26 de março de 2015

SECRETÁRIO DA SEJUC E DIRETOR GERAL DO DER SÃO EMPOSSADOS

Uma solenidade realizada na Governadoria marcou a formalização de mais dois titulares do governo. Edilson França assume a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, e o general Jorge Fraxe comandará o Departamento de Estradas de Rodagem. A solenidade foi realizada na tarde desta quinta-feira (26) e contou com a participação de secretários e auxiliares da administração. Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, tomou posse oficialmente.

Posse da sejuc DER Saude fot Ivanizio Ramos14

O titular da Sesap destacou os desafios enfrentados em quase três meses na pasta e agradeceu ao apoio que vem recebendo. “Me sinto honrado em fazer parte de um governo que já tem metas bem definidas e não mede esforços em uma área tão complexa”.

Edilson França declarou que o convite para compor a atual equipe do Governo ocorreu em grande parte pela semelhança de pensamentos. “Há uma sintonia entre os ideais do Governador e os meus, uma vez que a ressocialização e a modernização do sistema prisional é uma das minhas principais lutas”, disse.

Posse da sejuc DER Saude fot Ivanizio Ramos13

O general Faxe comentou sobre a responsabilidade de assumir o DER. “Essa é uma missão grandiosa e um desafio que vamos tratar com espírito público. Agradeço a confiança do Governador”.

O chefe do Executivo Estadual falou sobre os novos auxiliares. “Estou muito feliz com a nova equipe que veio com novas ideias e para trazer soluções ágeis”.

Participaram da solenidade de posse do diretor e dos secretários a senadora Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro, a titular da Sethas, Julianne Faria, e os secretários de Agricultura, Haroldo Abuana, de Cultura, Rodrigo Bico, da Semarh, Mairton França, da Infraestrutura, Jader Torres, do Esporte, George Câmara, e o diretor da Datanorte, Rildo Tarquínio.

ASSEMBLEIA PROMOVE AÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER DE PELE

Dentro das atividades sociais desenvolvidas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o projeto Assembleia Cidadã abre o calendário 2015 com a realização de um trabalho de conscientização e prevenção ao câncer de pele. O evento vai ocorrer entre as 8h e 14h deste sábado (28), próximo à estátua de Iemanjá, na Praia do Meio, em Natal.

f952d164-461f-4365-90bd-19b067dfdd32

Na ação, será feita a distribuição de panfletos educativos, kits com boné e protetores solares, além de atividades recreativas para todos os banhistas. A Assembleia Cidadã vai disponibilizar ainda uma tenda onde especialista em dermatologia irá atender a população que apresente algum sintoma de doenças de pele.


Para as atividades físicas, serão disponibilizados slacklines, além de sessão alongamento com faixas elásticas, atividade funcional, circuitos com bola e frescobol.

"O Assembleia Cidadã busca sempre levar atendimento à população do interior e também de Natal, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e alertando sobre questões importantes, como a prevenção ao câncer", disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB).


As atividades serão abertas ao público de todas as idades e estão dentro do cronograma programado pela Assembleia Legislativa em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado em 8 de abril.

LUTO! MORRE AOS 89 ANOS NO RIO O ATOR JORGE LOREDO, O “ZÉ BONITINHO”

Jorge Loredo (em 400) - 1925-2015 (Foto: Ana Ottoni/Folhapress/Arquivo)O ator Jorge Loredo, o Zé Bonitinho, de 89 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26). Ele estava internado no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 3 de fevereiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em nota, a assessoria de imprensa do hospital informou que Loredo estava internado desde o dia 3 de fevereiro e que a partir do dia 13 foi mantido na Unidade Cardio Intensiva. "Loredo lutava há anos contra uma Doença Pulmunar Obstrutiva Crônica (DPOC) grave e um Efisema Pulmunar", disse o texto.

A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Apesar da idade, até dois anos atrás o humorista continuava trabalhando e usando as redes sociais para falar com os fãs e divulgar sua agenda de shows.

