18 de janeiro de 2016

NUTRICIONISTA FALA SOBRE ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA O CARNAVAL

A maratona do carnaval está chegando e além de preparar a fantasia é necessário cuidar da alimentação para garantir energia suficiente e aproveitar ao máximo a folia. Além da alimentação, a reposição de líquidos é essencial durante os dias de festa.
 
De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Ilana Andrade, na véspera da folia, o ideal é consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia, pois proporcionam energia. Suco de frutas e pães integrais com geleia é um exemplo de lanche energético e saudável.
 
O ideal é não ficar mais de três horas sem comer e evitar comidas pesadas e gordurosas, que sobrecarregam o fígado na alimentação para o Carnaval, como frituras, feijoada, embutidos e carnes gordas. São alimentos de difícil digestão, que dão aquela sensação de peso no estômago e “roubam” a sua energia” enfatizou.
 
A hidratação também é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Recomenda-se que, entre três e quatro horas antes da maratona, o folião consuma de 250 a 500 ml de água, sucos ou água de coco.
 
Durante a folia perdemos muita água pelo suor, além do fato de estarmos no verão, época em que o cuidado com a hidratação deve ser redobrada. Sempre que possível, temos de ingerir uma água de coco ou um isotônico, que vai repor os sais minerais e vitaminas perdidos com o suor. Suco de frutas e chás também são boas opções para se manter hidratado. Quem for ingerir bebida alcoólica é  sempre bom intercalar com água para que o organismo não se desidrate”, disse.
 
Bebidas energéticas e esportivas são uma boa opção para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Mas existe um alerta para as bebidas energéticas que contém cafeína, pois aumentam a perda de líquidos do organismo, merecendo hidratação em dobro. E mais, cuidado com as misturas de energéticos com álcool, nada saudáveis ao organismo.

"SÓ ESCUTEI UM GRITO", DIZ SOBREVIVENTE DE ACIDENTE QUE MATOU SETE PESSOAS PRÓXIMO A PATOS

O jovem de 27 anos que sobreviveu ao acidente entre dois carros que matou sete pessoas na tarde do domingo, dia 17, contou, em entrevista à TV Paraíba nesta segunda-feira (18), detalhes de como aconteceu a colisão. O acidente foi na BR-230, na cidade de Quixaba, no Sertão do estado.


Eu lembro que eu estava cochilando e só escutei um grito. Quando abri o olho, o carro que vinha contrário a gente perdeu o controle e bateu na gente. Eu usava cinto de segurança e estava de carona, no banco da frente. Depois disso não lembro mais de nada. Desmaiei e quando acordei já tinha acontecido tudo”, relatou Francisco de Sousa Pedrosa Neto.

O jovem está internado no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Ele chegou na cidade de madrugada, após ser transferido do Hospital Regional de Patos. Por causa da gravidade do estado de saúde, Francisco foi levado direto para a sala de cirurgia. Segundo o diretor do hospital, Geraldo Medeiros, o quadro de saúde da vítima requer cuidados, mas ele está respondendo bem à cirurgia. “É um paciente que ainda tem um risco moderado, mas nós estamos esperançosos de que tenha uma evolução satisfatória”, disse.

Francisco está sendo acompanhado por parentes, que não quiseram gravar entrevista, mas contaram à equipe da TV Paraíba que ele ainda não sabe que a irmã, Maria Thais Lopes, a sobrinha, Gabriele Lopes, e o cunhado, Ulisses Firmino, que seguiam no mesmo carro que ele, morreram no acidente. Segundo os familiares, a informação pode interferir na recuperação dele. O enterro da família será realizado às 16h (horário local) desta segunda-feira no cemitério Parque Jardim da Paz, no bairro Jardim Brasília, em Sousa.

