5 de março de 2015

ADEPOL FAZ AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR E DÁ SUGESTÕES PARA A SEGURANÇA

Representantes da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol-RN) foram recebidos pelo Governador Robinson Faria hoje (5) à tarde. Segundo a presidente da Adepol, Ana Cládia Saraiva, a categoria espera manter um diálogo constante com o Governador, para que sejam atendidos os pleitos da classe, assim como também eles possam fazer sugestões que auxiliem a Secretaria de Segurança Pública. Na ocasião, a titular da pasta, Kalina Leite, também estava presente. Dentre as sugestões feitas pela Adepol, destacam-se volta da Delegacia do Patrimônio Público, fechada em 2007; a implantação da Divisão de Homicídios, mecanismo esse que ampliaria as atribuições e efetivo da Delegacia de Homicídios; além da criação de uma Central de Delegacias Especializadas, que concentrasse tudo num mesmo lugar e, dessa forma, facilitaria o trabalho realizado especificamente nessas unidades da Polícia Civil.

ADEPOL  reunião  fot Ivanizio Ramos3

"Eu sou favorável à essas sugestões dadas pela Adepol, inclusive é um compromisso meu também", disse o Governador durante a audiência. Kalina Leite também reforçou que alguns dos pleitos já estão sendo encaminhados pela Secretaria de Segurança Pública.

Os representantes da Adepol, durante o primeiro encontro com o Governador, também expuseram o desejo de que seja feita uma recomposição da perda inflacionária para os delegados da classe substituta, ou seja, aqueles que estão em início de carreira e compõem atualmente cerca de 50% dos delegados da Polícia Civil, num efetivo total de 171 delegados na ativa. O chefe de Estado lembrou aos representantes do limite prudencial por que passa o Rio Grande do Norte há alguns anos, situação que impossibilita o reajuste ou recomposição imediata de salários para as categorias de servidores.

A POESIA DO “PRIMO POETA”; QUEM SERÁ O INFRATOR?

images

QUEM SERÁ O INFRATOR?

Achei BARRA comedido

Não quis ser constrangedor,

Poupando o Vereador

Que deu uma de sabido.

Foi chamado de bandido

E não deu explicação,

Se falar na reunião

Ameaçam dar em gente,

Querendo ser mais valente

Se achando o Lampião.

Por: Primo Poeta.

DIRETORIA DA FECAM SE REÚNE PARA DEFINIR AS METAS E AÇÕES PARA 2015

Vereadores presidentes de 20 Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte integrantes da diretoria da FECAM (Federação das Câmaras Municipais do RN) se reuniram, nesta quinta-feira, para definir as principais metas e ações para 2015. A profissionalização e modernização da gestão das casas legislativas, com orientação técnica e jurídica adequada, é o principal objetivo a ser perseguido pelos legisladores municipais e estará na agenda da entidade durante todo o ano, destacou o presidente da FECAM, Jório Nogueira (PSD).

SONY DSC

Além de uma agenda programática de orientação às casas legislativas, através de cursos e de consultorias jurídica e contábil individual para aquelas Câmaras de Vereadores com maiores dificuldades é intenção da diretoria da FECAM agendar uma visita ao Tribunal de Contas do Estado, com a finalidade de aproximar as administrações das Câmaras do órgão fiscalizador. “O intuito é cumprir a lei, tornar as gestões eficientes, evitar futuros transtornos. Queremos contar com a colaboração do TCE”, destacou o presidente da FECAM.

O presidente da Câmara de Vereadores de Touros, Diego França, primeiro secretario da FECAM, destacou a importância da aproximação do poder legislativo municipal com os órgãos fiscalizadores e também o trabalho da FECAM em levar treinamento para os gestores, muitas vezes penalizados pela falta de conhecimento técnico. “Muitos vereadores assumem a gestão administrativa de uma Câmara sem o mínimo conhecimento. Temos que trabalhar para suprir essa deficiência”, destacou Diego.

ENCONTRO DE VEREADORES – A diretoria da FECAM definiu ainda alguns detalhes do I Encontro de Vereadores e Prefeitos do RN, que será realizado no próximo dia 20 de março, em parceria com a FEMURN (Federação dos Municípios do RN). O evento contará com a participação dos vereadores de todo o Estado e presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e do governador do Estado, Robinson Faria. Na ocasião, acontecerá a posse oficial da diretoria da FECAM, composta por 21 presidentes de Câmaras Municipais.

