17 de novembro de 2015

VOO NATAL/CABO VERDE PARTE NESTA SEXTA-FEIRA (20)

untitledO voo inaugural entre o Rio Grande do Norte e a Ilha do Sal, no Cabo Verde, parte na próxima sexta-feira (20), às 21h, do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O voo da TACV Cabo Verde Linhas Aéreas ligará a capital potiguar a Lisboa (Portugal), Paris (França), Amsterdã (Holanda) e Bergamo (Itália).

Cabo Verde é o principal hub africano, sendo ponto de conexão para diversos países europeus. O voo Natal/Ilha do Sal (Cabo Verde) partirá sempre nas sextas-feiras e possui preços competitivos, segundo a TACV: Natal/Lisboa ida e volta sai a 399 dólares; para Bergamo, 439 dólares; Amsterdã, 529 dólares e para Paris, sai no valor de 549 dólares.

Neste primeiro voo do dia 20 de novembro, desembarca em Natal uma comitiva com dez autoridades cabo-verdianas, entre governadores, membros da embaixada e agentes do trade turístico.

A República de Cabo Verde é formada por 10 ilhas, sendo nove habitadas, fica localizada a 500 milhas da Costa da África Ocidental e a previsão de voo de Natal até a Ilha do Sal é de três horas e meia, contando com uma escala em Recife.

OPERAÇÃO PRENDE 28 SUSPEITOS POR TRÁFICO DE DROGAS EM VÁRIAS CIDADES DO SERIDÓ POTIGUAR

A Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos, em parceria com a Polícia Militar, deflagrou a Operação Áries, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (17), com o objetivo de prender suspeitos que realizavam o crime de tráfico de drogas na região.



A ação policial, que é resultado de sete meses de investigação, prendeu 28 pessoas, sendo 11 mulheres e 17 homens, e apreendeu três adolescentes. Eles foram detidos em cumprimento a mandados de prisão preventiva, nas cidades de Acari, Caicó, Currais Novos e São Vicente.


A “Áries” contou com o trabalho de 150 policiais civis, que fazem parte do efetivo das 10 Delegacias Regionais de Polícia Civil e da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor), Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e da 4ª. Delegacia de Polícia de Natal, e de 90 policiais militares da capital e do interior, incluindo homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). O helicóptero Potiguar 1, da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed), deu apoio durante toda a Operação.


As investigações da Operação Áries, que é uma alusão a coragem, força, determinação, começaram em abril deste ano e foram conduzidas pelo delegado Antônio Pinto e pelo delegado Paulo Ferreira. Além das prisões efetuadas nesta terça-feira (17), a Polícia Civil conseguiu prender durante os meses de investigação 32 suspeitos em flagrante.

PRESIDENTE DO TJ DEFENDE USO DA ÁGUA DOS RESERVATÓRIOS APENAS PARA CONSUMO HUMANO E DE REBANHO

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Claudio Santos defendeu, nesta segunda-feira (16), o fechamento das comportas dos principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte para assegurar o abastecimento da população e rebanhos das regiões atingidas pela seca. A proposta foi discutida com o governador em exercício, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, durante a visita do chefe do Poder Executivo ao dirigente do Judiciário potiguar. Os dois conversaram sobre o difícil momento econômico vivido pelo RN, assolado por um período de forte e prolongada estiagem. Claudio Santos defende que a Polícia Militar deve atuar para garantir o cumprimento desta medida prioritária para a sobrevivência de milhares de potiguares.

Ezequiel estava acompanhado do presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho, e do também parlamentar, Manoel Cunha Neto. “Externamos nossa preocupação com o momento difícil pelo qual o Estado passa quanto a longa estiagem, a gerência das águas e a falta d´água que atinge a boa parte da população do Rio Grande do Norte, por isso defendo que as barragens de Apodi e a Armando Ribeiro Gonçalves sejam fechadas e destinadas, exclusivamente, para o consumo humano e animal”, salienta o desembargador Claudio Santos sobre a atual situação de abastecimento hídrico no RN e a possibilidade do enfrentamento de mais um ano de seca, em 2016. O desembargador lembrou que ação servirá para todo o Rio Grande do Norte, pois os grandes reservatórios abastecem outras regiões através de adutoras.

