30 de maio de 2012

PRESIDENTE DA FAERN SE REÚNE COM DIRIGENTES DO SETOR RURAL DO RN PARA DEFINIR AÇÕES CONJUNTAS

Ontem, terça-feira (29), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira, se reuniu, na sede da instituição, com os dirigentes da ANORC, ANCOC, SINPROLEITE e com o agropecuarista Gustavo Rocha, para fazer uma analise das últimas ações tomadas pelas entidades em favor dos produtores rurais do estado, que enfrentam uma das piores secas dos últimos trinta anos.



No encontro, os representantes do setor rural comentaram sobre a reunião com a governadora Rosalba Ciarlini (ocorrida no dia 19 de maio), sobre a redução do preço do milho cobrado pela Conab, sobre a parceria da FAERN e da Usina Vale Verde para a comercialização do bagaço de cana e sobre as ações de combate a seca dos governos estadual e federal.
Analisamos o atual cenário e debatemos sobre novas ideias que poderão ser úteis no combate a seca no interior. Conversamos sobre o encontro com a governadora Rosalba, que se mostrou sensível aos nossos pleitos e que prometeu colocar em prática, o mais rápido possível, as ações emergenciais de combate ao flagelo da seca”, relatou o presidente da FAERN, José Vieira.

PSD REÚNE PROFESSORES NO PRÓXIMO SÁBADO EM JARDIM DE PIRANHAS

Depois dos encontros com Agentes de Saúde e agricultores, o Partido Social Democrático (PSD) de Jardim de Piranhas, reúne neste sábado, (02), professores, técnicos e comunidade escolar no grande seminário da Educação, que discutirá a situação e as demandas da categoria. O Encontro que tem como tema: "O PSD QUER TE OUVIR", acontece das 8h às 11h na Escola Estadual Machado de Assis.



Os convidados são: a Professora Mestra Regiane Santos de Paiva (UERN) que apresenta a mini-aula “Saberes e competências para o ensino”; o professor João Assis da coordenação do SINTE/CAICÓ, que discutirá sobre o Piso Nacional dos Professores; Fátima Cardoso, coordenadora estadual do SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN), que debaterá sobre Plano Nacional de Educação e um representante da Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do RN (FETAM) que falará sobre Organização Sindical.
Os Encontros Sociais do PSD acontecem em âmbito nacional com vistas a contribuir com as discussões sociais dos municípios. Em jardim de Piranhas, as discussões são mediadas pela Comissão Provisória do partido.

PROJETO POSSIBILITA VACINAÇÃO DE REBANHO CONTRA AFTOSA

Com dispensa de tramitação dos líderes da Assembleia Legislativa foi aprovado hoje (30), o Projeto de Lei de iniciativa do deputado estadual, Walter Alves (PMDB) que torna a FAERN- Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, entidade pública. Com essa medida, a FAERN vai poder receber através de convênio com IDIARN, o valor de R$ 400 mil para comprar 150 mil em vacinas, bem como contratar 80 técnicos para vacinar contra Aftosa grande parte do rebanho do RN.



O projeto de Lei do deputado Walter Alves foi subscrito pelos deputados, Gustavo Carvalho, Ricardo Motta e Ezequiel Ferreira. Durante a sessão o deputado Walter agradeceu a sensibilidade dos líderes na dispensa de tramitação. “Tenho certeza que essa iniciativa vai contribuir para melhorar nossa pecuária”, disse Walter.

A FAERN elogiou a iniciativa do parlamento ao lembrar que é importante para livrar o RN das barreiras sanitárias impostas com a aftosa, em decorrência da dificuldade da compra dos produtores em virtude da seca.

SESSÕES DA CÂMARA DE JARDIM DO SERIDÓ AGORA SÃO TRANSMITIDAS POR RÁDIO FM DE CARNAÚBA DOS DANTAS

As sessões ordinárias da câmara municipal de Jardim do Seridó agora estão sendo transmitidas ao vivo pelo rádio 93 FM da vizinha cidade Carnaúba dos Dantas, todas as terças-feiras a parti das 17hs30mim. A sessão desta semana será realizada excepcionalmente hoje, quinta-feira, (31).

