23 de novembro de 2016

POLÍCIA DO RN PROCURA POR FALSOS POLICIAIS EXTORQUEM E MATAM

A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (deicor) da Polícia Civil do Rio Grande do Norte está procurando por falsos policiais.  O delegado geral do estado, Claiton Pinho, também revela que há pessoas que vestem roupas pretas, se passando por policiais, que invadem casas para matar.
 
 
 
 
 
 
 
 
A imagem acima mostra um homem que finge ser um agente investigativo. Ele chega a uma residência para chantagear e extorquir uma pessoa. Aconteceu no dia 9 deste mês. A vítima, Jariedson Bezerra de Moura, acabou entregando um carro modelo Tracker para o farsante para não ser preso.
 
 
 
 
Jariedson acabou preso logo em seguida por policiais verdadeiros, que já o investigavam na chamada Operação TATU. Ele tinha três mandados de prisão em aberto.
 
 
 
Informações sobre casos envolvendo pessoas que se passam por policiais podem ser repassadas pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social. A ligação para o número 181 é gratuita e atende 24 horas. O sigilo é absoluto.

DETRAN FARÁ INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA COM A SEJUC PARA CADASTRAMENTO DE PRESOS

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) e da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), vai iniciar um registro da estrutura prisional tomando como base um sistema pioneiro em todo o país. O Detran/RN vai disponibilizar a tecnologia utilizada no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) para cadastrar quem faz parte do sistema prisional do Rio Grande do Norte. Dessa forma, os dados do sistema penitenciário, como captura facial, documentação e impressão digital, ficarão disponíveis para a Sejuc no sistema semelhante ao que existe hoje no Renach, com o objetivo de traçar um panorama geral do sistema carcerário.
 
 
 
 
 
 
 
 
Para o chefe de Gabinete do Detran, Antônio Henrique Câmara, este projeto se tornará referência  em todo o país e o Detran/RN não vai medir esforços para colaborar com o avanço dessa parceria. “O Detran está disponibilizando sua capacidade tecnológica para a Sejuc como forma de usar as competências do órgão para contribuir com o avanço do sistema prisional. É uma integração que mostra que o Governo do Estado está comprometido em tomar medidas que tornem as unidades mais seguras e, assim, a sociedade possa sentir os efeitos desse trabalho”, avalia o chefe de Gabinete do Detran.
 
 
 
 
 
Na fase atual, o Detran está apresentando o sistema à Sejuc e a previsão é que o cadastramento de todo o sistema carcerário seja iniciado em Janeiro de 2017. “A Sejuc agradece ao Detran pela disponibilização desse sistema, que vai reforçar a segurança das unidades e armazenar os registro de quem entra e sai dos presídios”, disse o secretário da Sejuc, Walber Virgulino. 
 
 
 
 
A reunião para tratar da parceria ocorreu nesta terça-feira (22), na sede do Detran/RN e contou com a presença do chefe de Gabinete do Detran, Antônio Henrique Câmara; do subcoordenador de Habilitação do Detran, Aryan Gleydson de Araújo; do secretário da Sejuc Wallber Virgulino; do Diretor de Inteligência Lindeberg Carnauba; do Coordenador Executivo da Sejuc, Daniel Chacon; dos Assessores da Sejuc, Coronel Américo e Jardson Fonseca; e do Chefe de Unidade Instrumental de Administração Geral da Sejuc, Bruno Luiz Ferreira.

MÉDICA CUBANA DE 39 ANOS É ENCONTRADA MORTA EM CASA NO INTERIOR DO CE

Uma médica cubana foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (23), em Iguatu, no Centro Sul do Estado. A polícia informou que não foram encontrados indícios de violência, e que aguarda o resultado da perícia para apontar a causa da morte da médica Mabel Guillot Sanchez, de 39 anos. Ela estava na cidade há três anos em missão pelo programa Mais Médicos e retornaria a Cuba na próxima semana.