O governador destacou o fato da atual seca ser atípica, com quatro anos de existência e que segundo os meteorologistas deve continuar no próximo ano, e causar grande nível de evaporação nos reservatórios que ainda restam. “A seca, talvez, seja o maior desafios que os poderes públicos do Rio Grande do Norte devem enfrentar atualmente, e o governo do Estado tem feito sua parte, perfurando poços inclusive em áreas urbanas de cidades atingidas pelo desabastecimento e dando celeridade a obras de adutoras”, ressalta Ezequiel Ferreira de Souza.

Na conversa entre os chefes dos poderes Executivo e Judiciário ficou ressaltada a preocupação com o desperdício de água ao longo dos leitos dos rios Apodi e Açu, líquido que falta para o atendimento às populações e rebanhos que habitam o interior do Estado. Claudio Santos exortou todos os homens públicos norte-riograndenses a efetivarem essa preocupação, inclusive o Ministério Público Estadual, Federal, porque a situação é calamitosa e “nós todos, temos responsabilidade com esse tema”.

O presidente do TJRN recebeu o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, do qual ouviu um relato sobre a dramática situação do abastecimento de água na região Oeste do Estado.

CALOTE! EMPRESA QUE VENDEU PONTO ELETRÔNICO À PREFEITURA DE JARDIM DO SERIDÓ CONTINUA SEM RECEBER

desmantelo copy_thumb[1]_thumb[1]O representante da empresa ‘Hora Certa’, voltou a entrar em contato com nossa reportagem, e confirmou que o Relógio de Ponto Eletrônico, comprado pela prefeitura de Jardim do Seridó, através da secretaria de saúde, ainda não foi pago.

Um representante da emrpesa esteve recentemente em Jardim do Seridó para tentar resgatar o produto,  mas a secretária de saúde não deixou que o mesmo fosse resgatado, e ameaçou chamar a polícia, caso a empresa insistisse em levar o ponto eletrônico de volta.

Além do ‘Relógio de Ponto Eletrônico’, também foi fornecido quatro bobinas para os pontos, totalizando a quantia de R$ 3.400,00 (três mil e quatrocentos reais), mas a empresa não recebeu o dinheiro, e agora vai ter que “brigar” na justiça.

Engraçado, o atual prefeito ganhou sua primeira eleição dizendo que o município recebia muito dinheiro, e que faltava administração, e hoje, recebe mais dinheiro que antes, e não pagam as dívidas.

Do Blog: Cadê o dinheiro da prefeitura, o gato comeu? Isso é a secretaria entregue aos “Mouras”!

 

SOBE PARA 14 NÚMERO DE CIDADES EM COLAPSO NO ABASTECIMENTO NO RN

O Rio Grande do Norte tem mais duas cidades em situação de colapso no abastecimento de água. No total são 14 municípios que deixaram de ser abastecidas pela Companhia de Águas e Esgotos (Caern) por causa do baixo nível de água nos reservatórios. A Caern acrescenta que 77 cidades estão sendo abastecidas em sistema de rodízio.

Seca que assola o interior do Rio Grande do Norte vem causando a morte de muitos animais e prejuízos para economia do estado  (Foto: Anderson Barbosa/G1)

As cidades de Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas, ambas na região Seridó, são as duas que entraram na lista. Os sistemas dos municípios foram paralisados por causa da situação de colapso da Adutora Manoel Torres, que além delas também abastece parte de Caicó. A adutora vinha recebendo água do complexo Curemas-Mãe D’Água, na Paraíba.


De acordo com a Caern, o governo do RN negocia com o governo da Paraíba para que seja feita a limpeza dos 100 quilômetros do rio, que fica dentro do território paraibano. Com a medida, a expectativa é que a vazão volte a aumentar. A limpeza no trecho potiguar já foi providenciada.


Com a entrada em colapso do sistema Manoel Torres, no último final de semana, a cidade de Caicó agora está sendo abastecida apenas pelo Açude Itans. Com uma vazão de 350 metros cúbicos de água por hora, o volume de água do Itans não é suficiente para abastecer a cidade inteira. Portanto, as áreas mais altas de Caicó estão desabastecidas

Fonte: G1/RN.

BANDIDOS EXPLODEM CARRO FORTE DURANTE ASSALTO NO SERIDÓ POTIGUAR

Um assalto a um carro forte da empresa "Prossegur" ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, (16), na BR-427 a aproximadamente 8 Km da cidade de Serra Negra do Norte, próximo a divisa com o estado da Paraíba.



Segundo as informações, cerca de quatro elementos em um veículo tipo Ranger Rover de cor branca, interceptaram o carro forte e abriram fogo com uma rajada de metralhadora, fazendo o carro forte parar, os vigilantes abriram a porta traseira do veículo e correram, sendo que um deles foi atingido de raspão no braço e o outro foi atingido por estilhaços. Mas os dois foram socorridos e passam bem.

