13 de abril de 2018

ÁGUAS DA PASSAGEM DAS TRAÍRAS JÁ É SUFICIENTE PARA 5 MESES DE ABASTECIMENTO DE JARDIM DO SERIDÓ


Ainda é muito pouco, mas, o meio milhão de metros cúbicos de água que a ‘Barragem Passagem das Traíras’ já tomou, é suficiente para abastecer a cidade de Jardim do Seridó por 5 meses, em regime de racionamento em forma de rodízio.

 





Segundo informações colhidas pela reportagem do ‘Blog Barra Pesada’, a CAERN já vai começar a instalar os equipamentos para o bombeamento, tratamento e o fornecimento de água, mas ainda vai demorar alguns dias, para que a população tenha água nas torneiras.

 


Vale salientar que, o referido reservatório continua tomando água, e se continuar chovendo, a situação pode melhorar ainda mais.

 


Do Blog: Vamos torcer que volte logo o fornecimento d'água, para amenizar o sofrimento do nosso povo.


FILHO CONFIRMA QUE CORPO ENTERRADO EM CASA DE PRAIA É DE EMPRESÁRIO DESAPARECIDO EM NATAL

O corpo que foi encontrado por policiais civis e militares na manhã desta sexta-feira (13) enterrado no terreno de uma casa de praia entre Santa Rita e Redinha, na Zona Norte de Natal, é mesmo do empresário Lourenço Salvino da Silva, de 51 anos. A identificação foi feita por meio das impressões digitais da vítima, segundo informou o filho do empresário, João Freire.



Quem indicou o local onde o corpo estava enterrado foi uma adolescente de 17 anos apreendida na manhã desta sexta (13) e que confessou ter participado do roubo do carro do empresário e sumiço dele. "Além disso, ela revelou que uma amiga e dois homens também participaram do crime, mataram e enterraram o empresário", afirmou o delegado Marcelo Aranha, da delegacia de São Gonçalo do Amarante. A PM e a Polícia Civil fazem buscas pelos suspeitos, que já foram identificados.



Ainda de acordo com o delegado, o empresário foi vítima de uma emboscada. "Ele foi chamado pela adolescente até a casa de praia. Quando o empresário chegou, a adolescente e essa amiga, que também estava na casa, chamaram os dois homens para assaltá-lo. Foi quando ele foi assassinado, provavelmente a facadas. Roubaram o celular e dinheiro dele. Depois, enterraram o corpo no terreno da casa e se desfizeram do carro", acrescentou Aranha.

MP INVESTIGA ESQUEMA DE FRAUDES EM CARTÓRIO DE CIDADE DO RN; TABELIÃES SÃO AFASTADOS

O Ministério Público do Rio Grande do Norte deflagrou nesta sexta-feira (13) a operação Senhorio. O objetivo é apurar um recorrente esquema de fraudes cometidas no cartório único de Extremoz, cidade da Grande Natal. São investigados os crimes de falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, estelionato e lavagem de dinheiro. Dois tabeliães substitutos foram afastados de suas funções. Um mandado de busca e apreensão pessoal foi cumprido com o apoio da Polícia Militar.



Com a conclusão das investigações, os tabeliães substitutos foram afastados de suas funções. Além deles, o MP ofereceu denúncia contra um corretor do ramo imobiliário e um empresário afegão.



As investigações tiveram início após um cidadão denunciar ao MP que um terreno que lhe pertencia em Extremoz possuía uma outra escritura no cartório da cidade, conferindo a propriedade a uma terceira pessoa. Segundo foi apurado, os denunciados possuem uma empresa em Extremoz de corretagem imobiliária, em atividade desde 31 de janeiro de 2002. A empresa faz corretagem na compra, venda e avaliação de imóveis, atividade incompatível com o exercício do tabelionato. Além disso, a sede da empresa fica na casa de campo da família.




Com a quebra de sigilo bancário e fiscal de uma das tabeliãs, constatou-se uma farta e ilícita movimentação financeira da imobiliária (entrada e saída de recursos financeiros), além de diversas transferências suspeitas de recursos por parte de várias outras imobiliárias e empresas do ramo de construção.



"Ficou comprovado que os tabeliães possuíam um paralelo e ilegal comércio de compra e venda de imóveis em Extremoz, movimentando em suas contas mais de R$ 1 milhão por ano", afirmou o MP.



A investigação demonstrou que os denunciados, os dois tabeliães substitutos, mais o tabelião titular, que faleceu recentemente, "com vontade livre e consciente, prevalecendo-se da função pública que exerciam, inseriram ou fizeram inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita em documento público, consistente em escritura pública de compra e venda, com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, com vistas a auferir vantagem pecuniária”. Tal crime, ainda de acordo com o MP, foi cometido tendo como coautores o corretor e o afegão.



