24 de junho de 2016

PRESO É ENCONTRADO ENFORCADO NA CADEIA DO RN

Um preso foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira (24) na Cadeia Pública de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com o diretor da unidade, o preso identificado como Wanderson Martins estava pendurado pelo pescoço em um dos banheiros da unidade.
 
 
 
 
Segundo Sérgio Idelfonso, diretor da Cadeia Pública, o preso foi encontrado durante uma revista estrutural na unidade. "Reunimos todos os presos na quadra e começamos uma contagem. Como este não respondeu, fizemos uma busca nas celas e encontramos ele pendurado pelo pescoço", relatou o diretor.

CRIANÇAS DA DURVAL PAIVA RECEBEM CARTEIROS QUE CONDUZIRAM A TOCHA OLÍMPICA

Além de levar cartas e encomendas a diversos destinos, outra missão foi abraçada pelos carteiros Klebson Kélio, Cláudio Crisóstomo e Dário dos Santos que participaram do revezamento da tocha olímpica pelas ruas da capital potiguar representando os Correios. Na próxima segunda, 27/06, às 15h30min, eles irão a Casa Durval Paiva, levando réplicas da chama olímpica para as crianças assistidas pela instituição. Na ocasião, terão a oportunidade de compartilhar com os pacientes suas vivências enquanto atletas, além de lições de vida, perseverança e solidariedade.
 
O carteiro José Cláudio Crisóstomo já participou de dezenas competições esportivas regionais e nacionais, inclusive da São Silvestre. Já o carteiro Klebson Kélio de Araújo Dantas também participa de corridas de rua, enquanto que o carteiro Dário dos Santos, com 35 anos de empresa, é referência de ética e profissionalismo entre os colaboradores de sua unidade.
 
A tarde promete ser de muita emoção tanto para os pequenos que lutam pela vida, quanto para os carteiros que levarão para os pacientes o clima das olimpíadas e o símbolo da paz e união dos povos do maior evento esportivo do mundo, a ser realizado no Brasil em 2016.

NOVO TÚNEL É ENCONTRADO NO PRESÍDIO PEREIRÃO EM CAICÓ

Diante das suspeitas por parte da direção do presídio "Pereirão", da existência de um possível plano de fuga por parte de alguns presos, foi realizado nesta manhã de sexta-feira, (24), pelos agentes penitenciários com o apoio da PM, uma revista surpresa no presídio. Onde resultou na descoberta de um novo túnel que iniciava no interior de uma das celas do pavilhão B.

 

 
 
Segundo informações, o túnel foi cavado mais fundo que os outros já encontrados antes, com cerca de mais de 2 metros de fundura e possivelmente já com cerca de 15 metros de comprimento.
 
 



Os presos usavam um botijão de água para fazer as escavações e ajudar na retirada da terra.

TEORI ENVIA À JUSTIÇA FEDERAL DE BRASÍLIA DENÚNCIA CONTRA LULA

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (24) o envio para a Justiça Federal de Brasília de denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela suposta tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Também são alvos da mesma denúncia o senador cassado Delcídio do Amaral, o banqueiro André Esteves e outras quatro pessoas.
 
Os sete são acusados de obstrução à Justiça, por suposta tentativa de atrapalhar a delação de Cerveró na Operação Lava Jato.
  
Para Teori Zavascki, "tais fatos não possuem relação de pertinência imediata com as demais investigações relacionadas às fraudes no 'ambito da Petrobras'". Por isso, ele entendeu que deve ser considerado o local onde o suposto crime foi consumado, em Brasília.
 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo que o caso fosse remetido para o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato no Paraná, por entender que havia conexão dos fatos com o esquema de corrupção na Petrobras. Segundo Janot, alguns dos denunciados, como o empresário José Carlos Bumlai, o filho dele Maurício Bumlai e o próprio Cerveró já são alvos de processo no Paraná.
 
