29 de setembro de 2018

LEI SANCIONADA POR ROBINSON GARANTE LIDERANÇA DO RN NA PRODUÇÃO DE CAMARÃO

O Rio Grande do Norte voltou no ano passado a ser uma liderança na produção nacional de camarão. Os municípios potiguares têm aumentado o cultivo de camarão. O RN teve um crescimento de 5,31% em relação a 2016, chegando a produzir 15.434 toneladas do crustáceo – o que corresponde a 37,68% da produção no Brasil. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).





A evolução ocorreu principalmente depois que o Estado conseguiu regulamentar a atividade com a Lei 9978/2015, denominada Lei Cortez Pereira. O valor arrecadado também cresceu 21,39% em 2017, gerando uma receita de R$ 328.658.000,00. Com relação às larvas de camarão, o Estado também foi líder nacional, com a produção de 6.265.000 milheiros, o que representa 57,53% da produção no País.






Os principais municípios produtores são Canguaretama, Senador Georgino Avelino, Mossoró, Nísia Floresta, Arez, Guamaré e Pendências.





Esse avanço ocorreu por causa da Lei Governador Cortez Pereira (Nº 9978), sancionada em setembro de 2015 pelo governador Robinson Faria, que promove a exploração sustentável dos recursos naturais do RN pela carcinicultura, importante fonte de alimentação, emprego, renda e divisas, garantindo-se a otimização dos benefícios econômicos decorrentes, em harmonia com a conservação do meio ambiente e da biodiversidade adjacentes.





De acordo com o presidente da Associação Norte-Riograndense de Criadores de Camarão (ANCC), Origenes Monte, a categoria vinha lutando pela regulamentação da carcinicultura desde às três gestões passadas. “Somos gratos a Robinson Faria pela sanção, pois permitiu segurança jurídica ao setor. Mesmo sendo líder nacional, o Rio Grande do Norte vai crescer ainda mais. Os efeitos estão acontecendo de forma gradativa”, comemorou.





A legislação também garante o ordenamento, o fomento e a regulamentação da atividade, assim como o uso ecologicamente sustentável dos ecossistemas da Zona Costeira, dos Estuários e dos Reservatórios e Águas Oligohalinas, Superficiais e Subterrâneas.





Após a sanção, houve avanço no desenvolvimento socioeconômico do Estado, incluído o tecnológico e a valorização profissional dos técnicos e trabalhadores envolvidos com a atividade de carcinicultura. Na atual gestão, o apoio à pesquisa de inovações que visem à melhoria da sua interação ecológica e eficiência técnico-econômica, incluindo a apresentação diferenciada e a agregação de valor aos seus produtos está assegurada.

ESPOSA DE LÍDER DE FACÇÃO CRIMINOSA E COMPARSAS SÃO PRESOS EM CIDADE DO RN

A terceira fase da Operação Silêncio foi deflagrada nesta sexta feira na cidade de São José de Campestre, 103 quilômetros de Natal. Na ação, foi detida Poliana Vicente da Costa, 22 anos, esposa de Edgar Fabrício da silva, conhecido como “Bimbo”, considerado como o homem que comandava as ações da facção criminosa na cidade, segundo o delegado Marcelo Marcos Alves de Lima.










A Operação Silêncio, iniciada em junho, tem o objetivo de desarticular uma facção criminosa que atua na região do Agreste Potiguar. As polícias Civil e Militar cumpriram mandados de busca, apreensão e prisão na área. Com a prisão decretada nesta sexta-feira (28), oito pessoas foram detidas ao todo nas cidades de São José do Campestre e Tangará.