Com o proveito econômico auferido com os delitos, os quatro investigados, "de forma reiterada, ocultaram e dissimularam a natureza, origem, localização, disposição, movimentação e propriedade de valores provenientes diretamente dos ilícitos. Exemplo disso é a negociação de veículos luxuosos, utilizando, inclusive, o nome de outras pessoas físicas, bem como a propriedade de um posto de gasolina e na compra e venda de gado e investimentos em pedras preciosas".



Com base na denúncia oferecida, o juiz de Extremoz decidiu sequestrar os bens e bloquear as contas bancárias dos quatro investigados. Com o afastamento dos tabeliães, o juiz nomeou como substituto legal para assumir as funções no cartório o delegatário da serventia extrajudicial de Maxaranguape, Ranilson Maurício de Souza.

SANTANENSES RECEBEM PINTOS PARA INICIAREM CRIAÇÕES DE AVES CAIPIRA


Tido com uma alternativa para aumentar a renda familiar, um programa desenvolvido pelo governo municipal de Santana do Seridó, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a EMPARN, está sendo colocado em prática.
















O programa foi criado para que famílias possam criar aves caipiras, e para tal, foram entregues gratuitamente 12 pintos para as famílias cadastradas no programa.











Dando início ao programa, o prefeito Hudson Brito fez a entrega dos pintos na manhã desta sexta-feira, (13). “São 500 pintos, que serão entregues na zona urbana e na zona rural do município. A criação de aves caipira vai aumentar a renda familiar, com a produção de ovos e de aves caipira para o abate”, disse o prefeito durante a entrega dos primeiros pintos.




 Do Blog: Boa ideia!

TRF-4 MARCA JULGAMENTO DE ÚLTIMO RECURSO DE LULA PARA QUARTA-FEIRA, (18)

O julgamento do último recurso ao qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem direito na segunda instância contra a condenação no caso do triplex do Guarujá (SP) foi marcado para a próxima quarta-feira, dia 18 de abril, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre.


São os embargos dos embargos, que não têm poder de mudar o resultado da sentença. A pena aplicada a Lula é de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.


O ex-presidente está preso desde 7 de abril, quando se entregou à Polícia Federal depois de o mandado ter sido expedido, antes de a defesa entrar com esse recurso no TRF-4.


Os advogados de Lula pedem "que sejam conhecidos e acolhidos estes segundos embargos de declaração para o fim de suprir as omissões e obscuridades" que vêm sendo apontadas desde o primeiro recurso.


Também pedem que seja "reconhecida a atipicidade da conduta com relação ao delito de corrupção passiva", e que documentos que comprovam a inocência de Lula sejam apreciados.

HENRIQUE QUER QUE TEMER ATESTE REGULARIDADE DE DOAÇÕES DO PMDB-RN

Atestar a regularidade das doações eleitorais recebidas pelo Diretório Estadual do MDB no Rio Grande do Norte. É nesse sentido que vão os questionamentos enviados pela defesa do ex-deputado federal e ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (MDB) ao presidente da República, Michel Temer (MDB), e ao presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira. Ambos foram intimados pela Justiça Federal do RN como testemunhais de defesa do ex-parlamentar, acusado de receber propina da OAS na construção da Arena das Dunas em 2014.



A intimação a Temer foi divulgada na quarta-feira, 11, após decisão do juiz Adrian Soares de Freitas, da 14 ª Vara Federal do RN. O presidente da República tinha a opção de depor por video conferência, em Brasília, ou responder aos questionamentos por escrito – opção escolhida pelo presidente. Vale lembrar que, além de Henrique Alves, outro réu do mesmo processo, Eduardo Cunha (também ex-deputado federal), também solicitou Temer como testemunha de defesa.



Segundo o Ministério Público Federal, Henrique Alves e Cunha ajudaram a OAS a “destravar” as obras da Arena das Dunas e, em troca, receberam propina para a campanha eleitoral de 2014, da qual Henrique foi candidato a governador do RN. Na época, Temer era presidente nacional do MDB e teria gerido parte das doações empresariais repassadas ao diretório potiguar, presidido por Henrique.




Cunha e Alves, inclusive, chegaram a ser presos nesse processo, que resulta da Operação Manus, mas tiveram suas prisões preventivas transformadas em domiciliar pela Justiça Federal. Contudo, seguem detidos por conta de outro mandado de prisão, resultante da Operação Sepsis, que também investiga os dois, mas esta por suposto desvio de recursos na Caixa Econômica Federal.

MAIS UM SERIDOENSE É “PUNIDO” COM TIRO NA MÃO


O jovem Kaio Gutemberque Soares Lucenna, deu entrada no hospital regional de Caicó, com um tiro em uma das suas mãos, o que pode ter sido mais um que foi “advertido” pelo crime organizado.




