8 de maio de 2015

ACUSADA DE MATAR FILHO COM VENENO EM SORVETE É PRESA EM FORTALEZA

Polícia constatou pesquisa sobre veneno no computador da mãe (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Cristiane Renata Coelho Severino, acusada de matar o filho, Lewdo Ricardo Coelho Severino, está presa em Fortaleza. Ela se apresentou à Justiça na tarde desta sexta-feira (8) e ficará detida na Delegacia de Capuras (Decap), no Centro de Fortaleza. Cristiane Coelho é acusada também de tentar matar o marido, o subtenente do Exército Brasileiro, Francileudo Bezerra Severino.

Na manhã desta sexta-feira (8), Cristiane Coelho foi considerada foragida por não ter se apresentado ao delegado Wilder Brito, do 16º Distrito Policial, confome estabelecido no mandado de prisão preventiva expedido pela juíza Daniela Lima da Rocha, da 3ª Vara do Júrido Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. Por ter nível superior, Cristiane Coelho deverá ficar em prisão especial, provalmente no quartel do corpo de Bombeiros. Antes disso, ela deverá fazer exame de corpo de delito na Perícia Forense do Ceará (Pefoce), de acordo com titular da Decap, delegado Gustavo Pernambuco.

Ela teve a prisão preventiva decretada na terça-feira (5), pela juíza Daniela Lima da Rocha, que está respondendo pela 3ª Vara do Júri. A juíza também determinou a quebra de sigilo do perfil social em rede social (Facebook) e de e-mails da acusada e da vítima Francileudo Bezerra, relativo ao período de julho de 2013 a janeiro de 2015. A juíza entendeu que o "interesse público deve se sobrepor à proteção constitucional do sigilo individual, para aferição de possível coautoria do delito".

Na decisão, a juíza ressaltou que os laudos periciais somados aos depoimentos e acareações "demonstram, sem margem de dúvida, a materialidade delitiva, prova de onde também exsurgem mais do que indícios de que Cristiane Renata Coelho Severino utilizou-se de veneno para rato, conhecido popularmente por chumbinho, para ceifar a vida do filho e tentar contra a vida do marido”.

Cristiane Coelho foi indiciada no dia 27 de abril por tentativa de homicídio triplamente qualificado contra o então marido, o subtenente do Exército Francileudo Bezerra e por homicído triplamente qualificado do filho. Com a decisão, Cristiane passou à condição de ré em ação penal e tem prazo de 10 dias para apresentar a defesa das acusações.

Entre os agravantes dos crimes estão motivo torpe, com emprego de veneno, com recurso que torna impossível a defesa, além da vítima ser criança e filho de Cristiane. SE condenada, Cristiane Coelho pode pegar até 30 anos de prisão.

O crime
Na madrugada de 11 de novembro de 2014, o subtenente do Exército Francileudo Bezerra e seu filho Lewdo Bezerra ingeriram veneno para rato conhecido como "chumbinho". A substância foi encontrada na pia da cozinha da casa do casal. O pai ficou internado durante 32 dias no Hospital Geral do Exército, em Fortaleza, dos quais em coma por uma semana, e se recuperou.

O militar chegou a ser apontado como suspeito de homicídio, porque no primeiro depoimento a mulher, Cristiane, contou à polícia que ele tinha matado o filho com tranquilizantes e tentado se matar, além de agredi-la. "A Cristiane, que dizia ter sido espancada pelo marido, matou o filho envenenado fazendo uso de sorvete de morango. Não há mais dúvida", afirmou o delegado Wilder Brito, presidente do inquérito.

A motivação do crime, de acordo com as investigações, seria um seguro do Exército de cerca de R$ 150 mil, os soldos do militar e um outro seguro que o subtenente havia feito em nome do filho mais velho. “Ela era a principal beneficiária. O pessoal do Exército, os militares, têm um seguro e ela seria a principal beneficiária. Além disso, além do seguro, ela seria pensionista do Exército, ela não precisaria trabalhar, todo mês o dinheiro ia cair na conta dela”, disse Francileudo Bezerra, em entrevista.

Investigação
A perícia realizada nos equipamentos eletrônicos usados pelo casal - como notebooks e celulares-, aponta que a mãe da criança fazia pesquisas na internet sobre como envenenar pessoas com chumbinho desde o dia 29 de outubro. "Ela pesquisou como matar uma pessoa envenenada, de como seria a dosagem (...). O tempo para matar uma pessoa envenenada dura de 30 minutos a duas horas, dependendo da dosagem, do aspecto físico da pessoa. No caso da criança, é de 30 minutos. Ela estudou tudo isso durante o período em que ela dizia que estava dormindo", diz.

