24 de maio de 2020

GOVERNO DO RN NORMATIZA FUNCIONAMENTO DE IGREJAS, TEMPLOS E ESPAÇOS RELIGIOSOS


O Governo do Rio Grande do Norte regulamentou o funcionamento de igrejas, templos, espaços religiosos e estabelecimentos similares - que estão autorizados a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus desde 1º de abril - por meio de uma Portaria publicada neste sábado (23), no Diário Oficial do Estado




O texto normatiza o decreto estadual de 1º de abril, que já trazia medidas restritivas de funcionamento nos estabelecimentos religiosos. No documento do Governo do Estado foram estabelecidas uma série de recomendações sanitárias para as atividades religiosas e orações individuais.




A portaria recomenda organização de filas, dentro e fora, das igrejas com a distância mínima prevista, além de frequência simultânea de até 20 pessoas. A manutenção da higienização regular dos ambientes e dos equipamentos de contato para evitar o contágio por Covid-19 também foi estabelecida como condição para a reabertura.




A publicação em Diário Oficial também condiciona o funcionamento dos centros religiosos a "priorização do afastamento" de pessoas colaboradoras da igreja, que pertençam ao grupo de risco da nova doença, como idosos, hipertensos e diabéticos. As igrejas, templos e espaços também ficam autorizadas a transmitir missas e cultos pela internet, desde que sigam as recomendações sanitárias.

DEPUTADO UBALDO AGRADECE AO GOVERNO PELA CONCLUSÃO DA REFORMA DA ESCOLA SEVERINO BEZERRA, EM TANGARÁ

O Governo do Estado anunciou que entregará, até o final do mês, a Escola Estadual Professor Severino Bezerra, situada em Tangará, após uma ampla reforma realizada no prédio. A notícia foi comemorada pela diretora da escola, Arlete Teixeira, e pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes, que vinham tendo reuniões periódicas na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), solicitando apoio para a conclusão desta reforma, que começou em outubro de 2018. 









"Esta obra ficou paralisada por muito tempo e alunos e professores sofriam num imóvel totalmente inadequado. Fui com a diretora Arlete Teixeira e a então vice-diretora Maria Auxiliadora da Silva pedir ajuda ao secretário de Educação Getúlio Ferreira e ao subsecretário Marcos Lael. Eles se mostraram bastante sensíveis ao problema. Graças a esse apoio, conseguimos que a empresa contratada para a reforma retomasse a obra e, finalmente, entregasse o prédio. Só temos a agradecer", explicou o deputado Ubaldo Fernandes. "Confesso que a possibilidade de ver a escola ficando como ela realmente merece, me motivou. Poder fazer parte de sua história num momento tão importante é uma felicidade sem tamanho”, disse a diretora Arlete Teixeira, relembrando os 30 anos de muito trabalho nesta instituição. 







 

A Escola Professor Severino Bezerra é a maior e mais importante do munícipio de Tangará, com mais de 500 alunos. O Governo do Estado investiu R$ 2,1 milhões nesta nova estrutura, que oferece nove salas de aulas, de multimídia, de recursos multifuncionais, dois laboratórios e biblioteca, além do recreio coberto e área de circulação. O setor administrativo conta com direção, sala dos professores, secretaria, coordenação pedagógica, almoxarifado e arquivo. Na ala dos serviços, estão a cozinha, copa, área de serviço, despensa, depósitos, banheiros e vestiários acessíveis para alunos e funcionários. Os recursos são do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN - Governo Cidadão, viabilizados pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

CENTRAIS DO CIDADÃO REABREM EM 09 CIDADES DO RN, MAS ATENDIMENTO TEM QUE SER AGENDO

Mesmo com a reabertura em caráter excepcional de algumas Centrais do Cidadão no interior do Rio Grande do Norte para atendimento exclusivo no Sistema Nacional de Empregos (Sine), os interessados ainda precisam fazer o agendamento prévio para evitar filas e aglomerações. 





O Governo do Estado determinou a abertura das centrais localizadas nos municípios de Apodi, Assú, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz e Pau dos Ferros a partir de segunda-feira (25) para desafogar o atendimento no Sine Matriz em Natal, até então a única que permaneceu aberta durante a pandemia do novo coronavírus.




As centrais de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu, na Grande Natal, estarão abertas para atendimento exclusivo de serviços do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), como a emissão de documentos.

PARNAMIRIM DECRETA REABERTURA GRADATIVA DO COMÉRCIO, INDÚSTRIAS E LIVRARIAS


A prefeitura de Parnamirim, terceira maior cidade do Rio Grande do Norte, flexibilizou o funcionamento do comércio com um plano de retomada gradativa das atividades econômicas. A medida, que já está em vigor, foi aprovada pelo Comitê Gestor de Saúde Municipal e publicada em Diário Oficial neste sábado (23). 




O texto estabelece que as atividades liberadas para o funcionamento deverão operar no horário das 8h às 16h. A prefeitura recomenda também a distância mínima de 1,5 metro entre clientes com a sinalização de marcadores no chão, além de limitar o acesso aos estabelecimentos a uma pessoa por vez. 




Ainda segundo o decreto, supermercados, serviços funerários (com exceção de velórios), postos de combustíveis, hospedarias, panificadoras e farmácias podem retornar em seu horário normal de funcionamento. 



Ainda segundo o município, bares e restaurantes devem continuar o atendimento por delivery. Já as atividades religiosas deverão ser feitas virtualmente. A prefeitura disse ainda que serão feitas fiscalizações regulares para assegurar o cumprimento do decreto e que os estabelecimentos poderão ser interditados, caso não adote as medidas sanitárias de funcionamento.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...