CDP DE PARELHAS SERÁ REABERTO COM CAPACIDADE PARA COM 80 PRESOS, DIZ SECRETÁRIO DE JUSTIÇA

Foto0108O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Zaidem Heronildes, anunciou uma série de medidas que permitirá a abertura de novas vagas no sistema penitenciário estadual. Uma das medidas é a liberação pela justiça do Centro de Detenção Provisória de Parelhas, que estava interditado e agora vai receber cerca de 80 presos. Outras 65 vagas foram disponibilizadas com a inauguração do CDP de Apodi, na última semana de fevereiro.

Segundo o secretário, até o final do ano, outras 900 vagas devem ser abertas, com a retomada do processo de licitação para construção do presídio de Ceará-Mirim, cuja capacidade será de 603 vagas, a ampliação em 234 vagas da Penitenciária João Chaves e a ampliação da capacidade da penitenciária Alcaçuz, que comportará 80 novos presos. Também há previsão de reforma da penitenciária de Mossoró.

Conversei com o governador Robinson Faria sobre a necessidade de agilizar esses projetos e ele não somente autorizou que pudéssemos levar à frente, como apoiou outras ações que vão dar mais dignidade e condições estruturais ao sistema penitenciário, como a compra de carros-celas, para escolta de presidiários, e tornozeleiras eletrônicas, para modernizar o monitoramento”, destacou Zaidem.

Além disso, como prova do compromisso dessa gestão com a melhoria do sistema prisional e a valorização dos servidores, o governo realizou o pagamento das diárias operacionais do mês de janeiro aos agentes penitenciários. Foi mais uma ação positiva, em atendimento à reivindicação da categoria”, comentou o secretário.

Zaidem informou ainda que a SEJUC está concluindo alguns projetos que irão ser apresentados ao Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), em busca de recursos federais. “A nossa intenção é modificar a cara do sistema prisional e torná-lo mais eficiente. Os desafios são enormes, mas estamos fazendo o possível para mudar essa realidade”, continuou.

VERGONHA! CÂMARA DE VEREADORES DE JARDIM DO SERIDÓ VOLTA A SER LOCAL PARA INSULTOS

vergonhaEnquanto outras casas legislativas debatem problemas e procuram soluções para a coletividade, a câmara de Jardim do Seridó volta a ser palco para insultos, calúnias e difamações contra pessoas, numa mostra da falta de compromisso para com a coletividade por parte de alguns “vereadores”.

Após vários casos na época do então presidente, Anchieta Júnior, que chegou ao ponto de discutir com o colega vereador Iron Júnior, e até ameaçar de chamar a polícia para retirá-lo da de sua cadeira durante uma sessão, agora quem prevarica e assisti a tudo sem nada fazer é o atual presidente, “Dedé do Consórcio”.

Não é a toa que as sessões da câmara de Jardim do Seridó não atraem a população, e os vereadores falam apenas para eles mesmos, e para “meia dúzia” de pessoas que ainda acreditam que um dia alguns “vereadores” irão descobrir o verdadeiro papel de um legislador.

Por fim, vale salientar que, a própria população fica criticando a atitude de alguns “vereadores”, mas nem isso é motivo para que os mesmo passem a tratar de assuntos de interesse público.

Do Blog: Tem alguns vereadores que querem desviar a atenção da população, na tentativa de se livrar da falta de “popularidade”. Uma vergonha!

CASO DE POLICIAL CIVIL ACUSADO DE MATAR ADOLESCENTE NO ALECRIM VOLTA A JULGAMENTO

tiroO caso do agente da Polícia Civil, Marcelo Henrique Gomes de Araújo, acusado de matar um adolescente de 16 anos no bairro do Alecrim, em Natal, no ano de 2010, voltou a ser julgado, nesta terça-feira (3), pela Câmara Criminal do TJRN. A defesa do réu pedia em recurso, dentre outros pontos, a desconsideração de uma possível perda da função pública. A tese defensiva foi acolhida em parte, mas a decisão definitiva só acontecerá em futura sessão do órgão julgador, já que a desembargadora Zeneide Bezerra pediu vistas do processo.

O acolhimento parcial se deu em parte, por meio do entendimento do relator, desembargador Glauber Rêgo, o qual acolheu em seu voto uma redução na pena, fixada em pouco mais de sete anos, mantendo, contudo, a possível perda do cargo público.

Na sentença inicial, o agente da Polícia Civil foi julgado por crime de homicídio qualificado, previsto no artigo 121, do Código Penal, mas a tese defensiva foi acolhida e o delito foi desqualificado para homicídio simples, com a condenação inicial definida para o regime semiaberto.