O documento detalha os termos de busca: "quanto tempo leva para morrer quem ingeriu chumbinho?"; "abordagem dos envenenamentos e das dosagens excessivas de medicamentos"; "matou mulher e ingeriu chumbinho"; "menina de 12 anos morre após ingerir chumbinho em Paulista"; "os elementos da morte" e "suicídio".

"Com a extração dos primeiros dados, nós percebemos que ela também ficou em redes sociais após a morte do filho, discutindo com os internautas, com as pessoas que estavam em uma rede social. Ela montou uma estrutura de defesa para ela. Mas se ela era a vítima, porque aquele comportamento sempre de defesa?”, questiona o delegado. De acordo com Wilder Brito, o planejamento do crime começou em junho de 2014.

Depois de cinco meses, o delegado Wilder Brito não tem dúvidas de que a mãe é responsável pelo assassinato do filho de 9 anos. "Não há uma prova, é um conjunto de provas que demonstra cabalmente que fica impossível a defesa fazer contestações (...). Cada laudo complementa o outro", explica o delegado.

GOVERNADORES DO NORDESTE SE REÚNEM EM NATAL

Na sexta-feira (08), Natal recebeu o terceiro Encontro dos Governadores do Nordeste. Governadores, secretários, parlamentares e prefeitos estiveram reunidos no Centro de Convenções para debater políticas públicas comuns a região. Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy e Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger proferiram palestras aos participantes da reunião.

Enccontro Gover NE

O deputado federal Felipe Maia, presente ao evento, comentou sobre a importância da união dos governadores para discutir as dificuldades orçamentárias que atinge não somente a região, no entanto o Brasil inteiro. “O que os governadores escutaram neste encontro foi uma promessa de ‘arrocho fiscal’, o que já temos acompanhado no Congresso Nacional. O ministro pediu a compreensão aos governadores, todavia não apresentou soluções para os nossos problemas como a liberação de verbas para a construção da adutora de engate rápido que vai amenizar a situação das cidades de Currais Novos e Acari, por exemplo” completou o parlamentar.

No final do evento foi elaborada a carta de Natal, documento com as principais reivindicações dos governantes, como: ICMS unificado; convalidação dos incentivos fiscais; ampliação de novos financiamentos aos estados; ações de combate à seca, dentre outros pontos.

NILDSON DANTAS CONTINUA FECHANDO PARCERIAS PARA CÂMARA ITINERANTE

O presidente da Câmara municipal de Caicó, vereador Nildson Dantas (PROS), continua fechando parcerias visando à realização da Câmara itinerante que vai acontecer no dia 27 de maio, começando pelo bairro de Boa Passagem, zona Norte de Caicó.

_CMC_Parcerias1_CMC_Parcerias2

Nesta quinta-feira (07), Nildson Dantas esteve visitando o SENAI, SENAC, TRE e 1° BEC (Batalhão de Engenharia e Construção). Todas as instituições receberam o projeto apresentado pelo vereador, e se comprometeram em participarem do projeto.

_CMC_Parcerias3_CMC_Parcerias4

A Câmara itinerante vai realizar um dia de cidadania nos bairros com Mutirão de combate a dengue, aferição de pressão, testes glicêmicos, esclarecimentos jurídicos, informações na área da saúde, dentre outros. “Vamos realizar um grande evento para aos moradores da zona Norte. E desde já quero agradecer a todos os nossos parceiros”, disse Nildson Dantas.

INVASORES SÃO RETIRADOS DE CASAS EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Invasores de 19 casas no distrito de Barreiros, em São Gonçalo do Amarante, foram retirados pelas polícias militar e civil. A ação é o desdobramento da reunião ocorrida na última terça-feira (5) entre Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Companhia Estadual de Habitação (Cehab), polícias Militar e Federal para discutirem as providências com relação à insegurança nos empreendimentos de habitação popular do Minha Casa, Minha Vida e do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), ambos executados pela Caixa Econômica Federal.

Foto 02

A ação conjunta das polícias Militar e Civil promoveu a retiradas de homens que invadiram os imóveis que ainda estão em construção. A Cehab e a Caixa Econômica Federal foram informadas da invasão pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e no dia seguinte foi providenciada a retirada dos invasores.