Advogados de defesa dos acusados, no entanto, contestaram o pedido de envio ao Paraná. O banqueiro André Esteves, um dos denunciados, argumentou que o suposto crime foi cometido em Brasília. Já o ex-presidente Lula afirmou que o caso deveria ir para Justiça Federal de São Paulo porque fatos narrados ocorreram naquele estado.
 
O ministro Teori Zavascki reconheceu que o que permitia que o inquérito seguisse no Supremo era o foro privilegiado de Delcídio. Mas, depois que ele foi cassado, o caso deve continuar na primeira instância, frisou o ministro.
 
Mas ele entendeu que o próprio Supremo já decidiu que não há a chamada "prevenção" para o que não se referir especificamente à corrupção na estatal. Segundo o ministro, a definição do juízo que deve tocar o caso deve ser feita conforme o local onde o crime foi cometido.
 
Conforme o ministro, os delitos ocorreram no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, "com preponderância desta última porque onde desempenhava o ex-parlamentar sua necessária atividade".
 
Teori Zavascki também frisou que foi em Brasília que o filho de Cerveró, Bernardo, gravou a conversa que deu origem à descoberta da trama.

ESCONDERIJO DO FAT FAMILY É ACHADO NO RIO DE JANEIRO; TRÊS MORREM E SETE FORAM PRESAS

Suspeito conhecido como 'Fat family' foi baleado no rosto (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Uma operação conjunta das delegacias de Combate às Drogas (Dcod), de Roubos e Furtos de Carga (DRFC) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) encontrou, na manhã desta sexta-feira (24), o local que seria o esconderijo do traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, o Fat Family, na comunidade Nova Holanda, que faz parte do conjunto de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio. No entanto, o traficante conseguiu fugir antes da chegada dos agentes. Dois dois policias ficaram feridos, mas sem gravidade. Um agente foi baleado na cabeça e outro com um tiro de raspão na perna.
 
 
Três pessoas morreram e sete suspeitos foram detidos e levados para a Cidade da Polícia. A suspeita é que um dos presos seja o chefe do tráfico da Favela do Mandela. Os criminosos esperavam que ocorresse uma operação da polícia no conjunto de favelas do Jacarezinho e, por isso, alguns teriam ido para a Maré.
 
 
Caveirão dá apoio à ação dos agentes na Maré na manhã desta sexta (24) (Foto: Reprodução / TV Globo)
 
 
Durante a ação, os policiais apreenderam cerca de meia tonelada de maconha, material para embalar drogas e remédios. Os medicamentos, segundo o delegado Ronaldo Oliveira, estavam numa casa onde se suspeita o traficante Fat Family estava escondido. O criminoso deve ter utilizado o material pois estava ferido quando foi resgatado do Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, na madrugada de domingo (19), onde estaca internado sob custódia.

IBGE MOSTRE QUE RN É O MAIOR GERADOR DE ENERGIA EÓLICA DO BRASIL

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil. É o que aponta o estudo ‘Logística de Energia 2015 – Redes e fluxos do território’ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, o estado é responsável por mais de 30% da energia eólica produzida no país. O estudo também revela que o RN também é o maior produtor de petróleo de toda a região nordeste.
 
 
Parque eólico em Cerro Corá  (Foto: Canindé Soares)
 
Segundo o IBGE, a região nordeste é responsável pela maior parte da produção eólica no país. O RN, com 31,3% é seguido pelo Ceará (23,4%) e o interior da Bahia (16,9%). Ainda de acordo com o estudo divulgado nesta quinta-feira (23), apesar de ter crescido 461% entre 2010 e 2014, a energia eólica representa apenas 2,1% da matriz energética brasileira.
 
