1 de julho de 2020

MARIDO E MULHER MORREM DE COVID-19 NO MESMO DIA NO RN

A dona de casa Auxiliadora Albano, de 56 anos, e o agricultor Severino Balbino da Silva, de 58 anos, são mais duas vítimas da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Os dois faleceram no mesmo dia, na terça-feira (30), após quase um mês lutando contra a doença. O casal vivia na comunidade de Piquiri, no município de Canguaretama, distante 78 quilômetros de Natal. 




Os dois deixam quatro filhos: Paula, Patrício, Patrícia e José. Paula Balbino mora e trabalha em Extremoz, na Grande Natal, e embora distante mantinha contato diário com a família em Canguaretama e acompanhou todo a batalha dos pais para sobreviver ao coronavírus.

DOIS MÉDICOS MORREM DE COVID-19 NO RN


Dois médicos morreram na manhã desta quarta-feira (1º) vítimas da Covid-19 em Natal. Nivaldo Sereno de Noronha Júnior, de 52 anos, (foto a esquerda) e Paulo Matos de Castro, 64, atuavam como pediatras. O Sindicato Médico (Sinmed) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (Cremern) emitiram notas em homenagem aos médicos. 




Nivaldo Júnior foi presidente da Sociedade Potiguar de Pediatria (Sopern) entre os anos de 2010 e 2016 e desde então passou a atuar como vice-presidente do órgão. Nivaldo atuava na UTI Neonatal do Hospital Santa Catarina. Ele estava internado em um leito de terapia intensiva no Hospital São Lucas, na capital potiguar.




Paulo Matos, além de pediatra, era gastroenterologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O profissional prestou serviços no Hospital Universitário Onofre Lopes por três décadas. Ele faleceu após três semanas de internação no Hospital da Liga em Natal. 




Com os óbitos dos dois médicos, o estado atinge a marca de 10 profissionais médicos e um estudante de medicina mortos pela Covid-19, segundo levantamento do Sinmed.

VIVALDO COBRA DA GOVERNADORA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS NO SERIDÓ

O deputado Vivaldo Costa requereu de forma verbal, nesta terça-feira (30) durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, que as estradas que cortam o Seridó sejam recuperadas. O parlamentar pediu para a Governadora Fátima Bezerra (PT) que olhe de modo especial para a malha viária seridoense. “Peço providencias na restauração das estradas, numa operação tapa buraco”.




Vivaldo disse ter consciência das dificuldades que o Rio Grande do Norte enfrenta, mas reafirmava seu desejo em ver as Rodovias Estaduais (RNs) recuperadas. “Queremos uma ação para que as estradas sejam conservadas. Tenho recebido o apelo dos conterrâneos do Seridó informando a dificuldade de tráfego nas RNs, por exemplo: Jardim do Seridó/Parelhas, Florânia/Jucurutú, Caicó/Palma, construídas quando fui governador”.




A solicitação foi encaminhada ao diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Manoel Marques Dantas.



Do Blog:  A qualidade dos Tapa Buracos que fizeram em algumas estradas, é melhor nem fazer. Décadas que os seridoenses aceitam calados esses paliativos, e nas eleições, ainda saem brigando uns com os outros. 

QUASE 12 MILHÕES DE TRABALHADORES FORMAIS JÁ TIVERAM REDUÇÃO DE SALÁRIO OU CONTRATO SUSPENSO


Chegou a 11,7 milhões o número de brasileiros que já tiveram redução de jornada e salário ou suspensão do contrato de trabalho em meio à pandemia de coronavírus. 




De acordo com dados do Ministério da Economia, até o dia 26 de junho, o programa criado para preservar empregos formais durante a pandemia reunia um total de 11.698.243 acordos fechados entre empresas e trabalhadores.



 
Esse universo de 11,7 milhões de brasileiros representa 36% dos trabalhadores formais do setor privado. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) do IBGE, o país tinha no trimestre encerrado em maio 32,5 milhões de trabalhadores formais, incluindo os domésticos.

RN DÁ INÍCIO À RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS


O Rio Grande do norte dá início nesta quarta-feira (1º) à retomada gradual das atividades econômicas. Salões de beleza, barbearias, armarinhos e lojas de roupa com até 300 metros quadrados estão entre os estabelecimentos que podem reabrir nesta primeira fase. 




Para reabrir, o comércio deve respeitar o protocolo de segurança sanitária que prevê, dentre outras coisas, o uso de máscara e a disponibilização de álcool em gel para os clientes e funcionários. 




As atividades econômicas do Estado estão suspensas desde o final de março quando o governo publicou o primeiro decreto de restrição ao comércio por causa da pandemia do coronavírus. Nesta terça (30), o RN registrava 30.287 casos confirmados da Covid-19 e 1.034 mortes pela doença. 




O plano do governo de reabertura do comércio é dividido em três fases. A última delas está prevista para 5 de agosto e vai permitir o funcionamento de academias e shoppings que tenham sistema de ar condicionado.

VÍDEO MOSTRA FRIEZA DE FILHA AO CONTAR COMO MATOU A PRÓPRIA MÃE A MARRETADAS E FACADAS NO RN


Mostrando frieza, Eloisa Isadora Beatriz Oliveira da Silva de 19 anos, que foi presa após matar a própria mãe, Edilza dos Santos Oliveira, de 53 anos, a facadas e marretadas, nesta terça-feira (30), na Zona Oeste de Natal, conta com detalhes como matou a própria mãe.




 



Em vídeo que circula pelas redes sociais, a jovem revela ter cometido o crime e diz que estava sob efeito de drogas.




  



SECRETÁRIA DE SAÚDE DO AMAZONAS É PRESA, E GOVERNADOR É ALVO DE BUSCAS


A secretária de Saúde do Amazonas, Simone Araújo de Oliveira Papaiz, presa em Manaus durante a Operação Sangria, foi encaminhada a uma unidade prisional. O governador do estado, Wilson Lima (PSC), foi alvo de buscas e teve bens bloqueados pela mesma operação, que investiga supostas fraudes e desvios na compra de respiradores, com dispensa de licitação, de uma importadora de vinhos. 





O governo disse que Simone Papaiz não participou de nenhuma etapa dos processos de aquisição dos 28 ventiladores pulmonares. Ela assumiu o comando da pasta no dia 8 de abril, quando o processo já estava na fase final. A Susam diz, ainda, que os recursos utilizados para a compra dos equipamentos não são de origem federal e sim oriundos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), que é estadual. 




De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Simone deu entrada no Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF) por volta das 15h30. Além dela, também seguiram para a unidade Luciane Zuffo Vargas de Andrade, dona da empresa Sonoar, e Alcineide Figueiredo Pinheiro, que é ex-gerente de compras da secretaria de saúde. As três estão em cela especial por serem portadoras de nível superior. Renata Silva foi presa em São Bernardo do Campo, em São Paulo, onde a família mora.




João Paulo Marques dos Santos, ex-secretário de saúde; Perseverando da Trindade Garcia Filho, ex-secretário executivo adjunto de saúde; Fábio José Antunes Passos, dono da FJAP Importadora; e o empresário Cristiano da Silva Cordeiro foram levados para a Central de Recebimento e Triagem do CDPM. Segundo a Seap, os dois ex-secretários estão no CDPM2 e os outros dois estão no CDPM1 anexo. 




A operação deflagrada nesta manhã cumpriu mandados na sede do governo do estado e na casa do governador. Em um dos endereços, em Manaus, encontraram R$ 13,7 mil em dinheiro em uma gaveta. Também foram na secretaria de saúde, na capital.


Fonte: G1/AM. 

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...