Foi uma ação tranquila e rápida. Como fazia poucas horas que eles tinham invadido, foi mais fácil promover a retirada. O importante é que os verdadeiros beneficiários poderão usufruir do seu imóvel”, ressaltou o superintendente em exercício da Caixa, Carlos Antônio de Araújo.

Foto 01

Segundo a titular da Sethas, Julianne Faria, há diversos relatos de que moradores de diversos empreendimentos estão sendo intimidados e sofrendo ameaças para saírem dos seus imóveis. Somente no empreendimento Vivendas do Planalto são 68 casos de unidades do Minha Casa, Minha Vida apropriadas ilegalmente. Será encaminhado ao Ministério das Cidades a solicitação para compra de equipamentos de vigilância, pois já existem recursos que podem ser utilizados para este fim. Além disso, as ocorrências serão encaminhadas para a Polícia Federal e Polícia Militar para que sejam tomadas as providências pertinentes a cada caso.

TJRN E FIERN RENOVAM CONVÊNIO QUE PROFISSIONALIZOU 119 APENADOS EM 2014

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e a Federação das Indústrias do RN (Fiern) renovaram na manhã de hoje (7) o convênio para promoção de cursos profissionalizantes para cumpridores de penas e medidas alternativas, apenados do regime aberto e beneficiados com o livramento condicional. Apenas no ano de 2014, 119 pessoas nessas condições foram encaminhadas pelo programa Novos Rumos na Execução Penal, do TJRN, para aprendizagem de profissões como eletricista industrial, soldador, torneiro mecânico e costureiro industrial em cursos oferecidos por órgãos ligados à Fiern.

Ao assinar o segundo Termo Aditivo ao Convênio nº 13/2013-TJ juntamente com o presidente da Fiern Amaro Sales, o desembargador Claudio Santos destacou a importância da parceria entre as instituições possibilitando aos detentos o exercício de uma profissão. “Essa parceria demonstra a necessidade de integração de toda a sociedade no sentido de atender a lei no que trata de oportunizar aos detentos voltarem a ter uma vida normal em sociedade. Queremos oportunizar a ressocialização dos apenados para que eles voltem a conviver em sociedade”, ressaltou o presidente do TJRN.

Claudio Santos falou sobre a intenção do Judiciário potiguar em ampliar as oportunidades de ressocialização dos presos em parcerias com todos os segmentos sociais do RN. “Pretendemos ampliar para outros setores da atividade privada do RN, de maneira a envolver cada vez mais todos os segmentos sociais nesse propósito de fazer mais humano o sistema penitenciário do RN”.

O presidente da Fiern disse que a entidade vem dar sua contribuição para a Justiça do RN e para a sociedade, principalmente para as pessoas que não tiveram a oportunidade da ressocialização. “Entendemos que esse trabalho desenvolvido pelo TJ em parceira com o Sistema Fiern traz dias melhores para pessoas esquecidas no anonimato, trazendo a oportunidade de terem uma vida profissional”.

Amaro Sales incentivou outros segmentos da sociedade a se envolverem nesse trabalho. “Uma grande contribuição pode ser dada no futuro. Entendemos que a sociedade como um todo precisa fazer sua parte. Nesse momento a indústria do RN, através do Sistema Fiern, e o Tribunal de Justiça estão fazendo essa parte”.

O novo aditivo prorroga o prazo de vigência do Convênio até 10 de maio de 2016, passando a totalizar 36 meses.

JOVEM TENTA MATAR ADOLESCENTE ACUSADO DE MATAR SEU PAI EM CURRAIS NOVOS

Por volta das 18h30min. desta quinta-feira, (07) uma tentativa de homicídio foi registrada no pátio da emergência do Hospital Regional de Currais Novos, onde o jovem Cleiton Fernandes de Lima, de 18 anos, tentou contra a vida de um adolescente de 16 anos, principal suspeito de ter matado o seu pai, “Velho da Burra”, assassinado há poucos dias. O adolescente foi alvejado no pé direito e está com a bala alojada no tornozelo.

DSC03660

Segundo testemunhas pelo menos 06 disparos foram efetuados contra o menor. Um dos disparos atingiu uma janela e entrou na sala de emergência onde o médico atendia os pacientes, ouve pânico e correria, a sala de espera da emergência estava lotada.

