21 de junho de 2016

DETRAN/RN IMPLANTA NOVA SINALIZAÇÃO EM TRECHOS DE MAIOR TRÁFEGO DE SANTA CRUZ

O trânsito da cidade de Santa Cruz, na região Trairi do Estado, está recebendo novas melhorias realizadas pelo Detran/RN com a implantação de sinalização semafórica em dois principais pontos de tráfego de veículos do município. Os semáforos foram instalados nos cruzamentos das Avenidas Rio Branco com a João Bianor, e nas Ruas Antônio Henrique Medeiros e Coronel Miguel Rocha com a RN 023.
 
 
 
 
Os equipamentos de sinalização passam a funcionar plenamente e a disciplinar o trânsito nesta quarta-feira (22). Nos dois locais foram fixadas placas de advertência e de regulamentação de tráfego. As equipes de operações do Detran implantaram faixas de pedestres e linhas de retenção de veículos, contemplando a sinalização vertical e horizontal necessárias nos dois cruzamentos de automóveis.
 
A melhoria no trânsito do município de Santa Cruz foi autorizada pela Direção-Geral do Detran após analisar os estudos de engenharia de trânsito produzidos pela Coordenadoria de Operações do Órgão, que apontaram para a necessidade da intervenção. A sinalização passa agora a disciplinar as áreas do Centro da Cidade, nas proximidades do mercado público e da igreja matriz, e o trânsito no setor onde fica localizado o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
 

PM PRENDE PARELHENSE COM MOTO ROUBADO EM JUAZEIRINHO NA PB

Policiais Militares da cidade de Parelhas apreenderam na manhã dessa terça-feira (21/06/16) uma motocicleta Honda Titan KS, ano 2005, que apresentava queixa de roubo/furto.
 
 


A apreensão aconteceu apos denúncias anônimas dando conta que a pessoa de João Bosco Junior, vulgo "Bosquinho", estaria trafegando em uma moto com queixa de furto e roubo. Após diligências o acusado foi localizado juntamente com a moto e apresentado na DPC Parelhas para serem feitos os procedimentos cabíveis. A moto que Bosquinho estava foi roubada em Juazeirinho-PB e estava sem placa.

Foi verificado o chassi: 9c2 kc0 810 5R0 83002, descobriu-se que a placa, que foi arrancada , era KGA-4852.

Fonte: J. Junior.

FESTA JUNINA: OS RISCOS E BENEFÍCIOS DAS COMIDAS TÍPICAS

Fogueiras, cantigas, danças e comidas típicas. É difícil encontrar alguém que não goste da tradicional festa junina. O costume tem como objetivo celebrar os dias de São Pedro, Santo Antônio e São João, e consequentemente, trazer animação e alegria para todos.
 
Uma das principais atrações da festa são as comidas típicas. Diante de tantas gostosuras para saborear, a nutricionista do Hapvida Saúde, Roseanny     Cristina, faz um alerta acerca da quantidade de comida ingerida nessa época do ano.
 
Segundo ela, é preciso tomar cuidado em vários aspectos, desde a higiene, até o valor calórico de cada um dos alimentos. “O primeiro cuidado que devemos ter é com a qualidade do alimento e com as questões de higiene. A maioria desses alimentos são perecíveis e acabam estragando com mais facilidade. Muito cuidado principalmente com os alimentos que levam leite e são fáceis de ser contaminados".
 
A nutricionista cita os alimentos menos calóricos e que, moderadamente, podem ser consumidos sem peso de consciência, pois os mesmos trazem benefícios para a saúde da pessoa. “O milho é um alimento que possui diversos nutrientes, como carboidratos (por isso é considerado um alimento energético), rico em fibras (que pode auxiliar na saciedade, bom funcionamento intestinal, controle da glicemia - taxa de glicose no sangue - diminuição do colesterol), vitaminas do complexo B (relacionadas à boa função neurológica), vitamina A (responsável pela renovação celular, ação antioxidante) e ferro”, explica.

Outro alimento que também é uma boa pedida para quem quer aproveitar as festas sem se esquecer da alimentação saudável é a batata doce. Já conhecida dos adeptos das academias, além de fornecer energia e facilitar o ganho de massa muscular, ela é uma excelente fonte de ferro, potássio e vitaminas C, E e A. “A batata doce também é muito importante para os diabéticos, ela controla a glicemia, pois absorve a glicose mais lentamente”, lembra.
 