Personagem
"Zé Bonitinho, o perigote das mulheres", como o personagem de Loredo se apresentava nos esquetes de humorísticos, fez parte do enredo "Beleza pura?" da escola de samba União da Ilha, que celebrou a beleza em suas várias interpretações. Zé Bonitinho se achava um galã irresistível, sempre ajeitando a cabeleira com um pente enorme, tão grande quanto seus óculos escuros.

Jorge Loredo nasceu em 7 de maio de 1925 (completaria 90 anos em 2015) e foi criado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A infância e a juventude foram marcadas por doenças graves para a época: aos 12 anos, com osteomielite na perna, sofria de dores constantes. Aos 20 anos, com tuberculose, foi internado num sanatório, situação que acabou por lhe abrir as portas para a carreira. Incentivado pelos médicos, participou de um grupo teatral no hospital e descobriu sua vocação para os palcos.

CAMPO REDONDO CELEBRA 52 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

emancipaçãopoliticacamporedondoA cidade de Campo Redondo celebra, nesta quinta-feira (26), sua Emancipação Política. Com uma programação diversificada mais voltada a cultura do município e seus artistas a administração encerra hoje seus festejos. Nesta manhã aconteceu missa em ação de graças, com café comunitário e teve inicio um festival de atividades esportivas com corrida de atletismo, corrida de jegue, ciclismo, torneio de futebol e futsal.

Estamos em festa. Nossa cidade celebra seus 52 anos. Somos um município jovem que tem seu destaque perante o Rio Grande do Norte. Nossa administração tem avançado com obras importantes. Mesmo diante de uma crise financeira e a escassez da água, não temos parado de buscar melhorias. Viva nosso povo, Viva Campo Redondo!”, destacou o prefeito.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

No ano de 1894, tornou-se pública a existência de uma fazenda de gado por nome Campo Redondo, situada na serra do Doutor, na região do Trairi de propriedade de Francisco José Pacheco. A família Pachêco comprou propriedades aqui e começaram a construção das primeiras casas. A primeira casa foi construída por Joaquim Borges de Oliveira, onde atualmente funciona a Farmácia Tradição Amarante. Portanto, a família Pachêco são os legítimos fundadores de Campo Redondo.

Por decisão do proprietário foi construído na fazenda uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes. A capela foi substituída por uma igreja maior em 1935 e três anos depois Campo Redondo foi elevado à condição de vila, passando a se chamar, oficialmente, Serra do Doutor, no dia 30 de dezembro de 1943. Logo depois voltou ao seu nome original, Campo Redondo. Em 26 de março de 1963, pela Lei nº 2.855, desmembrou-se de Santa Cruz e tornou-se município com o nome de Campo Redondo.

DEFESA CIVIL DIZ QUE SITUAÇÃO VEM SE NORMALIZANDO EM IPANGUAÇU

Após atingir a cota máxima de mais de 24 milhões de metros cúbicos de água na última terça-feira, 24, o Açude Público de Pataxó, no município de Ipanguaçu chegou a registrar uma cota da sangria de 50 cm. Nas últimas horas, o reservatório tem registrado diminuição na vazão que passa pela parede.

Açude

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e a Prefeitura vem registrando durante toda essa quinta-feira, 26, a redução do volume de água que passa no leito do rio. Ontem, 25, sete comunidades chegaram a ficar ilhadas e uma das escolas teve que suspender as aulas.

Segundo o coordenador da Compedec, Genilo Rodriguês dos Santos, o nível da água vem baixando e o acesso para as comunidades de Luzeiro, Cuó e São Miguel já é possível ser feito, mas a água ainda encobre um pouco as pontes. “Sem chuvas nos últimos dias, as águas vem se normalizando, algumas comunidades os efeitos são mais rápidas, mas em outras ainda é necessário usar canoas, como é o caso de Picada”, fala o coordenador.

 Acesso_

A passagem molhada/ponte que dá acesso as comunidades de Picada, Lagoa de Pedra, Itu e Porto ainda encoberta faz os moradores da área usam as canoas como principal meio de transporte para a travessia do rio. As aulas na escola de Picada ainda continuam suspensas.

Às 15h de hoje o açude de Pataxó registrava uma lâmina de água de 4 cm. A expectativa segundo a defesa civil é que esse número caia cada vez mais.

