31 de maio de 2017

EX-VEREADOR FORAGIDO É PRESO APÓS TENTAR FUGIR DA POLÍCIA E SOFRER ACIDENTE EM GO

O ex-vereador de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, Ubirajara Dias de Alcântara, conhecido como Ubiracel, foi preso após tentar fugir da Polícia Civil. Ele cumpria pena no semiaberto por tráfico de drogas, mas como desobedeceu algumas regras, a Justiça determinou que ele passasse para o regime fechado. Quando tentava escapar, ele sofreu um acidente, mas não se feriu.

 
 
 

 


 
 
A prisão ocorreu na terça-feira (30). Segundo o delegado Rafael Abrão, responsável pelo caso, o ex-vereador foi condenado em 2013 pela Justiça do DF, mas fez um acordo para cumprir a pena em Luziânia, também no Entorno, onde seu filho mora.
 
 
 
 
"Ele podia trabalhar durante o dia, mas tinha que voltar para dormir no presídio. Porém, há cerca de um mês e meio, ele deixou de comparecer. Então o judiciário determinou a 'regressão' para o regime fechado. Desde então, ele estava foragido", disse o delegado.
 
 
 
 
Equipes do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Valparaíso de Goiás começaram a procurar Ubiracel. Ele foi avistado trafegando em um carro e desobedeceu uma ordem de parada.
 
 
 
 
Os policiais começaram então a persegui-lo. Durante a fuga, ele acabou batendo o veículo na placa de publicidade de um posto de combustíveis.
 
 
 
 
De acordo com a polícia, Ubiracel foi eleito em 2012, mas teve o mandato cassado no ano seguinte justamente pela condenação por tráfico de drogas.


Fonte: G1/GO.
 

DOIS DELEGADOS DA POLÍCIA FEDERAL SÃO MORTOS A TIROS EM SC

Dois delegados da Polícia Federal (PF) foram mortos a tiros em Florianópolis na madrugada desta quarta-feira (31) em uma casa noturna. Uma terceira pessoa também foi baleada. De acordo com a PF, as vítimas trabalhavam no estado do Rio de Janeiro.
 
 
 
 
 
 
 
Adriano Antônio Soares era delegado chefe da Polícia Federal em Angra dos Reis e investigou o acidente aéreo que causou a morte do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Já Elias Escobar atuava em Niter.
 
 
 


Em nota, a Polícia Federal lamentou a morte dos policiais e esclareceu que o inquérito que apura o acidente envolvendo a morte de Teori encontra-se em Brasília, presidido por outro delegado, e apenas foi registrado em Angra dos Reis, local do fato.




Os policiais estavam em uma casa noturna na rua Fúlvio Aducci, no bairro Estreito, região continental da capital catarinense. De acordo com a Polícia Federal, ocorreu um desentendimento entre frequentadores e tiroteio por volta das 2h. Os policiais federais não estavam em serviço.
 
 
 


Um dos policiais teria morrido no local e outro no hospital. A terceira pessoa baleada seria um dos envolvidos no desentendimento e até o início da manhã desta quarta-feira, (31), estava internada e não teve a identidade divulgada.
 
 
 


De acordo com a Polícia Militar, por volta das 5h30, um veículo teria passado em frente a unidade de saúde atirando. Ninguém se feriu nesta segunda ocorrência.

PILOTO BRASILEIRO É PRESOS EM AÇÃO CONTRA TRÁFICO AÉREO NO PARAGUAI

Um piloto brasileiro está entre os presos durante a operação Pulp Fiction, da Polícia Nacional do Paraguai, que desarticilou um centro de operações aéreas do PCC. Outro preso foi o operador logístico, também suspeito de participar do esquema.
 
 
 
 
 
A estrutura da facção criminosa era capaz de operar média de 20 voos mensais com remessas de droga desde a Bolívia até Brasil e Europa, totalizando cerca de 5 toneladas de cocaína por mês, segundo apurado pela Polícia Nacional do Paraguai.
 
 
 
 
 
Na segunda-feira (29), a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) apreendeu 513 quilos de cocaína em uma pista de voo clandestina em Bella Vista do Norte. A tripulação da aeronave que seria responsável pelo transporte da droga foi encontrada no aeroporto de Pedro Juan Caballero.
Simultaneamente, os policiais também fizeram buscas em estabelecimentos rurais e escritórios ligados à investigação.
 
 
 
 
As investigações começaram há 15 meses e o principal objetivo da Senad era desmantelar o centro de operações aéreas do PCC no Paraguai, considerada a maior estrutura de tráfico aéreo do país.
 
 
 
A operação foi batizada de Pulp Fiction, em referência ao filme de mesmo nome, e teve apoio das Forças Armadas, Departamento Antidrogas dos Estados Unidos, Polícia Federal e Ministério Público e seus órgãos de inteligência.

