12 de setembro de 2017

PM QUE MATOU ADVOGADA SERIDOENSE A PAULADAS NO RN DEIXOU A PRISÃO PELO MENOS 7 VEZES EM 46 DIAS

Em um mês e meio, mais precisamente entre os dias 15 de julho e 30 de agosto deste ano, o soldado da Polícia Militar Gleyson Alex de Araújo Galvão – que cumpre prisão preventiva em um quartel na Zona Norte de Natal pela morte da ex-namorada, a advogada Seridoense, Vanessa Ricarda de Medeiros – esteve 7 vezes em um condomínio de apartamentos que fica na Zona Oeste da cidade. É o que mostra o controle da portaria do residencial. Lá, em uma dessas visitas, o policial acabou sendo fotografado e filmado tomando banho de piscina.

 
 
 

 

 
 
Foi por causa dessas imagens, publicadas na semana passada, que o comando da PM mandou abrir uma sindicância para apurar se o soldado saiu ilegalmente do quartel. Agora, ao tomar conhecimento dos dias e horários nos quais a presença do soldado foi registrada pela portaria do residencial, o coronel Zacarias Mendonça, comandante do policiamento metropolitano, disse que vai solicitar os registros ao síndico do condomínio e anexá-los ao processo.
 
 
 
 
De acordo com a lista, Gleyson esteve no condomínio duas vezes em um único dia. Isso aconteceu em 16 de julho, quando ele entrou à tarde e à noite. Já no dia 30 de agosto, a entrada aconteceu na madrugada.
 
 
 
 
O soldado deveria ter sentado no banco dos réus em novembro de 2016, mas o júri popular acabou adiado porque o Ministério Público solicitou uma nova avaliação psiquiátrica do policial. Em julho deste ano, o juiz Rafael Barros Tomaz do Nascimento determinou que o soldado fosse submetido a um exame de sanidade mental. O teste chegou a ser marcado para o dia 15 de agosto, mas não aconteceu porque a defesa de Gleyson alegou que ele havia surtado, tendo sido necessário interná-lo com urgência no Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado.

GOVERNADOR DEFENDE COMPENSAÇÃO FINANCEIRA PARA AMPLIAR INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA

Na reunião dos governadores realizada no início da tarde desta terça-feira, 12, na cidade de Diamantina, em Minas Gerais, o governador do RN, Robinson Faria, defendeu um novo modelo de compensações para os estados que permita o encontro de contas com a União.

 
 

 
 

 
Precisamos imediatamente de uma compensação para estas perdas, que refletem na população em áreas primordiais como Segurança Pública”, destacou o chefe do Executivo potiguar.
 
 
 
 
O foco das perdas destacadas pelo governador está na Lei Kandir, que regulamentou a aplicação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Uma das normas desta legislação é a isenção do pagamento de ICMS sobre as exportações de produtos primários e semielaborados ou serviços.

 
 



 
 
A lei gera polêmica entre os governadores de estados exportadores, que alegam perda de arrecadação devido à isenção do imposto nesses produtos. “Desde a promulgação da Lei Kandir, há 21 anos, as perdas nos estados acumularam-se a valores exorbitantes e vêm prejudicando, cada vez mais intensamente, a capacidade do cumprimento das atividades inerentes aos Estados, especialmente Educação, Saúde e Segurança”, destaca trecho da Carta Aberta assinada por oito governadores.  
 
 
 
 
Até 2003, a Lei Kandir garantiu aos estados o repasse, pela União, de valores a título de compensação pelas perdas decorrentes da isenção de ICMS. Mas, a partir de 2004, a Lei Complementar 115 - embora mantendo o direito de repasse - deixou de fixar o valor. Com isso, os governadores precisam negociar a cada ano com o Executivo o montante a ser repassado, mediante recursos alocados no Orçamento Geral da União.
 
 
 
HOMENAGEM
 
Em Diamantina, Robinson Faria recebeu a Medalha Presidente da República Juscelino Kubitschek, também conhecida como Medalha JK. A comenda é concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais para premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que prestam serviços de excepcional relevância à coletividade e que tenham contribuído para o crescimento das instituições políticas e governamentais para o desenvolvimento dos municípios, estados ou do país.
 
