2 de dezembro de 2015

POESIA DO “PRIMO POETA”; OS REJEITOS DO CONGRESSO

clip_image002

OS REJEITOS DO CONGRESSO:

Distante de Mariana

Nessa imensa fortaleza,

O PT perde a grandeza

De forma Gregoriana.

Na farsa Republicana

Delcídio do Amaral,

Foi junto no lamaçal

Da política sem preceitos,

E estourou os rejeitos

Do Congresso Nacional.

Por: Primo Poeta.

GOVERNO TRABALHA NA REESTRUTURAÇÃO DAS CENTRAIS DO CIDADÃO, DO SINE E REFORMA DO PALÁCIO POTENGI

A administração estadual está trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.  Nesta quarta-feira (02), o governador Robinson Faria participou de reunião na Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Ação Social para tratar da reestruturação das Centrais do Cidadão, da reforma e ampliação do Sistema Nacional de Empregos (SINE) no Rio Grande do Norte e da recuperação do Palácio Potengi.

02.12 Reunião RN Sustentável, Tributação e Sethas - Foto Rayane Mainara (3)

As Centrais do Cidadão deverão passar a funcionar em prédios próprios, o que vai gerar economia de recursos, e terão os serviços otimizados para melhor atender a população. O Governo também planeja construiu uma unidade na zona norte de Natal, em local ainda a ser definido.

A sede do SINE, em Candelária, vai passar por uma ampla reforma e ampliação. O investimento previsto é de R$ 2,7 milhões. O Palácio Potengi, no centro de Natal, será recuperado e adequado as exigências das normas de acessibilidade.

O Governo está trabalhando para modernizar o Estado, dotar a estrutura da administração às exigências técnicas e às demandas da população. A nossa grande preocupação é prestar o melhor serviço à população. E as Centrais do Cidadão e o SINE atendem demandas prioritárias dos norte-rio-grandenses, vez que possibilitam o acesso rápido à procura por documentos, certidões e registros. O SINE presta um importante serviço por operar a demanda e a oferta de trabalho e renda da população”, declarou Robinson Faria, acrescentando que “o Palácio Potengi é uma edificação histórica, um símbolo da nossa cultura e deve ser conservada e adequada às normas de acessibilidade, o que facilitará o acesso às suas dependências àquelas pessoas com dificuldade de locomoção”.

TAXI É TOMADO DE ASSALTO EM CAICÓ E POLÍCIA TROCA TIROS COM BANDIDOS

Tarde de quarta-feira, (02),  muito movimenta no setor polícia da cidade de Caicó, a polícia recebeu a informação que um taxista tinha sido vítima de assalto e que pelo menos três bandidos tinham levado o carro da vítima.



Uma viatura se deslocou para as proximidades da ponte nova, que liga o bairro Vila do Príncipe ao centro da cidade, quando o veículo foi visto passando na via, quando iniciou uma perseguição. Ao perceberem ação da polícia os marginais começaram a atirar contra a viatura em plena via, eles entraram em direção ao bairro Acampamento e adentraram um curral que fica as margens do rio Barra Nova, saindo do carro e correndo a pé em direção as casas populares.

Os policiais que vinham logo atrás ainda trocaram tiros com os bandidos, que ainda estão fugindo do cerco da polícia. Um policial informou que se tratava de pelo menos três marginais, sendo que um deles usava uma camisa branca e dois sem camisa.


O veículo do taxista foi deixado abandonado no local.

Fonte e Foto: Caicodigital.com.

GOVERNADOR DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA PARA CASOS DE MICROCEFALIA

Prefeitos, sociedade civil, segmentos religiosos e entes públicos foram convocados pelo governador Robinson Faria para se unirem num grande pacto contra o mosquito Aedes Aegypti, após o significativo aumento do número de casos de crianças nascidas com microcefalia no Estado – situação semelhante no resto do Nordeste e Brasil - e que estão ligados ao zika vírus. A reunião ocorreu na Escola de Governo hoje (02) pela manhã e o governador aproveitou para anunciar uma série de medidas, como o Decreto de Estado de Emergência que será assinado ainda hoje; a solicitação de uma audiência com a presidenta Dilma, para discutir especificamente essa situação juntamente com outros governadores do Nordeste, na qual vai defender a criação de um Fundo Nacional, a divulgação de uma campanha publicitária educativa, bem como a busca pelo apoio dos mais de 4 mil soldados do Exército do Estado para se unirem aos agentes de saúde contra os focos do mosquito, que causa doenças como dengue, zika e febre chikungunya.

