23 de dezembro de 2020

PROJETO DO DEPUTADO UBALDO FERNANDES RECONHECE A FEIRA DO ALECRIM COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO RN

Foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (23) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o projeto de lei n° 382/2019, de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL), que reconhece a Feira do Alecrim como patrimônio cultural imaterial do Estado. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) define como patrimônio imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

 

 

"E assim sendo, a nossa centenária Feira do Alecrim é uma tradição na capital potiguar, que precisa ser preservada para as futuras gerações. Ela se tornou a maior e mais importante referência do bairro e, além do comércio, esta feira se tornou um local de importantes apresentações folclóricas e da cultura nordestina", explica o deputado. "Agradeço aos deputados que nos apoiaram neste reconhecimento e espero que a nossa querida Feira do Alecrim cresça cada vez mais e se torne maior referência de prosperidade para os comerciantes locais", afirma Ubaldo. 

 



História 


A primeira edição da feira aconteceu em 18 de julho de 1920, um domingo, organizada pelo paraibano José Francisco dos Santos acompanhado de três amigos. Apenas algum tempo depois a prefeitura moveu a feira para o sábado, e a partir do ano de 1930 passou a cobrar impostos dos feirantes que ali comercializavam suas mercadorias. Em 12 de junho de 1958 foi colocada uma placa de bronze no atual número 1297 da avenida Coronel Estevam, atestando a realização da feira. Hoje, a tradicional Feira do Alecrim possui 515 metros de cobertura (tendas) num total de 1.056 bancas, banheiros, lixeiras e placas de identificação de produtos que estão separados por tipos de produtos.

ALERTA! BRASIL REGISTRA 963 MORTES POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS E MÉDIA VAI À 776

O país registrou 963 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 188.285 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 776 - valor mais alto desde 17 de setembro, quando foi registrada média de 779 mortes. A variação foi de +21% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

PRESIDENTE DO STJ CONCEDE PRISÃO DOMICILIAR A CRIVELLA E DEFINE USO DE TORNOZELEIRA

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, concedeu nesta terça-feira (22) prisão domiciliar ao prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos). Com isso, Crivella deixará o presídio de Benfica e terá de usar tornozeleira eletrônica.

 

 

O prefeito foi preso no início da manhã desta terça-feira (22) em uma operação da Policia Civil e do Ministério Público local. Crivella foi encaminhado ao presídio no início da noite, após ter a prisão preventiva confirmada em uma audiência de custódia.

 

 

Mesmo voltando para casa, sob monitoramento eletrônico, Crivella seguirá afastado do cargo. O mandato do prefeito termina no próximo dia 31.

 

 

A decisão de Martins atende parcialmente ao pedido dos advogados de Crivella, que queriam a revogação da prisão do prefeito. Para o presidente do STJ, a prisão preventiva é adequada, mas deve ser cumprida em regime domiciliar.

 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...