Além de informações do IBGE, o estudo utilizou dados do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional de Águas (ANA), Operador Nacional do Sistema (ONS), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Natural (ABEGÁS) e das Agências Reguladoras de Energia dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Petróleo
O estudo também apresentou dados sobre a produção nacional de petróleo. O Rio Grande do Norte foi apontado como o maior produtor na região Nordeste e 4º maior produtor do Brasil, com 20.961,95 barris produzidos, o que representa 2,55% do total brasileiro. A produção potiguar de petróleo só fica atrás de Rio de Janeiro (68,44%), Espírito Santo (16,28%) e São Paulo (7,20%).
 
Além do destaque na produção geral, o Rio Grande do Norte também acumula os postos de 2º maior produtor de óleo combustível do país, atrás apenas da Bahia e possui o maior número de poços produtores de petróleo terrestres do Brasil, com 47,2% da média nacional.

JUSTIÇA CONDENA EX-PREFEITO DE CIDADE DO RN POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

O ex-prefeito do município de Tibau do Sul, Edmilson Inácio da Silva, foi condenado pela prática de ato de improbidade administrativa. A sentença é da juíza Ana Karina de Carvalho Costa, da comarca de Goianinha, que reconheceu a ilegalidade praticada pelo político quando da contratação irregular de várias pessoas para prestarem serviços na administração municipal.
 
O Ministério Público Estadual propôs Ação Civil Pública contra o ex-prefeito de Tibau do Sul alegando que durante a sua gestão, ele teria deixado de prorrogar o prazo do concurso público realizado em 2007 e promoveu contratações irregulares e precárias, à revelia do TAC firmado com o Ministério Público do Trabalho, incorrendo, assim, em ato de improbidade administrativa.
 
Com a condenação, Edmilson Inácio tem imposta a suspensão de seus direitos políticos pelo período de cinco anos, bem como a perda a função pública que eventualmente esteja exercendo e ainda ao pagamento de multa civil equivalente a dez vezes o valor da remuneração do cargo de prefeito.
 
O ex-prefeito também está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

EM BRIGA COM RIVAIS, CHEFE DO TRÁFICO É MORTO NO RN


Um homem identificado como Lúcio César Araújo da Costa foi morto na tarde desta quinta-feira (23), durante um confronto com rivais, no bairro Lagoa Azul, em Natal. De acordo com a polícia a vítima tinha uma extensa ficha criminal e era considerada uma das pessoas que comandava o tráfico na região.
 
"Lúcio do Sarney", como era mais conhecido, foi baleado em uma troca de tiros e ainda chegou a ser socorrido, morrendo ao dar entrada no hospital Santa Catarina. Os suspeitos fugiram sem deixar pistas.
 

As investigações serão direcionadas para a da guerra do tráfico, pelo  domínio por pontos de vendas de drogas na região.
 

JUSTIÇA AUTORIZA VIAGENS DE DILMA EM AVIÕES DA FAB, MAS TEM QUE PAGAR


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul autorizou a presidente afastada Dilma Rousseff a usar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) fora do trajeto entre Porto Alegre e Brasília. Em decisão publicada na tarde desta quinta-feira (23), a juíza Daniela Cristina de Oliveira Pertile, da 6ª Vara Federal de Porto Alegre, acolheu ação de Dilma pedindo a ilegalidade de um parecer da Casa Civil que a proibia, entre outras coisas, do uso de aeronaves cedidas pela Força Aérea Brasileira (FAB) se não fosse para até a capital gaúcha, onde reside.

 
A magistrada concordou com o direito ao deslocamento de Dilma a Porto Alegre e aos locais que ela considerar necessários à sua defesa no processo de impeachment, destacando a necessidade de segurança pessoal, o que impossibilitaria o uso de aviões comerciais. No entanto, determinou que a presidente afastada faça o ressarcimento dos gastos com as viagens, conforme artigo 76 da Lei n° 9.504/97.
 