O delegado Weslley Alves de Araújo, da Delegacia Regional de Iguatu, explica que o corpo foi encontrado na casa em que ela morava, no Bairro Flores, por colegas cubanos. Ela residia na casa com outros três médicos.
 
 


O Consulado Geral de Cuba enviou uma autorização ao município para que o corpo seja liberado, já que o procedimento deveria ser realizado por algum parente de primeiro grau.
 
 
 
 

UM MAIOR E 2 ADOLESCENTES DE 13 E 17 ANOS CAPOTAM VEÍCULO 500 METROS DO LOCAL DO ROUBO NA PB

Três assaltantes roubaram um carro na manhã desta quarta-feira (23) próximo ao estádio Almeidão, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, e menos de 500 metros depois capotaram o veículo e foram detidos. De acordo com a Polícia Militar, o trio - formado por um jovem de 22 anos e dois adolescentes, de 17 e 13 anos - foi detido durante a tentativa de fuga após a capotagem com o veículo roubado.
 
 
 
 
Carro roubado capotou nas imediações do estádio Almeidão, em João Pessoa, com trio suspeito (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 
 
 
Segundo a polícia, o trio estava escondido no material usado na construção do Viaduto do Geisel. A vítima foi abordada próximo ao estádio. Eles ordenaram que ela saísse do carro e tomaram o veículo, um Renault Sandero.
 
 
 
A vítima contou que poucos metros depois, após sair em alta velocidade, os suspeitos capotaram o carro ao tentar fazer uma manobra para fugir de um carro da Polícia Civil e bater no canteiro central.
 
 
 
 
Na capotagem, os três saíram correndo do carro e tentaram se esconder em um campo de futebol, mas equipes do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar conseguiram localizar os suspeitos e deter os três. Com os suspeitos, a polícia apreendeu um simulacro de pistola.
 
 
 
 
Réplica de pistola foi encontrada com suspeitos após acidente em João Pessoa, diz polícia (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 
 
 
Os suspeitos detidos foram encaminhados para Central de Polícia, que fica próximo ao local onde ocorreu o acidente com os assaltantes. Por conta da capotagem, o trânsito ficou lento nas imediações do Almeidão.
 
 
 
Fonte: G1/PB - Foto: Walter Paparazzo/G1.

MPF OBTÉM LIMINAR QUE PODE MINIMIZAR CRISE HÍDRICA EM CAICÓ, JARDIM DE PIRANHAS, TIMBAÚBA DOS BATISTAS E SÃO FERNANDO

A Justiça concedeu liminar ao Ministério Público Federal (MPF) determinando que a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) garantam uma fiscalização rigorosa e permanente do uso das águas do Rio Piancó-Piranhas-Açu, medida que pode minimizar a crise hídrica em quatro dos municípios potiguares abastecidos a partir desse manancial: Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batista.
 
 
 
 
 
 

 
A liminar foi concedida dentro de uma ação civil pública, de autoria do procurador da República Bruno Lamenha, protocolada nessa terça-feira, 22, e que alertou quanto às graves consequências das falhas existentes na fiscalização desses órgãos, que deveriam estar impedido o uso inadequado das águas do rio. Desde 2014, vigoram regras a esse respeito, que determinam a utilização apenas para consumo humano e animal. A irrigação encontra-se terminantemente proibida, inclusive por meio de resoluções conjuntas das três agências.
 
 

O juiz federal Arnaldo Pereira de Andrade Segundo, autor da liminar, concluiu: “As circunstâncias, portanto, prefiguram um ambiente de negligência por parte dos demandados em proceder ao cumprimento da obrigação de fiscalizar e até mesmo de desobstruir o leito do Rio Piancó-Piranhas-Açu.” Além da fiscalização efetiva, que deve ocorrer inclusive no período noturno, os três órgãos deverão apreender equipamentos utilizados nas captações e desvios irregulares. A decisão prevê ainda que “o descumprimento das determinações implicará na fixação de multa em desfavor dos respectivos entes, com possibilidade de redirecionamento em face dos gestores correspondentes”.
 
