9 de novembro de 2015

GOVERNO DO ESTADO LANÇA 2A EDIÇÃO DO PROJETOS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) NA REDE DE ENSINO

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) segue cumprindo com as ações previstas na área educacional dentro do Projeto RN Sustentável e lança o edital 02/2015 do PIP- Projeto de Inovações Pedagógicas; até o dia 30.11, as 130 escolas selecionadas devem manifestar interesse através do site www.rnsustentavel.rn.gov.br.

PIP

As 130 escolas que poderão se inscrever para esta etapa foram definidas em agosto deste ano, por meio de um sorteio na presença Diretores e Técnicos Pedagógicos de cada Diretoria Regional de Educação, representantes do Tribunal de Contas do Estado, representante do Banco Mundial e da Secretaria de Educação e Cultura.

Estas escolas deverão apresentar projetos que visam contribuir para resolução de problemas e melhoria do aprendizado através de métodos inovadores.

As unidades escolares que serão contempladas no Edital, receberão acompanhamento do orientadores do PIP, e também contarão com o monitoramento sistemático (à distância e presencial) durante todo ano letivo, além dos investimentos financeiros.

Na primeira etapa do PIP, iniciada em maio de 2015, 111 escolas foram beneficiadas com recursos na ordem de R$ 1.794.678,45 (um milhão setecentos e noventa e quatro mil, seiscentos e setenta e oito reais e quarenta e cinco centavos), destinado aos seus Caixas escolares.

Para esta segunda edição, a estimativa é de que sejam investidos recursos na ordem de R$ 4.941.000,00 (quatro milhões novecentos e quarenta e um mil reais), que serão repassados de acordo com o perfil das escolas contempladas, conforme quadro abaixo:

Sem título

Todos os recursos financeiros destinados à execução do PIP estão garantidos em Acordo do Empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, por meio do Projeto RN Sustentável.

TÚNEL DESABA NO MAIOR PRESÍDIO DO RN; DETENTOS DIZEM QUE HÁ SOTERRADOS

Um túnel escavado para fuga desmoronou na manhã desta segunda-feira (9) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham na busca de corpos. Segundo os próprios detentos, pelo menos dois presos estariam encobertos pela terra que desmoronou sob o piso do pavilhão 2.

Túnel descoberto em Alcaçuz neste final de semana desmorou, causando a morte de dois detentos (Foto: GOE/Grupo de Operações Especiais)

Segundo a Coordenadoria de Administração Penitenciária do estado, o túnel é o mesmo que foi descoberto no sábado (7), fato que causou revolta a dos apenados. "A abertura do túnel chegou a ser concretada, mas os presos reabriram o buraco num outro ponto. Na manhã desta segunda, eles tentaram dar continuidade às escavações até acontecer o desmoronamento. Sem ter como voltar, eles tiveram que cavar uma saída ainda dentro da penitenciária. oi quando fomos avisados que dois deles teriam ficado soterrados", explicou um agente.

Ainda no sábado, logo a primeira  tentativa de fuga ter sido abortada, colchões foram incendiados e grades arrancadas das celas. Amotinados, os internos chegaram a jogar pedras nos policiais militares do Batalhão de Choque, que recuaram.

Com a notícia de que o BPChoque não havia conseguido controlar os presos em Alcaçuz, os ânimos no Presídio Provisório Raimundo Nonato, que fica na Zona Norte de Natal,  também se exaltaram e os detentos começaram a queimar colchões.

Alcaçuz fica em Nísia Floresta, município da Grande Natal. Com capacidade para 640 presos, possui atualmente pouco mais de 1 mil apenados. Duzentos somente no pavilhão 2. O sistema penitenciário do Rio Grande do Norte possui atualmente 8.000 presos para 3.700 vagas. Em razão da superlotação, das 33 unidades prisionais, 12 foram interditadas pela Justiça e não podem receber novos detentos. A lista inclui a Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

Tanto em Alcaçuz quanto no Raimundo Nonato os ânimos só foram contidos na manhã do domingo (8), após intervenção do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Grupo de Escolta Penal, ambos pertencentes à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).
No Presídio Provisório Raimundo Nonato, em Natal, os presos também causaram muitos estragos (Foto: Grupo de Escolta Penal (GEP))
Com a retomada do controle nos presídios, o governo do estado soltou uma nota na qual diz que “providências para reparos dos setores depredados, tanto em Alcaçuz quanto no Raimundo Nonato, já foram tomadas. Medidas como colocação de grades, recuperação de paredes e limpeza”. Apesar dos prejuízos, o governo enfatizou que não houve fuga ou registro de feridos durante as ocorrências.
Ainda de acordo com a nota, o governo afirma que “está empenhado em restabelecer a ordem no Sistema Carcerário do Rio Grande do Norte, com o apoio da Secretaria de Segurança, para minimizar os conflitos e manter o controle nas unidades prisionais do estado”.
Fonte: G1/RN.