Ferido no pé, a vítima disse que Cleiton estava em companhia de outro jovem de nome Raul, e que os dois fugiram em uma moto de cor vermelha.

Com informações e fotos de: PM Currais Novos - Montagem fotos: Paulinho Filho.

SECRETÁRIOS DE TRIBUTAÇÃO DO NORDESTE DISCUTEM TÓPICOS DO CONVÊNIO 70

Os secretários de Tributação dos nove estados nordestinos reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 7, para discutir pontos comuns à região, entre eles, o chamado Convênio 70, que prevê o fim da guerra fiscal em 15 anos e uma mudança na distribuição da alíquota do ICMS em oito anos. A reunião antecede o Encontro dos Governadores do Nordeste, que será realizado em Natal nesta sexta-feira, 8.

07 05 2015  Encontro dos secretários fot Vivian Galvão_-4

O secretário de Tributação do Rio Grande do Norte, André Horta, explicou que três estados nordestinos ainda não assinaram o convênio 70. Além do RN, estão de fora o Ceará e Pernambuco. “O que se está buscando é que eles consigam convergir a esta mobilização nacional”, afirmou, ponderando que é preciso que haja algum tipo de ganho bem visível para que a adesão compense.

O que está de mais consenso aqui é a questão do pagamento antecipado das verbas compensatórias dessa transição. Quando acontecer esta transição, nós vamos perder muito a força de manutenção de investimentos industriários, porque a gente está baixando a alíquota na origem”, destacou.

O convênio 70 regra a mudança de distribuição do ICMS nas distribuições interestaduais, diminuindo alíquota para os estados de origem. Uma carta de intenções será entregue aos governadores apontando sugestões de como o convênio pode ser viabilizado.

POLÍCIA IDENTIFICA PRESOS SUSPEITOS DE ESCAVAR TÚNEL PARA ROUBO EM NATAL

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte identificou os seis homens detidos pela Polícia Militar no último domingo (3) e confirmou, que foi a partir da prisão deste grupo, que foi descoberto nesta quarta-feira (6) o plano para o roubo ao cofre da empresa de transporte de valores Brinks, na Zona Oeste de Natal. Com 50 metros de extensão, sistema de iluminação e ventilação, um túnel foi aberto a partir da residência para dar acesso aos criminosos ao interior do cofre. A polícia ainda espera fazer novas prisões.

A assessoria de comunicação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirmou que quatro dos suspeitos presos são paulistas: Sérgio Barbosa Lúcio, de 35 anos, Adilson Gomes da Silva, de 41, Francisco Paulo Batista Costa, 38, e Roberto Rocha Guimarães, de 31 anos. Os outros são Leonardo Alves de Souza, também de 31 anos, que nasceu no Ceará, e Pedro dos Santos, de 50, natural de Sergipe.

O grupo foi detido pelo Batalhão de Choque da PM no domingo (3) após uma denúncia anônima. A pessoa que ligou contou que os homens integravam uma quadrilha que estava realizando assaltos a caixas eletrônicos. A polícia foi à residência, localizada na rua Conselheiro Tristão, no bairro da Redinha, e encontrou dentro do imóvel diversos materiais que são usados para furar chapas de aço, cabos de fibras óticas, mais de R$ 2 mil em dinheiro e uniformes de empresas. Os seis foram levados para a delegacia e um Fiat modelo Doblò apreendido.

Túnel foi escavado com sistema de iluminação e ventilação. Areia retirada foi armazenada em sacos de areia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Em depoimento, ainda de acordo com a Polícia Civil, alguns dos suspeitos confirmaram que o grupo realiza arrombamentos em caixas eletrônicos. Além disso, também confessaram que iriam, já nos próximos dias, arrombar terminais bancários que ficam dentro de duas grandes redes de supermercados e eletroeletrônicos em Natal.

AINDA BEM! NAVE RUSSA SE DESINTEGRA AO REENTRAR NA ATMOSFERA DA TERRA

A aeronave espacial não tripulada Progress se desintegrou completamente ao reentrar na atmosfera da Terra sobre o Oceano Pacífico na madrugada de sexta (8), às 5h04, horário de Moscou - noite de quinta (7), às 22h04, horário de Brasília - segundo agências.

Nave russa Progress se desintegra ao reentrar na atmosfera da Terra (Foto: Reprodução/Satflare.com)

A queda ocorreu uma semana depois que os operadores russos perderam o controle da aeronave.

