24 de agosto de 2021

À CPI, SÓCIO DA BELCHER DIZ QUE NÃO TRATOU DE VACINA COM RICARDO BARROS

Emanuel Catori, , um dos sócios da farmacêutica Belcher, desmentiu, durante o início de seu depoimento à CPI da Pandemia, ter tido reunião “sem registro na agenda” no dia 15 de abril com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR). Segundo o depoente, o que houve foi uma “audiência coletiva” no ministério, por iniciativa da Frente Parlamentar da Indústria Pública de Medicamentos, coordenada por Barros, com a presença de Queiroga e de outras seis empresas além da Belcher, e que nesse dia não se tratou da vacina Convidecia. 

 

Belcher atuou como intermediária do laboratório chinês CanSino na negociação com o Ministério da Saúde pelo fornecimento de 60 milhões de doses da vacina Convidecia ao custo de R$ 5 bilhões. 

 

Catori traçou uma cronologia da relação entre sua empresa e a chinesa CanSino. Como representante da CanSino, por meio de uma carta de intenções, a Belcher teria se reunido em maio com o Ministério da Saúde e a Anvisa, para a venda de 60 milhões de doses. Mas em 10 de junho, alegando razões de compliance, a CanSino revogou unilateralmente a relação com a empresa de Catori — segundo ele, sem que “sequer tenha havido a primeira rodada comercial” com o ministério. 

 

A Belcher tem sede em Maringá (PR), que já teve como prefeito o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). Outro sócio da Belcher é Daniel Moleirinho Feio Ribeiro, que é filho de Francisco Feio Ribeiro Filho, ex-diretor da Urbamar (Urbanização de Maringá) durante a gestão de Barros. Daniel Moleirinho também atuou na Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) durante o governo de Cida Borghetti (PP), casada com Barros.

 

Em seu depoimento, Catori também relatou as tratativas com o grupo de empresários liderado por Luciano Hang, Carlos Wizard e Alan Eccel para a compra de 9 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac. Segundo ele, as doses se destinavam exclusivamente a doação, e a negociação esbarrou no acordo de exclusividade entre a fabricante chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. 

 

Catori conta com habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal, podendo assim ficar em silêncio e não produzir provas contra si mesmo. A decisão foi proferida pelo ministro Gilmar Mendes, do STF.

 

DECRETO FLEXIBILIZA REGRAS PARA FUNCIONAMENTO DE BARES E RESTAURANTES EM NATAL

A Prefeitura de Natal publicou nesta terça-feira (24) decreto que flexibiliza as regras para funcionamento de bares e restaurantes. 

 

O decreto amplia de 8 para 14 o limite de pessoas por mesa em bares e restaurantes, diminui para 1 metro a distância entre as mesas nesses estabelecimentos e dispensa a obrigatoriedade de uso do termômetro para aferição da temperatura corporal na entrada.



De acordo com o documento, também estão liberados eventos com até 600 pessoas na capital potiguar. A autorização vale para shows e demais eventos de massa, sociais, recreativos, desportivos e similares - públicos ou privados. 

 

A partir de 2 de setembro o limite máximo de público será de 800 pessoas e a partir de 16 de setembro o limite será correspondente às características do espaço e do evento.

JOVENS ACIMA DE 20 ANOS RECEBEM A 1ª DOSE DE VACINA CONTRA A COVID-19 EM JARDIM DO SERIDÓ

Os jovens de 20 anos ou mais, sem comorbidades, foram contemplados nesta segunda-feira (23) com a 1ª dose contra a COVID-19, em Jardim do Seridó. A redução da faixa etária foi anunciada ainda na semana passada.

 

 
"São milhares de jovens que certamente estavam ansiosos e esperançosos pela vacina e o dia deles chegou. Jardim do Seridó está cada vez mais perto de alcançar a faixa dos 18 anos ou mais e isso nos deixa muito feliz", disse a secretária municipal de Saúde, Lyzandra Costa.

POLÍCIA FEDERAL PRENDE NO RN PORTUGUÊS PROCURADO PELA INTERPOL

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (23) no município de Parnamirim, na Grande Natal, um português de 48 anos que era procurado pela Interpol.

 

Havia contra o homem um mandado de prisão preventiva para extradição, que foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi encontrado em casa e não reagiu à prisão.

 

De acordo com a Polícia Federal, ele estava foragido no Brasil há mais de um ano. Ele foi condenado pela justiça portuguesa a 3 anos e 2 meses de prisão pelo crime de burla qualificada, cujo delito é semelhante ao estelionato no Brasil.

 

A sentença judicial aponta que o envolvido se passava por representante de um banco suíço para aliciar empresários de sucesso e pessoas com alto poder aquisitivo em Portugal. Assim, se apropriava de elevadas quantias à custa do patrimônio alheio.

 

Foto: Ilustração.

AZUL INICIA PONTE AÉREA MOSSORÓ/NATAL

As águas lançadas por caminhões do Corpo de Bombeiros anunciaram, no início da noite desta segunda-feira (23), o batismo do avião que inaugurou o voo entre Mossoró e Natal. A aeronave da empresa Azul Linhas Aéreas pousou, por volta das 18h, no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, marcando a primeira viagem da ponte aérea entre a maior cidade do Oeste potiguar e a capital do RN.

GOVERNADORES OTIMISTAS NO DIÁLOGO COM BOLSONARO E CHEFES DE PODER

Os líderes do Fórum de Governadores, como Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, estão otimistas quanto à reunião que solicitaram ao presidente Jair Bolsonaro para discutir vários temas, como a crise institucional com o Supremo Tribunal Federal (STF). Ao menos o presidente não ofereceu qualquer resistência ao encontro, muito embora não o tenha confirmado. O problema é definir os governadores que estariam presentes, cinco ou seis, sem o risco de a reunião acabar mal. 

 

Reunidos em Brasília, governadores tiveram a sensatez de não aprovar qualquer nota destinada a hostilizar ou isolar politicamente o presidente.

 

Durante o encontro, não prevaleceu o discurso comum a governadores de oposição com acusações contra o presidente.

 

Governadores do PT sabem: “fechar” ou “extinguir” o STF era pregação do partido, em 2016. Sem qualquer acusação de “ato antidemocrático”.

 

O ex-presidente do PT Rui Falcão e o ex-deputado Wadih Damus (RJ), ex-presidente da OAB, atacaram e até pediram o fechamento do STF.

 

NÚMERO DE MORTES POR COVID NO BRASIL NAS ÚLTIMAS 24 HORAS PERMANECEU NA CASA DOS 300

O Brasil registrou 370 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta segunda-feira (23) 574.944 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 766 --um pouco maior do que a da véspera, quando estava em 765. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -15% e aponta tendência de estabilidade

IBGE DESMENTE LOROTA DE MARINA SOBRE ‘120 MILHÕES PASSANDO FOME’ NO BRASIL

Se fosse ministra de Bolsonaro, Marina Silva não escaparia do inquérito das “fake News”. Bem ao estilo de Lula (PT), que usa números falsos ...