Reunio Microcefalia_Demis Roussos (7)

Robinson Faria ressaltou que essa é uma “guerra” contra o mosquito: “Esse é o momento para uma grande pactuação com Governo. Vamos fazer uma força tarefa com a união dos secretários de Estado, prefeitos, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, sociedade civil, bem como Igrejas, universidades, escolas públicas e privadas, imprensa, entre outros, para mudar a história dos últimos 30 anos sob a ameaça do mosquito transmissor. Todos devemos ser protagonistas no combate ao mosquito. Os prefeitos que estão aqui presentes, poderão levar nossa campanha educativa  para a população de suas cidades através das rádios; cada um deverá ter seu papel para fazermos essa comunicação”, conclamou, acrescentando que dentre as determinações governamentais, constam a prioridade no atendimento nos hospitais do Estado às crianças nascidas com microcefalia. Até o momento, desde que os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) observaram um aumento muito grande dos casos de microcefalia – que contam com 89 casos incluindo também crianças nascidas com má formação. Segundo o Ministério da Saúde já são 1.248 casos de microcefalia no Nordeste. O Rio Grande do Norte está na terceira posição.

Lagreca lembrou em seu discurso que o combate à desnutrição de crianças foi feito com uma medida simples, o soro caseiro. “O combate ao famoso mosquito da dengue também pode ser feito com medidas simples. E é isso que precisamos levar à população. Mobilizar as pessoas para que não permitam que o mosquito nasça”. A recomendação para adiar o projeto de uma gestação também foi lembrada pela maior parte dos integrantes da mesa.

De acordo com a coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap, Cláudia Frederico, que conclamou os prefeitos a manterem a Sesap informada das notificações da doença em suas cidades, lembrou também que a comunidade científica está debruçada sobre esses casos de microcefalia no Brasil, porque ainda pairam muitas dúvidas. O que se sabe é que as mães relatam que durante suas gravidezes apresentaram sintomas do zika vírus como cansaço, dores no corpo e coceiras na pele. Uma forma antes considerada “branda” da dengue e que, no entanto, está afetando gravemente, sobretudo os bebês.

Além de aproximadamente 50 prefeitos, estiveram presentes na reunião técnicos de saúde, o secretário Ricardo Lagrecca; a secretária da Mulher, Tereza Freire; o presidente da Femurn, o prefeito de Mossoró, Francisco José Silveira Júnior, que fez um apelo aos prefeitos e à toda a população: "Estamos vivendo um momento crítico, devemos alertar as pessoas, principalmente as mulheres, que adiem o projeto da gestação, enquanto essa endemia não for contralada ou tivermos mais informações sobre isso", disse ele.

Estiveram também presentes na reunião o reitor da Uern, Pedro Fernandes; os deputados estaduais Getúlio Rego e Fernando Mineiro; o vereador Hugo Manso, representantes de Igrejas e das Forças Armadas, dentre outras autoridades.

BANDIDOS POUPAM MULHER E EXECUTAM MARIDO NO RN

Um homicídio foi registrado na tarde desta segunda-feira (1), na Avenida Adeodato José dos Reis, no bairro Nova Parnamirim, na cidade de Parnamirim, Região metropolitana de Natal.


José Igor Fernandes dos Santos, de 26 anos, foi assassinado quando trafegava com sua esposa em uma motocicleta. Ele foi morto por dois homem em outra moto que chegaram próximo ao casal e o passageiro desferiu vários disparos contra ele, fugindo com destino ignorado após o crime.


A esposa da vítima foi poupada e não soube informar aos policiais o que teria motivado o crime, mas o crime será investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), que já esteve no local para colher as informações preliminares.

Fonte: 190RN.

PREFEITURAS PODEM FICAR SEM REPASSE DO FUNDEB APÓS CORTES DO GOVERNO DO PT, ALERTA ROGÉRIO MARINHO

O contingenciamento de recursos anunciado esta semana pelo governo da presidente Dilma Rousseff (PT) atingirá, em cheio, o sistema educacional brasileiro. Isso porque, com a economia "emergencial", não haverá repasse de complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o conhecido Fundeb. As prefeituras do RN já teriam sido, inclusive, informadas da decisão.

Rogério na tribuna da Câmara

Diante da informação, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) procurou esclarecimentos juntos ao Ministério da Educação. Segundo o parlamentar, caso o fato realmente seja concretizado, representará uma "quebra do pacto federativo. É uma forma truculenta de se fazer política e um desrespeito aos municípios brasileiros".

"Quero aqui registrar a nossa indignação. O Governo tenta, dessa maneira, chantagear esta Casa para que se aprove a repactuação do déficit orçamentário causado pela incompetência, pela imperícia, pela imprudência de um governo que já está chegando ao fim", disse o parlamentar em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (01).