Os corpos das outras quatro vítimas também foram liberados pela perícia e devem ser enterrados ainda nesta segunda-feira (18). O condutor do segundo veículo, Laercio Vilhena, de 63 anos, deve ser velado no Crematório Caminho da Paz, no Km 12 da BR-230, em Cabedelo, onde também deve ser cremado. A família informou que o velório de Terezinha Abrantes, de 56 anos, Tereza Abrantes, de 31 anos, e Esther Abrantes, de 7 anos, vai acontecer também no Parque Jardim da Paz, em Sousa. As três estavam no mesmo veículo de Laercio.

O acidente
Segundo o inspetor da PRF Auberê Paiva, a colisão ocorreu em uma reta no km 328,8 da BR-230. "Esse local já tem um histórico de acidentes. A reta fica após uma curva e muitos motoristas imprimem uma velocidade maior. Até o momento, acreditamos que um dos carros tenha perdido o controle. Chovia forte na hora do acidente", explicou.

O inspetor Fábio Gomes explica que um dos carros deve ter derrapado e isso pode ter causado a colisão. “Pode ter acontecido de um dos veículos ter derrapado e invadido a faixa contrária e colidido transversalmente pelo outro que vinha de João Pessoa. Não podemos afirmar porque são dados preliminares porque a perícia está sendo realizada e daqui a alguns dias teremos a resposta”, explicou.

De acordo com o tenente Dawys Harllan, do Corpo de Bombeiros, todas as vítimas utilizavam cinto de segurança e as crianças estavam em cadeirinhas. “Foi preciso fazer uma retirada forçada e corte do cinto de segurança para ter acesso a elas e fazer a remoção. As crianças estavam na cadeirinha, conforme manda o regulamento”, explicou.

Fonte: G1/PB.

ATENÇÃO! AÇÕES DA CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA

Divulgar é preciso
A Campanha do Diagnóstico Precoce, contendo os principais sinais e sintomas do câncer Infantojuvenil, chega ao público que utiliza o transporte público de Natal, através de propaganda interna nos ônibus que circulam na capital. A ação acontece através de parceria entre a Casa Durval Paiva e o SETURN, através do NatalCard.
 
 
 
Lição de cidadania
As crianças e adolescentes da Casa Durval Paiva terão mais um incentivo solidário para continuar aprendendo, mesmo em meio ao tratamento contra o câncer. A Rede de Supermercados Nordestão, em parceria com a Casa, vai arrecadar doações de material escolar para os pacientes, de 18 a 22/01 na loja Cidade Jardim, em Capim Macio e de 25 a 29/01 na loja Tirol, na Av. Prudente de Morais.
 
 
Click da Vida
Pacientes e acompanhantes da Casa Durval Paiva estão aprendendo a olhar as belezas da vida em novas perspectivas, através das lentes fotográficas de oficinas ministradas pelo fotógrafo voluntário Alberto Oliveira. Abrace esta causa, seja você também um voluntário. Informações: 4006-1600.
 
 
 
Nova Vida de Océlia
Océlia Maria de Queiroz da cidade de Antônio Martins/RN descobriu um Linfoma de Hodgkin aos 9 anos. Após anos de tratamento e uma melhora progressiva, teve uma recaída depois de 7 anos, mas não desistiu de lutar até que recebeu o diagnóstico de cura aos 20 anos. Hoje, vive com muito amor à vida e tem boas lembranças do tempo que passou na Casa: "Lembro do carinho de muitos profissionais, da atenção e do acolhimento. Todos eram muito bons pra mim", afirma.
 
 
 
Arte e Terapia
Nesta terça, 12/01 as crianças da Casa Durval Paiva retomaram as aulas de desenho com o Artista plástico Ricardo Tinoco, parceiro da Casa. Uma vez por semana, as crianças aprendem a desenhar e desenvolvem a criatividade utilizando materiais como: pastel, carvão, grafite e aquarela.
 
 
 
Cofrinho Durval Paiva – adote essa idéia!
Além de servir como captador de recursos na luta contra o câncer, o cofrinho da Casa Durval Paiva, mantém a comunidade informada sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Para somar nesta luta e colocar um cofrinho em seu estabelecimento, entre em contato com o Setor de Marketing da instituição. Contato: 4006-1600.
 