 
Mas nem tudo está liberado. A palavra-chave, segundo Roseanny, é moderação. Apesar do milho ser benéfico, os pratos feitos com ele podem não ser tão saudáveis. “Quando essas comidas são preparadas, há a adição de açúcar e gordura, como queijos, leite condensado, entre outros”, ressalta. Tudo isso acrescenta calorias e, em longo prazo, pode proporcionar ganho de peso, problemas no coração, arterosclerose, entre outros.

Mas isso não significa que seja necessário abdicar de todas essas delícias de São João. A especialista dá dicas para tornar as receitas mais saudáveis. “É possível fazer a substituição de ingredientes, como trocar o leite integral pelo desnatado, utilizar o leite de coco e optar por um açúcar mais benéfico (caso do demerara ou mascavo)”, afirma.

JUÍZA CONDENA PREFEITA DE OURO BRANCO A DEVOLVER CERCA DE 420 MIL AOS COFRES PÚBLICO

A Juíza de Direito da Comarca de Jardim do Seridó, Doutora Janaína Lobo da Silva Maia, acaba de julgar procedente e condenou a ré Maria de Fátima Araújo da Silva, prefeita de Ouro Branco ao pagamento de multa civil, de caráter pedagógico-punitivo, em favor da municipalidade, no montante equivalente a R$420 mil, mais pagamento das custas processuais.

A Ação Civil Pública de responsabilização pelo cometimento de atos de improbidade administrativa foi ingressada em 15/05/2015 pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Jardim de Seridó, contra a prefeita Maria de Fátima Araújo da Silva, a secretária municipal de Educação, Meirielle de Souza Santos Lucena, à presidente do Instituto de Previdência do Município de Ouro Branco, Ednilda da Silva Oliveira, ao psicólogo Flávio Medeiros de Azevedo e à prestadora de serviço junto à Secretaria de Saúde, Ilaionara Márcia Pereira de Araújo.

Em investigação realizada pelo MPRN, no âmbito do Inquérito Civil n.º 06.2015.00001222-1, apurou-se que não foram respeitados os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade e nem a obrigatoriedade de realização de concurso público, conforme previsto no art. 37, inciso II da Constituição Federal, nos processos seletivos n.ºs 001/2015 e 002/2015, realizados pelo Município de Ouro Branco. Para o MPRN, os processos seletivos teriam o intuito de burlar a obrigação constitucional de realizar concurso público para beneficiar, em quase sua totalidade, pessoas que já possuíam algum tipo de vínculo com a municipalidade e/ou aliados/apadrinhados da atual gestão. Irregularidades

Assentado que apenas a promovida Maria de Fátima Araújo da Silva praticou ato de improbidade administrativa previsto no art. 11, caput da Lei de Improbidade, e que a sanção a ser aplicada haverá de ser proporcional à gravidade da conduta e da participação de cada agente, tendo em vista a gravidade da conduta praticada pela ré Maria de Fátima Araújo da Silva, entendeu suficiente, adequada, razoável e proporcional a aplicação da sanção de pagamento de multa civil no montante equivalente a 30 (trinta) vezes o valor do último subsídio que a ré tenha recebido dos cofres do Município de Ouro Branco/RN no exercício do cargo de prefeita.

Com isso, já somam 2 condenações de pagamento de multa civil, de caráter pedagógico-punitivo, em favor da municipalidade contra a prefeita de Ouro Branco, de 20 (vinte) vezes o valor do subsídio e agora de 30 (trinta) vezes o valor do último subsídio, que dá R$ 700 mil em multas para a prefeita pagar.
 
Do Blog: A casa tá caindo aos pouco!
 

DEPOIS DE 34 ANOS, FNF GARANTE JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA EM NATAL PELAS ELIMINATÓRIAS

Natal, 26 de janeiro de 1982, Brasil 3, Alemanha Oriental 1, este foi o único jogo da Seleção Brasileira de Futebol na capital potiguar. Depois de 34 anos, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, conseguiu um feito inédito: a realização da primeira partida oficial da seleção do Brasil da história do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ao confirmar Brasil x Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2018, pela nona rodada, em data a ser definida, na Arena das Dunas.
 
Com gols de Paulo Isidoro, Renato e Serginho, a vitória do Brasil no amistoso com a Alemanha Oriental (gol de Dorner), por 3 a 1, em 1982, no antigo estádio Castelão, deixa as lembranças de um momento importante para o futebol norte-rio-grandense. A nova oportunidade, agora como uma partida oficial, por se tratar das Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia 2018, demonstra o reconhecimento da CBF pelo trabalho da FNF.
 
