17 de novembro de 2015

PRESIDENTE DO TJ DEFENDE USO DA ÁGUA DOS RESERVATÓRIOS APENAS PARA CONSUMO HUMANO E DE REBANHO

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Claudio Santos defendeu, nesta segunda-feira (16), o fechamento das comportas dos principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte para assegurar o abastecimento da população e rebanhos das regiões atingidas pela seca. A proposta foi discutida com o governador em exercício, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, durante a visita do chefe do Poder Executivo ao dirigente do Judiciário potiguar. Os dois conversaram sobre o difícil momento econômico vivido pelo RN, assolado por um período de forte e prolongada estiagem. Claudio Santos defende que a Polícia Militar deve atuar para garantir o cumprimento desta medida prioritária para a sobrevivência de milhares de potiguares.

Ezequiel estava acompanhado do presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho, e do também parlamentar, Manoel Cunha Neto. “Externamos nossa preocupação com o momento difícil pelo qual o Estado passa quanto a longa estiagem, a gerência das águas e a falta d´água que atinge a boa parte da população do Rio Grande do Norte, por isso defendo que as barragens de Apodi e a Armando Ribeiro Gonçalves sejam fechadas e destinadas, exclusivamente, para o consumo humano e animal”, salienta o desembargador Claudio Santos sobre a atual situação de abastecimento hídrico no RN e a possibilidade do enfrentamento de mais um ano de seca, em 2016. O desembargador lembrou que ação servirá para todo o Rio Grande do Norte, pois os grandes reservatórios abastecem outras regiões através de adutoras.

O governador destacou o fato da atual seca ser atípica, com quatro anos de existência e que segundo os meteorologistas deve continuar no próximo ano, e causar grande nível de evaporação nos reservatórios que ainda restam. “A seca, talvez, seja o maior desafios que os poderes públicos do Rio Grande do Norte devem enfrentar atualmente, e o governo do Estado tem feito sua parte, perfurando poços inclusive em áreas urbanas de cidades atingidas pelo desabastecimento e dando celeridade a obras de adutoras”, ressalta Ezequiel Ferreira de Souza.

Na conversa entre os chefes dos poderes Executivo e Judiciário ficou ressaltada a preocupação com o desperdício de água ao longo dos leitos dos rios Apodi e Açu, líquido que falta para o atendimento às populações e rebanhos que habitam o interior do Estado. Claudio Santos exortou todos os homens públicos norte-riograndenses a efetivarem essa preocupação, inclusive o Ministério Público Estadual, Federal, porque a situação é calamitosa e “nós todos, temos responsabilidade com esse tema”.

O presidente do TJRN recebeu o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, do qual ouviu um relato sobre a dramática situação do abastecimento de água na região Oeste do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHER SERIDOENSE E MARIDO SÃO BALEADOS EM ESTRADA NA PB

Um casal foi baleado na manhã desta quarta-feira, (27), quando se deslocava de moto em uma carroçável estrada   no município de São Bento/...