Os bandidos recolheram o dinheiro do carro forte e colocaram um explosivo no seu interior, detonando em seguida. Até o momento não foi confirmado os valores levados pelos bandidos. Após a explosão o grupo fugiu com destino ignorado.


A polícia foi acionada e chegaram até o local do crime encontrando o carro forte destruído e várias capsulas de munições, inclusive de Ponto 50 e fuzil calibre 762 capazes de fazer grande estrago.


Momentos após o roubo um veículo tipo Ecosport que estaria dando apoio na ação, foi incendiado e abandonado próximo ao Sítio Arapuá que fica nas proximidades de Serra Negra do Norte, polícias de cidades do RN e PB fazem buscas a procura da quadrilha.

MÃE QUE MATOU E JOGOU BEBÊ EM RIO É CONDENADA A 4 ANOS DE PRISÃO

A dona de casa Lucineide dos Santos Silva, 29, acusada de ter assassinado e jogado o filho recém-nascido dentro de um rio em Jaru (RO), foi condenada a quatro anos e três meses de prisão pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). Conforme a 1ª Vara Criminal da Comarca de Jaru, onde o caso foi julgado, a pena pela morte da criança e ocultação de cadáver deverá ser cumprida em regime semiaberto. O pai da criança, que também foi a julgamento, acabou sendo absolvido do crime.

Mãe de bebê encontrado em rio de RO é presa e diz que não queria gravidez (Foto: Jaru Notícia/Reprodução)

De acordo com as investigações da Polícia Civil, Lucineide havia relatado que, por ter outros três filhos, ela não deseja uma nova gravidez e assim teria escondido a gestação dos familiares. No dia 13 de fevereiro, após sentir dores, ela realizou o parto sozinha dentro da casa, resultando na morte da criança.

Após o nascimento, a mulher enrolou o filho em uma toalha, colocou o bebê em uma sacola plástica e depois dentro de uma caixa. Durante a madrugada, enquanto todos na casa dormiam, Lucineide saiu da residência e jogou a criança no rio. O corpo do recém-nascido foi encontrado no dia seguinte pelo Corpo de Bombeiros ainda com o cordão umbilical e com ferimentos causados por peixes.

Moradores vizinhos relataram à Polícia Civil que Lucineide seria a mãe do bebê, e que a família iria se mudar para Ji-Paraná (RO). Ao chegar à residência, os policiais encontraram a mudança já organizada para ser transportada, porém a acusada foi presa e permaneceu em prisão preventiva até o fim do processo.

Corpo foi encontrado próximo a uma ponte no Rio Mororó em Jaru (Foto: Flávio Afonso/A Notícia Mais.)

Segundo o TJ, a ré foi julgada em júri popular na cidade de Jaru, que decidiu a caracterização do crime de infanticídio e por ocultação de cadáver. Ela irá cumprir a pena em regime semiaberto. O pai do bebê, que também foi a julgamento, acabou sendo absolvido de sentença após os jurados não reconhecerem a participação nos atos.

Na decisão, o juiz relatou que a ré agiu com consciência e vontade, pois poderia ter buscado auxílio com outras pessoas. Para o TJRO, as circunstâncias da ação estão relacionadas ao estado que a mulher se encontrava após o parto. Também não houve provas de que a morte do bebê estava relacionada a uma gravidez indesejada.

Na sentença, o juiz fixou a pena-base de três anos e três meses de reclusão pelo infanticídio, isto é, pela morte de um recém-nascido, e mais um ano pela ocultação de cadáver, totalizando assim quatros anos e três meses de reclusão. Como a ré acompanhou o processo em prisão preventiva por nove meses e quatro dias, a sentença final ficou estabelecida em três anos, cinco meses e 26 dias de reclusão em regime semiaberto.

SEDENTARISMO E MAUS HÁBITOS ALIMENTARES FAZEM AUMENTAR OS CASOS DE DIABETES

Lyz Helena, endocrinologista do Hapvida SaúdeAlimentar-se de forma inadequada e manter uma vida sedentária são hábitos que a população aprendeu rapidamente. Mas o problema vai além dos quilinhos a mais, e as consequências de uma dieta desequilibrada são grandes para a saúde. Uma delas corresponde ao fator de risco para as doenças do sistema circulatório como infartos e derrames: o diabetes.

