11 de outubro de 2017

APÓS MORTE DE AGENTE PENITENCIÁRIO, SEJUC SUSPENDE VISITAS ÍNTIMAS E SOCIAIS A PRESOS NO RN

Um dia depois do assassinato do agente penitenciário Thiago Jefferson Bezerra de Lima, morto nesta terça-feira (10), a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) suspendeu as visitas íntimas e sociais nos presídios do Rio Grande do Norte. Dentre as justificativas para a medida, a pasta cita a morte do servidor, mas também enumera outros três casos de atentados contra os agentes carcerários.
 
 
 

 


A suspensão começa nesta quarta-feira (11) e vale por 30 dias. De acordo com a portaria que normatiza a decisão da Sejuc, quatro agentes penitenciários foram alvos de ataques setembro e outubro. O texto do documento assinado pelo secretário Mauro Albuquerque Araújo afirma que a morte de Thiago Jefferson tem “características de execução pela função pública”.
 
 
 
 
 
 
Além disso, Mauro Albuquerque Araújo usa como argumento para suspensão postagens que têm sido feitas em sites na internet, estimulando ataques aos agentes penitenciários. Os ataques seriam retaliação à “rigidez, disciplina e combate aos grupos criminosos dentro do sistema penitenciário”.

 

 

Entre as justificativas para suspender as visitas, Mauro Albuquerque Araújo também cita a tentativa de resgate ocorrida na sexta-feira (6) no Centro de Detenção Provisória da Ribeira. O secretário diz ainda na portaria que o Estado é carente de recursos humanos para “manutenção da ordem e garantia da segurança penitenciária”.

 


As visitas, segundo afirma a Sejuc no documento, têm sido usadas para difusão de mensagens entre presidiários e familiares, servindo para execução de ordens e coordenação das organizações criminosas que atuam no Rio Grande do Norte.
 
 
 
 
 
A necessidade de reformas e ausência de infraestrutura, além das obras em curso nas unidades carcerárias do Estado, também são justificativas usadas pela Sejuc. O secretário Mauro Albuquerque Araújo diz que a suspensão das visitas também se dá porque os agentes precisam realizar revistas e retirar material ilícito de dentro dos presídios para garantir a segurança e o funcionamento do sistema penitenciário.

ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL DE JARDIM DO SERIDÓ VISITAM PARQUE DOS DINOSSAUROS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS

A Escola Municipal Profª. Zélia Costa da Cunha realizou, nesta terça-feira, dia 10 de outubro, um passeio ao Parque dos Dinossauros, no Povoado Cobra, município de Parelhas. A programação foi realizada em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12.
 
 

 


 
Durante o passeio, os alunos visitaram o parque, que é atração para a população seridoense. Ao todo, participaram da atividade extra-classe, cerca de 50 alunos, do 1º ao 4º ano, acompanhados pelos professores daquela instituição.
 
 
 
 
 

 
 
 
Nosso trabalho é realizado com muito planejamento e carinho, agregando os valores de educar, contando com a parceria de toda a comunidade escolar. Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, oferecemos aos nossos alunos uma semana diversificada e lúdica”, explica a diretora, Da Guia.

TCU BLOQUEIA BENS DE DILMA POR PREJUÍZO À PETROBRAS COM COMPRA DE PASADENA

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (11) bloquear os bens de ex-membros do Conselho de Administração da Petrobras, entre eles a ex-presidente Dilma Rousseff, para ressarcir a estatal por prejuízo de US$ 580 milhões causado pela compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.
 
 
 
 
 
 
 
 
Além de Dilma, foram bloqueados os bens do ex-ministro Antônio Palocci; Claudio Luis da Silva Haddad; Fábio Colletti Barbosa; Gleuber Vieira; e do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli.
 
 
 
 
Todos podem recorrer da decisão, tanto no TCU quanto na Justiça. A decisão do bloqueio tem efeito imediato mas, para que ocorra efetivamente, é preciso que o TCU receba a relação de bens. O valor do bloqueio é solidário, o que significa que bens de todos ficam indisponíveis até que chegue ao valor de US$ 580 milhões.
 
 
 
 
 
A área técnica da corte de contas explicou que o bloqueio vale até que o mérito do processo seja julgado, ou seja, até que o TCU condene ou absolva os citados.
 
 
 
 
 
 
A defesa do ex-ministro Antônio Palocci afirmou que só se manifestará depois de ter acesso à decisão do TCU.
 
 
 
 
Em nota, a assessoria de Dilma informou que a ex-presidente vai recorrer da decisão do TCU "para comprovar que não houve qualquer ato ilegal ou irregular que o Conselho à época tivesse conhecimento." De acordo com nota, o conselho soube apenas dois anos depois que as informações que recebeu sobre Pasadena "eram parciais e incorretas".
 