“É um presente para o torcedor do Rio Grande do Norte. Uma notícia histórica que ganhará páginas do mundo, divulgando Natal, nosso destino, o Rio Grande do Norte, para todo o planeta. O futebol é uma indústria de grande alcance de massa, de divulgação imensurável. A Seleção Brasileira é uma marca muito forte”, afirma José Vanildo.
 
O presidente da FNF acrescenta. “A Federação fez seu papel, buscou o tempo todo, mostrando que estamos prontos para receber este grande show. Chegou a vez do Rio Grande do Norte, depois de 34 anos. Agradecemos a CBF todo reconhecimento, mostrando que tem democratizado o futebol e entendendo que era a vez de Natal. Vai ser casa cheia, principalmente por esse tempo todo sem a Seleção em Natal”, garante o dirigente.
 
Foto: Arquivo.

DEM REALIZA SEMINÁRIO NO PRÓXIMO SÁBADO PARA DEBATER NOVAS IDEIAS PARA PARELHAS

O Democratas realiza no próximo sábado, dia 25, o Seminário Novas Ideias: “A Parelhas que Queremos!”.  O objetivo é debater um futuro da cidade para que seja montado o programa de governo do partido, que tem como pré-candidato a prefeito o médico Tiago Almeida.
 
 
 
 
Diante de todas as dificuldades, ser gestor nos dias atuais exige muita atenção as demandas da sociedade. Por isso estamos ouvindo a população, pois acreditamos que só assim poderemos construir um projeto novo, viável e que atenda os anseios de todos, especialmente os que mais precisam do poder público”, afirmou o médico e pré-candidato a prefeito de Parelhas, Tiago Almeida.

MECÂNICO É MORTO NA FRENTE DA MULHER GRÁVIDA E ENTEADA DE 2 ANOS NO RN

Adeilton Santiago de Lima (Foto: Arquivo Pessoal)

Um mecânico de refrigeração foi morto na noite desta terça-feira (20) em uma rua pouco iluminada no bairro de Nova Esperança, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Segundo a Polícia Civil, Adeilton Santiago de Lima, de 30 anos, estava numa motocicleta com a mulher e uma enteada de 2 anos quando foram abordados por dois homens. Os criminosos levaram a moto do mecânico. Antes, no entanto, atiraram na cabeça dele. A mulher, grávida, conseguiu pedir ajuda à vizinhança, mas o socorro médico nada pôde fazer. Adeilton morreu na hora. Os assaltantes fugiram. 
 
 
Delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Marcos Vinícius contou que Adeilton estava a caminho de casa. “Em determinado momento do trajeto, ao passar numa rua bastante escura, ele foi surpreendido por dois homens que também estavam numa motocicleta. O veículo era uma moto pequena, dessas chamadas ‘cinquentinhas’. Eles fizeram o mecânico parar a motocicleta em que estava com a família, e ainda não sabemos por qual motivo, mas os criminosos atiraram na cabeça dele. O tiro pegou na região da fronte.
Ele morreu na hora”, relatou.
 
Ainda de acordo com o delegado, enquanto os criminosos fugiam nas duas motocicletas, a mulher de Adeilton e a filha dela correram para pedir ajuda aos moradores da região. A Polícia Militar ainda fez buscas, mas nenhum suspeito foi encontrado.
 
Para Marcos Vinícius, o crime está sendo tratado como latrocínio (roubo seguido de morte). Apesar de a DHPP ter iniciado as investigações, o caso ficará sob a responsabilidade da 1ª Delegacia de Polícia de Parnamirim.

TARTARUGA DE 120 QUILOS É ENCONTRADA EM PRAIA DO NORDESTE

Uma tartaruga de cerca de 120 quilos foi encontrada em uma praia do município de Nova Viçosa, localizado no extremo sul da Bahia. O animal, uma fêmea adulta da espécie ‘Careta-careta’, foi localizado debilitado na areia por moradores da região.
 
 
Tartaruga de 120 kg foi encontrada por moradora em praia de Nova Viçosa (Foto: Lusemira Bezerra/Arquivo pessoal)
 
A secretária de meio ambiente do município, Carla Beatriz, informou que a suspeita é de que a tartaruga possa ter engolido plástico ou se envolvido em algum acidente. O animal foi levado nesta segunda-feira (20) para a sede do Projeto Tamar, no Espírito Santo.
 
"Ela não está conseguindo nadar. No entanto, ainda não foram realizados os exames. A gente a levou para o projeto Tamar para que possa passar por uma avaliação antes de ser devolvida à natureza", destacou.
 