 

O próprio MPF já havia emitido duas recomendações, cujos objetos, entre outros, já apontavam para a necessidade de intensificação das medidas de fiscalização. Entretanto, “apesar das recomendações e das resoluções emitidas, há numerosas evidências, colhidas desde 2014, de que a fiscalização empreendida pelos três réus não tem sido suficiente para coibir a prática de captação irregular de água ao longo da calha do rio”.
 
 

Entenda o desbastecimento – Atualmente, em razão do longo período de estiagem, que perdura há cinco anos, o abastecimento de Caicó e região somente é possível através do Sistema Curema-Mãe D´Água, formado por dois reservatórios artificiais localizados no município de Coremas (PB). Até meados do segundo semestre deste ano, o Açude Curema vertia águas na calha do Rio Piancó-Piranhas-Açu para viabilizar sua perenização até a captação em Jardim de Piranhas (RN), compreendendo um trajeto de 110Km de distância.
 
 

Recentemente, contudo, o Açude Curema atingiu o volume morto e não é mais capaz de continuar lançando águas no rio. Um grupo de trabalho formado por diversos órgãos, entre eles ANA, Igarn e Aesa, definiu, como alternativa imediata, a utilização de águas do reservatório Mãe D’Água, estabelecendo como vazão suficiente para garantir o abastecimento de Caicó e região o volume de 3m³/s.
 
 

Não havendo recarga do reservatório (afluência), o açude Mãe D’Água pode suportar a referida vazão até meados de março de 2017, quando entrará no volume morto, tempo suficiente para a conclusão da adutora emergencial de Caicó, sob responsabilidade do Dnocs, cujo prazo estimado de conclusão, conforme informação prestada pelo próprio órgão ao MPF, é fevereiro de 2017.
 
 

Ocorre que, recentemente, a Caern anunciou a interrupção do abastecimento a partir da Adutora Manoel Torres pelo prazo mínimo de 10 dias por falta de água na captação em Jardim de Piranhas. Para o MPF um dos fatores que torna possível que a água que sai do açude Mãe D´Água não alcance a captação em Jardim de Piranhas é a existência de desvios e irrigações clandestinas, provocadas pela fiscalização deficitária.
 
 

Tal informação foi confirmada por recentes diligências realizadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó Piranhas-Açu, que encontrou desvios e captações irregulares em vários pontos do corpo d’água, tanto no estado da Paraíba, quanto no Rio Grande do Norte.
 
 

Sem a coibição efetiva dos desvios e irrigações clandestinas, a vazão mínima possível disponibilizada a parir do Açude Mãe D´Água não é capaz de percorrer os 110km desde Coremas até Jardim de Piranhas”, destaca o procurador da República Bruno Lamenha. Além disso, apesar de notícias de mobilização atual de vários órgãos públicos, entre eles os réus, para coibir as captações e desvios irregulares na calha do rio, o MPF destaca a necessidade de que ANA, Igarn e Aesa promovam a fiscalização de forma permanente, não sendo suficientes tais iniciativas de forma esporádica, apenas nos momentos de colapso de abastecimento.
 
 

As três entidades devem apresentar ao MPF e à Justiça Federal, a cada 20 dias, relatórios sobre as atividades desempenhadas, os trechos cobertos, as irregularidades apontadas e as providências adotadas e terão de pagar multa em caso de descumprimento. A ação tramita junto à 9ª Vara da Justiça Federal, sob o número 0800809-33.2016.4.05.8402.