 
 
 
 
Antes da entrega, o chefe do Executivo de Minas realçou o orgulho que os mineiros têm em relembrar a trajetória de JK. “Essa lembrança inspira a todos os brasileiros, em meio à tempestade que o país atravessa. E para atravessar e vencer essa tumultuada quadra da nossa história, Minas oferece o exemplo de Juscelino”, destacou.

OPERAÇÃO KODAMA: MPF E PF COMBATEM IRREGULARIDADES NO IBAMA/RN

A Operação Kodama, um trabalho conjunto do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF), vem cumprindo mandados de busca e apreensão em 12 endereços de Natal, Ceará-Mirim, Goianinha e Tibau do Sul, na manhã desta terça-feira (12). O objetivo é coletar informações sobre um possível esquema de irregularidades envolvendo a Superintendência do Ibama no Rio Grande do Norte junto a três empresas de processamento de pescados e um hotel.




 
 
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 14ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, que também determinou a suspensão do exercício da função pública do superintendente do Ibama no RN, Clécio Antônio Ferreira dos Santos. Estão sob investigação, pelo menos, dez decisões adotadas pelo superintendente, dizendo respeito sobretudo ao cancelamento indevido de autos de infração e de sanções administrativas.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE JARDIM DO SERIDÓ DISPÕE DE ESPAÇO LÚDICO PARA CRIANÇAS

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó juntamente  com a Secretaria de Saúde montaram o primeiro espaço lúdico para crianças do município. As brinquedotecas foram montadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é estimular o desenvolvimento infantil por meio de brincadeiras e da interação entre as mesmas.
 

 

 

 

No local, há jogos e brinquedos para diversão dos pequenos. A Prefeitura adquiriu brinquedos de encaixar, com formas geométricas, entre outros itens, com cores e materiais variados.
 
 

 


"Nós já havíamos observado como as crianças ficavam ansiosas todas as vezes que vinham às UBS com os pais ou responsáveis. Então, tivemos a ideia de montar a brinquedoteca para envolvê-las e criar um espaço mais confortável para elas”, disse a Coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Ivânia Raquel.

POLICIAL DIZ QUE MATOU COLEGA PORQUE SOFRIA PERSEGUIÇÃO NA POLÍCIA CIVIL DO RN

O policial civil Tibério Vinicius Mendes de França confessou ter matado a tiros o colega de profissão Iriano Serafim Feitos. Durante seu depoimento no júri popular, Tibério de França alegou que cometeu o assassinato porque sofria perseguição na Polícia Civil, por denunciar esquemas de um núcleo criminoso dentro da instituição.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Segundo Tribunal de Justiça, o Ministério Público pede a condenação do policial pelos crimes de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima) no caso de Iriano, e também por tentativa de homicídio (igualmente qualificado por motivo fútil e impossibilidade de defesa) contra a mulher de Iriano, a advogada Ana Paula da Silva Nelson, que também foi baleada.
 
 
Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi.

MINI FÁBRICA DE CONFECÇÕES MUDA VIDA DE MULHERES EM CIDADE DO INTERIOR POTIGUAR

Trinta famílias de Passa e Fica verão suas vidas mudar com o projeto de Inclusão Produtiva que envolve a construção de uma mini fábrica e uma loja de confecções. A comunidade de Lagoa do Cipoal, que jamais viu algo do tipo acontecer, agora tem uma unidade fabril quase pronta para se orgulhar. Orçado em R$ 244 mil, o projeto é um convênio com o Governo do RN, por meio do projeto Governo Cidadão, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, e tem coordenação da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
 
 
 
 
 
 
 
O prédio que sedia a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade de Lagoa do Cipoal recebeu um anexo e um primeiro andar, que servirão como lojinha para venda das confecções produzidas e fábrica, respectivamente. A obra está em fase de acabamento. A presidente da Associação e agricultora, Cláudia dos Santos Oliveira, comemora os investimentos que a comunidade está recebendo.
 
