23 de dezembro de 2015

PM É FERIDO COM TIRO NO ROSTO DURANTE TROCA DE TIROS COM BANDIDOS DURANTE ASSALTO NO RN

Um policial militar foi baleado na noite desta terça-feira, (22) durante um assalto a uma lanchonete no bairro Parque Industrial, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Ele teria reagido e houve troca de tiros, segundo a polícia. O militar acabou baleado e os criminosos conseguiram fugir.

A lanchonete fica na rua Rio Nilo. De acordo com a Polícia Militar, dois homens chegaram em uma motocicleta e um deles anunciou o assalto. Ele estava armado. Quatro pessoas que estavam no estabelecimento tiveram os pertences roubados. O policial estava próximo a lanchonete e reagiu.

Houve troca de tiros e o policial, identificado por cabo Neto, foi atingido no rosto. De acordo com a equipe médica do Hospital Deoclécio Marques, a vítima não corre risco de morrer. A polícia fez buscas, mas os assaltantes não foram encontrados.

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS NO AGRESTE POTIGUAR

Uma operação da Polícia Civil foi iniciada na manhã desta quarta-feira (23) em São Paulo do Potengi, na região Agreste do Rio Grande do Norte. De acordo com a polícia, nove suspeitos foram presos até o momento. A operação, denominada "Regresso", combate o tráfico de drogas no município.
 
Segundo a Polícia Civil, traficantes e foragidos do sistema prisional potiguar são procurados em São Paulo do Potengi. A operação segue em andamento. Os suspeitos detidos estão sendo levados para a delegacia do município.
 
 
 

GOVERNO E TJ ANUNCIAM CONVÊNIO PARA REFORÇAR AÇÕES DE SEGURANÇA NO RN

O governador Robinson Faria, na companhia do vice-governador Fábio Dantas, fez uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, na manhã desta quarta-feira (23). “O Poder Judiciário tem papel fundamental nas políticas de estado. É preciso uma pactuação entre os Poderes constituídos para que tenhamos um Estado mais forte e mais voltados para o que a população precisa”, disse o governador.
 
 
 
Na ocasião, Robinson Faria e o desembargador Claudio Santos anunciaram o convênio firmado entre Governo e Tribunal de Justiça, no valor de R$ 2,5 milhões para a Polícia Militar, que vai permitir a aquisição de material de apoio para os policiais, como coletes à prova de bala e cartuchos, sobretudo para aqueles que trabalham diretamente com a Justiça. “O Poder Judiciário é integrante da segurança pública e essa parceria visa a melhoria na prestação dos serviços”, disse Santos, acrescentando também que desde que foi implantada a Audiência de Custódia, mais de 200 pessoas foram liberadas das delegacias, após prisão em flagrante, contribuindo assim para que não haja inchaço nos presídios do Estado. “Nosso norte é o mesmo do Poder Executivo”, encerrou Santos.

ANIVERSARIANTE DO DIA: JARDIM DE PIRANHAS, 67 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA

Jardim de Piranhas está comemorando nesta quarta feira (23) 67 anos de emancipação política, a cidade foi emancipada em 23 de dezembro de 1948.
 
 
 
O nome Jardim de Piranhas é uma homenagem ao rio Piranhas que banha a cidade, que também é conhecida pela sua fabricação de redes e panos de pratos, que são vendidos em todo Brasil, a cidade hoje tem aproximadamente 15 mil habitantes.

GOVERNO ENTREGA EQUIPAMENTOS, VIATURAS E REFORÇA EFETIVO DA OPERAÇÃO LEI SECA

A Operação Lei Seca ganha um reforço para as ações de prevenção de acidentes de trânsito. O governador Robinson Faria entregou na manhã desta quarta-feira (23), quatro viaturas 4X4 e aparelhos etilômetros, mais conhecidos como “bafômetros”, além de anunciar um aumento de mais 14 agentes no efetivo para ampliar a Operação coordenada pelo capitão Styvenson Valentim. Os índices de acidentes com vítimas fatais diminuíram esse ano e é meta do Governo do Estado que os números diminuam ainda mais com a melhoria e ampliação nas fiscalizações realizadas com os condutores de veículos, sobretudo durante as festas natalinas e veraneio.
 
 
 
O governador agradeceu o empenho dos servidores do Detran pelas medidas que estão sendo tomadas para melhorar o atendimento ao público e elogiou o trabalho coordenado pelo capitão Styvenson Valentim. “A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e o Comando da Polícia Militar dão todo apoio ao capitão Styvenson pelo excelente trabalho que ele vem oferecendo à população. Agora, com a equipe reforçada, com mais homens e mais estrutura, nós queremos que as ações preventivas se intensifiquem ainda mais, que possamos ter um verão tranquilo e que a Operação Lei Seca possa salvar ainda mais vidas”, afirmou o governador durante seu discurso.
 
