6 de junho de 2022

MPF PROCESSA UNIÃO EM DECORRÊNCIA DE DISPARO DE AGENTE PENAL QUE ATINGIU CRIANÇA NO INTERIOR DO RN

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública contra a União levando em conta o disparo efetuado por um agente federal de execução penal em Mossoró, no último dia 13 de abril, e que acertou uma criança de oito anos, de raspão, no braço esquerdo. Para além da atitude equivocada do agente, o MPF alerta para a situação precária de trabalho que a categoria vem enfrentando, por omissão do governo federal em relação aos cuidados necessários com a saúde mental desses profissionais.

 

Naquela data, acreditando estar envolvido em uma situação de perigo (quando na verdade se tratava de um simples bate-boca de trânsito), o agente efetuou três disparos de arma de fogo contra um veículo de passageiros, em frente ao estacionamento do Colégio Diocesano Santa Luzia, por volta das 13h, colocando em risco a vida de quem trafegava pelo local, especialmente da garota de oito anos e de seu pai, que conduzia o automóvel. 

 

 

O autor da ação, procurador da República Emanuel Ferreira, destaca que os agentes penais federais enfrentam uma realidade cada vez mais desafiadora no exercício de suas funções, inclusive sendo alvo de atentados promovidos por facções criminosas, e não têm encontrado o devido apoio governamental quanto à “preservação da saúde mental e controle da agressividade”. Não há atendimento psicológico para a categoria e nem mesmo dados sobre afastamentos decorrentes especificamente de questões mentais.

 

 

Omissão - O MPF requer da União o pagamento de R$ 500 mil em indenização, em face de danos morais coletivos causados às crianças e aos adolescentes estudantes do Colégio Diocesano Santa Luzia e da Escola Estadual Jerônimo Rosado, que também fica próxima ao local dos disparos. Cobra ainda a implantação de uma ampla política de saúde mental, destinada aos mais de mil agentes que atuam no Sistema Penitenciário Federal.

 

 

De acordo com o que foi levantado durante as investigações, essa política, efetivamente, ainda inexiste. Faltam também dados sobre licenças médicas que envolvam especificamente a saúde mental; não há regras sobre como a administração deve proceder diante de servidor que mereça ser afastado da atividade fim; nem mesmo atendimento psicológico ou psiquiátrico; e inexiste controle de frequência nas atividades educativas voltadas para o tema. Segundo o agente que efetuou os disparos, “a psicóloga (que trabalha na Penitenciária Federal de Mossoró) é unicamente para atendimento do custodiado, do interno”.

 

 

Recorrência - “Atos violentos praticados por quem tem a função de proteger a sociedade vêm sendo cada vez mais recorrentes, seja em razão de problemas ligados à saúde mental dos envolvidos ou em decorrência da aparente falta de preparo e controle emocional”, destaca Emanuel Ferreira. A ação cita casos como o do policial federal Lucas Valença, morto em março deste ano após invadir uma propriedade no interior de Goiás, sob um surto psicótico, bem como a morte de Genivaldo de Jesus dentro uma viatura da Polícia Rodoviária Federal, após uma abordagem em Sergipe.

 

“Os fatos mencionados nesta ação configuram, infelizmente, apenas mais um caso trágico envolvendo agentes da área da segurança pública, o qual poderia ser evitado caso houvesse a adoção de medidas efetivas voltadas ao preparo técnico e suporte psicológico aos agentes envolvidos”, reforça o representante do MPF.

EX-DETENTO É MORTO A TIROS NO SERIDÓ POTIGUAR

O ex-detento, Gerson Silva Santos, velho conhecido da polícia, foi morto a tiros neste domingo, (05), em Caicó. A autoria e a motivação do crime são desconhecidas, mas, pela sua vida do crime, acredita-se que tenha sido um “acerto de contas” com seus desafetos.

HELICÓPTERO CAI, MATA 3 E CAUSA APAGÃO EM CIDADES SERIDOENSES

Um helicóptero da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), caiu na tarde deste domingo, (05), na zona rural de Currais Novos, após se chocar com uma linha de transmissão de energia. Os três ocupantes da aeronave,
o piloto Juberson Coelho Coimba e os técnicos, Robson Deusdette de Melo Araújo e Francisco Wilson da Silva morreram ainda no local.


A aeronave, um Bell 206C, prefixo PP-MCJ, está em situação regular, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

 

A Chesf manifestou pesar diante do acidente disse estar "adotando todas as providências pertinentes junto aos órgãos competentes, priorizando a assistência às famílias das vítimas".

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...