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA MAIS 484 CISTERNAS

Na noite desta quarta-feira (25), a secretária de Assistência Social, Julianne Faria, foi até o município de Lagoa Nova, no Seridó, para festejar a entrega de mais 484 cisternas. O Governo do Estado, através da Sethas, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), desenvolve o Programa de Cisternas no Rio Grande do Norte. Nesta etapa, foram entregues 302 em Lagoa Nova, 151 em Cerro Corá e 31 em Bodó, construídas em parceria com o Serviço de Amparo aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac).

1cisternas

A entrega simbólica das cisternas foi comemorada com uma missa em ação de graças no assentamento José Milanês, em Lagoa Nova, celebrada pelo bispo da Diocese de Caicó, dom Antônio Carlos, com o pároco de Lagoa Nova, padre Valdeci, e o vigário Episcopal das Pastorais Sociais, padre Ivanoff. A celebração reuniu beneficiados pelas cisternas e moradores de toda a região.

2cisternas

A secretária Julianne Faria destacou a importância desse projeto para a população do semiárido, afirmando que a iniciativa do Governo do RN proporciona aos beneficiados condições de enfrentamento à seca. Acompanharam a solenidade, a secretária adjunta, Maira Almeida, a chefe de gabinete, Fernanda Borges, a coordenadora de Projetos Especiais, Naylza Carvalho, e o coordenador Operacional de Desenvolvimento Social, Paulo Jordão.

O MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) financia a construção de cisternas de placas de cimento, principalmente na região do semiárido brasileiro. Trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 16 mil litros, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.

PMDB “BUSCA” DESESPERADAMENTE NOME PARA CONCORRER À PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ

untitledApós o fiasco administrativo do ex-padre Jocimar Dantas, com uma gestão marcada por escândalos e condenações por improbidade administrativa, o PMDB de Jardim do Seridóbusca” desesperadamente um candidato competitivo para concorrer à próxima eleição para prefeito no município.

O desespero fez o atual prefeito “entrar em campo”, e após um longo período sem muitas aparições em públicos, o mesmo agora está “andando” pela zona rural do município, buscando apoio para escolher um nome no seu “desfalcado time” de supostos candidatos.

Apresentando uma lista de possíveis candidatos, entre eles alguns nomes politicamente fracos, como é o caso da parelhense Marecilda Bezerra, o prefeito mostra que o PMDB vai ter sérios problemas para “achar” um candidato à sucessor do maior desastre administrativo já visto em todo o Seridó.

Por fim, mesmo não tendo um nome forte, ficamos na expectativa dos acontecimentos políticos, pois o próprio Jocimar Dantas, segundo as pesquisas, perderia as eleições passadas, mas o dinheiro falou mais alto, e o mesmo venceu.

Do Blog: Enquanto a Justiça prevaricar na coibição da compra de votos, fica difícil o grupo liderado pelo contraventor Joaci Costa perder uma eleição em Jardim do Seridó. Ou eu estou errado?

PARELHENSE LANÇA SEU 1º CD NESTA SEXTA-FEIRA, (27) EM PARELHAS

No evento denominado de “Grande Encontro de Artistas”, o parelhense “Lalau Souza”, lançará seu primeiro CD. O evento acontecerá nesta sexta-feira, (27), a partir das 8 da noite na Praça Armando Bezerra, ao lado do quiosque do Vando.

FB_IMG_1427313964707

A festa de lançamento do CD de ‘Lalau Souza, Neto da Paraíba e Forró de Nós’ terá a participação especial de, Adelange, Mago Santana, Rodolfo Lopes e Cleiton Pinheiros. É imperdível!

Do Blog: Parabéns e boa sorte!

VEREADORA É PRESA NO INTERIOR DO CE SUSPEITA DE ASSALTOS E HOMICÍDIOS

Polícia investiga se ela usou dinheiro obtido em assalto na campanha de 2012 (Foto: PM/Divulgação)

Uma vereadora de Salitre, no interior do Ceará, foi presa com mais sete pessoas suspeitas de homicídios, assaltos e formação de quadrilha. De acordo com a Polícia Militar, Francisca Sales Vieira (PT-CE) mantinha relação com um homem conhecido como Paulinho Tendel, que é conhecido na cidade por crimes de homicídios.