De acordo com Carla, a equipe da Secretaria de Saúde fez as primeiras avaliações no animal, que não apresentava ferimentes aparentes. "Fizemos a pesagem e constatamos que ela estava desorientada. A tartaruga é uma fêmea e pesa em torno de 120 quilos", destacou.
 
 
Tartaruga de 120 kg foi encontrada em praia de Nova Viçosa (Foto: Lusemira Bezerra/Arquivo pessoal)
 
 
A moradora Lusenira Bezerra foi quem avistou a tartaruga na Praia do Lugar Comum, no domingo (19). "Depois que a gente avistou, acionamos logo o resgate. Eu percebi que ela estava tentando subir em uma rampa, mas não estava conseguindo", destacou.
 
Fonte: G1/BA.


 

CUNHA PEDE AO STF AUTORIZAÇÃO PARA IR À CÂMARA SE DEFENDER DE CASSAÇÃO

O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pediu nesta segunda-feira (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para frequentar a casa legislativa para, segundo ele, se defender no processo de cassação de seu mandato. A ação questiona o alcane da decisão do ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato na Corte, que o afastou da presidência da Câmara no mês passado e suspendeu o mandato dele.
 
Até a última atualização desta reportagem, o processo de Eduardo Cunha ainda não havia sido definido, por sorteio, qual ministro irá relatar o caso. Como o recurso questiona o alcance da decisão de Teori Zavascki, a ação será distribuída para outro gabinete, à exceção do presidente do tribunal, ministro Ricardo Lewandowski.
 
A liminar (decisão provisória) concedida pelo relator foi chancelada por unanimidade pelos outros 10 ministros do tribunal. Na ocasião, o Supremo atendeu pedido da Procuradoria Geral da República, que alegou que o peemedebista vinha atrapalhando as investigações da Operação Lava Jato e do próprio processo de cassação.
 
Na semana passada, o Conselho de Ética da Câmara aprovou relatório que recomenda a cassação do mandato do peemedebista por quebra de decoro parlamentar. A acusação é de que Cunha mentiu à CPI da Petrobras no ano passado ao negar ter contas no exterior. O parlamentar diz que é apenas beneficiário de “trustes” na Suíça, cujo patrimônio é administrado por terceiros.

VEREADOR ACUSA CHEFE DE GABINETE DA CÂMARA DE OURO BRANCO DE PROMOVER JOGOS DE BARALHO E GRAVAR VÍDEOS “IMORAIS” NAS DEPENDÊNCIAS DA CÂMARA

O vereador da oposição de Ouro Branco, “Júnior Nogueira”, fez duras acusações contra o chefe de gabinete da câmara municipal, Emanuel Alex, que segundo o edil, há tempos vem cometendo ilegalidades nas dependências da casa legislativa, mas, nada é feito pela mesa diretora.
 
 
 
Após ter denunciado em plenário que o chefe de gabinete estava promovendo jogos de baralhos durante a noite nas dependências da câmara, e usando o local para gravar vídeos “imorais”, com “sacanagens”, palavrões, e até pedindo “nudes” à mulheres pelo facebook, e depois postando-os como sendo uma produção da “TV BUTECO”, “Júnior Nogueira” alega que passou a ser perseguido pelo servidor, que se diz autoridade.
Ademais, segundo o vereador, o chefe de gabinete já ameaçou vários vereadores dizendo ter contra os mesmos dossiês, e por isso não é penalizado, e continua  “fazendo o que bem quer, denegrindo, a imagem do legislativo ourobranquense”.
Recentemente, o chefe de gabinete procurou a imprensa para denunciar “Júnior Nogueira”, acusando-o de assédio moral, porém, conforme documento, bem antes, o edil já havia oficializado um pedido providências à mesa diretora, pois estaria sendo insultado e até xingado pelo chefe de gabinete.
 
 
Por fim, para o vereador, mesmo que os vídeos não tivessem sido feitos nas dependências da câmara, a postura do servidor é totalmente incompatível com o cargo que o mesmo ocupa, pois o legislativo merece muito respeito.
 
Do Blog: Isso é uma esculhambação da moléstia dos cachorros!

ONÇA ESCAPA E É ABATIDA EM ZOOLÓGICO QUE RECEBEU TOUR DA TOCHA EM MANAUS

Uma onça foi abatida no interior do zoológico do Centro de Instrução de Guerra da Selva (Cigs), na Zona Oeste de Manaus, na manhã desta segunda-feira (20). O animal escapou do centro e, apesar de ter sido atingido por tranquilizantes, atacou um militar, segundo informações do Exército. O acidente ocorreu durante uma transição de jaula, segundo a assessoria de comunicação. Também na manhã desta segunda, o local recebeu o revezamento da Tocha Olímpica.
 