 

 
Estamos muito felizes com essas novas viaturas. Teremos um trabalho mais produtivo no sentido de salvar vidas e, se antes as pessoas reclamavam da demora durante as blitzen, temos mais motivos para comemorar, porque conseguimos mais computadores e poderemos fazer os autos de maneira eletrônica, o que vai agilizar o processo”, comemorou Styvenson.
 
O diretor geral do Detran, Júlio César Câmara, agradeceu o empenho do governador que “com espírito público não mediu esforços para que fosse ampliada a Operação Lei Seca, bem como as outras medidas que estão sendo tomadas para melhorar o atendimento do Detran. De Janeiro a dezembro deste ano foram realizadas 60 ações fiscalizatórias. Com essa ampliação, nós queremos dobrar esse número”, disse.
 
 
 
O vice-governador, Fábio Dantas, acompanhou o governador Robinson Faria, que também contou com a participação de diversos secretários de Estado como Kalina Leite (Segurança Pública); Jader Torres (Infraestrutura); Haroldo Abuana (Agricultura); Divaneide Basílio (Juventude); Tereza Freire (Políticas para Mulheres); George Câmara (Esporte e Lazer); Juliska Azevedo (Comunicação); o diretor da Caern, Marcelo Toscano; Coronel Ulisses, do Comando Metropolitano de Natal e o deputado Galeno Torquato, além de diversos outros servidores do Estado.

IVAN DANTAS PODE SER O CANDIDATO DA OPOSIÇÃO À PREFEITO EM SANTANA DO SERIDÓ

Após a desistência do ex-prefeito Hudson Pereira de disputar as eleições para prefeito de Santana do Seridó em 2016, o nome que aparece como sendo o mais cotado para disputar a vaga pelo grupo da oposição é o do atual presidente da Câmara Municipal, Ivan Dantas, (PSD).
Segundo informações, o edil já colocou seu nome a disposição do grupo, e espera poder viabilizar sua candidatura com o apoio dos demais, haja vista que Hudson Pereira decidiu continuar a frente da Secretaria Estadual de Articulação Política.
Vale salientar que, Ivan Dantas é filiado ao partido do Governador Robinson Faria, fato relevante para o apoio do chefe do executivo estadual, caso o mesmo seja o candidato do grupo da oposição.
Do Blog: Vamos aguardar os acontecimentos!

MST TERÁ QUE DESOCUPAR TERRAS DA EMPARN DE CAICÓ EM 24 HORAS, DIZ JUSTIÇA FEDERAL

O juiz da Justiça Federal, Mário Azevedo Jambo, determinou um prazo de 24 horas a partir do momento da intimação, para que os integrantes do Movimento Sem-Terra que invadiram novamente as terras da Emparn, deixem o lugar sob pena do pagamento de multa de R$ 500 mil e em caso de descumprimento, o uso da força policial para o despejo. O oficial da Justica Federal entregou o mandado na tarde desta terça-feira (21), às 15:30hs.
 


De acordo com o processo que tramita na Justiça Federal, o MST ocupou ilegalmente o imóvel, tendo o ente estatal (Emparn) ajuizado ação de reintegração de posse, ocasião que foi determinada a desocupação do bem em 48h (quarenta e oito) horas, conforme decisão datada de 04 de dezembro de 2015.

Em seguida, foi noticiado o descumprimento da ordem, momento em que foi proferida nova decisão, datada de 07 de dezembro de 2015, determinando o “imediato cumprimento do Mandado de Reintegração de Posse através do Oficial de Justiça, autorizado a requisitar força policial para dar cumprimento a decisão“.

Fonte: Sidney Silva.