Depois que ela iniciou essa relação, ela passou a ser investigada. O Paulinho Tendel arregimentou uma quadrilha, que incluía a vereadora, com quem cometia vários assaltos”, diz comandante do Destacamento Policial de Salitre, Paulo César.

Francisca Sales é suspeita de participação em assaltos a caminhoneiros, postos de combustível e casas lotéricas, além de formação de quadrilha e homicídios. “As pessoas que iam se desgarrando da quadrilha eles iam matando. Só esse ano foram cinco homicídios dessa forma”, diz o policial.

O grupo era investiga há um mês e teve o mandado de prisão preventiva expedido nesta terça-feira (24), no mesmo dia em que foram preso. A ordem de prisão é assinada pelo juiz Marcelo Alencar Pereira de Matos, da comarca de Salitre.

Os oito presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Campos Sales, cidade próxima a Salitre, onde permanecem à disposição da Justiça. Na delegacia, a vereadora negou todos os crimes e afirmou que iria provar que é inocente.

Francisca foi eleita em 2012 com 419 votos, 4,22% do total de votos válidos na cidade de Salitre. A polícia investiga se o dinheiro utilizado em sua campanha foi financiado pela quadrilha presa nesta semana.

DENATRAN ADIA ATÉ 1º DE JULHO EXIGÊNCIA DO EXTINTOR VEICULAR ABC

Extintor do tipo ABC será obrigatório em carros a partir de 1º de abril deste ano (Foto: Luciana Amaral/G1)

O Denatran adiou nesta quarta-feira (25) por mais 90 dias a obrigatoriedade do uso do extintor veicular do tipo ABC. A nova data prevista para início da fiscalização será 1º de julho.

De acordo com o Ministério das Cidades, o motivo para adiar a obrigatoriedade é que o equipamento continua em falta nas lojas.

Desde dezembro, pouco antes de a medida entrar em vigor, os consumidores reclamam da falta do item no comércio.

A multa começaria em 1º de janeiro deste ano, mas, no dia 7 daquele mês, o governo anunciou o primeiro adiamento da exigência, para 1º de abril.

Quando entrar em vigor, a resolução irá punir com multa de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação, os motoristas que trafegarem com extintor que não seja do tipo ABC.

BINÃO ATRAI MORADORES DE EQUADOR PARA PRÁTICA ESPORTIVA E LAZER

A Prefeitura de Equador comemora o número de pessoas que vêm buscando o Binão para práticas esportivas, de lazer e, claro, melhorar a qualidade de vida. A quadra society Chico Lourenço e as melhorias nas instalações têm atraído crianças, jovens e idosos para as dependências do complexo.

11076284_432093913634033_6124739496516221658_n14292_432095043633920_4604470109679687332_n

É meta da gestão melhorar cada vez mais o esporte no município, daí ter criado o Departamento de Esporte, que já adquiriu rede de vôlei, bolas e instrumentos esportivos. O próprio departamento vem realizando reuniões e ouvindo os desportistas para realizar um bom planejamento das atividades.

 11088191_432095036967254_5481405713859316443_n

Foi realizada uma reunião para decidir os horários de funcionamento da quadra, adesão à programação estadual “Garoto Bom de Bola” e, no dia 08 de abril, o responsável pelo departamento, Elenilson Balduino, estará participando do Fórum Estadual de Gestores do Esporte e Lazer.

11081004_432094943633930_1386955784147868129_n11052439_432093930300698_8779389441231244837_n

Um apelo da gestão é que os moradores zelem pelas instalações do Binão. Cada um pode ser responsável pelas instalações e equipamentos em benefício de toda a comunidade.

EM DEBATE SOBRE FIES, ROGÉRIO DIZ QUE DILMA GOVERNA COMO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Os diversos problemas registrados neste início de 2015 em torno do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, foram o alvo da sessão geral no plenário da Câmara nesta quarta-feira (25). Como líder do PSDB na Comissão de Educação da Casa, o deputado federal Rogério Marinho disse que a presidente Dilma Rousseff (PT) "administra o Brasil como se fosse Alice no País das Maravilhas".