DETRAN ABRE INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA CURSO “EU E MINHA MOTO UNIÃO FELIZ”

O Detran abre nesta segunda-feira (09) as inscrições gratuitas para a ação de treinamento e conscientização de trânsito denominada “Eu e minha moto união feliz”. O trabalho de instrução de pilotagem defensiva e manutenção programada é direcionado aos motociclistas, que podem efetivar a participação por meio do telefone 3232 6600. O curso acontece no próximo sábado (14), das 8h às 13h, no Centro de Pilotagem da Honda, situado na zona Norte de Natal.

Detran - Curso motociclista

A capacitação tem o objetivo de preparar melhor o motociclista para trafegar no trânsito urbano, como também alertar para a necessidade de manter a motocicleta dentro do padrão exigido pelo manual de manutenção preventiva. A equipe de instrutores vai levar informações sobre cidadania de trânsito com a utilização de atividades lúdicas. Serão repassadas técnicas de realização de curvas em várias situações, como também dicas de frenagem em terrenos diversos. “Vamos alertar ainda para o aspecto de manutenção e mostrar o perigo para a vida do condutor, quando este pilota seu veículo com pneus carecas ou com peças em condições que comprometem a segurança”, ressaltou o instrutor da Potiguar Honda, Bernardino Marcelino.

A coordenadora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Débora Gurgel, informou que a intenção da ação é a preservação da vida e para isso estão envolvidos o Detran, o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), o Trânsito Consciente e a Potiguar Honda. “Sabemos que se o motociclista cumprir as regras de segurança ao pilotar e mantiver seu veículo com a manutenção regular, os acidentes que atingem essa população serão reduzidos”, explicou.

O processo gratuito de inscrição no curso segue até a próxima sexta-feira (13). Os 50 primeiros inscritos vão receber o brinde de um kit composto de camiseta e boné, que será doado pela comissão de organização do projeto “Eu e minha moto união feliz”.

EMBAIXADOR SEBASTIÃO DO REGO MORRE AO CAIR DE PRÉDIO NO RIO

O embaixador Sebastião do Rego, de 75 anos, morreu nesta segunda-feira (9) ao cair do 11º andar de um prédio em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Sebastião foi diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e embaixador do Brasil em países como a extinta União Soviética, entre outros, tendo participado de dezenas de missões.

embaixador

Segundo informações, ele foi encontrado ao lado de um livro aberto. Segundo policiais militares no local, tratava-se de um livro sobre o ex-presidente Getúlio Vargas, escrito por Lira Neto. Sebastião vestia terno, gravata e meia.

Ainda de acordo com PMs, o embaixador ia sair de casa para almoçar com a mulher, Maria Cristina de Lamare Rego Barros. Apenas o casal e a empregada estavam no apartamento 1104, onde moravam. Além da viúva, Maria Cristina, o embaixador deixa três filhos.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil também foram para o prédio, que fica na Avenida Atlântica, 1.782. Ele morava no Prelúdio, um dos três que compõem o tradicional condomínio Chopin, que fica ao lado do Copacabana Palace. Segundo um funcionário do prédio, que não quis se identificar, Sebastião havia ido à academia no hotel nesta segunda pela manhã.

Por volta das 15h10, o corpo foi levado pela Defesa Civil para o Instituto Médico Legal (IML).

De acordo com o delegado adjunto da 12ª DP (Copacabana), Eduardo Miranda, a polícia inicialmente não trabalha com a hipótese de crime.

"Não tem sinal de violência no local. No local onde houve a queda tem uma estante de livros, uma cadeira e uma janela, muito baixa. Ele pode ter subido na cadeira para pegar um livro, ou se jogado, mas em princípio foi um acidente. Ele estava bem vestido, poderia estar saindo para algum lugar ou se vestido para se matar. Não tem sinal de crime em principio", disse.

A polícia espera familiares para prestarem depoimento espontaneamente ainda nesta segunda.

