11 de dezembro de 2015

MPF APONTA EQUADOR COMO UM DOS MELHORES MUNICÍPIOS DO RN EM TRANSPARÊNCIA

 
Dados do Ministério Público Federal publicados nessa quinta-feira, (10), apontam o município de Equador no trigésimo-quinto lugar no Estado e no quarto lugar no Seridó em transparência pública. O que demonstra, segundo a prefeita Noeide Sabino, o compromisso da gestão municipal com a publicidade de seus atos, principalmente com o trato dos recursos públicos.
 
 

 
O resultado é muito bom e nos enche de orgulho, mas a administração quer avançar muito mais”, afirma a prefeita. Ela explica que o trabalho é para que Equador esteja entre os primeiros colocados na próxima avaliação do MPF.
 
Há dois meses, a gestão encaminhou ao poder legislativo um projeto de lei regulamentando o direito de acesso à informação, visando colocar à disposição da população mais uma ferramenta de controle, faltando apenas a aprovação dos vereadores para que  se transforme em lei.

ALUNO ESFAQUEIA OUTRO ALUNO DENTRO DE ESCOLA EM CIDADE DO RN

Um adolescente de 16 anos de idade esfaqueou outro adolescente na manhã desta sexta-feira (11) dentro da Escola Municipal Terezinha Leite, localizada na comunidade de Porto, na cidade de Nísia Floresta. A vítima sofreu várias perfurações pelo corpo sendo que uma no tórax que atingiu o pulmão.

Segundo informações da Polícia Civil ao Digital Mipibu, os adolescentes vinham trocando ameaças fora da escola e na manhã de hoje, o adolescente que estava sendo ameaçado acabou esfaqueando quem o ameaçava.

A Polícia apreendeu o adolescente que desferiu os golpes e o levou para ser ouvido pelo Delegado titular de Nísia Floresta. O adolescente esfaqueado depois de socorrido passou por cirurgias e ainda inspira cuidados.

Fonte: 190RN.

GOVERNADOR ENCAMINHA À AL PROJETO DE LEI QUE ALTERA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SEJUC

O governador Robinson Faria encaminhou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte um Projeto de Lei Complementar que altera a estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), transferindo algumas atribuições para a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e para o Gabinete Civil do Governador do Estado (GAC). A mensagem foi remetida nesta sexta-feira, 11.
 
O projeto considera que a estrutura atual da Sejuc contempla uma vasta gama de atribuições, englobando diversas atividades não relacionadas ao sistema prisional. Esse acúmulo de funções pode comprometer seu grau de eficiência na área prisional. Por tal motivo, o Projeto de Lei Complementar propõe a transferência de atribuições estranhas à execução das penas para outros órgãos da Administração.
 
A partir do projeto, a Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (Codaci) fica integrada à estrutura orgânica da Sethas, e a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Copdec) à estrutura orgânica do Gabinete Civil.
 
CONTRATAÇÕES
 
O Governo do Estado ainda encaminhou à Assembleia Legislativa outro Projeto de Lei que dispõe sobre a contratação de agentes públicos para a Sejuc, para atender necessidade temporária do sistema prisional do RN. O projeto leva em consideração, entre outros pontos, que a calamidade instalada no sistema penitenciário potiguar é potencializada pela falta de recursos humanos para realizar o trabalho de vigilância nas guaritas e fiscalização nas unidades prisionais.
 
De acordo com o texto da mensagem, o objetivo é remediar os problemas relacionados à situação temporária de calamidade no sistema penitenciário, que requer o aumento de efetivo até que a situação do sistema prisional volte à normalidade. O Rio Grande do Norte encontra-se em estado de calamidade no Sistema Penitenciário desde março. 
 

MORADORES DO CENTRO DE CAICÓ FAZEM PROTESTO POR FALTA DE COLETA DE LIXO

 

Cansados de esperar pela coleta de lixo que não passa a cerca de 15 dias, moradores das ruas Olegário Vale com a Comandante Ezequiel no centro de Caicó, resolveram protestar nesta manhã de sexta 11, colocando lixo no meio do cruzamento.
 

Em vários locais da cidade a reclamação é a mesma, moradores cobram pela coleta de lixo frequente nas suas ruas.

ROBINSON FARIA PARTICIPA DA ENTREGA DE MEDALHA GOVERNADOR DINARTE MARIZ, NO TCE

O governador Robinson Faria participou da Sessão Solene de entrega da Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, homenagem anual realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), dada a personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico.
 