GOVERNO DO RN SELECIONA ARTESÃOS PARA FEIRA EM MINAS GERAIS

Artesãos potiguares poderão se inscrever, nos dias 28 e 29 deste mês, na seleção que escolherá os representantes do Rio Grande do Norte na 27ª Feira Nacional de Artesanato, que será realizada no próximo mês em Belo Horizonte (MG). O edital com os critérios e ficha de inscrição está disponível no menu “Documentos” do site da Sethas-RN (www.sethas.rn.gov.br). Serão selecionados artesãos das seguintes tipologias: cerâmica tradicional, couro, areia colorida, fio e tecido, papel, fibra de junco, renda de bilro e borracha.
 
 
 
 


 

As inscrições serão feitas nos dias 28 e 29 deste mês no setor do Proart, na Sethas-RN (Centro Administrativo), pelo Correio ou por e-mail, cujas instruções estão detalhadas no edital. No dia 2 de dezembro será divulgada a lista com os selecionados, por ordem de classificação. O Proart vai selecionar oito artesãos, um por tipologia, que representarão suas respectivas associações e cooperativas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Parte do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, a Feira Nacional de Artesanato é considerada a maior da América Latina do gênero. Em 2015 foram 7 mil expositores em 1.200 estandes e público de quase 120 mil visitantes. Este ano, ela será realizada de 6 a 11 de dezembro no Expominas, Belo Horizonte (MG).
 
 
 
 
O Governo incentiva a participação dos artesãos potiguares em feiras, pois acreditamos que é uma grande oportunidade de divulgar o nosso artesanato e de gerar oportunidades de negócios para eles. Os oito selecionados não levam apenas os produtos deles, levam os produtos de muitos outros integrantes de suas cooperativas e associações, representando mais de 200 artesãos”, explica a secretária da Sethas-RN, Julianne Faria.

POLÍCIA PRENDE COMERCIANTE QUE AMEAÇOU EXPLODIR CARRO-BOMBA EM PROCISSÃO RELIGIOSA NO RN

Publicações feitas pelo suspeito geraram muitos cometários. Alguns, até tentam convencer o suspeito a desistir do suposto plano   (Foto: Reprodução/Facebook)

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu na manhã desta terça-feira (22) um comerciante suspeito de ameaçar construir um carro-bomba para explodi-lo durante a procissão da padroeira de Macaíba, município da Grande Natal. O evento, que encerra a programação de homenagens à Nossa Senhora da Conceição, está previsto para o dia 8 de dezembro. Assustado, o padre da cidade avisou a polícia, que conseguiu um mandado de prisão que enquadra o homem na nova Lei Antiterrorismo.
 
 
 
 
As ameaças, segundo o delegado Normando Feitosa, foram públicas. “Ele postou tudo na página que ele tem no Facebook”, acrescentou. Dia 8/12/2016 e a prossiçao da padroeira da cidade sao mais de 5 mil pessoas e um dia perfeito” (SIC), escreveu. Em outra postagem, acrescentou: “O meu nome vai fica no historio do mundo vai ser legal” (SIC).
 
 
 
 
Não posso esperar pra saber se ele é doido, se está falando sério ou se está apenas fazendo graça. O padre ficou preocupado com as coisas que ele escreveu e a população ficou amedrontada. Por isso, a prisão dele. Se ficar comprovado que ele tem problemas psicológicos, vai ter que se tratar. Caso contrário, vai ter que arrumar um bom advogado”, comentou o delegado.

QUADRILHA ARROMBA COFRE E LEVAM DINHEIRO E ARMAS DO BB DE CIDADE DO RN

Criminosos arrombaram a agência do Banco do Brasil do município de Patu, na região Oeste potiguar, e levaram o dinheiro do cofre e três armas que pertencem à empresa que faz a vigilância do local. O crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (22). Segundo a Polícia Militar, o grupo usou um maçarico para violar o cofre. Ninguém foi preso.
 