 
 
 
"Isso nunca existiu aqui. É uma grande oportunidade de renda para essas mulheres, pois a maioria é dona de casa e não possui ganho próprio. É uma forma de elas buscarem o próprio dinheiro e ainda preencherem o tempo", destaca Cláudia. Algumas já costuram, outras vão aprender com as capacitações que serão contratadas pelo projeto.
 
 
 
 
"A ideia das mulheres de Lagoa do Cipoal é confeccionar fardamentos, shorts, blusas, calças e vestidos para todas as idades. A comercialização se dará nas feiras livres do município e na própria comunidade", esclarece Vagner Araújo, secretário de Metas, Gestão e Projetos.
 
 
 
Segundo Cláudia, o próximo passo é realizar a licitação para compra das máquinas de costura e, após isso, criar o regimento interno que irá definir o papel de cada uma no negócio. "Se todas levarem a sério, temos tudo para crescer. Queremos fazer o regimento e definir que se alguém desistir, uma pessoa da família possa entrar e dar continuidade. A ideia é não parar com o projeto", diz.
 
 
 
"Temos uma equipe da Sethas acompanhando e supervisionando toda a obra. A primeira fase foi concluída, a segunda será a aquisição de máquinas e equipamentos para a confecção das peças. A terceira será a realização de capacitações em corte e costura, em informática e em gestão. A quarta etapa será o início da produção das confecções", declara Julianne Faria, titular da Sethas.
 
 
 
Entre os objetivos do projeto de inclusão produtiva estão fortalecer a organização econômica, social e política dos produtores rurais; ter fonte alternativa de geração de renda para as famílias beneficiadas pelo projeto dentro da comunidade onde moram; melhorar as condições socioeconômicas das famílias envolvidas; inserir a mulher no mercado de trabalho; formar um grupo produtivo para dar continuidade ao processo de ação projetada; oportunizar a inserção dessas pessoas no mercado produtivo, utilizando esta mão-de-obra na mini fábrica de confecções; capacitar as mulheres em confecções, em bordado e coleções de acordo com os novos mercados.

SENADOR CIRO NOGUEIRA É ACUSADO POR JOESLEY E SAUD DE RECEBER MALA COM MEIO MILHÃO DE REAIS

O empresário Joesley Batista, um dos do donos do grupo J&F, e o executivo da empresa Ricardo Saud afirmaram em depoimento à Polícia Federal nesta segunda-feira (11) que pagaram propina ao senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, inclusive com a entrega de uma mala de dinheiro de R$ 500 mil e doação não contabilizada na campanha de 2016, quando as doações de empresas passaram a ser proibidas.
 
 
 
Joesley disse também que seus maiores interlocutores sobre tudo o que acontecia com a empresa, dona da JBS, no âmbito da Operação Lava Jato nos últimos três anos foram Ciro Nogueira, o atual presidente da República, Michel Temer, e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.
 
 
 
 
Saud afirma que os delatores tentaram gravar a entrega de dinheiro ao senador do PsP do Piauí na casa de Joesley. Ciro teria colocando a mala no porta-malas de um carro dirigido por seu motorista, mas ele estacionou em um local onde a câmera de segurança da casa não capturou a cena.
 
 
 
 
O executivo também afirma que a perda de gravação mencionada no começo do áudio da conversa entre ele e Joesley que desencanou na prisão de ambos era do vídeo. Saud não faz menção a quando teria sido feito esse pagamento.
 
 
 
 
Joesley deu outra versão sobre uma entrega de R$ 500 mil ao senador e presidente nacional do PP, mas não está claro se ele se refere ao mesmo pagamento mencionado por Saud. Segundo o empresário, o dinheiro em espécie foi entregue na casa de Ciro Nogueira e eram a primeira parte de um pagamento de R$ 8 milhões para o PP ajudar a então presidente, Dilma Rousseff, na votação contra o impeachment - que ocorreu em abril de 2016.
 