 
Dentre os homenageados de 2015, estava o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Flávio Azevedo; além dele, receberam a comenda, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos; o deputado federal Felipe Maia; o jornalista João Batista Machado; o vice-reitor e professor do Departamento de Engenharia de Materiais da UFRN, engenheiro mecânico José Daniel Diniz Melo; o presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza; o engenheiro agrônomo e professor da UERN, Benedito Vasconcelos Mendes; desembargador federal Francisco Barros Dias e o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos.
Parabenizo o Tribunal de Contas pela justa homenagem concedida a essas personalidades que, em suas profissões, colaboram com o desenvolvimento do nosso estado”, comentou o governador.
 
 
O Conselheiro do TCE Tarcísio Costa ficou na incumbência de saudar os agraciados e coube ao presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira de Souza, a falar em nome dos laureados. Acompanharam o governador os secretários de Comunicação, Juliska Azevedo e o de Relações Institucionais, Hudson Brito.

DEPUTADOS QUASE SAEM NO TAPA NA REUNIÃO DO CONSELHO DE ÉTICA

Em uma sessão tensa do Conselho de Ética da Câmara, os deputados Zé Geraldo (PT-PA) e Wellington Roberto (PR-PB) quase partiram para a agressão física nesta quinta-feira (10) durante uma discussão que começou sobre o painel de registro de presença e se agravou quando foi mencionado um requerimento para pedir o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Eles tiveram que ser apartados por parlamentares e chegaram a ser separados por seguranças (veja o vídeo).
 
Briga entre deputados no Conselho de Ética (Foto: Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo)
 
A sessão chegou a ser suspensa por alguns minutos. Após a confusão, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) foi anunciado oficialmente como novo relator do processo que investiga Cunha.
 
A briga ocorreu um dia após o colegiado ter outra reunião tumultuada em que seria votado o parecer preliminar pela continuação das investigações sobre Cunha, mas que acabou não acontecendo e teve até a substituição do relator, deputado Fausto Pinato (PRB-SP).
 
A medida foi classificada de "golpe" pelo presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA). Cunha rebateu e disse que "golpe era o que estavam fazendo".
Logo no início da reunião desta quinta, deputados aliados de Cunha questionaram a demora para abrir o painel para registrar presença.
 
O deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) reclamou para o presidente do conselho explicando que, como suplente, chegou cedo para registrar presença e, assim, garantir que conseguiria votar caso houvesse a ausência de algum titular. Pelas regras, os suplentes têm direito a voto pela ordem de chegada.
 
"Vossa excelência está querendo tumultuar o processo", disse José Carlos Araújo ao deputado do PR. Bacelar pediu: "Me respeita". Araújo repetiu: "Você está tumultuando". Bacelar revidou de novo: "Me respeita. Eu tenho o direito sagrado de votar. Vossa excelência está sendo arbitrário".
Bacelar insistiu e deputados da base aliada o acusaram de querer tumultuar, dizendo que "a turma do Cunha quer bagunça". O clima ficou ainda mais tenso.
 
No calor do bate-boca, Zé Geraldo e Wellington Roberto se desentenderam e, se não fossem contidos, teriam partido para as vias de fato. Depois de serem segurados, continuaram batendo boca. "Você que me meteu a mão", gritou Roberto. "Meti coisa nenhuma", revidou Geraldo.
 
A turma do "deixa disso" entrou em ação para apaziguar a briga.
 
Depois de a situação ter acalmado, Araújo pediu respeito aos deputados e informou que iria pedir o vídeo e o áudio para conferir o que aconteceu.
 
"O Conselho de Ética não pode ser palco de incidentes como esse. Aqui jamais poderá ser transformado num ringue. Deve ser um local de conversa e diálogo. Aqui não é o lugar da disputa corporal, mas da palavra. Ninguém vai ganhar ninguém no grito", afirmou.
 
Do Blog: Conselho de ética! Qual ética?

SEM TRATAMENTO, PISCINA DO MUNICIPAL CLUBE DE ACARI ENCONTRA-SE ABANDONADA

Uma verdadeira vergonha! Nem mesmo com o grave problema da falta d’água o poder público que Acari cuida de suas águas, e deixa a água da piscina do municipal clube de Acari virar lama.
 
Apesar de ser água suja, a piscina pode até virar criadouro de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, mas o poder público fica olhando como se nada tivesse acontecendo.
Como se isso não bastasse, segundo informações, essa água ainda está sendo utilizada para encher a caixa d'água do Municipal Clube de Acari.
 
 
Por fim, vale salientar que, mesmo com a crise hídrica, a água da piscina pode ser tratada facilmente, evitando assim seu desperdício.
Do Blog: Pense numa mudancinha sem futuro foi essa para Acari!

DEPUTADOS APROVAM REMANEJAMENTO DE VERBAS ORÇAMENTÁRIAS

Com uma emenda apresentada em plenário pelo deputado Fernando Mineiro (PT), a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade dos deputados presentes à sessão ordinária na tarde desta quinta-feira (10), o Projeto de Lei do Governo do Estado que trata da autorização ao Executivo para remanejar recursos orçamentários.