COM AJUDA DE PMs, MULHER DÁ À LUZ DENTRO DE TÁXI EM NATAL

Tenente Amâncio Souza com o menino Miguel nos braços (Foto: Divulgação/Sesed)

Os policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) viveram um dia atípico no posto policial em que trabalham na Via Costeira, em Natal. Em vez de prisões, trocas de tiros e perseguições, os PMs ajudaram uma mãe a dar à luz dentro de um táxi no início da tarde desta terça-feira (1º). A criança foi levada para a Maternidade Januário Cicco, na Zona Leste, e passa bem.

Por volta das 13h30, os PMs do Ciptur foram surpeendidos com a chegada de um táxi ao posto policial. Dentro do carro, o taxista e um casal pediam ajuda. Sem tempo de chegar ao hospital, a mulher havia entrado em trabalho de parto. "Foi muito rápido. Fizemos um trabalho em conjunto. A criança nasceu em minhas mãos. Foi emocionante, indescritível", relata o tenente Amâncio de Santos Souza, primeira pessoa a ver o menino Miguel.

Depois do nascimento, o tenente explica que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para cortar o cordão umbilical e dar continuidade ao procedimento. Os seis PMs de serviço tentaram levar a mãe para dentro da companhia, porém o parto foi feito dentro do táxi e exigiu calma dos policiais.

"O fato de manter o equilíbrio emocional e lembrar alguns procedimentos ajudaram. Na minha carreira de 15 anos foi a primeira vez que aconteceu algo parecido. O meu único conhecimento é o atendimento pré-hospitalar que aprendemos no curso de formação policial", ressalta Amâncio.

Parto aconteceu dentro de táxi na Via Copsteira, em Natal (Foto: Divulgação/Sesed)

Para o comandante do Ciptur, major Eduardo Franco, o parto teve um significado diferente. "É neste tipo de ocorrência que entendemos a real função da polícia. Não se trata só de prender bandido e sim cuidar de gente, cuidar de pessoas", afirma.

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DE CAICÓ DEBATEU A INTERVENÇÃO DA FUNDAÇÃO CARLINDO DANTAS

Aconteceu na noite desta terça-feira (1º) a 18ª. Audiência pública do Centro de Estudos e Debates da Câmara Municipal de Caicó que debateu a intervenção judicial na Fundação Hospitalar Carlindo Dantas, mantenedora do Hospital do Seridó. A referida audiência foi provocada pelo vereador Rubão Germano (PSDC) e foi bastante prestigiada.

_CMC_IMG_6703

Com presença de vereadores, das integrantes da junta interventora da fundação, direção clínica do Hospital do Seridó, representantes do Ministério Público Estadual e federal, promotores e representantes do Município e do Estado do Rio Grande do Norte, foi feita uma avaliação sobre as mudanças que ocorreram na referida unidade hospitalar desde que a junta começou a atuar.

_CMC_IMG_6706

Avaliando a audiência, o autor da propositura destacou a discussão do tema. “Nosso objetivo era justamente reunir todos os envolvidos na intervenção judicial da fundação e esclarecer vários pontos. Terminamos com o sentimento de que a Casa contribuiu para debatermos mais uma vez a saúde de Caicó”, afirmou Rubão Germano.

GOVERNO REALIZA REUNIÃO PARA DISCUTIR AÇÕES DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

untitledO Governo do Estado vai reunir nesta quarta-feira (02), no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, às 10h, diversos segmentos da sociedade para traçar uma estratégia conjunta e efetiva de combate ao Aedes Aegypti, mosquito vetor de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika. O evento contará com representantes da Assembleia Legislativa, Câmaras Municipais, prefeituras, igrejas, Forças Armadas, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Conselho Regional de Medicina, universidades, escoteiros, centros comunitários, associações, federações e sindicatos.

Após o Ministério da Saúde ter confirmado no último sábado (28) a relação entre a microcefalia e o Zika vírus, através de exames em bebê nascido no Ceará com a doença, em amostras de sangue e tecidos, e devido ao aumento no número de casos de microcefalia surgidos no Rio Grande do Norte nos últimos três meses - 79 ao todo no boletim mais recente - o Governo do Estado decidiu ampliar as ações e traçar novas diretrizes de trabalho. Dentro dessa estratégia será proposto o engajamento da sociedade civil, por meio de seus diversos segmentos, para prevenir e orientar a população com ações educativas e de saúde.

MICROCEFALIA    

A microcefalia não é um agravo novo. Trata-se de uma malformação congênita, na qual o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm. Na última semana, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o Zika vírus e a microcefalia, após pesquisa realizada pelo Instituto Evandro Chagas. No Brasil todo já são mais de 1.248 casos.

ATENÇÃO! DESLIZAMENTOS COLOCAM EM RISCOS VIDAS EM “CORTE” NA BR 427 EM JARDIM DO SERIDÓ; VEJA VÍDEO

Desabamentos no “corte” da BR 227, na entrada da cidade de Jardim do Seridó, está colocando em risco a vida de pedestres, motorista e motoci...