6 de abril de 2022

VIVALDO COSTA DEFENDE MEDICINA PREVENTIVA E UTILIZAÇÃO DA VACINA

Instrumento de prevenção de doenças, a imunização através das vacinas foi o principal destaque no pronunciamento do deputado Vivaldo Costa (PV) na sessão plenária desta quarta-feira (6). O deputado afirmou que graças às vacinas, muitas doenças foram controladas e até exterminadas.

 “Quando me formei e fui trabalhar no antigo Hospital Evandro chagas, atualmente Giselda Trigueiro, me deparei com a mortalidade alta de crianças acometidas de sarampo, as mais pobres, mais desnutridas, com o sistema imunológico deficiente por falta de proteína na alimentação. Elas adoeciam e iam a óbito, porque naquela época não existia vacina contra sarampo”, lamentou o deputado.
 

Vivaldo relatou que a chegada das primeiras vacinas contra o sarampo, em navios americanos, obteve o imunizante para os municípios de São José e Caicó e o resultado foi bastante positivo. “Lá fizemos a imunização de parte das crianças e o resultado foi espetacular”, disse.

 Vivaldo finalizou convocando a população a se prevenir contra a influenza. “O lote de vacinas que chegou ao RN será suficiente para vacinar todos os idosos a partir de 60 anos e minha recomendação é que todos que tiverem oportunidade se vacinem porque ela é quem salva vidas”.

DECRETO TORNA FACULTATIVO O USO DE MÁSCARAS NO RN

O Governo do Rio Grande do Norte publicou nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial, o decreto Nº 31.360, que torna facultativo o uso de máscaras de proteção facial em todo o estado.

 

O documento suspende o decreto que estaria em vigor até o dia 8, para colocar em vigência as novas medidas.  A flexibilização é válida para locais abertos e fechados, conforme recomendação do Comitê Científico de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) que discutiu, na noite da terça-feira (5), o quadro epidemiológico e assistencial que aponta para um baixo patamar de casos, óbitos e internações causadas pela covid-19.

 

O texto recomenda que continuem usando máscaras aqueles que pertencem a grupos de risco, como idosos, gestantes e imunossuprimidos; todos que apresentarem sintomas gripais; e no âmbito do transporte público de passageiros.

 

Também lembra que o Decreto Estadual nº 30.940, de 30 de setembro de 2021 determina controle de entrada, mediante comprovação do esquema vacinal em conformidade ao calendário de imunização, em eventos de massa e segmentos socioeconômicos de alimentação (bares e restaurantes), bem como centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar.

 

Não é necessário exigir o passaporte vacinal em eventos e estabelecimentos abertos, com ventilação natural e limitados a 100 pessoas.

 

 

Nos órgãos da administração pública direta e indireta do estado, o acesso, de servidores e do público em geral, continua vinculado à apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19, como estabelece a Portaria Conjunta Nº 01/2022 – Sesap/Sead

EUA ANUNCIAM SANÇÕES A FILHAS DE PUTIN E PROÍBEM NOVO INVESTIMENTO AMERICANO NA RÚSSIA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (6) mais um pacote de sanções à Rússia em resposta à invasão da Ucrânia, incluindo medidas contra as duas filhas adultas de Vladimir Putin, Katerina e Maria. O argumento é que os familiares escondem a riqueza do presidente russo.

 

Katerina Tikhonovna e Maria Putina estão na casa dos 30 anos e raramente são vistas em público. O pai quase nunca as menciona ao falar publicamente, e o Kremlin só as identifica pelo primeiro nome.

 

As sanções as impedem de operar no sistema financeiro americano, bem como congela qualquer bem que tenham nos Estados Unidos, segundo informações divulgadas pela Casa Branca.

 

Os EUA ainda declararam sanções de "bloqueio total" às principais instituições financeiras públicas e privadas russas, Sberbank e Alfa Bank, e informou que todos os novos investimentos americanos na Rússia estão proibidos.

 

A proibição dos novos investimentos será decretada em uma ordem executiva que será assinada pelo presidente americano, Joe Biden. Também fazem parte da lista de sancionados a esposa do chanceler do país, Sergei Lavrov, além do ex-premiê Dmitry Medvedev, bem como Mikhail Mishutsin, atual ocupante do cargo. 

 

Algumas das novas sanções já haviam sido anunciadas pela Casa Branca, como a decisão do Departamento do Tesouro de impedir que a Rússia realizasse pagamentos de títulos de sua dívida soberana com dólares sob jurisdição americana, o que deixa o país mais perto de declarar calote.

 

Fonte: G1

CORPO DE VEREADORA MORTA A TIROS É ENTERRADO NA PB; EX-MARIDO SEGUE FORAGIDO

O corpo de Elinete da Silva Sousa Angelo, de 42 anos, conhecida como Tina de Manoel de Ângelo, assassinada a tiros neste domingo (3), foi enterrado às 10h da manhã desta terça-feira (5), na cidade de Monteiro. O único suspeito do crime, o ex-marido dela, Manoel Angelo da Silva, está foragido.

 

O velório da vereadora aconteceu nesta segunda-feira (4), na cidade de Prata, às 18h. Logo depois, o corpo foi para Monteiro. O cortejo saiu do sítio Santa Catarina às 7h30 e o sepultamento aconteceu no cemitério Jardim de Paz.

PARLAMENTARES REAGEM A AMEAÇA DE LULA DE ‘INCOMODAR’ SUAS FAMÍLIAS

O plano apresentado pelo ex-corrupto Lula a sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de “mapear” as casas dos parlamentares e enviar 50 pessoas para “incomodar a tranquilidade” dos deputados e senadores soou a muitos dos representantes como uma ameaça feita pelo petista.

 

 

“Se relar um dedo em minha família melhor fazer seguro de vida, se algo acontecer com meus filhos esse alerta serve para o mandante”, disse o deputado José Medeiros (Pode-MT). Pedir para incomodar a “mulher e o filho” foi a ‘gota d’água’ para um congressista. 

 

“É para conversar com ele, conversar com a mulher dele, conversar com o filho dele, incomodar a tranquilidade dele”, disse o petista Lula explicitamente. 

 

“Eu acho que surte muito mais efeito do que a gente vir fazer manifestação em Brasília… A gente vai ter que mudar o jeito de pressionar”, detalhou Lula. 

 

Se as casas do “mapa” petista fossem dos ministros do STF, em vez de parlamentares, seria enquadrado no inquérito dos atos antidemocráticos? 

 

Fonte: Cláudio Humberto.

 

 

GOVERNO FLEXIBILIZA USO DE MÁSCARAS NO RN

O Governo do RN irá publicar novo decreto que flexibilizará o uso de máscaras em locais abertos e fechados no estado, conforme recomendação do Comitê Científico de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) que discutiu, na noite desta terça-feira (5), o quadro epidemiológico e assistencial que aponta para um baixo patamar de casos, óbitos e internações. 
 

 

Previsto para ser publicado em edição extra do Diário Oficial do RN (DOE-RN) desta quarta-feira (6), o novo documento irá suspender o decreto que estaria em vigor até o dia 8 para colocar em vigência as novas medidas, que incluirão ainda a orientação do uso contínuo de máscara para todas as pessoas que estejam com sintomas gripais e grupos mais vulneráveis à Covid-19, como idosos e imunossuprimidos.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...