SUSPEITO DE DEGOLAR ADOLESCENTE DE 14 ANOS NO RN É PRESO NESTA SEGUNDA, (09)

kassia_2A Polícia Civil prendeu, no final da manhã desta segunda-feira (09), o suspeito de degolar a adolescente Kassia Fabíola Pereira de Oliveira, de 14 anos, encontrada morta neste sábado (7) em Ceará-Mirim, município da Grande Natal.

De acordo com a delegada Jamile Alvarenga, da delegacia de Ceará-Mirim, o suspeito tem 24 anos e confessou o crime em depoimento preliminar. O interrogatório do suspeito, no entanto, deve acontecer ainda nesta tarde.

Em entrevista neste domingo, a mãe de Kassia, Kelly Cristina Pereira, de 33 anos,  pediu por justiça ao falar sobre o suspeito. "Só peço justiça. Minha filha não merecia o que ele fez com ela”, disse.

A mãe havia afirmado que o ex-namorado de Kassia tinha 19 anos, no entanto, a Polícia Civil confirmou a idade do suspeito nesta segunda.

Kassia Fabíola Pereira de Oliveira, de 14 anos, foi encontrada morta neste sábado (7) em uma estrada de terra na zona rural de Ceará-Mirim. Uma perícia feita no corpo aponta que Kassia foi degolada.

De acordo com informações do delegado Sérgio Freitas, da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom), o corpo da garota foi encontrado por moradores da região por volta das 14h30.

GOVERNADOR FALA DE MEDIDAS CONTRA A CRISE DURANTE O SEMINÁRIO MOTORES DO DESENVOLVIMENTO

Robinson FariaO público presente nesta segunda-feira,  (09) pela manhã, na Fiern, para o 25º Motores do Desenvolvimento ouviu do governador Robinson Faria as diversas medidas tomadas pela atual gestão para o enfrentamento da crise brasileira, tendo como mote o tema “Brasil, vamos crescer!”.  “Estamos todos num momento em que precisamos de união e parceria. Convoco vocês empresários aqui presentes a construirmos uma nova página na história política do Rio Grande do Norte”,  disse o governador ao público, formado especialmente por empresários.

Diversos pontos foram abordados por Robinson Faria durante seu discurso de abertura do evento, que contou também, dentre os convidados, com a palestra do secretário de Planejamento e das Finanças (Seplan), Gustavo Nogueira.  Um Estado endividado em quase R$ 1 bilhão; a crise hídrica e o colapso do sistema prisional há anos sem planejamento foram alguns itens citados pelo chefe do Executivo para destacar o momento de crise do Estado. “Mas, somos um governo otimista e que tem medidas concretas para o enfrentamento dos problemas: diante do que encontramos, iniciamos uma série de ações para redução de gastos com a máquina pública; nunca outros setores da sociedade civil tiveram tanto diálogo com um Governo; temos uma equipe técnica motivada; e tanto a auditoria que foi realizada, quanto o recadastramento que estamos fazendo agora, assim como a implantação do novo modelo de gestão  são medidas que pretendem combater anomalias e irregularidades”, destacou  Robinson Faria.

No âmbito do turismo, o governador lembrou as ações que tem tomado desde o início do ano para atrair investimentos e que culminou com a entrada do Estado na disputa pelo Centro de Conexões da Latam, mais conhecido como Hub da TAM. “O Rio Grande do Norte não estava nem cogitado. Agora é um forte candidato. Os pessimistas dizem que esse adiamento recém anunciado é ruim para o Estado. Pelo contrário. A presidente da TAM (Cláudia Sender) me informou que serão feitas novas consultorias técnicas e essas consultorias serão positivas para o nosso Estado”.

Nas questões do saneamento e segurança pública, o governador Robinson Faria também enfatizou as obras já em andamento que garantirão 100% da capital saneada, assim como redução de crimes em 17%, dados fornecidos por uma Câmara Técnica de Mapeamento Internacional.  “Turismo não existe sem segurança pública ou sem uma cidade limpa e saneada”, pontuou.

Sobre o anúncio de fechamento da Ambev, o governador fez questão de frisar que a multinacional tomou essa decisão não só no Estado, como também em São Paulo e Sergipe. “É comum as empresas fazerem isso. Quando terminam os prazos de incentivo fiscal (a Ambev teve vinte anos no Proadi), elas vão embora. Mas temos um novo Proadi e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, já está conversando com a Ambev para que ela permaneça”, informou aos presentes o governador.

