25 de abril de 2009

PREFEITURA REALIZA TRABALHO EDUCATIVO DE INCENTIVO À ARBORIZAÇÃO


Parelhas arborizada da maneira correta. Esse é o objetivo do inventário de arborização, que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e dos Recursos Naturais. O levantamento, que já foi iniciado no Centro da cidade, faz parte da primeira etapa do trabalho. As atividades são direcionadas à área urbana do Município.

“Durante o levantamento estaremos fazendo a contagem da arborização, assim como identificando as espécies existentes em cada bairro”, explicou a Coordenadora Municipal de Meio Ambiente, Gildete Maria da Silva Lima.

A segunda etapa do projeto é voltada para a orientação adequada do plantio. Segundo a coordenadora, o intuito é incentivar o desenvolvimento. “A ideia é fazer um reordenamento dessa arborização e implementar plantas nativas na nossa região”, acrescentou.

Segundo Gildete, a equipe estará orientando à população de como e onde plantar. “É importante que as pessoas saibam a maneira correta e o local adequado de plantar. Alguns plantios podem causar desequilíbrio”, afirmou.

Parelhas é uma das cidades mais arborizadas da região do Seridó e possui em torno de 30 mil árvores plantadas. Além de campanhas de distribuição de mudas, o município conta, desde 2001, com o Viveiro de Mudas Joaquim Virgílio do Nascimento, que fornece plantas nativas e exóticas gratuitamente para todo o Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa




IMPRENSA QUESTIONA JUSTIFICATIVA DO PREFEITO JOCIMAR DANTAS

A prefeitura Municipal de Jardim do Seridó deu explicações através do blog do Prefeito, sobre o corte no fornecimento de energia elétrica em alguns órgãos públicos. Segundo consta, as dívidas são da administração passada, conta referente ao mês de dezembro de 2008. O blog do Padre Jocimar enfatiza que devido a "administração mais desastrosa dos últimos tempos" a luz foi cortada, e que a atual administração parcelou o débito.

A oposição afirma que esse débito era para ser paga com o dinheiro que entrou na conta da prefeitura em janeiro de 2009, proveniente do fundo de participação do município.
O que nos parece um tanto de mau gosto é a acusação feita no blog do próprio prefeito chamando a administração anterior de "a mais desastrada dos últimos tempos". É semear a discórdia. Lembremos que o bom combate deve ser feito no campo das idéias e realizações e não no bate boca e agressividade. Ademais o blog é de uma pessoa física e não uma página oficial da prefeitura de Jardim do Seridó. O mais sensato seria uma nota de esclarecimento feito por um site oficial da Prefeitura de Jardim do Seridó, pois nos parece o caso de se estar confundindo o público com o privado.
Outro fato que nos chama atenção é que na nota oficial é mostrado que foi feito um acordo com a Cosern para parcelar a dívida. Ora, se foi parcelado, por que não foi pago? Se não foi pago, mesmo parcelada, eis aí a razão pelo corte no fornecimento.

Não se trata de fomentar a discórdia. Os percalços e dificuldades para ambos os administradores existem e sempre existirão para os seguintes. É difícil administrar uma cidade, principalmente sem recursos. O que precisamos ter em mente é tentar tirar o melhor de lições passadas e de nossos próprios erros, se não ficaremos alimentando a discórdia dentro da comunidade, este sim um erro imperdoável.

Fonte: Blog do Eliel Bezerra


POLUIÇÃO DO GARGALHEIRAS CAUSA PREOCUPAÇÃO

Enquanto o Açude Marechal Dutra (Gargalheiras) esbanja beleza natural pelo cenário indescritível de sua sangria, as autoridades políticas não tomam um posicionamento concreto sobre a poluição ambiental que passa aquele reservatório. Dinheiro existe para ampliação da adutora que abastece o município de Currais Novos e até construir uma estátua para atrair turistas em Santa Cruz. Onde está a CAERN, que lança seus esgotos oriundos do município de Currais Novos sem tratamento, despejados diretamente para as águas do Gargalheiras, um patrimônio de todos.

Mas, nos 100 anos do DNOCS e 50 anos de inauguração do Gargalheiras vão comemorar com honras e pompas, é cantor nacional (dinheiro público) etc.
Tem até sessão solene da Assembléia Legislativa convocada pelo Deputado Robson Farias e demais deputados. Tem-se notícias de que os convites do cerimonial da AL já chegaram para as autoridades escolhidas a participarem do evento no Municipal Clube de Acari próximo dia 30 de abril. E, os Vereadores de Acari, Prefeito e outras autoridades vão brilhar em passeio completo exigido para solenidade. Sem fazer nada em prol da preservação e manutenção do Açude Gargalheiras.

Só que os Deputados, lideranças políticas locais e o povo em geral estão esquecidos da tamanha poluição que enfrenta o Gargalheiras causada pelos esgotos que carreiam de Currais Novos. A única homenagem que poderiam fazer de fato, era celebrar um convênio assinando ordem de serviço, entre partes DNOCS, CAERN, SEMARH, IDEMA, Prefeitura de Currais Novos e outros parceiros em prol da construção das bacias de tratamento do esgoto produzido em Currais Novos.

Mas, parece que o povo só vive de festa. Vamos festejar o Gargalheiras depois que viabilizarem as tomadas de decisões em combate a sua despoluição.
Agradece a população que paga o consumo de água, os turistas que visitam o açude e a mãe natureza.





NOTA DO BLOG BARRA PESADA AOS INTERNAUTAS

Comunicamos aos nossos queridos leitores, que a falta de moderação e postagem dos comentários, assim como a atualização das notícias do BLOG BARRA PESADA, não aconteceram nas últimas horas por falta de sinal da NET em nossa central, proveniente da necessária manutenção nos equipamentos de nosso provedor.

Agradecemos à compreensão dos nossos leitores, e informamos que já estamos novamente com o ótimo sinal do provedor Nilsinho Imagens, que sempre tem a preocupação de melhorar seus serviços, para atender os inúmeros usuários do seu sistema de concessão da NET.





EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...