Com a transmissão pela emissora, agora a população pode ouvir em casa os trabalhos do legislativo, e terão oportunidade de saber de tudo que acontece no município, já que outros meios de comunicação da cidade são impedidos de divulgar as falhas da atual administração pública.
Do Blog: Parabéns a direção da emissora! Até que enfim a população vai ouvir a real situação que se encontra o município através de uma emissora.

MEGA OPERAÇÃO DA PF APREENDE 30KG DE COCAINA NO RN E 75 KG DE MACONHA NO GO

Uma mega operação da Polícia Federal conseguiu apreender 30 kg de cocaína no Rio Grande do Norte e mais 75 kg de maconha em Goiás. Batizada de Trator, a ação foi deflagrada em oito estados brasileiros, tendo como foco desarticular uma organização criminosa que vinha praticando tráfico internacional de drogas. De acordo com a PF, 13 pessoas foram presas.


No total, 120 policiais participaram da operação, cumprindo 18 mandados de prisão e mais 22 de busca e apreensão, todos expedidos Justiça Federal da Subseção de Barra do Garças, no Mato Grosso, de onde partiram as investigações. Além do Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Goiás, a ação foi realizada no Mato Grosso do Sul, Ceará, Pará, Rondônia e São Paulo.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, os investigados responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas penas podem ultrapassar 15 anos de reclusão. Todos os presos, depois de interrogados, serão encaminhados às Cadeias Públicas dos respectivos estados, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
A operação recebeu o nome de Trator, tendo em vista que a quadrilha costumava utilizar rodas de trator para camuflarem o transporte dos entorpecentes. Ao longo das investigações, a Polícia Federal conseguiu apreender aproximadamente 300 quilos de cocaína e mais 100 quilos de maconha.
Fonte: Polícia Federal.

PIADA DO DIA; CAIPIRA VELOZ



Um cara acaba de comprar uma Ferrari novinha, e pra estrear, sai pela estrada afora. Indo devagarzinho, avista à frente uma carroça puxada por um boi. O cara nem pensa : engata uma segunda e passa rente à carroça do caipira. Nisso, olhando pro retrovisor, ele vê que a mesma carroça vem lhe perseguindo e vai chegando perto numa velocidade animal ! E passa.... VUMMMMMM ! O cara, abobado, engata uma terceira e acelera pra ultrapassar o diabo da carroça viajando a mil. Dai vem a carroça de novo, passando a Ferrari novinha. Já doido, ele engata uma quinta direto e mete fundo, passando mais uma vez a carroça, agora já a 200 por hora. Hã, lá vem a carroça.... VUMMMMM! Nisto, eles chegam numa parada (sinal, farol, semáforo) e a Ferrari é forcada a frear. E a carroça : VUMM (pra frente)... VUMM (pra trás)... VUMMM... para.O cara abaixa o vidro e pergunta pro caipira qualé a do boi turbinado, e ocaipira diz : - MOÇO, DÁ PRA TIRAR O MEU SUSPENSORIO QUE TÁ PRESO NA SUA ANTENA!!!!????

SAÚDE NOTA 10! UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE ACARI SÃO RESTAURADAS

A Secretaria Municipal de Saúde através do PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica está realizando melhorias nas Unidades Básicas de Saúde, através de restaurações, reformas e aquisição de mobiliários e equipamentos, visando melhorar o acesso dos usuários as Unidades de Saúde, bem como a qualidade dos serviços ofertados nos PSF'S.




As Unidades da Zona Rural: Povoado Gargalheiras e Vaca Brava já foram beneficiadas através de reparos, restaurações e pinturas.
Fonte e fotos: Eduardo Silva.

