11 de janeiro de 2013

NÍVEL DE RESERVATÓRIOS TEM PRIMEIRA ALTA DE 2013, DIZ RELATÓRIO DO ONS

 

Nível dos reservatórios 10.01 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Relatório divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONSx) aponta que os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste registraram, no dia anterior, aumento no nível de armazenamento de água, o primeiro desde o início do ano.

De acordo com o relatório, as represas localizadas nas duas regiões, e que respondem por 70% da geração hidrelétrica do país, estavam na quinta-feira (10) com as reservas em 28,67%.

Esta é a primeira alta desde 1º de janeiro, quando os lagos registraram 28,9% da capacidade, depois chegar a 28,8% em 31 de dezembro. De lá para cá, o nível de represamento de água no sistema Sudeste/Centro-Oeste caiu até 28,3%, registrado na quarta-feira (9).

Nos últimos dias, a baixa nos reservatórios aumentou o temor de falta de energia no país. As chuvas nos últimos meses ficaram abaixo do esperado, o que levou os reservatórios a níveis semelhantes aos do período pré-racionamento, decretado pelo governo em junho de 2001.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, negou na quarta-feira (9) que esse risco exista. Segundo ele, o Brasil tem “estoque firme” de energia e o abastecimento durante 2013 está garantido.

Nordeste

Entretanto, os reservatórios do sistema Nordeste, segundo parque gerador de hidroeletricidade do país, continuam baixando. Segundo o relatório do ONS, entre os dias 31 de dezembro e 10 de janeiro, o nível de armazenamento de água na região caiu de 32,2% para 29,61%.

De acordo com o governo, a previsão da meteorologia é que as chuvas no Nordeste neste primeiro trimestre de 2013 fiquem abaixo da média para o período. Para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é que chova dentro do normal.

PIADA DO DIA, SEM AMIGOS

untitledO cara chega em casa e pega a mulher com um dos seus melhores amigos:
- Sua tranqueira! O que você está fazendo?
- Calma, amor! Eu posso explicar...
- Não precisa explicar nada... Eu vou matar este cafajeste!
Abre a gaveta do criado-mudo, pega um três oitão e mira na cabeçamigo:
- Não faça isto, Chicão! Pelo amor de Deus...t
Mas o cara não perdoou: Pá, pá, pá! Deu três tiros...
- Olha o que você fez, amor! Matou o coitadinho do Oswaldo!
- Isto é pra ele aprender!
- Você precisa aprender a se controlar, querido! Se continuar agindo dessa maneira em pouco tempo vai ficar sem nenhum amigo!

POLÍCIA PRENDE ACUSADO DE ATIRAR EM JOVEM GRÁVIDA DE 9 MESES

A Polícia Civil de São Paulo identificou e prendeu nesta sexta-feira o suspeito de ter atirado e matado Daniela Nogueira, 25 anos, na noite da última terça (8) no Campo Limpo, zona sul da capital paulista. Daniela estava grávida de 9 meses e ficou internada em estado gravíssimo até a tarde de ontem, quando foi diagnosticada morte cerebral. A família autorizou a doação dos órgãos e o corpo de Daniela foi enterrado hoje à tarde. A filha dela, Gabriela, nasceu em um parto de emergência realizado no hospital e passa bem.

Daniela teve morte cerebral na tarde de ontem Foto: Reprodução

Alex Alcântara Arruda, 22 anos, foi preso após a denúncia anônima de uma pessoa que reconheceu o retrato falado divulgado ontem pela polícia. De acordo com o delegado Lawrence Luiz Ribeiro, do 37º DP (Distrito Policial), responsável pelo inquérito, o preso era procurado pela Justiça desde novembro de 2011 por roubo, crime pelo qual já teve ao menos duas passagens na polícia.

Arruda foi detido na região do Campo Limpo, em uma casa que fica próxima ao local do crime, e encaminhado ao 37º DP. Na tarde de hoje, a testemunha que socorreu Daniela e forneceu as informações que embasaram o retrato falado foi chamada à delegacia, onde ficou diante do suspeito. Segundo Ribeiro, a testemunha identificou Arruda "sem sombra de dúvidas" como o autor do disparo.

"Eu acredito que foi um crime de oportunidade. Temos imagens da Daniela dirigindo sem ser seguida por ninguém. A moto só começa a seguir quando ela se aproxima da casa. Eles viram uma mulher sozinha e decidiram ir atrás", afirmou Ribeiro, em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira.

Desde que foi preso, Arruda permaneceu em completo silêncio - não confirmou, nem negou o crime. A polícia já pediu à Justiça sua prisão temporária. A polícia disse acreditar que o crime foi uma tentativa de assalto e, segundo o delegado, o suspeito foi indiciado por latrocínio consumado - roubo seguido de morte.

No entanto, ainda não há suspeitas de quem é o co-autor do crime, o homem que pilotava a motocicleta flagrada nas imagens das câmeras de segurança do condomínio.

Entre ontem e hoje, de 30 a 40 suspeitos foram ouvidos por serem parecidos com o homem no retrato falado - pardo, magro, de olhos escuros, cabelos raspados e cerca de 1,75 m. Todos foram liberados após não ter sido constatada nenhuma relação com o crime.

POUCAS PALAVRAS, GRANDES ASSUNTOS

 

Quando não sentimos nada, alegria, dor, saudade ou raiva, mesmo que seja ruim, é sinal de que estamos nos transformando em máquinas. O mundo caminha mal quando perdemos a capacidade de sentir, especialmente a presença do outro. Se não vemos os que caminham conosco os tratamos com indeferença e, esta, é a pior das facadas. Acredito que não precisamos mais de tantas máquinas, muito menos de humanos fôrmados num projeto para ser nada. É evidente que é mais fácil não sentirmos, não sofrermos, não lutarmos... isto seria não viver.

PE_RMU~1_thumb[2]

Pe. Rômulo Azevedo da Silva

PROMOTOR APURA DENÚNCIA DE IRREGULARIDADE EM DETRAN DO INTEIRO DO RN

mostra_imagemA Promotoria de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros instaurou Inquérito Civil Público para apurar denúncia que relata dificuldade para obtenção de ficha de atendimento após as 09h30min, tempo excessivo de espera para a realização do atendimento, ausência de digitador para os processos e insuficiência do número de servidores no DETRAN.

O Promotor de Justiça da Comarca Mac Lennon Lira dos Santos Leite determinou a realização de diligências no Detran do Município, em pelo menos dois dias e horários diferentes, a fim de verificar a ocorrência das irregularidades narradas na denúncia, registrando em Termo de Diligência e em fotografias digitais o que se constatar.


Nas diligências, deverão também ser colhidos nomes e endereços de usuários que, eventualmente, tiverem reclamações a fazer contra o órgão, a fim de serem ouvidos Promotoria de Justiça de Pau dos Ferros acerca dos fatos em apuração.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...