5 de abril de 2014

ATORES DE JARDIM DE PIRANHAS ENCENAM PAIXÃO DE CRISTO

A população de Jardim de Piranhas e do Seridó terão a oportunidade de vivenciar um dos momentos mais emblemáticos da história cristã. A Paixão de Cristo, auto que conta a trajetória dos últimos passos de Jesus Cristo antes da ressurreição, será realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através da coordenação de Cultura, contando com artistas da própria cidade. O espetáculo que será apresentado no dia 18 de abril às 19h no patamar da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Aflitos, vem sendo ensaiado desde fevereiro.

paixão 1

paixão 2

De acordo com o coordenador de Cultura de Jardim de Piranhas, teatrólogo Berg Bezerra, o público terá um espetáculo teatral que conta a trajetória de Cristo, reunindo pelo menos 80 atores e uma equipe de 20 pessoas na articulação geral. O texto e a direção geral são dele, com participação e cenas de Rogério Silva. “Os personagens principais são da própria comunidade como Diassis Silva (Jesus), Maria Terezinha (Maria mãe de Jesus), Lázaro Joelyton (Satanás) e Luciano Renato (Pilatos)”, explica.

paixão 3

Berg enfatiza ainda, além do apoio da Prefeitura de Jardim de Piranhas, a participação maciça de comércios, empresários, personalidades, imprensa e parte da sociedade jardinenses que não só está aguardando, mas também apoiando e incentivando financeiramente a realização do espetáculo.

MORRE AOS 66 ANOS O ATOR JOSÉ WILKER

O ator e diretor José Wilker morreu, aos 66 anos, na manhã deste sábado (5) no Rio. Ele sofreu um infarto. Wilker ficou conhecido por trabalhos marcantes em novelas como "Roque Santeiro", em que interpretou o personagem-título, e "Senhora do destino", em que interpretou o bicheiro Giovanni Improtta. No cinema, fez filmes como "Bye bye Brasil" e "Dona Flor e seus dois maridos".

NOjosewilkeramorCAPA

A sua última participação em novelas foi em 2013, em "Amor à vida", de Walcyr Carrasco, no papel do médico Herbert. Em 2012, ele foi o coronel Jesuíno no remake de "Gabriela", baseada no livro "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado. Na versão original, exibida em 1975, havia feito Mundinho Falcão. Na TV Globo, participou de quase 30 novelas.


José Wilker de Almeida nasceu em Juazeiro do Norte no dia 20 de agosto de 1947 e se mudou com a família, ainda criança, para o Recife. A mãe, Raimunda, era dona de casa, e o pai, Severino, caixeiro viajante.

O primeiro trabalho de Wilker foi com apenas 13 anos, como figurante no teleteatro da TV Rádio Clube, do Recife. "Ficava por ali aguardando alguma ponta", lembrou ele em depoimento ao site Memória Globo. A aparição inicial foi como cobrador de jornal na peça "Um bonde chamado desejo", de Tennessee Williams.

Sua carreira no teatro começou no Movimento de Cultura Popular (MCP) do Partido Comunista, onde dirigiu espetáculos pelo sertão e realizou documentários sobre cultura popular.

Em 1967, Wilker se mudou para o Rio para estudar Sociologia na PUC, mas abandonou o curso para se dedicar exclusivamente ao teatro.

Em 1970, após ganhar o prêmio Molière de Melhor Ator pela peça "O Arquiteto e o imperador da Assíria", foi convidado pelo escritor Dias Gomes o para o elenco de "Bandeira 2" (1971), sua primeira novela. Seu personagem foi Zelito, um dos filhos do bicheiro Tucão (Paulo Gracindo).

ANIVERSARIANTE DO DIA; EX-PREFEITO ZENON SABINO

IMG_4759Quem vai comemorar hoje, sábado, (05) seu aniversário junto com familiares e amigos é o ex-prefeito da cidade de Equador, Zenon Sabino.

Casado com Noeide Sabino, atual prefeita de Equador, o amigo Zenon Sabino é filho do também ex-prefeito do município, carinhosamente conhecido por “Sr. Chico Fumeiro”.

Do Blog: Ao ilustre aniversariante, desejamos muita saúde, paz e muitas conquistas, hoje e sempre. Parabéns!

ATENÇÃO! VEM BOMBA POR AI, AGUARDEM!

imagesCAXU6C8IAté hoje nunca falhou, pois só divulgamos que terá bomba quando temos plena certeza, e por isso podemos garantir que nos próximos dias, talvez até mesmo logo no início da próxima semana teremos mais bombas estourando no Seridó Potiguar.

Tem gente que vai ter que tomar muitos calmantes, pois a coisa é muito séria!

Do Blog: Aqui se mostra a verdade, doa a quem doer!