 
No Projeto original a autorização era para transpor remanejar ou transferir dotações de uma categoria para outra, de um órgão para outro ou de um Poder para outro. Com a emenda apresentada pelo líder do Governo, o executivo só poderá remanejar recursos de outros poderes com a prévia anuência deles.
 
A matéria já tinha tramitado nas comissões de Constituição, Justiça e Redação e na de Finanças e Fiscalização. A emenda apresentada pelo líder do governo tornou-se consensual.

A autorização aprovada nesta quinta-feira tem por finalidade suplementar dotações relativas a pessoal e encargos sociais, juros encargos e amortização da dívida interna e externa e outras despesas correntes e de capital.

PREFEITURA DE EQUADOR ANTECIPA PAGAMENTO DA 2ª PARCELA DO 13º SALÁRIO DOS SERVIDORES

A Prefeitura de Equador pagou neste quinta-feira, (10), a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores municipais.
 
 

De acordo com a prefeita, a antecipação do décimo terceiro do dia 20 para o dia 10 de dezembro, dará uma margem de tranquilidade para os servidores e aquece o comércio local. “Estamos pagando com muita dificuldade, mas com muito compromisso e responsabilidade, cumprindo o que determina a Constituição Federal. Rezo e fico na torcida pelos outros municípios", comenta a prefeita.
 
Ela lembra que dados da Confederação Nacional dos Municípios- CNM revela que 43% dos municípios brasileiros não será possível pagar o 13º . Certamente o cenário de crise e as quedas constantes do FPM. "Agradeço a Deus e o apoio de minha equipe e da comunidade”, celebra a prefeita Noeide Sabino.


MORADOR DE RUA PASSA EM 1º LUGAR EM CONCURSO PÚBLICO PARA COVEIRO EM MG

Valter Fonseca dos Santos, de 41 anos, enfrentou o frio e a fome com os livros nas mãos e agora espera ansioso não só para trocar o “título” de morador de rua para o de servidor público, mas também para usar o primeiro salário no aluguel de um lar, depois de 16 anos longe de um teto. O sonho só será possível porque ele passou em 1º lugar no concurso público da Prefeitura de Patos de Minas, para coveiro. Disputou as três vagas abertas com outras 21 pessoas. Em entrevista , contou que venceu com a ajuda de uma pessoa em especial.


Patos de Minas morador de rua (Foto: Paulo Barbosa/G1)

Há 16 anos Valter dos Santos saiu de Ilhéus (BA) para tentar a sorte na cidade mineira, mas a falta de emprego e oportunidade acabou fazendo com que o sonho fosse adiado. “Nasci numa favela, num local onde brigas e crimes eram frequentes. Mas nunca quis isso para a minha vida e depois de ter uma decepção amorosa não pensei duas vezes em ir embora. Um conhecido comentou de Patos de Minas e eu tentei a sorte, mas foi tudo bem diferente do que eu pensava”, lembrou.

Ele disse que no início chegou a trabalhar em uma lavoura de tomates para garantir pelo menos o sustento, mas logo que a safra terminou a rua virou companheira diária. “Passei por muito preconceito, tanto pela situação de rua que eu me encontrava como também pela minha cor. Várias vezes fui abordado pela polícia, perseguido e agredido por populares. Até o colchão que usava para dormir foi queimado. A vida nas ruas não é nada fácil”, afirmou.

O morador de rua contou que o fato de não ter endereço físico causou vários empecilhos na busca de um emprego fixo. Por isso, muitas vezes a forma de conseguir sobreviver foi fazendo “bicos” (serviços extras feitos em curtos espaços de tempo).

Valter contou que olhava os carros nas ruas, fazia serviço de servente e limpava quintais. Às vezes, ganhava apenas R$ 2, mas isso já o ajudava a comprar algo para comer. Mesmo na situação difícil, nunca deixou a fé de lado e sempre que podia frequentava um centro espírita da cidade, aonde chegou até a terminar os estudos sobre a doutrina.

Na passagem pelas ruas, conheceu o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). E foi por meio da diretora de proteção social especial, Maria Augusta de Lacerda Ferreira, que veio a ideia de fazer o concurso. O edital foi divulgado em maio deste ano. “Maria Augusta foi quem me apresentou o Creas e tentou por diversas vezes conseguir um emprego para mim. Sem sucesso, logo que o edital foi divulgado ela me incentivou a participar da concorrência. Eu pensava que não seria capaz, mas com o apoio que recebi resolvi tentar”, contou.