A vítima, que mora no Bairro Soledade, em Caicó, foi medicada e liberada, mas, se nega à ajudar a polícia à desvendar o caso, usando a lei do silêncio.




Do Blog: Pela atitude do jovem, não resta dúvidas que o mesmo foi julgado e advertido pelo crime organizado. Quem quer apostar como tem Drogas no meio dessa história?  


Foto: Ilustração.

GOVERNO FEDERAL PROPÕE SALÁRIO MÍNIMO ACIMA DE R$ 1.000 PELA PRIMEIRA VEZ

Pela primeira vez, o valor do salário mínimo ultrapassará 1.000 reais. O governo propôs salário mínimo de 1.002 reais para o próximo ano, o que representa alta de 5% em relação ao atual (954 reais). O valor consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, apresentado hoje (12) pelos ministros do Planejamento, Esteves Colnago, e da Fazenda, Eduardo Guardia.



Em 2019, a fórmula atual de reajuste será aplicada pela última vez. Pela regra, o mínimo deve ser corrigido pela inflação do ano anterior medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos no país) de dois anos anteriores.



Em 2017, o reajuste do salário mínimo ficou abaixo da inflação, que ficou em 2,07% em 2017, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Se a regra tivesse sido aplicada, o salário mínimo deveria ter subido para 956 reais, e não para 954 reais.



O Ministério do Planejamento informa que a diferença de 1,78 real será compensada no reajuste do salário mínimo de 2019.



A LDO define os parâmetros e as metas fiscais para a elaboração do Orçamento do ano seguinte. Pela legislação, o governo deve enviar o projeto até 15 de abril de cada ano. Caso o Congresso não consiga aprovar a LDO até o fim do semestre, o projeto passa a trancar a pauta.

ENTERRADO CORPO DE SUPLENTE DE VEREADOR ASSASSINADO NO INTERIOR DE PB

Foi enterrado nesta quinta-feira (12), no cemitério do Cruzeiro, o corpo do suplente de vereador Wellisson Anderson Pereira França, executado aos 31 anos com sete tiros de pistola em frente a casa da sogra na última terça-feira (10), no bairro de Santa Rosa, em Campina Grande.






De acordo com a polícia, Anderson foi surpreendido dento do carro do irmão por um homem que chegou a pé e atirando contra o veículo. O suplente de vereador ainda tentou correr, mas foi atingido com os disparos. No cortejo, amigos e familiares levavam faixas pedindo justiça pela morte do líder comunitário.



A polícia não descarta que a execução tenha sido motivada por circunstâncias políticas, uma vez que Anderson estava prestes a assumir a vaga do vereador Luciano Breno, do Partido Pátria Livre (PPL), que se ausentaria da Câmara por meio de licença.



Anderson Maravilha, como era conhecido, era ativista cultural, líder comunitário e o responsável por realizar o natal maravilha com a chegada do papai noel para as crianças carentes do bairro em que morava. Além disso, fazia parte da escola de samba Unidos da Liberdade e era marcador da quadrilha junina Arraial em Paris.

POLÍCIA ENCONTRA DINHEIRO EM BANHEIRO DA CASA DE VEREADOR PRESO NO RJ

O presidente da Câmara de Petrópolis, Paulo Igor Carelli (MDB), foi preso na operação contra crimes de fraude em licitação e peculato na manhã desta quinta-feira (12). O vereador Luiz Eduardo Francisco da Silva, o Dudu (PEN), também é alvo de mandado de prisão, mas não foi encontrado.








A Operação Caminho do Ouro é realizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Delegacia Fazendária (DELFAZ). Na casa do presidente da Câmara foram apreendidos R$ 155 mil e 10.300 dólares. O dinheiro estava escondido na bomba da banheira de hidromassagem, em uma gaveta da mesa de cabeceira e dentro de um carro.




Os valores estavam separados e com bilhetes com nomes e iniciais. A polícia vai investigar quem são as pessoas e se elas estariam envolvidas no esquema.



Fonte: G1/RJ.

STF DECIDE MANTER EX-MINISTRO ANTÔNIO PALOCCI EM PRISÃO PREVENTIVA

Por 7 votos a 4, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quinta-feira (12) manter na cadeia o ex-ministro Antonio Palocci, preso desde setembro de 2016 em Curitiba no âmbito da Operação Lava Jato.





O tribunal entendeu que não há ilegalidade nem excesso na duração da prisão preventiva – o ex-ministro está detido há mais de um ano e meio e reivindicava recorrer em liberdade da condenação a 12 anos e 2 meses de detenção imposta pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...