 
As prisões dos investigados foram em decorrência de cumprimento de mandados de prisão preventiva pelos crimes de associação criminosa e tráfico de drogas. Além de Poliana, as outras sete pessoas presas são Carlos José de Oliveira, 23 anos; Patrícia da Silva, 32 anos; Francineide dos Santos, 24 anos; José Adrielson da Silva, 19 anos; Edileide da Silva Lucena, 36 anos; José Maria Isídio Ferreira, 34 anos e Sérgio Herculano de Freitas 22 anos. Além das prisões, um adolescente foi apreendido na Operação.





 
A primeira fase da operação, ocorrida no dia 27 de junho, prendeu sete pessoas. A ação deu cumprimento a mandados de prisão expedidos pelo poder Judiciário. Os presos foram autuados em flagrante. Na ocasião, foram apreendidos drogas, armas e munição.





 
Durante a segunda fase da operação, a polícia prendeu Francisco de Assis Daladier Clementino Gomes, conhecido como Baratinha, 22 anos, apontado pela polícia como líder de organizações criminosas em duas cidades do interior do RN. O homem foi preso em cumprimento a um mandado de prisão pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa.




 
A intervenção contou com o trabalho de policiais militares e com a coordenação da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN), responsável por coordenar operações da Polícia Civil no interior do Estado, e da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC).

BOLSONARO, 28%; HADDAD, 22%; CIRO, 11%; ALCKMIN, 10%; MARINA, 5%, DIZ DATAFOLHA

O Datafolha divulgou nesta sexta-feira (28) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 9 mil eleitores entre quarta-feira (26) e sexta-feira (28).








O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

TRAGÉDIA! FORTE TERREMOTO E TSUNAMI MATARAM 48 NA INDONÉSIA

Pelo menos 48 pessoas morreram e outras 356 ficaram feridas na cidade de Palu, na Indonésia, por conta do terremoto de magnitude 7,5 seguido de um tsunami de ondas de três metros que castigaram na sexta-feira (28) a ilha de Celebes.








O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, confirmou neste sábado (29) o número de mortos e feridos durante uma entrevista coletiva, onde também destacou que a região afetada está incomunicável. 







O número de mortos não é definitivo e pode subir.

MP APREENDE MAIS DE 130 MIL SANTINHOS DO PT QUE INDICAVAM LULA COMO CANDIDATO

O Ministério Público Eleitoral no Rio Grande do Norte apreendeu na tarde desta sexta-feira, 28, materiais gráficos, como santinhos e panfletos, pertencentes a candidatos da coligação “Do Lado Certo”, encabeçada pela candidata do PT ao Governo do Estado, Fátima Bezerra. O comitê de campanha da petista – em Candelária, na zona Sul de Natal – foi um dos endereços onde houve cumprimento de mandado. Apenas lá, foram recolhidos 130 mil impressos.





Apesar de a principal busca ter acontecido no comitê de Fátima, a maioria do material recolhido, segundo apurou o Agora RN, é do candidato ao Senado Alexandre Motta (PT).





O objetivo da operação foi recolher material de propaganda eleitoral que apresentasse o ex-presidente Lula ainda na condição de candidato à Presidência pelo PT. Preso em Curitiba e cumprindo pena após condenação em segunda instância na Lava Jato, Lula teve a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral com base na lei da Ficha Limpa.





As buscas foram autorizadas pelo juiz Almiro Lemos, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A ação acontece após o Ministério Público Eleitoral receber diversas denúncias de que candidatos do PT insistiam em distribuir materiais gráficos com Lula candidato. A partir das acusações, o MP Eleitoral instaurou uma investigação e, com as provas que reuniu, requereu as buscas.





A assessoria de Fátima Bezerra declarou que os materiais que apresentam Lula na condição de candidato à Presidência foram confeccionados ainda no período em que a candidatura do petista estava oficializada. O ex-presidente foi substituído por Fernando Haddad (PT) em 11 de setembro.




BRASILEIROS PROTESTAM EM LONDRES CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

Manifestantes brasileiros protestaram em frente ao Península Hotel, em Londres, no Reino Unido, onde o ministro do Supremo Tribunal Federa...