1 de junho de 2016

MOTORISTA MORRE APÓS COLIDIR CARRO COM VIATURA DA PM NO INTERIOR DO RN

O motorista do carro que bateu em um veículo da Polícia Militar na BR-406, em Guamaré, no Oeste potiguar, morreu na tarde desta quarta-feira (1º). O homem chegou a ser socorrido até o Hospital Regional de Guamaré, mas não resistiu aos ferimentos.
 
 
Veículos colidiram na BR-406, próximo a cidade de Guamaré, no Oeste potiguar (Foto: Josivan Dantas)
 
 
De acordo com informações do hospital, a vítima foi identificada como Tilson Baltazar da Costa, de 72 anos. Segundo o hospital, ele sofreu fratura no fêmur e traumatismos craniano e torácico.
 
 
Segundo a PM, o acidente aconteceu por volta das 11h desta quarta, no distrito de Baixa do Meio, em Guamaré. O condutor do carro de passeio teria entrado na pista oposta e batido de frente no carro da PM.
 
 
Segundo a PM, carro de passeio entrou na contramão e acerto a viatura (Foto: Josivan Dantas)
 
 
No momento da colisão, dois policiais militares estavam no outro carro. Eles também foram socorridos para o Hospital Regional de Guamaré e, segundo o próprio hospital, foram transferidos para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Um dos PMs teria fraturado um dedo e tido uma luxação, enquanto o outro sofreu escoriações leves e se queixou de dores torácicas.
 
Fotos: Josivan Dantas.

HOSPITAL DE SANTANA DO SERIDÓ DÁ SUA VERSÃO SOBRE DENÚNCIA DE MAU ATENDIMENTO À IDOSO

Recebemos um e-mail enviado pela direção do Hospital de Santana do Seridó, no qual consta a versão da unidade hospitalar sobre a polêmica denúncia da família de um idoso de mau atendimento.
A versão abaixo postada, contesta as informações da família do idoso, que afirmou à nossa redação que, um enfermeiro se negou a atender o mesmo, e que a secretária teria informado que o não atendimento foi por causa da denúncia. Segue Nota de Esclarecimento:
 
Caríssimo Blogueiro,
 
Vimos a público esclarecer os fatos a respeito da matéria intitulada “VERGONHA! APÓS DENUNCIA, ENFERMEIRO SE NEGA A ATENDER IDODO EM HOSPITAL DE SANTANA DO SERIDÓ veiculada no blog www.barrrapesada.com, em 01/06/2016.
 
1)    O atendimento ambulatorial ao senhor Benedito Marinheiro é feito corriqueiramente no Hospital maternidade Ana Bezerra de Almeida com horário de atendimento definido em comum acordo entre a Direção do hospital e o Usuário. De 15:00 às 17:00 horas;
 
2)    Em momento algum o servidor em exercício se negou a atender o usuário, e sim, o usuário que recusou ser atendido pelo servidor disponível na unidade no momento do atendimento por alegar que o mesmo tem a “mão pesada”, por esse motivo o usuário solicitou o material de curativo para que o mesmo pudesse fazer o procedimento em sua residência, pedido este negado, haja vista que o serviço é ofertado na Unidade;
 
3)    Informamos ainda que outro técnico foi convocado para realizar o procedimento e atender o usuário na sua integralidade, como de costume;
 
4)    Na certeza de ter fornecido os esclarecimentos necessários, reiteramos que os serviços públicos de saúde prestados à população Santanense sempre primaram pela ética, dignidade, respeito, moralidade e impessoalidade, pois temos os melhores índices de desenvolvimento do sistema único de saúde – IDSUS,  da região do Seridó e primamos para manter e melhorar a cada dia.
 
Atenciosamente,
 
A DIREÇÃO

ATENÇÃO! DETRAN ALERTA SOBRE EXIGÊNCIA DE CNH PARA PILOTAR CINQUENTINHA

Os condutores de ciclomotores devem portar a partir desta quarta-feira (1º) a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “A” ou “ACC” (Autorização para Conduzir Ciclomotor) para poder pilotar os veículos conhecidos como cinquentinhas. Resolução emitida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige a CNH e o condutor pego pelas equipes de fiscalização sem o documento legal de habilitação será punido com multa de R$ 574,62 e se não apresentar pessoa habilitada para conduzir o veículo, o mesmo será apreendido.
 