CAMINHONEIROS INTERDITAM BR NO RN

Caminhoneiros deram início a um protesto na manhã desta segunda-feira (9) na BR-304, trecho entre as cidades de Assu e Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo os manifestantes, o movimento pede a renúncia da presidente Dilma Rousseff e a diminuição de pedágios. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal está no local.

Caminhoneiros protestam na BR-304 no RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

A ação começou por volta das 4h na altura do quilômetro 52. Os caminhoneiros queimaram pneus em protesto contra a cobrança de pedágios e contra o governo federal. Os carros começaram a passar pela marginal da rodovia. A PRF está no local para controlar o trânsito. "Queremos garantir uma manifestação pacífica", disse o inspetor Aliathar Gibson.

Pneus foram queimados para interditar rodovia (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Cerca de 100 caminhoneiros participam do movimento.

DENÚNCIA! EMPRESA PARA COLETA DE LIXO EM CARNAÚBA DOS DANTAS POR FALTA DE PAGAMENTO

imagesRecebemos informações de que a coleta de lixo na cidade de Carnaúba dos Dantas foi suspensa por falta de pagamento da Prefeitura local em favor da empresa que presta o referido serviço.

A falta do serviço que é tido como essencial, surpreendeu os moradores.

A ausência dos caminhões circulando pelas ruas deixa lixo espalhado pelas ruas e em frente das residências.

BURACO DE 13 M SE ABRE EM ESTACIONAMENTO E ENGOLE CARROS NOS EUA

Uma imensa cratera se abriu no estacionamento de um restaurante e engoliu diversos carros nos Estados Unidos.

Uma imensa cratera se abriu no estacionamento de um restaurante e engoliu diversos carros nos Estados Unidos (Foto: BBC)

O caso ocorreu no Estado americano do Mississippi.

Frequentadores afirmaram estar comendo quando, de repente, as luzes se apagaram e ouviram um barulho semelhante ao de uma batida de carros.

Uma imensa cratera se abriu no estacionamento de um restaurante e engoliu diversos carros nos Estados Unidos (Foto: BBC)

Ainda não se sabe o que provocou o buraco, de 13 metros de diâmetro.

Ninguém ficou ferido.

FUNCIONÁRIOS DO PROCESSO SELETIVO DA PREFEITURA DE CAICÓ ESTÃO COM DOIS MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS

toRecebemos mais uma reclamação de um funcionário da prefeitura de Caicó, que informou que a Prefeitura está com dois meses de salários atrasados dos contratados para o Processo Seletivo, os meses de Setembro e Outubro ainda não foram pagos e o pior é que quando vão perguntar na prefeitura sobre o pagamento, a única resposta que recebem é que não tem nenhuma previsão.


"Tem pessoas que já não tem mais nada em casa", disse o autor da denúncia.
Fica aqui o registro e esperamos que o problema seja resolvido o mais breve possível.

Fonte: Caicó Digital.

GOVERNADOR ENTREGA AMBULÂNCIA AO HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ E ANUNCIA DIÁLOGO PARA FEDERALIZAÇÃO DA UNIDADE

O governador Robinson Faria e o secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, estiveram neste domingo (8), em Caicó, para duas ações. A primeira foi a entrega de uma ambulância pra atender pacientes que buscam exames de média e alta complexidade no Hospital Regional do Seridó. A unidade foi uma promessa do chefe do Executivo estadual em julho deste ano, durante a Festa de Santana, quando assumiu o compromisso com a cidade.

Visita Hospital Regional_Demis Roussos (2) 

Outro assunto tratado foi a federalização do Hospital pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). No próximo dia 12 de novembro, o secretário Ricardo Lagreca, representantes da Empresa e a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, se reúnem para discutir a possibilidade.

Para o governador, a federalização “tornará melhor o padrão do serviço no município porque seguirá os moldes de uma instituição federal de ensino. Discutiremos muito isso para termos informações precisas para garantir um funcionamento digno para todos”, declarou.

Visita Hospital Regional_Demis Roussos (3)

Ricardo Lagreca afirmou que a atitude “é importante, corajosa e mostra o compromisso do Governo em tomar decisões ágeis”.

Além dos anúncios, Robinson Faria garantiu que o Hospital Regional do Seridó continuará oferecendo o serviço de hemodiálise com a oferta de água própria para esse tipo de intervenção. “Viemos aqui para ouvir o que a população tem a falar. Queremos saber das sugestões e problemas para solucionar o mais rápido possível”.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...