O diabetes é o aumento da glicose no sangue, causada pela deficiência na produção ou ação da insulina – hormônio produzido pelo pâncreas e responsável por transformar as moléculas de glicose em energia. "O corpo não consegue administrar a glicose de forma adequada, o que aumenta seus níveis no sangue. A partir daí começam os problemas de saúde", afirma a endocrinologista do Hapvida Saúde, Lyz Helena.

Um dos principais problemas do diabetes é que ele pode se desenvolver de forma assintomática – quando os primeiros sinais de alerta começam a aparecer, o quadro já está bem estabelecido. O aumento da sede, urinar excessivamente e perca de peso, continua sendo os principais sintomas da doença.

Segundo a médica, o ideal é não esperar os sintomas surgirem para procurar um médico. Com exames periódicos, é possível diagnosticar o aumento da glicose e iniciar o tratamento precocemente. Casos de diabetes na família são sinais de que o acompanhamento periódico é recomendável, pois o problema pode ser herdado.

Em alguns casos é possível controlar o diabetes apenas com dieta alimentar e prática de atividades físicas. Mas muitos pacientes precisam de medicação. As boas notícias são que há formas de identificá-la ainda no início e que existem tratamentos cada vez mais avançados, incluindo o exame de monitoração contínua da glicose”, ressalta

JUSTIÇA FEDERAL CONDENA EX-DEPUTADO LUIZ ARGÔLO A 11 ANOS DE PRISÃO

Luiz Argôlo depôs como réu da Operação Lava Jato nesta quinta (10) (Foto: Reprodução)

A Justiça Federal no Paraná condenou nesta segunda-feira (16) o ex-deputado federal Luiz Argôlo por crimes investigados na Operação Lava Jato. Ele é o terceiro político a ser condenado, após as condenações de André Vargas e Pedro Corrêa. Cabe recurso.

Argôlo foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena considerada pelo juiz Sérgio Moro é de 11 anos e 11 meses de reclusão em regime inicialmente fechado, além do pagamento de multas de R$ 459.740.

Na mesma sentença, Moro deixou de condenar o doleiro Alberto Youssef e Carlos Alberto Pereira da Costa por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo o juiz, eles já foram condenados pelos mesmos fatos criminosos em outros processos que já tiveram a tramitação encerrada.

O braço-direito de Youssef e também delator da Lava Jato Rafael Ângulo Lopez foi absolvido da acusação de lavagem de dinheiro. Argôlo foi absolvido da acusação de crime de peculato por falta de provas, segundo o juiz.

Atualmente, Luiz Argôlo está preso no Complexo Médico-Penal (CMP), na Região de Curitiba. Na decisão, Moro manteve a prisão preventiva dele. "Agrego que, em um esquema criminoso de maxipropina e maxilavagem de dinheiro, é imprescindível a prisão cautelar para proteção da ordem pública", considerou.

O juiz ainda considerou o risco de Luiz Argôlo assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, já que ele é suplente. "Em liberdade, pode, a depender das circunstâncias, assumir o mandato parlamentar, o que seria intolerável. Não é possível que pessoa condenada por crimes possa exercer mandato parlamentar e a sociedade não deveria correr jamais o risco de ter criminosos como parlamentares", disse

MUNICÍPIO DE CAICÓ RECEBERÁ 200 MIL REAIS DE EMENDA PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE PÚBLICA

imagesMT6G56BSO Município de Caicó foi habilitado pelo Ministério da Saúde através da emenda parlamentar, constante na portaria 1.832 de 11 de novembro de 2015, a receber recursos da proposta 12433.8300001/15-001, do deputado Felipe Maia, no valor de R$ 200.217,82, para equipamentos da atenção básica.

O próximo passo para a efetivação da emenda é abrir processo licitatório para aquisição dos equipamentos. A equipe de convênios do município vem trabalhando incansavelmente para inserir e aprovar as propostas com intuito de receber os recursos oriundos de convênios e emendas parlamentares.

Entre os equipamentos aprovados na proposta e que serão adquiridos para as Unidades Básicas de Saúde destacam-se; Diversos tipos de aparelhos odontológicos, ar condicionados, autoclaves, balanças, carros de curativo, de maca, de material de limpeza, DEA - desfibrilador externo automático, eletrocardiógrafo, computadores, reanimador pulmonar manual, ultrassom odontológico, armários, cadeiras, mesas, ventiladores, além de dois veículos que servirão para transportes das equipes médicas em diversos atendimentos.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...