Para que o cidadão possa se habilitar na categoria “A” ou “ACC” é preciso que ele procure o Detran para abertura do processo de habilitação. O candidato deve passar por avaliação psicológica e médica, sendo aprovado vai cursar a parte teórica em Centro de Formação de Condutor de sua escolha. Após, será realizada uma prova teórica e o usuário sendo aprovado, vai participar das aulas práticas de pilotagem. Logo em seguida uma nova avaliação será efetivada, dessa vez de caráter prático, dando a aprovação o direito do condutor possuir a Permissão para Dirigir.
 
O valor dos serviços do Detran para a retirada da CNH na categoria “A” ou “ACC” é o mesmo, R$ 186,00. A diferença entre as categorias fica na prova teórica, que no primeiro caso são 20 questões e no segundo são 15 perguntas. Outro ponto é que na categoria “A” a prova prática é em motocicleta e na "ACC" o usuário utiliza o ciclomotor.
 
Dados do setor de estatística do Detran, apontam que no primeiro quadrimestre deste ano 5.088 usuários deram entrada na primeira habilitação na categoria “A” e “ACC” no Estado. Outra informação é que na data de hoje (1º) estão registradas em todo Rio Grande do Norte 19.345 veículos tipo ciclomotor, sendo Mossoró o município com maior número de cinquentinhas cadastradas, 9.208, o que equivale a 47,6% da frota estadual desse tipo de veículo.

FELIPE MAIA APRESENTA CARTA DE DEMANDAS TRABALHISTAS PARA MINISTRO RONALDO NOGUEIRA

O deputado federal Felipe Maia e os demais membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo se reuniram na terça-feira (31), com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para apresentar uma carta de intenções com temas importantes na área trabalhista. Entre eles, a inclusão dos supermercados como atividade essencial para o país, responsável por 15% do PIB brasileiro e que emprega 21 milhões de brasileiros, de acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). 
 
 
 
 
A intenção da nossa Frente é apresentar propostas que gerem mais emprego e renda no país. Como estamos tratando de um setor em constante interação com todas as camadas da sociedade, entendemos que se faz necessário colocar essa atividade em evidência no setor de serviços", destacou o deputado.
 
O parlamentar explicou ainda que além da questão dos supermercados, os membros da Frente também debateram com o ministro a importância da regulamentação do trabalho intermitente (PL 3785/12) e da profissão de promotor de vendas (PL 5451/09). 
 
"São propostas que estão em análise no plenário da Câmara e merecem a nossa atenção, já que influenciam efetivamente na nossa economia. Sabemos que é necessário um esforço contínuo para apresentar ao Congresso Nacional os anseios e eventuais demandas da população brasileira. A Frente quer que o Parlamento tenha uma posição proativa na formulação de diretrizes que apoiem o setor", enfatizou.
 
Segundo ele, "o grupo tem discutido também a simplificação da carga tributária, o empreendedorismo, a desburocratização, a regulação dos meios de pagamento, o estímulo à qualificação profissional, o estabelecimento de acordos bilaterais de comércio e o fomento do consumo por meio do mercado de capitais", finalizou.

TURISMO DE AVENTURA É PROPOSTA PARA NOVOS DESTINOS DO RN

Os cenários parecem pinturas, formações rochosas únicas emolduradas por um céu azul e uma vegetação típica da caatinga nordestina, é assim a região em torno da Pedra da Boca, próximo ao município de Passa e Fica, 86km de Natal. As belezas naturais encantadoras e as inúmeras possibilidades de aliá-las aos esportes e práticas de aventura impulsionaram a Setur RN e a Emprotur na realização de uma visita técnica para averiguação e análise da estrutura local.
 
 
 
 
A ideia surgiu durante a última edição do Femptur (Fórum de turismo do RN), havia vários profissionais e técnicos, envolvidos e motivados, querendo estimular o turismo de aventura, montamos um grupo de discussão e agora demos o primeiro passo nesse sentido”, explica a presidente da Emprotur, Aninha Costa.
 