 

A SECRETARIA DE SAÚDE, REALIZOU MAIS UM ENCONTRO COM O GRUPO VIDA LEVE

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó (SMS), realizou mais um encontro com o Grupo Vida Leve.
 
 

 
 
 
 
 
 
Nesse encontro, a Psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, Simone Azevedo, abordou o tema: A importância da autoestima e a percepção da imagem. Foi realizada a dinâmica "terapia do espelho" onde os participantes puderam expressar seus sentimentos e dificuldades sobre sua própria imagem. Além disso, foi feita meditação e auriculoterapia.
 

 
 
 
Já, a nutricionista, Mariza Batista, realizou antropometria para acompanhamento dos participantes.

CRISTIANE DANTAS CRITICA IMPEDIMENTO DE PROCEDIMENTOS POR ENFERMEIROS

A decisão da Justiça Federal proibindo enfermeiros de realizarem procedimentos como o exame preventivo do câncer de colo de útero, o exame de coleta de amostras para diagnosticar a tuberculose, além da prescrição de procedimentos como a mamografia, foi comentada pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) na manhã desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa. O Conselho Federal de Medicina (CRM) ingressou com processo contra o Governo Federal para derrubar a realização de consultas e a prescrição de medicamentos por enfermeiros em estabelecimentos em programas de saúde pública, conforme prevê portaria nº 2488, de 21 de outubro de 2011, editada pelo Ministério da Saúde.
 
 
 


Quero aqui salientar a importância dos médicos na prevenção da saúde, mas entendo que a atuação que até então era realizada pelos enfermeiros e enfermeiras nas unidades de Estratégia de Saúde da Família, é algo complementar ao papel do médico. Sabemos muito bem o grande déficit de médicos que os municípios do Rio Grande do Norte apresentam e essa medida só refletirá ainda mais na demora do atendimento aos pacientes, que em vez de receberem uma orientação rápida ou encaminhamento mais ágil para um tratamento de saúde do câncer de colo de útero, por exemplo, vão precisar retornar mais vezes ao consultório até iniciarem os procedimentos para se tratar e ficar curados”, afirmou a parlamentar.
 
 
 


Cristiane Dantas classificou a medida como prejudicial e um “atraso para a população que já é muito carente do atendimento básico de saúde”. A deputada destacou que  os enfermeiros são capacitados para isso e a portaria que permitia a realização desses procedimentos básicos em nada diminuía a importância do médico e não havia invasão de atribuições em seus papéis específicos.
 
 
 


Direitos



A deputada abordou a aprovação do Projeto de Lei 07 de 2016, que dispõe sobre o direito da vítima de violência doméstica de ter atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado, preferencialmente, por servidores do sexo feminino.
 
 
 


O projeto foi aprovado nesta terça-feira (11) no plenário do Senado Federal e, na prática, implica que as medidas protetivas para protegerem as mulheres vítimas de violência também poderão ser expedidas nas delegacias como medidas de primeira instância, até que o processo chegue ao conhecimento do Poder Judiciário, que poderá ratificar ou não a medida.
 
 
 

A aprovação da matéria precisa ser celebrada, desde já reforçando a sensibilidade da Presidência da República para encaminhar a sanção do projeto para que o mesmo comece a ser executado e dê maior eficácia à Lei Maria da Penha”, disse a deputada que também é presidente da Frente Parlamentar da Mulher.
 
 
 


Por fim, Cristiane Dantas parabenizou o Hospital Infantil Varela Santiago, que no próximo dia 12, completará 100 anos de atuação filantrópica no Rio Grande do Norte.

QUADRILHA ESPECIALIZADA EM FRAUDAR INSS EM JARDIM DO SERIDÓ É PRESA PELA POLÍCIA CIVIL DE PARELHAS

A polícia civil de Parelhas prendeu nesta terça-feira, (10), em flagrante 04 pessoas, 01 homens e 03 mulher, tentando fraudar benefícios previdenciários junto ao INSS de Parelhas e Jardim do Seridó.
 


 




 
 
A quadrilha se utilizava de RG falsos, com fotos deles mas com dados de outras pessoas, para tentar transferir benefícios de outros estados para o RN e assim poder tirar empréstimos no nome dos verdadeiros beneficiários e ainda aqui sacar o valor do benefício.




Todos foram autuados pelos crimes de estelionato, uso de documento falso e associação criminosa. As mulheres, Lindalva Ferreira dos Santos, de 70 anos, Deusuita de Souza Lima, de 50 anos, e Maria Amélia Ferreira Sena, de 35 anos, foram encaminhadas para a delegacia regional de Caicó e Manoel dos Santos, de 66 anos, foi encaminhado ao CDP Parelhas.