PROJETO DE FÁBIO FARIA QUE REGULAMENTA PROFISSÃO DE BUGUEIRO TRAMITA NA CÂMARA

A Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável analisa proposta do deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) que regulamenta a profissão de bugueiro. O PL6314/2009 será relatado pelo deputado Irajá Abreu (PSD-TO) e pretende determinar critérios para o exercício da atividade, começando pela exigência decursos de direção defensiva, primeiros-socorros, mecânica e elétrica básica de veículos.


A regulamentação da profissão de bugueiro, estou certo, será vista com bons olhos pela população turística brasileira e internacional, porque a falta de tal regulamentação tem causado aos bugueiros diversos tipos de problemas sociais, trabalhistas e humanos que precisam ser solucionados”, afirma Fábio Faria ao lembrar que estes profissionais oferecem aos turistas algo mais a se admirar no Brasil.
E acrescenta: “Não fossem esses profissionais, as dunas móveis da praia de Jenipabu, no meu Rio Grande do Norte, famosas internacionalmente por sua exuberância, não seriam apreciadas pelos milhares de turistas que visitam o Estado anualmente”. Hoje são quase mil bugueiros explorando praias, dunas e trilhas pelo interior potiguar.
O projeto classifica os bugueiros profissionais em: permissionário, o proprietário do veículo que possui permissão dos órgãos competentes; empregado,quando contratado por uma empresa que possua permissão para explorar o serviço;e colaborador auxiliar, para aqueles motoristas autorizados. Para o bugueiro empregado, fica definida a remuneração mínima de 2 salários mínimos e estabelecida toda a relação com o empregador.

EQUIPE DO CMDRS DE JARDIM DO SERIDÓ-RN FAZ A II VISITA AO RIO SERIDÓ

Uma Equipe do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Jardim do Seridó/RN (CMDRS), percorreu nesta terça-feira (29), o trecho da divisa do Município de Parelhas, passando pelo Município de Santana do Seridó, até a divisa com Jardim do Seridó, vistoriando o córrego do Rio Seridó com relação à vazão da água que passa pelo córrego do referido rio.



Esta ação tem o objetivo de orientar os agricultores das áreas críticas para retirar a vegetação do córrego do rio, o que pode causar o acúmulo da água, piorando sua qualidade e diminuindo assim sua velocidade, quanto a correnteza, em atingir o mais rápido possível todos os ribeirinhos que dela precisam. Com esse trabalho, concluímos que, se houvesse um monitoramento mensal feito pelos órgãos legais, o córrego seria mantido completamente.

APBMS COMEMORA DECISÃO JUDICIAL QUE FAVORECE SUPLENTES DA PM/RN

A Associação dos Praças da Policia e Bombeiros Militares do Seridó - APBMS comemorou nesta terça-feira a decisão judicial  da juíza Ana Cláudia Secundo da Luz e Lemos, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, estabelecendo a continuidade do concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e favorecendo os 824 suplentes da categoria estadual.



O presidência da APBMS acredita que esta decisão vem em boa hora para a população do Rio Grande do Norte que está sofrendo com problemas na área de segurança publica devido a falta de efetivo.
"Acreditamos que essas nomeações vem em ótima hora para a segurança publica do Rio Grande do Norte pois trará as ruas um grande reforço em local que hoje precisam de mais policiais e novos equipamentos como viaturas,  armas e coletes a prova de balas". Disse o Presidente da APBMS.
A convocação dos 824 suplentes da PM/RN também deverá trazer beneficios para a Região do Seridó, O Presidente da APBMS disse que com a convocação dos suplentes o Seridó já sai beneficiado só pelo fato de não correr mais risco de perder PMs transferidos para outras regiões do Estado.

"Nossa luta é para que tenhamos Policiais nomeados para atender também a Região do Seridó,  mais só o fato de não perdemos nenhum PM para outras Regiões já é uma grande vitoria para nossa categoria". Enfatizou João Batista.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...