DESTINOS DO RN ESTARÃO EXPOSTOS EM DIFERENTES CAPITAIS DO BRASIL

Começa neste quarta-feira, (31) a série de eventos de um dia em diferentes cidades do Brasil. O Experiência Braztoa, promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, visa a integração entre operadores, destinos e agentes, em formato mais atrativo para geração de negócios. E o Rio Grande do Norte participará mais uma vez do evento para divulgar os cinco pólos turísticos do Estado.
 
 
 
 
 
 
 
 
A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur RN) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com recursos do Governo Cidadão mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial, e tem como objetivo ampliar a presença de turistas nacionais em mercados ainda pouco explorados, a exemplo de Minas Gerais e Goiás.
 
 
 
 
 
Números mostram crescimento do mercado internacional e manutenção dos turistas nacionais em nosso Estado. Mas precisamos abrir novas frentes e esse evento é ideal nesse sentido”, comenta o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, que lembra também a presença da Setur RN e da Emprotur No Meeting Brasil, realizado em diferentes cidades sul-americanas concomitante ao Braztoa.
 
 
 
 
 
A subsecretária de Turismo, Solange Portela, e a gerente de Promoção Nacional da Emprotur, Ana Rita Couto, representarão o Estado potiguar nas rodadas de negócio. “Teremos uma média de 250 agentes de viagem em cada cidade. É um número ótimo para apresentarmos nossos destinos e um ambiente propício para fazer negócio”, ratificou Solange Portela.
 
 
 
 
 
O Experiência Braztoa estará nesta quarta em Recife (PE). A próxima rodada acontece em Curitiba (PR), dia 27 de julho. Depois segue para Rio Quente, no Goiás, em 8 de agosto. E finaliza o evento no Sebrae de Belo Horizonte (MG). Só nesta primeira edição, em Recife, estarão presentes 65 operadoras das maiores da indústria, que representaram, em 2016, um volume correspondente a 90% das viagens de lazer organizadas no Brasil.

MULHER TENTA MATAR A FACADAS ATUAL NAMORADA DO EX COMPANHEIRO DE 85 ANOS EM SP

Uma mulher foi presa ao tentar matar a facadas a atual companheira do ex-namorado em Santos, no litoral de São Paulo. A vítima foi surpreendida pela agressora na cama do protagonista da confusão: um homem de 85 anos.
 
 
 
 
 
 
 
A tentativa de homicídio ocorreu em um apartamento no Centro da cidade. Segundo a polícia, Márcia Zeferino de Paula, de 43 anos, utilizou uma faca de cozinha para ferir Maria Rosa Moreira, de 35 anos.
 
 
 
 
Conforme o boletim de ocorrência, Márcia disse que saiu de casa para matar a mulher que estivesse com o ex, identificado como Nelson de Oliveira. Ao chegar ao quarto dele, ela encontrou Maria, que não conseguiu fugir ou se defender.
 
 
 
 
Soldados da Polícia Militar foram acionados por vizinhos em seguida. A vítima já havia sido socorrida ao Pronto Socorro Central de Santos, onde recebeu atendimento. Mas a agressora estava no local o idoso e foi presa em flagrante.
 
 
 
 
O caso foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Palácio da Polícia. A perícia foi encaminhada ao apartamento, mas Nelson já havia limpado o local, o que dificultou o trabalho. A faca, entretanto, foi apreendida.
 
 
 
 
Após ser presa, Márcia foi encaminhada à cadeia feminina de São Vicente, anexa ao 2º Distrito Policial. O idoso foi liberado e a vítima permaneceu em atendimento no hospital. Não há informações sobre o quadro clínico dela.
 
 
Fonte e foto: G1/Santos.

APÓS INSTITUÍREM FÓRUM, GOVERNADORES SE REÚNEM COM PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL

Os governadores dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal se reuniram, na tarde desta quarta-feira, 30, com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, em Brasília. O encontro aconteceu logo após ter sido instituído um Fórum de todos os governadores do Brasil, no qual foram discutidos pontos comuns às unidades federativas, como situação financeira e a necessidade de realizar uma reforma tributária.
 
 
 
 
 

 
 
 
O governador Robinson Faria, um dos condutores deste movimento de mobilização dos estados, explicou que a reunião tratou prioritariamente de medidas parlamentares e interlocução com a área econômica do Governo Federal para uma agenda de ajuda às unidades federativas. “Este encontro foi de grande importância para que, com medidas efetivas e pensadas conjuntamente, consigamos enfrentar esta crise econômica que afeta os estados”, destacou.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Duas reuniões aconteceram antes do encontro com Maia. A primeira delas do Fórum dos Governadores do Nordeste, que tem uma pauta mais voltada para a região – cujas particularidades geram demandas diferenciadas. Em seguida, os pontos foram discutidos de forma mais ampla, desta vez com os representantes dos demais estados.
 