A ação pedia ainda que não haja restrições do uso das residências oficiais, e que não ocorresse alteração da nomenclatura do nome do gabinete pessoal da presidente da República. Além disso, pedia que não ocorresse redução de sua equipe.
"Ao dispor sobre o uso de residência oficial, transporte aéreo e manutenção da equipe de servidores, é óbvio que o Senado Federal não autorizou o exercício arbitrário de tais prerrogativas, pois, como é comum ao Estado de Direito, estas deverão ser exercidas nos limites da legalidade, dos direitos e garantias constitucionais e dos princípios que emanam de todo o nosso sistema jurídico", escreveu a juíza em seu despacho.

O parecer da Casa Civil é assinado pelo subchefe de Assuntos Jurídicos, Gustavo do Vale Rocha. A Casa Civil explicou que, por estar afastada de suas funções presidenciais, Dilma não tem compromissos oficiais que demandem o deslocamento em aviões da FAB. Explicou, ainda, que o uso está autorizado nos deslocamentos de Brasília a Porto Alegre porque familiares de Dilma residem na capital gaúcha.
A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que o governo vai, inicialmente, acatar a decisão da Justiça, mas ainda não conhece o inteiro teor. Segundo a assessoria, só depois de ter acesso à decisão completo que o governo analisará se cabe algum recurso.


GOVERNADOR VISITA CERÂMICA ELIZABETH E ASSINA VINDA DE MAIS TRÊS INDÚSTRIAS PARA O POLO DE GOANINHA

O Governador Robinson Faria visitou as instalações da Cerâmica Elizabeth, primeira do Polo Industrial de Goianinha, na tarde desta quinta-feira (23). Além disso, assinou protocolos de intenções firmados entre Prefeitura Municipal de Goianinha e outras três indústrias interessadas em integrar o polo. “Enquanto a crise está fazendo as indústrias diminuírem vagas de trabalho em todo o país, nós estamos aqui gerando empregando. Isso graças ao empenho do nosso governo que é parceiro do empresariado, oferece segurança jurídica, concede benefícios fiscais, e tem visão empreendedora”, assinalou o chefe do Executivo Estadual.
 
 
 
 

A Elizabeth é originalmente paraibana – onde tem três unidades-, mas, em razão dos incentivos oferecidos pelo governo potiguar, a aposta de crescimento é feita no Rio Grande do Norte. A previsão é de que a indústria comece suas atividades ainda em julho – em fase de testes – e em agosto atinja o pleno funcionamento, com produção de 1 milhão de m² por mês de pisos e revestimentos.

O programa RN Gás+, os benefícios do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial) e política de desenvolvimento do estado só nos encorajam a continuar investindo no estado”, assinalou o diretor-presidente da Cerâmica Elizabeth, George Crispim. A empresa prospecta mais duas expansões. A primeira delas ainda em 2017 e a seguinte com mais um ano. Em cada ampliação, o número de empregos deve saltar. De imediato, a expectativa é criar 800 vagas de emprego, entre diretas e indiretas.
 
 
 

O RN Gás +, que subsidia o abastecimento de Gás Natural a indústrias, é considerado de suma importância em nível de competitividade mercadológica. O convênio de adesão ao programa foi firmado com o Governo do Estado, por meio da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), ainda no final do ano passado.

Para garantir o abastecimento de gás natural ao polo, a Potigás está concluindo o gasoduto, obra com mais de 8km de extensão e executada com recursos próprios. A operação deve ser iniciada no dia 4 de julho. O investimento, orçado em R$ 5,2 milhões é considerado o maior realizado pela companhia nos últimos 10 anos.

CONVÊNIOS
 
O governador Robinson Faria, ao lado do prefeito de Goianinha, Júnior Rocha, assinou três protocolos de intenções firmados entre a Prefeitura e mais três Indústrias: Produalvo Indústria e Comércio, visando a implantação de uma unidade fabril destinada à fabricação de material de limpeza; Gijutsu (fabricação de papeis); e a Valdir Fontanella, unidade logística destinada ao transporte de cargas oficiais. Juntas, estas indústrias devem investir cerca de R$ 20 milhões e gerar mais 400 empregos diretos.