Rogério na tribuna da Câmara

"O governo quebrou a sua palavra. Gerou uma expectativa que não cumpriu, a exemplo de tantas outras. Nós estamos vivendo um momento em que o governo se redesenha e volta atrás em uma série de afirmações que foram feitas e que se caracterizaram como um enorme estelionato eleitoral. Não foi diferente com o Fies", disse Rogério em discurso durante o debate.

Ainda de acordo com o tucano, "o Fies é a ponta de um iceberg. É mais uma demonstração da forma como o governo vem administrando o país, como se fosse Alice no País das Maravilhas. E não é possível continuarmos a tratar uma coisa tão importante como a educação dessa forma".

Em quatro anos, o governo federal aumentou o investimento no Fies de 1 para 14 bilhões de reais. Na opinião do parlamentar, "faltou planejamento, discernimento e maior controle. Mas o fato é que empresas privadas e estudantes por todo o país acreditaram no governo e quebraram a cara".

Segundo o jornal Valor Econômico, o governo tenta diminuir em R$ 4,2 bilhões os custos do Fies. "Isso vai de encontro à palavra de ordem escolhida pela presidente de que o Brasil é uma pátria educadora".

O deputado federal Rogério Marinho disse que a presidente Dilma Rousseff, no lugar de tentar cortar investimentos na educação, "precisa dar o exemplo". "O governo tem um excesso de Ministérios, de cargos em comissão, há uma estrutura paquidérmica. O Estado está muito grande".

De 2005 a 2013, período em que passou a ser realizada a Prova Brasil, instrumento de aferição de resultado do próprio Ministério da Educação, é possível verificar que o aumento da qualidade do ensino foi irrisório e, no caso do ensino médio, negativo. "Os indicadores de qualidade na educação brasileira deveriam ser vistos como a catástrofe nacional. Nós perdemos qualidade na última década", completou Rogério.

Para o parlamentar, o governo precisa acabar com o corporativismo, com a ideologia na escola pública e com a formação equivocada dos professores a partir das Academias. Na opinião do tucano, as faculdades brasileiras destinadas a formação de professores são "completamente tomadas pela ideologia. Os cursos de formação, são, na verdade, um contrassenso lógico. O Brasil precisa de uma escola sem ideologia, que forme as pessoas e permita que os cidadãos possam ter a sua opção tanto ideológica, quanto de vida, sem que haja a indução ou assédio, sem que haja essa forma estatal de se oprimir as pessoas".

Se compararmos o que acontece no Brasil com outros países do mundo no quesito educação, a situação fica ainda mais drástica. O Teste PISA de 2012 mostrou que em Matemática, Português e Ciências, entre 65 países, comparado com outras nações do planeta, os brasileiros estão em 58º, 59º e 55º lugar, respectivamente. "É isso que nós devemos atacar, e não deixar aqui esse discurso corporativista e atrasado, que não ajuda o Brasil a crescer e a se desenvolver", finalizou o parlamentar.

DEFESA CIVIL USA SONDA COM CÂMERA PARA CONTINUAR BUSCAS EM MÃE LUIZA

As buscas pelo corpo do ajudante de pedreiro Kleberson Nascimento entrarão pelo sexto dia, nesta quinta-feira (26). O coordenador da Devesa Civil, Eugênio Soares informou que durante toda esta quarta-feira (25), os trabalhos estiveram concentrados na contenção da encosta para facilitar o trabalho dos operários da Companhia de Águas e Esgostos (Caern).

400px-MAB13032012

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, os trabalhadores conseguiram localizar a tubulação onde se acredita que esteja o corpo de Klebson. Dentro dessa tubulação, foi colocado um cano de sucção para retirar o entulho que se encontra dentro do encanamento. “Conseguimos avançar quatro metros e esperamos continuar este trabalho na manhã desta quinta-feira”, disse.

Além desse trabalho de sucção, os operários da Caern estão utilizando uma sonda com câmera que ajudará a visualizar a tubulação por dentro. Os trabalhos seguirão com o auxílio de um mergulhador que entrará na tubulação facilitando o trabalho de visualização da sonda.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...