13 de julho de 2025

DESEMBARGADOR DECLARA ILEGAL LEI DE VAGAS PARA TRAVESTIS E TRANS EM EMPRESAS COM INCENTIVOS FISCAIS

A Justiça do Rio Grande do Norte declarou inconstitucional a lei estadual, de 2023, e o decreto, de 2024, que garantem a reserva de 5% das vagas de emprego para travestis e pessoas trans em empresas beneficiadas por incentivos fiscais estaduais.

 

Na decisão, o desembargador Cláudio Santos citou que a lei e o decreto violam: a competência privativa da União para legislar sobre direito do trabalho; a competência privativa da União para legislar sobre normas gerais de licitação e contratação; princípio do ato jurídico perfeito; o direito de uma relação de emprego protegida contra a dispensa arbitrária e sem justa causa; princípio da legalidade; princípio da livre iniciativa; e o princípio da anterioridade tributária.

 

Na decisão, o desembargador Cláudio Santos citou ainda que o percentual de 5% estabelecido pela lei para a contratação de pessoas autodeclaradas travestis e transexuais "carece de qualquer base científica ou estudo técnico que o justifique, tratando-se de um verdadeiro 'achismo' legislativo".

 

Para ele, a determinação desse é "arbitrária, sem levar em conta critérios objetivos ou a realidade demográfica e socioeconômica das empresas e do mercado de trabalho".

JOVEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CASA NO SERIDÓ POTIGUAR

O jovem Kaynan Kevin dos Santos Faustino, de 20 anos, foi encontrado morto dentro de sua residência no bairro Paulo VI, em Caicó, neste sábado, (12), mas, apesar das evidencias apontarem para morte natural, o caso está sendo investigado pela polícia civil, e  o ITEP fará a autópsia para investigar a causa da morte.