 
 
 
O que vimos mais uma vez foi a força do diálogo. Mesmo com as diferenças regionais, conseguimos chegar a uma pauta comum que atende aos anseios de todos e que terão reflexos positivos em todo o Brasil”, acrescentou Robinson Faria.

POLICIAL FEDERAL É ASSALTADA EM FRENTE À SEDE DA PF NO CE; SUSPEITOS SÃO PRESOS

Uma escrivã da Polícia Federal sofreu uma tentativa de assalto em frente à sede da Polícia Federal em Fortaleza e teve o veículo roubado na tarde desta terça-feira (30). Após o crime, um segundo policial, que presenciou o crime, perseguiu os suspeitos e os capturou. Um deles foi baleado durante a fuga.
 
 
 
 
 
 
De acordo com a Polícia Federal, dois homens armados anunciaram assalto à escrivã quando ela chegava ao trabalho, no Bairro de Fátima. Eles tomaram o veículo da servidora e fugiram no carro; ainda em frente à sede da PF, eles colidiram contra uma motocicleta e uma árvore.
 
 
 
 
Em um segundo momento, eles deixaram o veículo e tentaram fugir correndo em direção à Base Aérea de Fortaleza, próxima ao local do crime. Eles foram perseguidos e um deles foi baleado no braço.
 
 
 
O suspeito foi levado pelos policiais ao Hospital Frotinha da Messejana, onde recebeu atendimento médico e teve alta hospitalar. Ainda conforme os policiais, após o atendimento, o homem baleado foi levado de volta à Polícia Federal, onde deve prestar depoimento ainda na tarde desta terça.
 
 
 
Após o depoimento, o delegado responsável pelo caso vai definir se ele será mantido na carceragem da PF ou encaminhado à Delegacia de Capturas, da Polícia Civil.
 
 
 
 
O segundo suspeito, de acordo com a Polícia Federal, se identificou como sendo menor de 18 anos. Como ele não portava documentos, ele foi mantido na Polícia Federal até a checagem da identidade e confirmação da idade.
 
 
 
 
A escrivã relatou aos colegas policiais que sofreu abalos psicológicos, mas não foi ferida durante o assalto.
 
 
Fonte: G1/CE. 

GOVERNO APRESENTA OS PROGRAMAS CARTÃO REFORMA E MORADIA CIDADÃ A PREFEITOS

Gestores municipais, secretários e técnicos lotaram, na manhã desta terça-feira, o auditório da Escola de Governo para acompanhar a apresentação oficial dos programas Moradia Cidadã Municípios e Cartão Reforma, no Rio Grande do Norte. O evento foi promovido pela Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CEHAB), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS). 
 
 
 

 
 
 
Os projetos são voltados ao segmento da habitação popular, contam com a parceria dos governos estadual, municipal e federal e objetivam minimizar o déficit habitacional nas cidades potiguares. O desafio maior é produzir moradias dignas, com foco na sustentabilidade, meio ambiente e qualidade de vida.
 
 
 
 
 
Em seu discurso de apresentação, o presidente da CEHAB, João Ronaldo da Nóbrega Filho, explicou aos prefeitos e secretários a dinâmica e os benefícios gerados por cada programa. Os gestores também acompanharam a exposição do atual cenário do déficit habitacional no RN, assim como as diretrizes que vêm sendo tomadas pela atual gestão para atenuar o quadro. “São programas arrojados e eficientes, que trarão resultados concretos na geração de moradias de interesse social, ou seja, para quem mais precisa. É preciso que todos os entes públicos estejam juntos nesse projeto”, explicou.
 
 
 
 
 
O engajamento dos prefeitos também foi foco no discurso do vice-governador, Fábio Dantas. Ele destacou a similaridade das dificuldades enfrentadas, atualmente, pelos municípios potiguares, onde a união seria essencial na busca de apoio financeiro junto ao Ministério das Cidades. “O acesso à moradia é um direito estabelecido pela Constituição. O problema é que os programas de erradicação do déficit habitacional chegaram tardiamente. Precisamos esquecer interesses partidários e dar as mãos para ajudar aos nossos irmãos carentes”.
 
 
 
 
 
A titular da SETHAS, Julianne Faria, comemorou o desempenho da CEHAB, ao viabilizar a materialização do sonho da casa própria, através do programa Moradia Cidadã. Ela aproveitou o encontro com os prefeitos para falar sobre a importância do CadRN –ferramenta lançada ontem (29)  para facilitar o acesso a indicadores sociais, como nível de pobreza e alfabetização, entre outros. “O governo está feliz com os resultados na habitação, mas quer avançar ainda mais”, disse.
 