 
Cigs recebeu o tour da tocha na manhã de segunda (20); onças participaram do evento (Foto: Isabella Pina/ Globoesporte.com)
 
A assessoria de comunicação do CMA não confirmou que a onça abatida foi um dos animais que participou da cerimônia da Tocha, em Manaus.
 
Em nota, o Comando Militar da Amazônia (CMA) informou que a onça escapou no momento em que o Cigs estava fechado para visitas. Uma equipe de militares composta de veterinários especializados tentou resgatar o animal. Porém, mesmo atingido com tranquilizantes, a onça se deslocou em direção a um militar e foi realizado um tiro de pistola por medida de segurança. O animal morreu no local.
 
 
Ao todo, nove onças vivem no Cigs (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
 
Ainda segundo o CMA, o Cigs já determinou abertura de processo administrativo para apurar os fatos. A assessoria de comunicação informou que não tem mais detalhes sobre a onça.
 
Fonte e fotos: G1/AM.

TRIO É PRESO COM ARMA DE FOGO E TARJETAS DE PLACAS DE VEÍCULOS NO RN

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) prenderam, na madrugada desta segunda-feira (20), na Rua Mar da Galileia, na cidade de Parnamirim, três homens identificados como Edimilson Cardoso de Lima, Francenilson de Lima Seabra e Ewerton Felipe Nascimento Souza Santana.

 

Os policiais estavam em patrulhamento quando visualizaram o trio em atitude suspeita e durante a abordagem foi encontrado com eles um revólver calibre 38 municiado, além de aparelhos celulares, dinheiro fracionado, balança de precisão e tarjetas de placas veiculares do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, o que geralmente são utilizadas por infratores para clonagem de veículos.

Todos foram conduzidos em flagrante à Delegacia de Platão da zona Sul de Natal para melhor apuração dos fatos e ficaram à disposição da Justiça.

“TEMER JÁ CONSEGUIU FAZER COM QUE A ECONOMIA REAGISSE”, AFIRMA FELIPE MAIA

Em discurso no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (20), o deputado federal Felipe Maia fez um balanço da situação do governo administrado pelo presidente interino da República, Michel Temer. Para o democrata, Temer tem mostrado índices satisfatórios na condução da economia brasileira.
É fato que em pouco mais de um mês do exercício da presidência da República, Temer teve que buscar uma luz no fundo do túnel para o Brasil. Ele completou o primeiro mês conseguindo aprovar duas propostas importantes na Câmara, como a Desvinculação da Receita da União e a revisão da meta fiscal, matérias que, sem dúvidas, em quatro anos não seriam votadas pelo governo de Dilma Rousseff, porque faltava articulação política em sua gestão”, enfatizou o parlamentar.
De acordo com o deputado, com o afastamento da presidente Dilma a economia do país começou a se recuperar e mostrou os primeiros sinais de crescimento. Em duas semanas de governo Temer, a previsão de recuo da economia para este ano passou de 3,81% para 3,56%. Ou seja, em pouco tempo Temer já conseguiu fazer com que a economia respondesse. Segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, o aumento das exportações explica boa parte da tímida reação da indústria e tem repercussões sobre o saldo comercial. Este deve ser superior ao do ano passado: o saldo ficou positivo em R$ 19 bi e a expectativa em 2016 é de que chegue a R$ 50 bi”, explica.
 
O parlamentar ainda destacou que estão previstas, para os próximos dias, votações importantes no Congresso Nacional. “O projeto que prevê um limite para o teto dos gastos públicos deve entrar na pauta do plenário nos próximos dias. Com a proposta aprovada, será estabelecido um prazo de 20 anos para a duração do novo regime fiscal e já entraria em vigor a partir do ano que vem. Os gastos com saúde e educação seriam submetidos ao limite previsto no teto. A ideia é que as despesas obrigatórias, como aposentadorias, pensões e benefícios assistenciais, além da folha de pagamento dos servidores públicos, não sejam afetadas”, conclui o deputado Felipe Maia.
 
Para Felipe Maia, os parlamentares precisam se unir para elaborar propostas de interesse do coletivo e não individual. “Apelo para que os meus pares se unam em torno de um governo de coalizão, que se preocupe mais em um projeto para o Brasil e não em projetos de poder, que não favorecem o país como um todo e sim interesses individuais”, finalizou.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...