DESEMBARGADOR CLÁUDIO SANTOS DETERMINA, PREVENTIVAMENTE, SUSPENSÃO DE GREVE DA POLÍCIA CIVIL E ITEP

imagesNa esteira do entendimento do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou correto o corte de ponto de políciais federais que fizeram paralisação a partir de janeiro deste ano em todo o país, o desembargador Claudio Santos determinou, preventivamente, dentro de Ação Cívil Originária, a suspensão de qualquer movimento grevista de todos os policiais civis do Estado do RN e funcionários do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP). O sindicato da categoria (SINPOL) e o Estado do RN ficam intimados desta decisão, pelos seus advogados e o procurador geral do Estado, respectivamente, com a publicação no Diário da Justiça Eletrônico.

Nos autos da Ação Cível Originária Nº 2013.014425-4, a Procuradoria Geral do Estado relata que a categoria realizou paralisação nos dias 26 e 27 de março. O órgão destaca que o ato causou “(...) prejuízos incalculáveis à prestação do serviço público de segurança à sociedade potiguar, notadamente às atividades das Delegaciais de Polícia do ITEP (...)”. A PGE enfatiza ainda que consta, em ofício destinado ao secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, a ameaça de início de greve a partir da segunda-feira (7).

Claudio Santos lembra, nesta decisão de 3 de abril, ser importante enfatizar que a atividade desenvolvida pelos policiais civis é necessária à segurança e manutenção da ordem pública, o que acaba por relativizar o próprio direito de greve, privando certas categorias do seu exercício. O entendimento inclusive é respaldado por interpretação da Constituição Federal, conforme já decidiu o Supremo Tribunal Federal, por ocasição do julgamento da Reclamação Nº 6.568-5/SP, de relatoria do ministro Eros Grau, segundo o qual é vedado o exercício da greve a servidores que prestam serviços públicos desenvolvidos por grupos armados.

O entendimento do Supremo é que as atividades desenvolvidas pela Polícia Civil são análogas às dos militares, em relação aos quais a Constituição expressamente proíbe a greve [art. 142, parágrafo 3º, IV]. O relator também menciona decisão do ministro Gilmar Mendes, de 17 de março deste ano, no sentido de que a “deflagração da greve corresponde à suspensão do contrato de trabalho, a ensejar o corte de ponto dos servidores grevistas, com o correspondente desconto, nos seus vencimentos, dos dias parados”.

PSB E PMDB ESTARÃO JUNTOS NA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE MOSSORÓ

Faltando cerca de um mês para a eleição suplementar de Mossoró, agendada para o dia 4 de maio, teve início as convenções partidárias. O primeiro pré-candidato a aparecer foi a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), que também concorreu em 2010, quando perdeu para Cláudia Regina (DEM), cassada em 2013.

Convenção homologou aliança entre PSB e PMDB para eleição suplementar de Mossoró (Foto: Alberto Leandro)

O PSB oficializou Larissa como candidata na tarde desta sexta-feira (4), em Mossoró, durante a convenção municipal do partido, anunciando como vice o vereador Alex Moacir (PMDB). Participaram do evento a presidente estadual do PSB e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, o deputado estadual Walter Alves (PMDB), a deputada Federal Sandra Rosado (PSB) e lideranças locais.

Ao todo, a aliança com treze partidos é liderada pelo PSB e PMDB e uma antecipação das eleições estaduais deste ano. Compõe ainda o grupo o PTC, PR, PPS, PRB, PRTB, PPL, PTdoB, PHS, PEN, PRP e PROS.

Larissa Rosado afirma que desafio é levar tranquilidade ao mossoroense (Foto: Alberto Leandro)

Larissa comentou que o maior desafio será levar confiança ao povo de Mossoró, contudo, negou que a eleição suplementar gere alguma dificuldade administrativa, mesmo com o tempo em que a Prefeitura esteve sob a chefia do interino. “É necessário força e empenho para querer trabalhar e isso nós temos para levar tranqüilidade ao povo”, disse Larissa ao portalnoar.com.

A deputada Sandra Rosado (PSB), em tempos de processos e perdas de mandato em Mossoró, falou em campanha “ética e responsável”, citando a aliança com o PMDB em nível estadual. “Para fazer este momento tivemos que superar divergências políticas que nunca foram pessoais. Com respeito, com Wilma e Henrique a luta começa agora para recuperar este estado, começando por Mossoró. Já tivemos muitas esperanças e sonhos cortados, mas tenho certeza de que iremos recuperar o tempo perdido. Vamos resgatar os princípios éticos e democráticos”, afirmou.

ESPERANÇA! CHOVE FORTE PELO SEGUNDO DIA CONSECUTIVO NO SERIDÓ POTIGUAR

Já que o mês de março não trouxe o inverno previsto pela meteorologia, abril começa resgatando mais uma vez a esperança do sofrido povo sertanejo, e pelo segundo dia consecutivo as chuvas molham o solo seridoense.

DSCN2834 copy_thumb[1]

As chuvas começaram na última quinta-feira, (03), quando choveu forte em algumas cidades seridoenses, e voltaram a cair forte nesta sexta-feira, (04).