 
 
 
Banco do Brasil de Patu foi alvo dos criminosos, que entraram no prédio e arrombaram o cofre da agência (Foto: PM/Divulgação)
 
 
 
 
Segundo o capitão da Companhia de Polícia Militar de Patu, Aderlan Bezerra, a polícia ainda não tem conhecimento de quantos assaltantes participaram da ação ou mesmo a hora exata do crime. “Quando os vigilantes chegaram para trabalhar, por volta das 8h, é que perceberam o que havia acontecido e acionaram a polícia”, ressaltou.
 
 
 
Ainda segundo o oficial, os alarmes da agência não dispararam. Ainda não se sabe a quantia levada do cofre.
 
 
A superintendência do Banco do Brasil foi comunicada do ocorrido e a polícia faz buscas na região na tentativa de encontrar algum suspeito.
 
 
 
Foto: PM/Divulgação.

PERÍCIA NÃO ENCONTRA SINAIS DE EXECUÇÃO EM 5 DOS 7 CORPOS DA CIDADE DE DEUS

A polícia afirmou que uma perícia feita nos corpos de cinco dos sete homens encontrados mortos da Cidade de Deus não apontou sinais de execução. As vítimas foram enterradas nesta terça-feira (22), sendo três delas no Cemitério do Caju, na Zoma Norte.
 
 
 
 
 
 
 
 
Os corpos dos sete jovens foram encontrados no domingo (20), numa região de mata da Cidade de Deus conhecida como Caratê. Parentes denunciam que eles foram executados e que alguns tinham marcas de bala na nuca, mas a polícia nega.
 
 
 
 
O delegado titular da Divisão de Homicídios, Fábio Cardoso, disse que já foi feita uma perícia em cinco dos sete corpos encontrados na Cidade de Deus e que, nessas vítimas, não foram identificados sinais de execução.
 
 
 
 
Os investigadores apuram se eles morreram em confrontos com quadrilhas rivais, milicianos ou com a polícia militar. Nessa operação realizada na região do Caratê, três suspeitos foram presos com drogas e vinte motos foram apreendidas. Os policiais também encontraram drogas e um rádio transmissor no local.
 
 
 
 
A DH também está ajudando a aeronáutica nas investigações sobre a queda do helicóptero da Polícia Militar, que caiu durante uma operação na Cidade de Deus, no sábado (19).
 
 
Foto: Luciano Belford / Framephoto / Estadão Conteúdo. Fonte: G1/RJ. 

FISCALIZAÇÃO AUTUA INFRATORES E APREENDE EQUIPAMENTOS QUE RETIRAVAM ÁGUA DO RIO PIANCÓ/ PIRANHAS/AÇU

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão de Águas (Igarn), juntamente com a Agência Executiva de Águas da Paraíba (AESA), Agência Nacional de Águas (ANA) e Polícia Militar da Paraíba com o apoio da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), vem realizando, nas duas últimas duas semanas, uma ação intensiva de fiscalização ao longo do Piancó/Piranhas/Açu, visando apreender equipamentos que retiram águas irregularmente do manancial e autuar os respectivos infratores.
 
 
 
 


 
 
 
A ação resultou na apreensão de diversas bombas, drenos e sifões que faziam retiradas indevidas do rio Piancó/Piranhas/Açu, além de barramentos e sacarias que impediam ou dificultavam o fluxo das águas. Somente nesta terça-feira (22) foram retiradas oito bombas com potencias que variavam de 10 a 25CV e retiravam 40 a 80mil litros por hora, do manancial, também foi removida uma sacaria, propiciando que partes do rio que se encontravam completamente secas, voltassem a ter água. Infratores foram autuados. A manutenção e intensificação das ações de fiscalização resultarão na volta à vazão normal das águas que abastecem as cidades de Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando.
 