O grupo que participou da visita técnica foi formado por consultores do Sebrae, professores do IFRN, condutores locais, aventureiros profissionais; além de representante da ABETA (Associação brasileira das empresas de ecoturismo e turismo de aventura), Emprotur e Setur RN. No roteiro, que durou o da inteiro, o grupo pôde visitar a estrutura local de hospedagem e gastronomia; e ainda, fazer trilhas e visualização dos pontos mais importantes voltados para o turismo.
 
 
 
 
O Parque Estadual Pedra da Boca tem 157 hectares de natureza propícia para o turismo de aventura, segundo o aventureiro Julio Castelliano, que vive da aventura profissional há mais de 15 anos.
 
Se a natureza caprichou, os empresários não estão deixando a oportunidade passar. Por todos os municípios vizinhos, como Passe e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, há hotéis, pousadas e restaurantes para todos os públicos, com estruturas mais simples indo até aos que possuem certificação de Roteiro de Charme.
 
A partir de agora, o grupo irá reunir as informações coletadas para definição de possíveis roteiros turísticos. “Vamos montar alguns roteiros e convidar operadores e agentes de viagens para verificarmos a efetivação das rotas e estruturas. Queremos desenvolver cada vez mais a questão da interiorização do turismo e a modalidade aventura é uma direção muito viável. Esses três municípios são os primeiros, mas a intenção é ampliar”, ressalta Ruy Gaspar, secretário da Setur RN.

VERGONHA! APÓS DENÚNCIA, ENFERMEIRO SE NEGA A ATENDER IDOSO EM HOSPITAL DE SANTANA DO SERIDÓ

Após uma denúncia de mau atendimento no hospital de Santana do Seridó, divulgada no ‘Blog Barra Pesada’ no último dia 28, o idoso “Benedito Marinheiro”, de 65 anos, voltou ao hospital nessa terça-feira, (31), para fazer curativos, mas teve o atendimento negado por um enfermeiro.
Constrangido, humilhado, e desrespeitado, o idoso procurou saber da secretária o motivo do enfermeiro “Renato” lhe negar atendimento, e teve como resposta que os servidores estavam com raiva por causa da denúncia, e por isso não queriam atendê-lo.
Segundo a família do idoso, com a omissão do enfermeiro, o mesmo foi atendido por uma parteira, fato que revoltou muitas pessoas na cidade, pois o tipo de atendimento que “Benedito Marinheiro” procurou não é atribuição da referida profissional.  
Resta saber por qual motivo a polícia não foi acionada para levar os responsáveis e o enfermeiro até a delegacia de polícia, pois se negar a atender um paciente em pleno horário de trabalho, é crime, principalmente quando se trata de um idoso. Se fosse o pai desse enfermeiro, ou de alguém da família da diretoria do hospital, teria o atendimento negado? 
Por fim, como vemos que as autoridades locais prevaricam, e calam diante de tamanho absurdo, esperamos que a família procure a delegacia de polícia de Parelhas para registra uma queixa por omissão, constrangimento, humilhação e desrespeito ao idoso, e que o ministério público seja acionado para punir com rigor os responsáveis por essa imoralidade. 
Do Blog: Isso é revoltante! Um hospital que atende por cor partidária. Uma vergonha para a cidade de Santana do Seridó.

COMISSÕES DA ALRN DEBATEM PROJETO DO TJRN PARA CONSTRUÇÃO DE PRESÍDIO

Deputados estaduais integrantes das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e de Administração da Assembleia Legislativa do RN parabenizaram a iniciativa do Tribunal de Justiça potiguar em destinar recursos na ordem de R$ 20 milhões do Judiciário para o Fundo Penitenciário com o objetivo da construção de um presídio com capacidade para 600 presos provisórios no município de Parnamirim. Com a participação do presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos, os membros das comissões realizaram na manhã de hoje (31) sessão conjunta para debater o Projeto de Lei nº 065. A expectativa é de que o projeto vá a votação no Plenário da casa legislativa na próxima semana.
 
 
 
 
No início da sessão, o presidente Cláudio Santos frisou que a necessidade de segregar os presos da sociedade é crucial e prioritária, estando acima de qualquer necessidade do TJ nesse momento. Santos defendeu ainda que, respeitando a harmonia e independência dos poderes, não se deve perder o foco na urgência para a construção do presídio, aproveitando que já existe um projeto pronto e um local disponível para a construção, ao lado da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP).
 