Nave russa M-27M que seguiria para a Estação Espacial Internacional apresentou problemas (Foto: AFP)"A nave espacial Progress M-27M deixou de existir às 5h04 de Moscou em 8 de maio de 2015. Sua entrada na atmosfera foi realizada sobre o Oceano Pacífico central", disse a agência espacial russa Roscosmos em um comunicado. Ainda não há informação sobre fragmentos.

Com 2,5 toneladas de suprimentos, a nave deveria chegar à plataforma internacional seis horas depois de sua decolagem. Ela carrega combustível, oxigênio, alimentos, equipamentos científicos para os astronautas. Após a perda, cujo custo é estimado em até US$ 90 milhões, o próximo cargueiro em direção à ISS sairá da Terra no 3º trimestre deste ano.

De qualquer forma, os astronautas têm provisões suficientes para continuar com sua vida no espaço, apesar do incidente com a Progress.

PRESIDENTE DA AL E DEPUTADOS PARTICIPAM DE ENCONTRO COM GOVERNADORES

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), e os deputados estaduais Galeno Torquato (PSD), Cristiane Dantas (PCdoB), Dison Lisboa (PSD), Gustavo Carvalho (PROS), Carlos Augusto (PTdoB) e George Soares (PR) participaram na noite desta quinta-feira (7) de jantar com o governador do RN, Robinson Faria (PSD) e os governadores do Ceará, Paraíba e Sergipe.


Os gestores estaduais estão em Natal para o Encontro de Governadores do Nordeste, que ocorre nesta sexta-feira (8), no Centro de Convenções de Natal. Estarão presentes no encontro, além de Robinson Faria (RN), Ricardo Coutinho (PB), Camilo Santana (CE) e Jackson Barreto (SE), os outros cinco governadores nordestinos. A reunião contará ainda com a presença do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do ministro para Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.


No evento serão tratados o ajuste fiscal, a continuidade e ampliação de investimentos para a região, a unificação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e questões relativas à Previdência. O encontro termina com a elaboração de uma carta aberta com o pleito de todos os participantes.


Além dos deputados, também participaram do encontro os secretários estaduais que integram as comitivas dos governadores do Nordeste; o vice-governador Fábio Dantas (PCdoB) e os prefeitos de Natal, Carlos Eduardo (PDT), e de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD).

TERMO DE COOPERAÇÃO PARA COMBATE ÀS DROGAS É ASSINADO ENTRE GOVERNO E MP

Governo do Rio Grande do Norte, Ministério Público e as prefeituras de Natal, Mossoró e Parnamirim assinaram na noite desta quinta-feira (7) o termo de cooperação para implantação do programa Transformando Destinos, com foco no combate às drogas no estado. O evento ocorreu na sede da Procuradoria Geral de Justiça e contou com a participação de representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de secretários de estado.

Assinatura de termo de cooperação para combate às drogas  (1)

O "Transformando Destinos", dessa forma, utilizará uma base já consolidada pelo Governo do Estado que desenvolve programas como o RN Vida, que coordena ações integradas para combate aos narcóticos nas escolas em conjunto com UFRN, Assembleia Legislativa e Ministério Público Estadual, e com o Proerd, programa que conta com a Polícia Militar e dá suporte a 52 municípios potiguares, levando informações aos jovens sobre os riscos dos entorpecentes.

O governador Robinson Faria destacou a iniciativa e parceria com o Ministério Público, enfatizou que fortalecerá as ações que previnam o contato da população com as drogas, e lembrou que a pauta já era uma das suas prioridades quando deputado estadual.

"Nos meus mandatos como parlamentar sempre busquei conhecer a realidade das casas de acolhimento e vi a importância que elas tinham para recuperar os dependentes, por isso levanto a bandeira do combate e da prevenção, sobretudo do crack, uma droga de grande penetração na sociedade e que destroi famílias. Nossa parceria com o Ministério Público pretende primeiro evitar o contato dos cidadãos com as drogas, e devolver a dignidade e direito à vida aos ex-dependentes", declarou, lembrando das audiências preliminares para formatação do programa.

O procurador-geral do Ministério Público Estadual do RN, Rinaldo Reis também ressaltou a importância do programa. "O problema das drogas tem afetado o mundo todo, trazendo problemas, gerando violência. Todos somos vítimas e por isso é necessária a união, soma de esforços para o sucesso".

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...