12 de fevereiro de 2011

SECRETÁRIO DE SAÚDE SERÁ CANDIDATO A PREFEITURA DE SANTANA DO SERIDÓ EM 2012

O secretário de saúde da cidade de Santana do Seridó, cidade do Seridó Potiguar, Adriano Gomes, popularmente conhecido como DRIU, foi anunciado como sendo o candidato da situação para as eleições municipais do próximo ano.

Adriano, será o candidato do sistema do atual prefeito, Iranildo Pereira (PMDB). Adriano foi Assessor Administrativo da Prefeitura e agora responde pela secretaria de Saúde na atual administração.


METEOROLOGISTAS SE REÚNEM PARA ANALISAR PREVISÕES CLIMÁTICAS PARA O SEMIÁRIDO NORDESTINO

Meteorologistas do Nordeste e de institutos nacionais, como o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Instituto Nacional de Meteorologia - INMET e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME, estarão reunidos em Natal na próxima semana com o objetivo de definir o comportamento das chuvas no semiárido nordestino para março e maio. A reunião será coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN – Emparn.

A III Reunião de Análises Climáticas para o Semiárido Nordestino será realizada nos dias 17 e 18 de fevereiro, no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, no Centro Administrativo. A abertura do encontro acontecerá na quinta-feira (17), às 8h, no local do evento.

No primeiro dia serão apresentadas mini palestras. Os meteorologistas irão discutir o índice de Susceptibilidade ao Fenômeno da Seca para o Semiárido Nordestino, com palestra ministrada por Josemir Araújo Neves, da EMPARN; e os Modelos Estocáticos para Previsão Climática, tema que será apresentado por Paulo Sérgio Lúcio, da UFRN, e se refere a modelos matemáticos que não oferecem soluções únicas, mas apresentam uma distribuição de soluções associadas a uma probabilidade.

Na sequência, será feita a análise da condição pluviométrica e das condições oceânico-atmosféricas, além de uma audioconferência com o CPTEC/SP, INMET - Brasília e outras instituições de pesquisa. A discussão online servirá para enriquecer o documento final com a previsão climática para todas as regiões do País e, de modo especial, para o Nordeste, de março a maio. As discussões técnicas serão fechadas ao público.

A divulgação da previsão climática ocorrerá na cerimônia de encerramento do encontro, na sexta-feira (18), às 11h, no Auditório da Sape. Na oportunidade, será entregue à sociedade o boletim com a previsão para os meses de março, abril e maio.




NEGOCIAÇÕES ENTRE PREFEITURA DE PARELHAS E PROFESSORES ESTÁ PERTO DO FIM

Há vários dias o prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, que também é professor, vem dialogando com a categoria para chegar a um acordo, onde a prefeitura possa pagar e, ao mesmo tempo, atenda as reivindicações do grupo, quanto ao aumento salarial. Nesta sexta-feira (11), aconteceu mais um encontro no Gabinete, com as presenças do prefeito, a equipe de finanças, vereadores e a diretoria do SINDSERPA (Sindicato dos Servidores de Parelhas).

Na semana passada, Francisco já havia anunciado o reajuste de 6,86% para todos os servidores municipais, mas os professores queriam também que fosse cumprido o plano de cargos, carreiras e salários, aprovado em dezembro de 2009, o que não foi possível fazer, devido à crise financeira, que reduziu consideravelmente o FPM das prefeituras. Cumprir o plano significava ultrapassar os 54% da receita liquida da prefeitura com o pagamento de funcionários, o que não é permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Agora a proposta do sindicato é que o plano seja equiparado em um pagamento dividido em três parcelas. A prefeitura concordou com a proposta, mas sugeriu que fosse assinado um termo, entre ambas as partes, deixando claro que o pagamento do plano só irá acontecer se a receita do município continuar se recuperando nos próximos meses e o aumento não ultrapasse o percentual permitido pela lei. A categoria gostou da idéia, mas levará a proposta para ser apreciada entre os outros servidores, em assembléia. A partir daí, o acordo estará fechado.



BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...