O desembargador disse que o TJRN quer ser um protagonista nas questões prioritárias para a sociedade. Ele destacou que a segurança pública depende de investimentos e desejou que a iniciativa do Judiciário possa servir de exemplo de participação nessas questões.
 
 
O governador em exercício Fábio Dantas destacou que a iniciativa do TJRN resultou na união de todos os poderes em benefício da população. Ele afirmou que a realidade do Rio Grande do Norte depende das decisões dos poderes e que deve haver a ampliação dos debates sobre os temas importantes para o Estado, como está ocorrendo no presente caso.
 
Estiveram presentes também os juízes Gustavo Marinho e Fábio Ataíde e a servidora Guiomar Veras, que atuam junto ao Novos Rumos na Execução Penal, além do secretário geral do TJ, Fernando Jales.

GOVERNADOR EM EXERCÍCIO SANCIONA PROJETO QUE CRIA LEI ORGÂNICA E ESTATUTO DO ITEP

O governador em exercício Fábio Dantas sancionou, na tarde desta terça-feira (31), o projeto que cria a Lei Orgânica e o Estatuto dos servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN). A solenidade de assinatura foi realizada na Governadoria, na presença de dezenas de beneficiados, que lotaram o auditório.
 
O estatuto é fruto de estudos técnicos para um funcionamento ideal do órgão e contou com a colaboração para a sua composição, além de especialistas do governo estadual, de servidores e de representantes classistas. Para se adequar às vedações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, entretanto, sofreu supressões no sentido de que fosse evitada a criação de novas despesas com pessoal. Além disso, foi promovida uma reestruturação dos cargos. Concursos públicos e progressões verticais apenas se realizarão por lei específica em conformidade com o art. 169 da Constituição Federal.

CONSELHO DE ÉTICA PODE VOTAR CASSAÇÃO DE CUNHA NESTA QUARTA-FEIRA, (01)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados realiza sessão para a leitura, discussão e votação do parecer Marcos Rogério (DEM-RO), relator do processo de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), nesta quarta-feira (1º). O deputado deve pedir a cassação do mandato do presidente afastado da Câmara. Caso seja aprovado, o processo vai a votação no plenário.
 
 
Marcos Rogério entregou seu parecer e voto sobre o caso nesta terça-feira (31). O teor do voto ainda não é público, mas informações dão conta que o deputado pedirá a cassação do mandato de Cunha. Ele defenderá no documento que o presidente afastado da Câmara mentiu à CPI da Petrobras ao afirmar que não tem contas bancárias no exterior.

GOVERNO PAGA TODOS OS SERVIDORES ATIVOS ATÉ DIA 8

O Governo paga todos os funcionários ativos do Estado a partir da próxima segunda-feira (6). Ao todo, 56 mil servidores da administração direta e indireta receberão os salários até o dia 8 de junho. Os funcionários da Educação terão os vencimentos depositados dia 6 (segunda-feira); Saúde e o sistema de Segurança receberão dia 7 (terça-feira); e os servidores das demais secretarias e órgãos recebem o pagamento dia 8 (quarta-feira).

Os servidores dos órgãos que possuem receita própria (Detran, CAERN, Idema, DEI, Jucern e Potigás) já receberam os salários do mês de maio.

A partir do dia 9, o Governo vai aportar para a cobertura de déficit previdenciário aproximadamente R$ 102 milhões. Esse valor se somará aos R$ 60 milhões oriundos da contribuição patronal (22%) e do servidor (11%). Estes recursos são necessários ao pagamento dos inativos e pensionistas efetuados e creditados em conta nos dias 9, 10 e 11 de junho.

ÔNIBUS ESCOLAR COM DEZ ESTUDANTES CAI EM RIO APÓS PONTE CEDER, EM RO

Um ônibus escolar que transportava cerca de dez alunos caiu de cima de uma ponte, nesta terça-feira (31), no Rio Santa Cruz, zona Rural de Alto Paraíso (RO), a 250 quilômetros de Porto Velho.
 
 
Acidente aconteceu em linha rural de Alto Paraíso, nesta terça (Foto: Alerta Notícias/Reprodução)
 
 
Segundo a Polícia Militar (PM), o acidente ocorreu após a ponte ceder, no momento que o condutor iria iniciar a travessia. Como a estrutura balançou, o motorista perdeu o controle da direção do veículo e caiu na água. Os  estudantes sofreram escoriações leves pelo corpo na queda e passam bem.
 