No entanto, conforme Apelação Criminal movida pela defesa, o disparo atingiu a vítima nas nádegas, mas a bala rompeu a artéria femural e consequentemente levou o adolescente a óbito. “Ele também não estava de serviço, mas era um ponto de drogas. Esperamos que isso seja levado em consideração”, ressalta o advogado Flaviano da Gama.

O jovem Jeberson Oliveira da Silva, de 16 anos, foi morto no dia 2 de abril de 2010, na Travessa Alfredo Lira, no Alecrim. Na época do crime, a família da vítima acusou o policial de ter matado o adolescente pelas costas sem nenhuma motivação. “Ele tem 28 anos de experiência policial e nenhum antecedente que pese contra ele”, rebate a defesa.

MINISTRO ZAVASCKI QUER DECIDIR ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA, (06) SOBRE SIGILO DA LISTA DE POLÍTICOS

untitledO ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), pretende decidir até a próxima sexta-feira (6) se derruba o segredo de justiça dos pedidos de inquérito feitos pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, para investigar políticos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.

Os pedidos de investigação se referem a 54 pessoas, entre autoridades e suspeitos sem prerrogativa do foro no STF. Além disso, foram protocolados sete solicitações de arquivamento. Todos esses documentos ocupam cinco caixas entregues no gabinete de Zavascki.

Apesar da intenção de concluir a análise das petições ainda nesta semana, o ministro participará de sessão do plenário do Supremo nesta quinta (05) e na sexta (06) pela manhã, o que pode retardar o trabalho.

No intervalo da sessão do plenário do STF desta quarta, o ministro Marco Aurélio Mello defendeu que o segredo de justiça seja retirado o quanto antes.

Enquanto mantiver o sigilo, a suspeição recai sobre todos os políticos. A sociedade está esperando essa revelação, e essa revelação serve até para afastar o sentimento de impunidade, que é péssimo”, disse.

Devido à prerrogativa de fora presidente da República, senadores, deputados e ministros de Estado somente podem ser investigados e julgados no STF.

O procurador-geral vai entregar até o início da próxima semana, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedido para investigar um ou mais governadores suspeitos de participação no escândalo de pagamento de propina na Petrobras – para governadores, o foro é o STJ. As petições, nese caso, serão analisadas pelo ministro Luís Felipe Salomão. A tendência é de que o ministro do STJ também derrube o sigilo das investigações.


A participação de autoridades e parlamentares no escândalo na Petrobras foi revelada nas delações premiadas do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef.

Os dois firmaram acordo com o Ministério Público Federal para colaborar com as investigações e delatar os demais integrantes do esquema em troca de redução das penas.

Junto com os pedidos de abertura de inquérito, Rodrigo Janot já solicitou uma série de diligências, como quebra de sigilos bancário e fiscal dos políticos.

MULHERES DE CIDADE SERIDOENSE EXIBEM ARMAS EM REDES SOCIAIS

Duas mulheres que seriam moradoras da cidade de Jardim de Piranhas movimentaram as redes sócias nesta quarta-feira, (04), ao aparecerem em fotos portando arma de fogo.

jp

Segundo comentários de pessoas que não querem se identificar, ao menos uma das mulheres que participam da ‘apologia ao crime’ teria envolvimento com o trágico de drogas.

Ademais, existe também denúncia de maus tratos de uma delas contra o filho menor, haja vista que a mesma é vista freqüentemente bebendo pelos bares da cidade em companhia da criança.

Do Blog: Além da apologia ao crime, porte ilegal de armas!

DISON É O LÍDER DO PSD NA ASSEMBLEIA

O deputado Dison Lisboa é o líder do Partido Social Democrata (PSD) e Galeno Torquato, o vice. O anúncio foi feito na sessão plenária desta quarta-feira (4) e protocolado na Mesa Diretora.


O vice líder afirmou que apesar da pequena bancada, irão realizar um bom trabalho na ALRN. “O nome de Dison é excelente para liderar nosso partido”, disse Galeno.