 
 
 
O delator afirma que o pagamento foi feito após Gilles Azevedo, ex-assessor de Dilma, lhe pedir para falar com o senador um dia após a saída oficial do PMDB do governo - aprovada por aclamação em março de 2016. Segundo ele, Ciro prometeu que ajudaria, inclusive com o PR, em troca dos R$ 8 milhões.

PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ INICIA AÇÕES DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim do Seridó deu início, nesta segunda-feira (11), às ações da Campanha Setembro Amarelo, para prevenção do suicídio.







Foram abordados pela Psicóloga do NASF, Simone Azevedo, nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde, os fatores de risco, os sinais e comportamento que indicam o pensamento suicida, e informações de onde procurar ajuda. No final, foi realizada dinâmica para incentivar a afetividade e empatia dos participantes.




As ações continuam durante a semana, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

JOESLEY DIZ QUE MANTINHA CONTRATO FICTÍCIO PARA MANTER BOA RELAÇÃO COM EX-MINISTRO CARDOZO

O empresário Joesley Batista, um dos donos da J&F, afirmou em depoimento ao Ministério Público Federal que mantinha um contrato fictício de prestação de serviços para manter boa relação com o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.
 
 
 
 
O pagamento, segundo Joesley, se dava por meio do escritório de advocacia de Marco Aurélio Carvalho, "que emitia mensalmente notas de R$ 70 mil ou R$ 80 mil para contratos fictícios". Sem dar detalhes, o empresário afirmou que parte desse dinheiro iria para Cardozo. Tanto o ex-ministro quanto Carvalho negam.
 
 
 
 
O empresário menciona ainda um jantar na sua casa com Cardozo e Carvalho. Joesley disse ter gravado o encontro. Ele afirmou que a conversa com Cardozo "envolveu a Lava Jato", mas não tinha nada de errado, segundo ele, que queria saber como estava andando a operação a fim de saber se tinha solução para ele fora da colaboração.
 
 
 
 
 
 

BRASILEIRO É PRESO EM FLAGRANTE NA TAILÂNDIA COM 1,3 KG DE COCAÍNA NO ESTÔMAGO

As autoridades da Tailândia detiveram um cidadão brasileiro no principal aeroporto de Bangcoc enquanto tentava entrar no país com 1,3 kg de cocaína no estômago, informou nesta segunda-feira (11) a polícia.
 

 
 
 
A detenção aconteceu após os oficiais identificaram o traficante graças a uma delação, enquanto ele pegava sua bagagem e após chegar em um voo que saiu de São Paulo e fez escala na Etiópia, disse o oficial Utit Chantasri, do escritório antidrogas.
 
 
 
 
 
 
A polícia submeteu o suspeito, Paulo Henrique Pires do Nascimento, de 27 anos, a um teste de raios X, no qual identificou dentro do corpo do brasileiro uma centena de pequenos pacotes.
 
 
 
 
Após a análise, as autoridades confirmaram que a carga era cocaína, avaliada em cerca de 6,5 milhões de bats (R$ 605,5 mil).
 
 
 
 
Durante o interrogatório, o rapaz admitiu a acusação e confessou que devia entregar a droga no dia seguinte a um contato em um hotel da capital. No estabelecimento, a brigada antinarcóticos prendeu outro brasileiro, Elsonias Coleta da Silva, de 35 anos, acusado de ser cúmplice. A polícia informou que o homem nega as acusações e não colabora com a investigação.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZOU CAPACITAÇÃO COM MERENDEIRAS EM JARDIM DO SERIDÓ

A Secretaria Municipal de Educação de Jardim do Seridó realizou uma capacitação de boas práticas de manipulação com as merendeiras das escolas municipais. 
 
 
 
 

 
A capacitação teve como objetivo sensibilizar e informar as funcionárias sobre a importância da higiene pessoal e da manipulação, como também reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos (DTAs).
 
 
 

"As capacitações possibilitam melhorar as atividades realizadas pelas profissionais como também discutir e melhorar a realidade vivenciada em cada unidade escolar" disse a nutricionista Gislani Toscano.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...