De acordo com a PM, o acidente aconteceu quando o veículo se dirigia à Escola Municipal União do Alto Alegre com os alunos. Ao tentar passar por uma ponte da Linha C-85, a estrutura cedeu e o motorista perdeu o controle da direção do veículo. O ônibus caiu no rio com cerca de dez estudantes dentro.
 
Após o acidente, as crianças foram socorridas por moradores com escoriações leves. Segundo a PM, a polícia foi informada sobre o acidente durante à tarde. Ao chegar na localidade, os militares encontraram a parte dianteira do ônibus submersa na água.
 
Fonte: G1 - Foto: Alerta Notícias.

MACHADO DIZ QUE DEU DINHEIRO DE PROPINA À CÚPULA DO PMDB

O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse em delação premiada ao Ministério Público que repassou propina à cúpula do PMDB – e citou, nominalmente, Renan Calheiros (AL), José Sarney, Romero Jucá (RR), Jader Barbalho (PA) e Edison Lobão (MA).
Os recursos, segundo Sérgio Machado, eram distribuídos por meio de doações legais das empresas fornecedoras da Transpetro e até mesmo em dinheiro vivo.
Nos termos da delação, Machado se comprometeu a devolver dinheiro proveniente de propina. O montante estaria em uma conta no exterior.
Ele detalhou o "esquema Transpetro" revelando que a partir dos contratos com estaleiros e empreiteiras que participaram do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota), a arrecadação variava entre 1% e 1,5% do contrato e aditivos. Na área de serviços, a propina era de 3% dos contratos. Machado contou que conversava diretamente com os donos das  empresas.
O primeiro depoimento da delação premiada de Sérgio Machado foi feito já no encontro que teve com procuradores da força-tarefa do Ministério Público, quando entregou o conteúdo das conversas que gravou com Renan, Romero Jucá e José Sarney.
O conteúdo dessas conversas provocou a demissão de dois ministros do governo Temer – Romero Jucá, do Planejamento, e Fabiano Silveira, da Transparência. O filho de Machado, Expedito Machado Neto, também fez delação, igualmente homologada.
O depoimento de Sérgio Machado foi considerado um dos "melhores" até agora porque, ao contrário do de Delcídio Amaral, que muitas vezes afirmou "ouvir dizer" sobre envolvimento de outros políticos em casos de corrupção, o ex-presidente da Transpetro contou, na primeira pessoa, como se dava o esquema de cobrança de propina nos contratos da estatal e a forma como repassava os recursos à cúpula do PMDB.
Segundo relatou, esse esquema funcionou durante todo o período em que esteve à frente da Transpetro – quase 12 anos.
Machado disse que chegou ao cargo por indicação da cúpula do PMDB e afirmou que o que acontece é o indicado politicamente ter de arrecadar e distribuir a propina entre os patrocinadores de sua indicação.
Em seu caso, ele citou como patrocinadores de sua indicação os peemedebistas Renan, Sarney, Jader, Jucá e Lobão.
Os procuradores foram surpreendidos com a iniciativa de Machado de propor acordo de delação premiada. Em janeiro, um de seus advogados esteve no Ministério Público para saber do andamento do processo contra ele e manifestou preocupação sobre a instância em que ele seria processado, uma vez que Sérgio Machado não tem prerrogativa de foro.
A informação dada foi a de que provavelmente o processo seria desmembrado, pois o interesse do Ministério Público era enviar o mínimo possível de casos ao Supremo Tribunal Federal.
Essa informação preocupou claramente Sérgio Machado, que passou a definir sua estratégia de fazer delação premiada.
Na conversa, ele disse que sofreu pressão da família para fazer a delação, uma vez que o filho Expedito Machado Neto acabou sendo envolvido como gerenciador de um fundo de recursos no exterior. Ele mora em Londres - onde Sérgio Machado admitiu ter uma conta bancária. O valor do saldo e a movimentação dessa conta será conhecido nos detalhes pelos investigadores pois, pelo acordo, ele terá de informar tudo, sob risco de perder o benefício da delação.
 

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...