PESQUISADOR AFIRMA QUE TURISTA FOI MORDIDO POR TUBARÃO TIGRE

Tigre. Esse é o nome da espécie de tubarão que atacou um turista do Paraná em Fernando de Noronha na última segunda-feira (21). Nesta terça (22), o engenheiro de pesca Leonardo Veras, que há 25 anos estuda tubarões em Fernando de Noronha, afirmou que não tem mais dúvidas quanto a isso. O turista de 33 anos, que não teve o nome informado a pedido da família, perdeu a mão e parte do antebraço no ataque, recebeu os primeiros atendimentos na própria ilha e depois foi transferido para o Recife – o quadro dele é estável.
Nesta terça (22), Veras e a bióloga e fotógrafa Zaira Mateus fizeram um mergulho na Baía do Sueste, onde tudo aconteceu, autorizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gerencia o parque nacional marinho, para tentar entender o ocorrido. Este foi o primeiro ataque registrado na ilha nos últimos 23 anos, desde que começou o monitoramento. Em Pernambuco, entre o Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, e Paulista, no Litoral Norte, foram 61 ataques, nos quais 24 pessoas morreram.
O engenheiro de pesca, que mora na ilha e é curador do Museu do Tubarão, também em Noronha, explicou como foi feito o estudo. “O depoimento dele [o turista] deixou bem claro que era um tubarão tigre”, atesta Veras. Segundo ele, essa espécie migra longas distâncias, frequenta regiões oceânicas, costeiras e até estuários. “Temos animal marcado aqui em Noronha que já foi encontrado na costa da África; marcado aqui e que já foi bater na Paraíba. Ele tem uma distribuição geográfica muito grande e errante”, analisa.
O tipo e a potência da mordida também foram levados em conta. E o tigre demonstra capacidade para arrancar um membro humano e até objetos mais densos. “Ele é um tubarão curioso, investigador, é conhecido na literatura que ele morde objetos estranhos, como boia de sinalização; já foram encontrados no estômago dele placa de automóvel, lata de cerveja”, detalha Leonardo Veras. Em Noronha já houve caso de tartarugas abatidas por tubarão tigre. “Ele morde por curiosidade e vai embora”, conta.

ÓRGÃOS DO GOVERNO SE REÚNEM COM FETARN E TRATAM DA PAUTA GRITO DA TERRA 2015

O titular da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), Raimundo Costa, o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mairton França, representante da Secretaria Estadual de Agricultura, Sebastião Menezes e da Emater, Alexandre Lima, se reuniram nesta terça- feira (22), com membros da Diretoria da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do RN (FETARN), representada pelo Presidente Manoel Cândido, para discutirem sobre o andamento da pauta do Grito da Terra 2015, entregue ao Governo do Estado no início deste ano.
 
As lideranças das instituições presentes apresentaram as ações já realizadas em atendimento aos pleitos da pauta e falaram também acerca das ações que ainda serão executadas. Nos próximos dias 11 e 15 de janeiro serão realizadas reuniões para abordar outros avanços, como por exemplo, sobre a Central de Abastecimento da Agricultura Familiar.
 
No tocante à Seara, no ano de 2015, ampliamos as contratações pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). No período de janeiro a novembro foram contratadas 19 propostas de financiamento, beneficiando 95 famílias de agricultores e agricultoras familiares, superando as contratações dos anos de 2013 e 2014.  Os recursos liberados para os Subprojetos de Aquisição de Terra foram de R$ 2.993.714,33 e para os investimentos comunitários R$ 2.367.946,26, recursos esses destinados para projetos produtivos e de convivência com a seca. Os imóveis adquiridos somam 2.421,51 ha.
 
Salientamos que esse processo de diálogo com o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar tem sido uma marca do Governo do Estado, pois estamos avaliando de forma sistemática o cumprimento das demandas apresentadas, bem como avaliando os impactos das realizações e planejando o futuro”, disse Raimundo Costa.

PREFEITURA DE CAICÓ FECHA PARCERIA COM DETRAN VISANDO REALIZAR CURSOS PARA MOTOTAXISTAS

O Prefeito de Caicó, Roberto Germano, esteve na sede do Departamento Estadual de Transito (DETRAN/RN) em Natal participando de uma reunião com o diretor do órgão, Júlio César Soares Câmara, e com o instrutor de cursos, Laércio Costa. O encontro teve como objetivo firmar parceria para a retomada da realização dos Cursos de Capacitação de Mototaxista de forma gratuita no município de Caicó.



A medida busca preparar o profissional da motocicleta para exercer sua atividade seguindo as normas legais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no intuito de diminuir os índices de acidentes envolvendo motoqueiros. Além do curso ser obrigatório para que o profissional tenha seu alvará regularizado junto ao município de Caicó.

O Prefeito Roberto Germano disse que o DETRAN estará cedendo o instrutor enquanto que caberá ao município de Caicó a cessão do espaço para a realização das aulas além de todo apoio logístico como alimentação e estadia para o instrutor. As novas turmas já deverão começar as aulas no mês de Janeiro. Os interessados devem procurar o Centro Administrativo para fazer suas inscrições.

EMPRESÁRIO É MORTO A TIROS E ESPOSA É BALEADA NA FRENTE DE CASA NO INTERIOR DO RN

O empresário, Antônio Alcides do Nascimento Oliveira, de 32 anos foi assassinado a tiros durante uma briga, na frente de casa, na noite dest...