.


Segundo a Polícia Militar, cerca de 70 presos que estão no pavilhão 2 fizeram um motim depredando paredes e celas da unidade. Policiais de folga foram acionados para ajudar na contenção dos detentos.

Fonte: 190/RN

EZEQUIEL FERREIRA PROPÕE ISENÇÃO DO ICMS PARA CONSTRUÇÃO DE POÇOS EM CONDOMÍNIOS E RESIDÊNCIAS

Pte. Ezequiel Ferreira3O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza protocolou Projeto de Lei que prevê isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e taxas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, para construção de poços artesianos e semi-artesianos em condomínios residenciais e residências particulares.

A crise hídrica vivida pelo Rio Grande do Norte coloca o nosso Estado em um colapso, portanto, incentivos devem ser dados aos cidadãos que buscam alternativas de abastecimento do seu imóvel com a perfuração de poços”, destaca Ezequiel.

O Projeto de Lei visa incentivar a construção de poços artesianos e semi-artesianos que certamente colaborarão para reduzir o consumo de água, bem como legalizar suas perfurações privadas, principalmente nas localidades de difícil acesso, para que assim seja mais fácil controlar e fiscalizar, evitando a poluição do lençol freático.

Ezequiel enfatiza ainda que a renúncia tributária neste caso é ínfima, comparando-se com o fato de que esses sistemas autônomos perfurados amenizam a alta vazão de água para o abastecimento. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte deu início as articulações com o Governo do Estado, buscando, inicialmente, ações de socorro imediato para a Zona Rural.

Comitê de Ações de Combate à Seca

Com intuito de trazer soluções definitivas para combater a crise hídrica no Estado, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte criou o Comitê de Ações de Combate à Seca e a Frente Parlamentar da Água. O objetivo é focar não só nas dificuldades de abastecimento de água, que atingem a maioria dos municípios, mas também na grave crise econômica na produção agrícola e pecuária do Estado.

Com isto, o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, deixa clara a intenção de todos os deputados na luta por garantia hídrica no Nordeste. "Vamos exercer nosso papel fiscalizador, coletar dados, unir agendas, afinar pleitos regionalmente e cobrar obras estruturantes na região", salienta o deputado.

Além do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira, os deputados George Soares, Galeno Torquato, Gustavo Fernandes, José Adécio e Tomba Farias integram o Comitê.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...