 
 
 
 
 
 
 
A ANA, o IGARN e a AESA estabeleceram regras de restrição para captações de águas superficiais no trecho do Rio Piancó, a jusante do Açude Curema, no trecho do Rio Aguiar, a jusante do Açude Mãe D’Água, e no Rio Piranhas-Açu, no trecho compreendido entre a confluência com o Rio Piancó e o Açude Armando Ribeiro Gonçalves, para quaisquer finalidades.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estão interrompidas também, as captações subterrâneas situadas às margens desses corpos hídricos. A regra vale para usos de todas as finalidades, outorgados ou não, com exceção do consumo das pessoas e para matar a sede dos animais, que são usos prioritários de acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos. A retirada irregular de água é considerada uma infração gravíssima e resulta em aplicação de multa, apreensão e/ou embargo provisório ou definitivo.

GOVERNADOR VAI A CAICÓ E ANUNCIA AÇÕES EMERGENCIAIS PARA LEVAR ÁGUA À POPULAÇÃO

O governador Robinson Faria esteve em Caicó nesta terça-feira (22) para anunciar as ações da Operação Vertente no município do Seridó Potiguar. O chefe do executivo explicou, em audiência pública na Câmara Municipal, as medidas do Governo do Estado para combater a crise hídrica. "O Governo do Estado está fazendo tudo que está ao seu alcance para atender a população de Caicó e não deixar que falte água", afirmou o governador.
 
 
 
 
 


 
A Operação Vertente levará para Caicó cerca de 180 mil litros de água potável por dia para atender a população, após a cidade deixar de receber o abastecimento em função do esgotamento do rio Piancó/Piranhas-Açu.
 
 

"Serão dezenas de carros-pipa que chegarão nesta quarta-feira, com o objetivo de garantir água para a população e também fazer com que os serviços essenciais não parem. Por isso daremos prioridade a locais como hospitais e escolas", explicou o governador Robinson Faria.
 
 

A água será distribuída em 40 caixas d'água, dotadas de chafarizes, que foram disponibilizadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Os locais de instalação foram definidos ainda ontem pela Defesa Civil.
 
 

O governador cancelou uma viagem à Brasília, onde se encontraria com o presidente Michel Temer e outros governadores, para ir até Caicó. "Decidi vir junto com a minha equipe para mostrar que o Governo do Estado está trabalhando para atender o povo", completou o governador.
 
 

A medida emergencial foi bem recebida por quem acompanhou a audiência. O deputado estadual Nélter Queiroz pontuou que a ação mostra compromisso por parte do Governo do Estado. "O governador e sua equipe vieram aqui e mostraram que estão fazendo tudo que é possível para não deixar a população sem água", disse o deputado. O prefeito de Caicó, Roberto Germano, também ressaltou que a chegada da Operação Vertente impedirá que seja decretado estado de emergência.
 
 

A audiência no plenário contou ainda com a presença do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Mairton França, os diretores-presidentes da Caern Marcelo Toscano, e do Instituto de Gestão de Águas (Igarn), Josivan Cardoso, e o chefe da Defesa Civil, coronel Eliseu Dantas.
 
 
 
 
Durante seu pronunciamento o governador também explicou a questão da adutora de engate rápido para abastecer a região. "A obra seria feita pela Caern em cinco meses. Já tínhamos o projeto e todas as licenças. Estaríamos entregando a adutora este mês, mas por decisão do Ministério da Integração Nacional foi repassada para o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), o que atrasará a chegada de água", apontou Robinson Faria.
 
 
 

As alternativas para retirar Caicó e os demais municípios da crise de abastecimento também foram apresentadas na audiência pública. O Igarn realiza fiscalizações ao longo do rio Piancó/Piranhas-Açu, responsável por fornecer água para 100 mil pessoas no Seridó, para identificar eventuais desvios e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos continuará o trabalho de perfuração de poços na região, incluindo a área próximo ao rio Itans.

ESTÁDIO DE CLUBE DO RN VAI A LEILÃO NA SEXTA-FEIRA, (19)

Uma área de 120 hectares na fazenda Jacoca de Cima I, onde foi construído o estádio Barrettão, do Globo FC, e um armazém com 1.100 m² de á...