 

RESTAURANTES POPULARES REABERTOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (18)

Respaldada em decisão judicial, em consulta à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e visando o atendimento à população, a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas-RN) publicou no Diário Oficial do Estado, deste sábado (16), os termos aditivos aos contratos de 14 dos 24 Restaurantes Populares do Estado. A decisão permite a reabertura dessas unidades, garantindo o benefício do almoço ao preço de R$ 1 a 11.200 pessoas enquanto ocorre o processo licitatório para contratação das empresas fornecedoras do programa.
 
O prazo de tais termos segue até o dia 30 de junho próximo. Com isso, nesta segunda-feira (18), 12 unidades já estão em funcionamento, sendo: Natal (Centro Administrativo, Igapó e Alecrim), Mossoró (Centro), Assú (Centro), Caicó, Currais Novos, Macaíba, Pau dos Ferros, Parelhas, São Paulo do Potengi e Parnamirim. A empresa responsável pelos restaurantes de Nova Cruz e Extremoz solicitou um prazo para poder reabrir, o que deve ser feito até a próxima sexta-feira.
 
Com relação os outros 10 Restaurantes Populares, a Sethas-RN fará, ainda nesta semana, contratos de renovação excepcional pelo prazo de três meses, podendo ser renovado por igual período. Estas unidades são responsáveis pelo fornecimento de 6.100 almoços/dia de segunda a sexta-feira.
 
Esses contratos englobam as seguintes unidades: Mossoró (Alto de São Manoel), Assú (Frutilândia), Areia Branca, Macau, João Câmara, Santa Cruz, Canguaretama, Santo Antônio, Apodi e Ceará-Mirim.
 
A decisão judicial que embasou os termos aditivos e a renovação excepcional dos contratos foi proferida no último dia 08 nos autos do processo nº 0113859-37.2015.8.20.0001, que dentre outros pontos, destacamos o seguinte: “pela própria natureza das medidas cautelares impostas, que estas se dirigem á pessoa física do Embargante eis que de todo incompatíveis com a realidade técnica da pessoa jurídica. Demais disso, à pessoa jurídica somente pode ser imputada uma conduta típica quando se tratar de crime ambiental, o que não é o caso dos autos”.

METEOROLOGISTAS INDICAM INVERNO NORMAL NO NORDESTE EM 2106

A primeira reunião oficial de meteorologistas para anunciar o primeiro prognóstico da quadra chuvosa no sertão nordestino será realizada esta semana em Fortaleza, mas uma prévia divulgada sexta-feira, (15), na Paraíba indica que a situação não é tão grave como se imaginava meses atrás. De acordo com relatório elaborado por uma equipe de técnicos, ao final de uma reunião convocada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do governo paraibano, o semiárido poderá ter chuvas até março provocadas por fenômenos meteorológicos transientes, como os vórtices ciclônicos.
Esses fenômenos, que trazem umidade do oceano Atlântico para o Continente foram os responsáveis pelas chuvas deste início de ano em todas as regiões do Rio Grande do Norte, inclusive elevando o volume de água de alguns reservatórios a níveis suficientes restabelecer o sistema de abastecimento. É o caso de Equador, suspenso no final do ano passado, quando o reservatório usado para captação de água entrou em colapso e retomado neste final de semana, segundo informou a Caern.

Na reunião de Campina Grande, os meteorologistas constataram um quadro até certo ponto animador,levando-se em consideração as condições de ano anteriores: "as atuais configurações oceânicas e atmosféricas globais indicam a persistência do fenômeno El Niño-Oscilação Sul de intensidade moderada na região do oceano Pacífico equatorial. No entanto, os resultados das análises climáticas indicam um gradativo enfraquecimento  deste fenômeno a partir do mês de março de 2016."