Hoje pra mim é um motivo de orgulho nos encontrarmos mais uma vez para tratarmos de uma ideia tão sonhado que é o Polo Industrial de Goianinha. Estamos cada vez mais vendo esta ideia crescer e se transformar em realidade. Agradeço o apoio do Governo do Estado para fazer dessa região um centro de desenvolvimento para o Agreste e para todo o estado”, assinalou o chefe do Executivo de Goianinha. “A cidade caminha pra ser uma cidade de oportunidades”, continuou.  

O secretário de Desenvolvimento Econômico considerou esta quinta-feira um dia para ser lembrado e comemorado. “Estamos todos nós de parabéns. O governo e os empresários estão conseguindo colocar as empresas em locais apropriados, e nós do Governo do Estado que estamos fazendo nossa parte para viabilizar este distrito industrial”.

Durante assinatura, o governador Robinson Faria também garantiu a construção do acesso que liga a BR-101 ao Polo Industrial de Goianinha. Ao todo, serão 3 km de via, um investimento de cerca de R$ 3,8 milhões. O líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Dison Lisboa, anunciou, a partir de emenda parlamentar de sua autoria, a pavimentação de diversas ruas do município, a partir de assinatura de um convênio de mais de R$ 1 milhão.   

ELETRICIDADE
 
O governador Robinson Faria também assinou um decreto que declara de utilidade pública uma área de terra de 17 ha no município de Goianinha, onde será instalada uma linha de transmissão de energia interligando a subestação de Goianinha à subestação do Polo Industrial.

LADRÃO CONSEGUE FUGIR APÓS BATER E DESTRUIR COROLLA ROUBADO NA PB DURANTE PERSEGUIÇÃO NO RN

Uma perseguição a um veículo roubado terminou com um grave acidente, mas, mesmo assim, o ladrão conseguiu fugir antes que os policiais chegassem próximo ao carro. O fato aconteceu nesta quinta-feira, (23), em Mossoró/RN.
 
 
 
Segundo informações, o Corolla com placas de João Pessoa/PB, que foi roubado no último domingo, (19), em Campina Grande/PB, estava abastecendo em um posto em Mossoró, quando o ladrão percebeu a chegada da PM, e saiu em disparada no veículo, colidindo pouco tempo depois em um poste. O impacto foi tão violento que o Corolla se partiu ao meio. O carro foi removido por uma seguradora.
Fotos: Fim da linha.

TEORI NEGA SUSPENDER BLOQUEIO DE BENS DE EDUARDO CUNHA

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (23) liminar pedida pelo presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pela suspensão do bloqueio de seus bens determinado por um juiz da Justiça Federal do Paraná
 
No último dia 14, o juiz Augusto Cesar Pansini Gonçalves, da 6ª Vara Cível da Justiça Federal do Paraná, decretou a indisponibilidade de recursos financeiros e bens de Cunha.  A decisão foi dada após pedido de liminar do Ministério Público Federal (MPF) feito no dia anterior, em ação que cita também a mulher de Cunha, Cláudia Cruz, o ex-diretor da Petrobras Jorge Luiz Zelada, o suposto operador João Henriques e o empresário Idalécio de Oliveira. Eles também tiveram seus bens indisponibilizados.
 
Entre os bens bloqueados de Cunha estão imóveis, ativos financeiros, veículos, valores mobiliários, ações, cotas e participações societárias.
 
Cunha havia pedido a suspensão da ação até que os ministros do Supremo decidam, definitivamente, se um juiz de primeira instância pode ou não determinar a perda dos direitos políticos de parlamentares com foro privilegiado – que é o objetivo da ação na primeira instância. Para a defesa, só o Supremo poderia tomar medidas como estas contra um parlamentar.

OMISSÃO DA SAÚDE NA DENGUE AJUDOU A DERRUBAR POPULARIDADE DE LULA

Pesquisas para consumo interno mostram que o declínio da popularidade de Lula (PT) nada tem a ver com as alegações que fez nesta segunda (18...