EQUADOR CELEBRA 52 ANOS COM INAUGURAÇÃO E VÁRIAS AÇÕES

Cavalgada, inauguração de uma quadra society, rodas de saúde, palestras, ações de cidadania, maratona, missa em ação de graças e muito entretenimento fazem parte da programação para comemorar os 52 anos de emancipação política de Equador esse mês. Os eventos serão realizados no período de 07 a 17, em vários pontos da cidade. No dia 17, data de fundação de Equador, haverá alvorada, hasteamento de bandeiras e uma missa em ação de graças marcando o aniversário da cidade.

equador 52 anos
A expectativa da gestão municipal é de uma boa participação da comunidade e até de moradores das cidades vizinhas. “Queremos o envolvimento de todos para celebrar os 52 anos de nossa cidade. Uma data importante e muito bonita”, comenta a prefeita Noeide Sabino. Ela lembra que o município está passando por uma fase nunca vista em sua história. “Com o empenho e a dedicação da nossa equipe, estamos conseguindo fazer um bom trabalho, cumprindo nossos compromissos e melhorando a cada dia a vida dos equadorenses”, ressalta a prefeita, que divulgou alguns pontos da programação.


07/03/2015 –Sábado

 
16h – Palestra: Violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha
Palestrante: Júlio Cesar Cruz (Investigador da Polícia Civil PB e bacharelando em Direito - FACISA)
Local: Praça de Eventos

08/03/2015 – Domingo


7h30 - CAFÉ DA MANHÃ – Homenagem as mulheres equadorenses ;
8h – I CAVALGADA DE EMANCIPAÇÃO;


09/03/2015 – Segunda

ABERTURA DA CAMPANHA FORA DA ESCOLA NÃO PODE! ORGANIZAÇÃO: NUCA ;


10/03/2015 – Terça

14h - ENCONTRO COM A COMISSÃO DO SELO UNICEF - MONITORAMENTO DO PLANO DE AÇÃO PARA 2015;
11/03/2015 – Quarta
RODA DE CONVERSA SOBRE CONTROLE E COMBATE A HEPATITE A LOCAL: UBS ALTO DA BELA VISTA HORÁRIO: 8h

 
12/03/2015 – Quinta


• AUDIÊNCIA PÚBLICA – SECA
LOCAL: ALDITÓRIO DA PREFEITURA
• RODA DE CONVERSA SOBRE CONTROLE E COMBATE A HEPATITE A LOCAL: UBS ALTO DO JUAZEIRO HORÁRIO: 8h


13/03/2015 – Sexta


(8h às 12h) - AÇÕES DE CIDADANIA:
• Aferição de pressão arterial
• Teste de glicemia capilar (em jejum)
• Teste rápido de Sífilis e HIV
• Distribuição de preservativos
• Classificação do grupo sanguíneo
Banco do Nordeste/ linhas de crédito rural;
• Consulta Defensoria Pública;
• Consulta do INSS;
• Emissão de carteiras de trabalho a partir dos 16 anos;
• Emissão de CPF;
• Emissão de carteira de identidade;
• Balcão do empreendedor SEBRAE;
• Entrega dos certificados dos cursos do Pronatec;
• Mini palestras de ingresso nas forças armadas: Exercito/Marinha/Aeronáutica e Exposição Estática de Foguetes (Resp. Centro de Lançamento da Barreira do Inferno);
• Participação da equipe técnica da URSAP Caicó;
• Conselho de Direito/Conselho Tutelar;
• Amostragem dos dados educacionais do Plano Municipal de Educação;
• Lançamento do Projeto: Equador 52 anos: Trilhando no mundo da oralidade, leitura e escrita. Junte-se a nós!
19h - SHOW CULTURAL artistas da terra:
• Apresentações: Christus no sentido da vida – grupo Shalom
• Grupo El Shaday;
• Repentista Primo;
• Edjane Silva;
• Vicente Vanildo;
• João Jesuíno;
• Anderson Nunes;

14/03/2015 – Sábado

 
INAUGURAÇÃO DA QUADRA SOCIETY;
16h – MARATONA DA SAÚDE SAINDO DO PSF II (ALTO DO JUAZEIRO);
16h 30 – II CONEXÃO SAÚDE NA PRAÇA:
• Atividades de treino funcional;
• Atividade de aeróbica;
• Atividades de Jump (Bilu e Georgia);
• Acompanhamento com o nutricionista (NASF) com IMC-Índice de Massa Corporal;
19h – ARRASTÃO saindo do Ginásio com os blocos carnavalescos;
22h - FESTA DE EMANCIPAÇÃO – ANIMAÇÃO: DEIXE DE BRINCADEIRA;

15/03/2015 – domingo

Abertura de Campeonato de FUTSAL
16/03/2015 – segunda –
8h - CIRCUITO DE BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS;
LOCAL: PRAÇA DE EVENTOS


17/03/2015 – terça 

 
5h - Alvorada nas ruas da cidade com a Filarmônica Santa Cecília;
7h - Hasteamento dos três pavilhões: Nacional, Estadual e Municipal na Praça;
19h – Missa em ação de Graças.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...