Em algumas cidades foram registradas chuvas de até quase 100 milímetros.

Do Blog: Graças à Deus!

FORTE EXPLOSÃO EM VULCÃO LANÇA ROCHAS E CINZAS NO EQUADOR

Uma forte explosão no vulcão Tungurahua, no Equador, nesta sexta-feira (4) gerou uma erupção de cerca de cinco minutos, com o lançamento de rochas incandescentes e de uma coluna de cinzas de dez quilômetros acima do nível da cratera, segundo informações do Instituto Geofísico do país.

Vulcão Tungurahua no Equador (Foto: AFP)

A explosão aconteceu às 18h10 locais (20h10 de Brasília) e as rochas pulverizadas (fluxos piroclásticos) desceram pelas encostas dos flancos noroeste e norte do vulcão, segundo o órgão. Às 18h16 (20h16 de Brasília) aconteceu outra pequena erupção de quatro minutos de duração, enquanto às 18h24 (20h24 de Brasília) foi registrado um leve tremor de emissão contínua, segundo o instituto, que acrescentou que durante o dia ocorreram cinco explosões moderadas.

A instituição disse ainda que houve precipitação de fragmentos de rocha em Bilbao e Cusúa, e de cinzas em Píllaro.
Em fevereiro, o vulcão experimentou outro aumento de suas atividades com explosões e emissão de cinzas, que atingiram várias regiões do país, inclusive a capital Quito, a 180 quilômetros de distância da montanha.

O Instituto Geofísico mantém uma estreita vigilância sobre o comportamento do Tungurahua, cujo processo de erupção começou em 1999 e se caracterizou por intercalar momentos de grande atividade com lapsos de relativa calma. O Tungurahua, de 5.016 metros de altitude e situado no centro dos Andes equatorianos, é um dos mais de 50 vulcões que existem no país

Foto: AFP.

MINISTRO DA AGRICULTURA VISITA OBRAS DE CONVIVÊNCIA COM A SECA E GARANTE LIBERAÇÃO DE EMENDAS PARA CAICÓ

DSC_0119Quem esteve na cidade de Caicó nesta sexta-feira (04) foi o ministro da Agricultura, Neri Geller. Por sinal, essa foi a primeira viagem que o ministro fez ao Nordeste, após assumir há três semanas a pasta. O ministro visitou a comunidade Umari, e conheceu obras de convivência com a seca, construída pelo Governo Federal, através do DNOCS em parceria com a Prefeitura.

Somente no município de Caicó, as ações como perfuração e instalação de poços, e construção de mini adutoras levam água para mais de 300 famílias em diversas comunidades rurais. No Umari, a comitiva ouviu não só agradecimentos, mas também cobranças de novos pleitos, dentre eles a continuidade do programa de perfuração de poços, e a construção de passagens molhadas.

Por sinal, já existe uma emenda destinada para a construção das referidas passagens , com projetos prontos, faltando apenas liberação dos recursos por parte do Governo. O ministro Neri Geller, em suas palavras garantiu que na próxima semana fará todo empenho necessário para a liberação da emenda.

GOVERNO DO ESTADO E GOVERNO FEDERAL ARTICULAM AÇÕES PARA COMBATER O CRACK

A presidente do Comitê Estadual de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, álcool e outras drogas e coordenadora do Programa RN Vida, Sonali Rosado, recebeu na tarde desta sexta-feira (04), no prédio da governadoria, a analista técnica do Ministério da Justiça, Jucilene Souza Silva, para discutir ações do programa “Crack, é possível vencer”.

DSC_0195 ..

Lançado em dezembro de 2011 pelo Governo Federal, o programa compreende um conjunto de ações de enfrentamento ao crack e outras drogas, com investimento de R$ 4 bilhões e articulação com os estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil.

No encontro, Jucilene elogiou o compromisso do Rio Grande do Norte com o projeto coordenado pelo Ministério da Justiça. “O RN foi o primeiro Estado a pactuar com a expansão do programa; sempre demonstrou compromisso com as ações estabelecidas e todas as suas tratativas foram muito positivas”, afirmou a analista do MJ.

Sonali Rosado destacou a importância das políticas de integração entre as esferas federal e estadual junto aos municípios potiguares, em especial Natal, Parnamirim e Mossoró, todos com mais de 200 mil habitantes.

Fico muito feliz com essa parceria. O que falta no serviço público é exatamente isso: articular ações, unir forças e deixar de lado bandeiras partidárias. Essa luta é de toda a sociedade contra um mal que está tomando conta do país”, defendeu Sonali.

O programa “Crack, é possível vencer” tem a finalidade de prevenir o uso de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas. O projeto reúne ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e garantia de direitos.

A adesão do Rio Grande do Norte ao programa foi efetivada em maio do ano passado, em cerimônia que reuniu a Governadora Rosalba Ciarlini e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Além do Ministério da Justiça, integram o projeto o Ministério da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Casa Civil e Secretaria de Direitos Humanos.

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...