Após a inscrição, a rotina mudou e os livros e materiais preparatórios ganharam espaço na vida dele. Como já tinha o ensino médio, optou pela vaga de coveiro, profissão que sempre chamou a atenção dele. “Eu tive que me dedicar muito. Estudava nos bancos da praça ou em qualquer lugar que eu estava. Pelo menos quatro vezes no dia eu pegava nos livros e nos materiais que a Maria Augusta conseguiu para que eu estudasse. Lembro que ela me exigiu, ‘em troca da ajuda’ o 1º lugar do concurso e foi isso que aconteceu. Tive quatro meses para me preparar”, afirmou.

Patos de Minas morador de rua (Foto: Selma Cruz/Prefeitura de Patos de Minas)

O resultado definitivo da prova objetiva foi divulgado na última terça-feira (8), mas Valter dos Santos não se cansa de ver o nome no topo da classificação. O cargo que ele pleitiava tinha sete candidatos por vaga (total de 21 inscritos). “De 30 pontos eu tirei 26. Eu não esperava por isso, pois achava que os demais candidatos eram mais capacitados que eu. Essa não é uma conquista só minha, tive a ajuda de Deus e do pessoal do Creas, que ‘pegou no meu pé’, ‘puxou minha orelha’ e me fez acreditar em algo que talvez nem eu mesmo tinha crença”, disse.

Agora ele aguarda ser convocado para assumir a função, que tem remuneração prevista de R$ 805,18, além de benefícios como vale-alimentação, vale transporte e plano de saúde. O futuro coveiro não vê a hora de “vestir a camisa” e poder reescrever a história dele. “A primeira coisa que vou fazer com meu salário é alugar uma casinha para morar. Tive a chance e vou aproveitá-la bem. Quero ainda construir uma família e ser feliz, pois eu acredito que eu mereço”, concluiu.

Fonte: G1/MG.

PISTOLEIRO TIDO COMO UM DOS MAIS PERIGOSOS NO RN MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Na manhã desta quinta-feira, (10), por volta das 08hs da manhã, uma grande operação das policiais civil, federal e militar de Assu com apoio de um helicóptero foi dado início na zona rural de Alto do Rodrigues.

Durante a operação um homem por nome de Francimar Paulino da Silva mais conhecido por "Mal de 200" foi morto após uma intensa troca de tiros com os policiais.

O mesmo ainda chegou a ser socorrido para o hospital de Alto do Rodrigues, mais já chegou lá sem vida. A operação continua em várias ruas de Assu, e neste momento existe uma grande movimentação de policia e curiosos em frente delegacia de Assu.

GOVERNADOR RECEBE HOMENAGEM DA ABIH POR AÇÕES EM BENEFÍCIO DO TURISMO

O governador Robinson Faria recebeu das mãos do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) no Rio Grande do Norte, José Odécio, uma homenagem pelas medidas do governo adotadas no setor de turismo, as quais resultaram num crescimento de 25% do segmento. A entrega aconteceu na noite desta quinta-feira, no hotel Holiday Inn Arena das Dunas, durante jantar que reuniu o trade turístico.

 

Ao discursar, Odécio destacou a atenção que o atual governo tem dado ao segmento desde o momento em que nomeou pessoas técnicas e que conhecem bem os meandros do mercado para a Secretaria de Turismo e para a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emproturn). “Isso, por si só, foi um ato de inicio de gestão que deu noção que o turismo seria destaque para o governo”, destacou o presidente da ABIH, lembrando ainda medidas importantes como a redução do ICMS sobre o querosene de aviação e a efetiva participação do estado em feiras internacionais.

Robinson Faria afirmou estar lisonjeado com a homenagem e garantiu total apoio aos empresários e esforço do governo, no que diz respeito à divulgação turística e incentivos ao setor. “O Turismo será tratado em meu governo como política de estado. E eu espero deixar este legado”, assinalou o governador. “Estamos trabalhando juntos. Vocês na iniciativa privada, eu na pública. Mas com o objetivo único, comum, do desenvolvimento turístico do nosso Estado. Estamos começando ainda. Temos muitos para crescer e contem comigo como um grande aliado”, continuou.

 

Na mesma ocasião, também foram homenageados o secretário de turismo, Ruy Gaspar, e a presidente da Emproturn, Ana Maria da Costa. Gaspar destacou em seu discurso o apoio que tem recebido do governador e apontou alguns números que mostram o quanto a atividade está se desenvolvendo. “Em 2015 teremos um crescimento estimado em 25% em relação ao ano passado. Fazendo a projeção para todo o estado, está sendo injetado no segmento algo em torno de R$ 3,9 bilhões, R$ 800 milhões a mais que em 2014”, ressaltou ele. Para Ana, o Rio Grande do Norte em breve será o principal destino turístico do Nordeste.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...