20 de julho de 2025

MORRE AOS 93 ANOS, JOSÉ MARIA MARIN, EX-PRESIDENTE DA CBF

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol José Maria Marin morreu na madrugada deste domingo (20) aos 93 anos em São Paulo, segundo informações do ge. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês; a causa da morte não foi informada.

 

Figura polêmica do futebol brasileiro, o dirigente comandou a CBF entre março de 2012 e abril de 2015, ano em que chegou a ser preso na Suíça a pedido do Departamento de Justiça norte-americano, junto com outros dirigentes, no caso que ficou conhecido como Fifagate, sobre corrupção no futebol internacional.

PIOR QUE PERDER VISTO É VIRAR ALVO DA LEI MAGNITSKY

Mais grave que o cancelamento do visto de entrada nos Estados Unidos, que o governo de Donald Trump impôs a Alexandre de Mores e seus aliados e familiares próximos no Supremo Tribunal Federal (STF), será a imposição de sanções previstas na Lei Magnitsky, que está em vigor desde o governo de Barack Obama. Já aplicada em vários casos, a Lei Magnitsky prevê sanções como bloqueio de bens (“asset freeze”), sejam imóveis ou ativos financeiros nos EUA e países aliados. 

 

Países da União Europeia, Canadá, Reino Unido e Austrália, em alguns casos, adotam automaticamente a punição de alvos da Lei Magnitsky. 

 

Com o bloqueio, cidadãos e empresas desses países não podem fazer negócios com o sancionado, como contratar serviços ou abrir contas. 

 

Bancos globais bloqueiam transações e até empresas aéreas recusam venda de passagens a sancionados, para evitar punições.