 

GOVERNADOR ROBINSON FARIA AUTORIZA CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS PARA SAÚDE

O governador Robinson Faria autorizou a contratação temporária de profissionais da Saúde para atender em hospitais públicos de Natal e região metropolitana. A contratação se dará mediante processo seletivo simplificado, e tem por intuito reduzir o déficit na área de assistência possibilitando a continuidade dos serviços essenciais da rede pública. A autorização será publicada no Diário Oficial (DOE) desta quarta-feira, 11. 
 
 
 
 
 
Serão contratados 553 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e técnicos de raio-x e de laboratório. O secretário de Saúde, George Antunes, explicou que esta medida foi tomada diante da urgência em ampliar o quadro de funcionários. “Estas mesmas vagas serão substituídas posteriormente através de concurso público, também já autorizado”, afirmou. 
 
 
 
 
O edital do processo seletivo simplificado deverá ser publicado até o final de outubro. Ele se dará, explicou o secretário, por meio de análise de currículo. A estimativa é de que todos estes profissionais já estejam atuando até o final deste ano.
 
 
 
 
 
O governador Robinson Faria assinalou que o Governo do Estado está empenhado em reestruturar a Saúde, o que se dá também pela contratação de pessoal. “Não podíamos deixar serviços essenciais em hospitais estratégicos por falta de profissionais. Esta contratação temporária é uma reposta rápida á população, que virá pouco antes da solução definitiva, que é o concurso público”. 

“EU NÃO FIZ NADA'”, DIZ PRIMEIRA DAMA DO TRÁFICO PRESA NO RJ

A mulher do traficante Nem da Rocinha, Danúbia Rangel, negou participação no tráfico de drogas da Rocinha enquanto era conduzida por policiais na Cidade da Polícia, no Jacaré, Zona Norte do Rio, para onde foi levada após sua prisão.
 
 
 
 
"Eu não fiz nada", disse Danúbia, chorando muito, ao ser questionada por repórteres se estava arrependida e se foi expulsa da comunidade. Por volta das 20h20, Danúbia estava na Delegacia de Combate às Drogas, na Cidade da Polícia, prestando depoimento. Em seguida, será encaminhada para o Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio.
 
 
 
 
A prisão de Danúbia foi feita por agentes da 39ª DP (Pavuna) e da 52ª DP (Nova Iguaçu), na Ilha do Governador. No fim de tarde, a "primeira-dama do tráfico" foi levada para a Cidade da Polícia.
 
 
 
 
Ao ser presa, Danúbia saía na casa de uma amiga, dirigindo um carro na Rua Carlos Magno, um dos acessos ao Morro do Dendê. Segundo agentes que efetuaram a prisão, Danúbia não quis dar muitas declarações. Disse apenas que tem poucas informações do marido, já que não podia visitá-lo por estar foragida, e que não sabe praticamente nada da guerra da Rocinha.
 
 
 
 
Segundo os policiais, Danúbia estava sendo monitorada há um mês. Há duas semanas, Danúbia conseguiu escapar de uma operação na comunidade Vila Pinheiros.
 
 
 
 
"Conseguimos quebrar uma importante comunicação da quadrilha", disse o delegado Marco Aurélio Ribeiro, sem dar mais detalhes.
 
 
A criminosa foi expulsa da Rocinha pelo bando de Rogério 157, rival do grupo de Nem na disputa pelo tráfico na comunidade.
 
 
 
 
Segundo investigações, mesmo expulsa pela quadrilha rival, Danúbia ainda tem influência na Rocinha.

 

 

AGENTE PENITENCIÁRIO MORRE APÓS SER BALEADO DENTRO DE CASA NO RN

O agente penitenciário Thiago Jefferson Bezerra de Lima foi baleado dentro da casa onde morava, na Zona Oeste de Natal, na noite desta terça-feira (10), e morreu após dar entrada no hospital.
 
 
 
 
Segundo informações, Thiago Jefferson estava dentro da residência no bairro Bom Pastor, quando os criminosos invadiram o imóvel e atiraram contra ele. O agente penitenciário ainda foi socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

POLÍCIA FAZ BUSCAS POR DROGAS NA CASA DO FILHO DE LULA

A Polícia Civil em Paulínia realizou, nesta terça-feira, 10, uma operação de busca e apreensão na casa de Marcos Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após uma denúncia sobre uso de drogas no local. Nada foi encontrado.
 
 
 
 
 
 
 
 
Marcos Cláudio Lula da Silva, que é filho do primeiro casamento da ex-primeira-dama Marisa Letícia e foi adotado por Lula, foi diretor do Departamento de Turismo e Eventos da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
 
 
 
 
Marcos tentou se eleger vereador na cidade pelo PT, em 2008, mas teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral.
 
 
 
 
A busca e apreensão, feita a partir de denúncia anônima e sem base, não encontrou no local o porte de qualquer bem ou substância ilícita, o que é suficiente para revelar o caráter abusivo da medida.” disse o advogado que defende o filho de Lula.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...