O sertão potiguar não tem  inverno regular desde 2011, quando as chuvas encheram os principais reservatórios, garantindo o abastecimento de água para mais de 1 milhão de pessoas e a produção de culturas de subsistência. Em 2012, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que faz a coleta de dados em 197 pluviômetros, o volume de chuva ficou muito abaixo das médias históricas em pelo menos 90% das cidades. Do total de 167 municípios, 133 ficaram na classificação mais grave (muito seco) e 16 na "seco".

No ano passado, os chamados fenômenos meteorológicos transientes garantiram "inverno normal" em 21 municípios; outros cinco receberam a classificação "chuvoso" da Emparn. Em 2016, o acumulado de chuvas supera os 100 milímetros em 14 municípios, dos quais dez no Alto Oeste.

PRESOS ATIRAM EM AGENTE PENITENCIÁRIO E EM POLICIAL MILITAR EM CDP DO RN

Um agente penitenciário foi baleado durante uma fuga no Centro de Detenção Provisória na Zona Norte de Natal, na noite deste domingo (18). Além disso, um policial militar também foi alvo de disparos, sendo atingido no colete à prova de balas.



Segundo informações repassadas por agentes penitenciários, os presos iniciaram um movimento, alegando que um colega de cela estava doente e passando mal, precisando de atendimento urgente.

Foi então que um dos dois agentes que estava de plantão e um policial militar foram até a cela. Neste momento, os presos atiraram de dentro da própria cela, atingido o agente penitenciário Caio.

Em seguida, eles conseguiram sair da cela e pegaram o outro agente penitenciário e o usaram como escudo humano. Os presos conseguiram tomar também o revólver do agente e trocaram tiros com policiais. Dois presos fugiram. O agente e o policial passam bem.

Foto: Ilustração.


 

 

SHOW DE AMADO BATISTA É CANCELADO E GERA QUEBRA-QUEBRA NO ACAMPAR EM PARELHAS

 
Até os banheiros do Clube Acampar foram destruídos (Foto: Cedida)
Quebra-quebra começou após anúncio de que Amado Batista não tocaria (Foto: Cedida)
Um show do cantor Amado Batista que estava previsto para acontecer neste sábado (16) em Parelhas, foi cancelado e gerou quebra-quebra no Clube Acampar. O público se revoltou quando foi anunciado que Amado Batista não se apresentaria. O cantor não se apresentou porque não recebeu o valor total do cachê.
 
O clube foi locado para a empresa MA Entretenimento ao custo de R$ 1.500. A casa tem capacidade para seis mil pessoas, mas, apenas 1.500 estavam no local na noite do sábado. Os shows de abertura de Marcílio Anderson e Forró dos Balas aconteceram normalmente, mas Amado Batista,  não se apresentou porque não recebeu o valor total do cachê.
 
A coordenação da agenda do cantor Amado Batista confirmou a informação de que só foi pago 50% do cachê e que, de acordo com o contrato, o cantor só se apresenta mediante o pagamento do valor total. Amado Batista foi até Currais Novos, onde aguardou para receber o restante do cachê, mas diante do não pagamento voltou para Natal. Ele embarcou para São Paulo em um voo às 11h deste domingo.
 
Segundo informações da diretora administrativa do Clube Acampar, os prejuízos chegam a R$ 10 mil. "Alugamos por R$ 1.500 e tivemos um prejuízo de R$ 10 mil. Mas o prejuízo maior é o moral. Temos um nome a zelar. O cube foi construído com muito esforço”, disse Rejane. A adminsitração do local ainda avlia se vai acionar a Justiça contra a empresa que alugou o prédio.
 
Portas e lustres também foram quebrados (Foto: Arquivo pessoal)

JOVEM É PRESO COM VÁRIOS PAPELOTES DE MACONHA NO SERIDÓ

O jovem Eriberto Lourenço dos Santos, de 19 anos, foi preso neste domingo, (17), com vários papelotes de Maconha. A prisão aconteceu na cidade de Ouro Branco.
 

Após investigação, a polícia chegou ao jovem traficante, que após ser preso foi encaminhado para delegacia civil de Caicó, onde foi lavrado o flagrante.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...