 
 
 
O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Benes Leocádio, aproveitou o evento para conclamar os entes municipais a consolidar uma adesão em prol da habitação de interesse social no Estado. “O sucesso de qualquer programa governamental que seja é obtido por meio de parcerias. Portanto, é necessário o apoio de todos para que possamos avançar mais”.
 
 
 
 
Durante o evento, também foi feita a entrega simbólica das chaves à servidora pública estadual, Maria de Lourdes Miranda. A beneficiária adquiriu um imóvel, em Ceará-Mirim, graças aos descontos exclusivos do programa.
 
 
 
 
 
CAPACITAÇÃO
 
De acordo com o coordenador do Departamento de Desenvolvimento Social (DDS), da CEHAB, José Fernandes Amorim, que participou recentemente, de um treinamento sobre o funcionamento do Cartão Reforma, no Ministério das Cidades, os prefeitos potiguares tiveram a oportunidade de conhecer passo a passo as diretrizes e sistemática de operação na plataforma do programa de melhoria habitacional Cartão Reforma. “Foi de suma importância a participação de todos, pois esse conhecimento será repassado pelos gestores municipais aos seus quadros técnicos. A população, certamente, vai procurar o benefício junto às prefeituras”.
 
CARTÃO REFORMA
 
Pelo menos 51 municípios potiguares já tiveram seus cadastros pré-aprovados, após o 1º edital, junto ao Ministério das Cidades. Até o final do ano, mais dois serão abertos.
 
Com o Cartão Reforma, famílias de baixa renda que recebem até três salários-mínimos, o equivalente a R$ 2,8 mil, terão acesso ao crédito para reforma, ampliação, promoção da acessibilidade ou conclusão de obras.
 
O programa tem orçamento inicial de R$ 1 bilhão e a previsão do governo federal é de que cerca de 100 mil pessoas sejam beneficiadas nesta primeira fase. O limite de crédito concedido para a aquisição do material de construção será de R$ 5 mil, em média.
 
 
Para participar do programa, o beneficiário deverá ser proprietário do imóvel e morar no local onde será feita a reforma. Terão prioridade famílias cujo responsável seja uma mulher, que tenham idosos ou pessoas com deficiência como membro, além das famílias com renda baixa. O cartão tem validade de um ano, e é necessário utilizar no período de vigência. A execução da obra é de responsabilidade da família beneficiada.
 
O repasse da verba será feito pelo Ministério das Cidades, via Caixa Econômica Federal, que vai entregar o cartão para famílias selecionadas. Esses valores não são um financiamento, mas um benefício. As pessoas não terão de pagar prestação ou juros pelo uso do dinheiro.    
 
 

MPF/RN DENUNCIA 20 SERVIDORES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA QUE RECEBIAM INDEVIDAMENTE O BOLSA FAMÍLIA

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou denúncia à Justiça Federal contra 20 pessoas que, apesar de ocuparem cargo público em comissão na Assembleia Legislativa do Estado do RN, recebiam indevidamente, direta ou indiretamente, o benefício do Programa Bolsa Família. Em todos os casos a renda dos denunciados era superior à estipulada pela União para participar de programas sociais, o que caracteriza o crime de estelionato (artigo 171 do Código Penal).
 
 
 

 
Dentre os denunciados, nove recebiam o benefício diretamente. Nos outros 11 casos recebiam a esposa ou outro membro da família. Atualmente os benefícios decorrentes do programa são regulados pelo Decreto n.º 8.794/2016. Só podem ser beneficiárias as famílias que possuam renda mensal até R$170 por pessoa.
 
 

 
Para o procurador da República Fernando Rocha, que assina as ações, admitir o recebimento desses valores sem tomar como referência a situação do núcleo familiar é permitir que um dos integrantes da família receba benefício com escopo de complementação de renda. “É incorrer no ilícito de fraude à lei, isto é, mascarar uma ilicitude, dando-lhe forma aparentemente permitida pelo ordenamento, consentindo assim que a finalidade da norma seja violada”, argumenta.
 
 

A pena pela crime de estelionato (art. 171) é de um a cinco anos de reclusão e pode ser aumentada em 1/3 em razão do estelionato ter sido cometido contra assistência social ou beneficência, como é o caso do programa Bolsa Família.

SERIDOENSE DE ALTA PERICULOSIDADE E COMPARSA FORAGIDOS DA JUSTIÇA SÃO PRESOS EM NATAL

Dois bandidos seridoenses, de apelidos, “Filé” e “Del” foram presos no Bairro Mãe Luiza em Natal. A prisão aconteceu nesta terça-feira, (30), por homens do BPChoque e Rocam.
 
 
 
 
 
Segundo informações, “Filé” é acusado de vários assaltos e homicídios em Caicó, e teria participado de um assalto a um sítio, quando foi roubada a arma de um PM que estava no local na hora do crime.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...